Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de PizZidane, há 35 minutos:

OH @Burkina2008 so há um erro no teu raciocínio. O problema não é o salário mínimo, o problema é o salário médio. Esse é que sobe pouco e mal, até diminuiu bastante nos tempos da troika e leva a que esteja perigosamente perto dos valores do salário mínimo.

"Há 20 anos o salário mínimo é que era bem baixo". Pois. Mas nessa altura o salário mínimo era mesmo o salário mínimo: era excepcional, era para alguns, normalmente em começo de trabalho em fábricas e outras coisas que requeressem poucas ou nenhumas qualificações. É isso que é, a definição textual do salário mínimo. O problema é que o significado de salário mínimo desvirtuou-se e com a sua subida , sem a consequente subida do salário médio, ficamos todos a ganhar o salário mínimo.

Ou seja, pensem no valor de 750€. Quantos de nós, da nossa geração, com cursos superiores e tudo, não ganham isso ou pouco mais que isso. E não só quem trabalha na Zara ou no Lidl, mas tb a malta dos call-centers, até a jovens engenheiros, advogados, arquitectos, etc, profissões em que haja uma grande precarização, 700€ é comum, e ganhar mais que 900€ é quase miragem.

No ultimos 10 anos o salário minimo subiu de 460 para 600€. O problema é que isso só resultou que o salário minimo passasse de ser o valor recebido por cerca de 200.000 trabalhadores, para cerca de um milhão. E isto significa que 1/4 dos trabalhadores recebem o mínimo. (e aqui só se conta trabalhadores, não entram falsos recibos verdes e profissionais liberais encapotados) Porque os de 600€ não foram aumentados proporcionalmente (ou de todo, até) e foram alcançados apenas. O salário mínimo pode ser 1000€ que não vai resolver o problema salarial em Portugal. Porque o problema salarial reside no baixo valor do salário médio. E porque quanto mais subir mais portugal se torna um país onde "toda a gente" recebe o salário mínimo.

Mas qual erro do meu raciocio...a conversa era sobre salario minimo, nao sobre salario medio

E no salario medio a coisa ainda é mais facil, o mercado paga o que as pessoas "valem"...alias metade dos paises da Europa nao teem salario minimo e o mercado auto regulou-se. 

Em certas profissoes, existe tanta oferta, que ninguem paga mais do que o salario minimo. Mas aqui mais uma vez, as pessoas é que escolheram essa profissao (sem saida profissional). Noutras profissoes, sai-se da universidade a ganhar 2x ou 3x isso. 

Compartilhar este post


Link para o post

Se de repente me dissessem que ia ficar com os preços de Munique mas ia ficar com o salário médio de Munique (30€/h) assinava mil vezes o papel. E eu faço mais que o salário médio de Lisboa (5,5€/h).

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 22 minutos:

Mas qual erro do meu raciocio...a conversa era sobre salario minimo, nao sobre salario medio

E no salario medio a coisa ainda é mais facil, o mercado paga o que as pessoas "valem"...alias metade dos paises da Europa nao teem salario minimo e o mercado auto regulou-se. 

Em certas profissoes, existe tanta oferta, que ninguem paga mais do que o salario minimo. Mas aqui mais uma vez, as pessoas é que escolheram essa profissao (sem saida profissional). Noutras profissoes, sai-se da universidade a ganhar 2x ou 3x isso. 

e eu falei do salário mínimo. expliquei com muitas palavras, talvez com poucas se perceba melhor: o problema do salário mínimo é que hoje há demasiada gente a ganhá-lo. Ou não achas que 1/4 da força laboral a ganhar o salário mínimo é demais?

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 1 hora:

Significa que Portugal tem um custo de vida muito abaixo da UE. E o custo de vida mede-se pelo cabaz basico, que obviamente inclui renda da casa. Mas comparar o custo da comida e servicos em Portugal vs. resto da Europa é sinceramente "a world apart"

Querem ter salarios minimos de 1000 euros e medios de 2000 ou mais, entao o custo do passe nao é 40 euros ou de borla...é 120 euros como em Munique ou mesmo 400 euros como em Copenhaga se viveres na ultima coroa da cidade ou em Malmo. Querem ir ao cinema com o cartao da nos por 3,50 e pagar a empregada da Limpeza 6,5 por hora, nao é? Ah mas nao, o bilhete vai custar 10 euros no minimo e a emprega tem de ser paga ao mesmo nivel que todos, ou seja 15-20 Euros hora...Eu sei que nem toda a gente tem empregada, etc...

Mas todos vamos ao supermercado ou não? A Sonae quando tivesse de aumentar os salarios em 50%, acham que iam absorver o custo? Claro que nao, ratear pelo preco dos produtos. Ou seja, tudo mais caro

Enquanto isso como se pagam as reformas? Manteem se na mesma? Ou levas com mais impostos que te f*des...sim que o salario minimo tem contribuicoes minimas.

Deve existir aqui algum iluminado que pensa que Portugal nao aumenta o salario minimo para 1000 ou 5000 ou 10000 euros porque os patroes e o governo sao maus e so querem ver as pessoas sofrer...santa ignorancia!

Ou seja, aumentava o custo de vida? As coisas ficavam mais caras? Acontecia o normal e esperado?

Portanto, o custo de vida pode subir sem que os salários acompanhem mas o salário mínimo não pode subir porque se não aumentava o custo de vida. Tá.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 4 minutos:

Ou seja, aumentava o custo de vida? As coisas ficavam mais caras? Acontecia o normal e esperado?

Portanto, o custo de vida pode subir sem que os salários acompanhem mas o salário mínimo não pode subir porque se não aumentava o custo de vida. Tá.

 

Mas o custo de vida tem subido menos do que o salario minimo...nao sei qual é a tua dificuldade em compreender...

Podes querer chegar que o salario medio nao tem acompanhado o salario minimo, mas provavelmente isso tem que ver com o esmagar da classe media nos ultimos anos...que tem pouco que ver com a direita...

Editado por Burkina2008

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 2 minutos:

Mas o custo de vida tem subido menos do que o salario minimo...nao sei qual é a tua dificuldade em compreender...

Voltamos ao inicio: quem ganha o SMN não consegue alugar casa no cu dos subúrbios, pagar as contas (água, luz, gás, passe), comer e vá, ter um filho.

O que é que me interessa as tuas percentagens de excel se não realidade do dia a dia o custo de vida abafa o salário mínimo? Neste momento, nos subúrbios de Lisboa o custo de vida mensal, assim em contas de merceeiro, está  nos 800€ e não estou a contar com comida. Se houver filhos, fiquei eu a saber à pouco tempo, só a cresce do puto são 400€. E estou a pensar em pessoas que vão nuas para o trabalho.

Compartilhar este post


Link para o post

Se os nossos respresentantes tiverem este alheio da realidade bem que estamos fudidos.

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 14 minutos:

 fiquei eu a saber à pouco tempo, só a cresce do puto são 400€.

Para ganhar o salário minimo, mais vale ficar em casa a tomar conta do puto, sempre poupas 400€ e o gasoleo a ir e vir.

Citação de bug, Agora:

Porque é que me citaste?

Não és iluminado?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Hammerfall, há 17 minutos:

Se os nossos respresentantes tiverem este alheio da realidade bem que estamos fudidos.

Qual alheio de realidade?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 21 minutos:

Voltamos ao inicio: quem ganha o SMN não consegue alugar casa no cu dos subúrbios, pagar as contas (água, luz, gás, passe), comer e vá, ter um filho.

O que é que me interessa as tuas percentagens de excel se não realidade do dia a dia o custo de vida abafa o salário mínimo? Neste momento, nos subúrbios de Lisboa o custo de vida mensal, assim em contas de merceeiro, está  nos 800€ e não estou a contar com comida. Se houver filhos, fiquei eu a saber à pouco tempo, só a cresce do puto são 400€. E estou a pensar em pessoas que vão nuas para o trabalho.

 

Citação de Hammerfall, há 18 minutos:

Se os nossos respresentantes tiverem este alheio da realidade bem que estamos fudidos.

Vamos la ver uma coisa, as leis e percentagens, nao se baseiam apenas no gajo que saiu da Universidade e agora quer morar em Telheiras e nao tem $. 

Por isso é que se fazem medias e medianas e nao se vai buscar o "caso que tu conheces" ou o teu proprio caso.

Quem vive em Moncorvo e tem casa paga ja ha mais de um seculo, recebe 600 euros e ainda poupa (e esses tambem fazem parte da media)

Podes comparar a realidade de Lisboa com a de qualquer capital europeia. Com o salario medio que se paga em Londres, Madrid, Roma, Atenas, Copenhaga e basicamente em todas as capitais nao da para pagar aluguer 

Editado por Burkina2008

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, Agora:

 

Vamos la ver uma coisa, as leis e percentagens, nao se baseiam apenas no gajo que saiu da Universidade e agora quer morar em Telheiras e nao tem $. 

Por isso é que se fazem medias e medianas e nao se vai buscar no "caso que tu conheces" ou no teu caso proprio.

Quem vive em Moncorvo e tem casa paga ja ha mais de um seculo, recebe 600 euros e ainda poupa (e esses tambem fazem parte da media)

Se nao eu tambem te digo que a media que se paga em Londres, Madrid, Roma, Atenas, Copenhaga e basicamente em todas as capitais nao da para pagar aluguer 

Amigo, suburbios de Lisboa é Amora, no Seixal.

Não é Telheiras.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 3 minutos:

Amigo, suburbios de Lisboa é Amora, no Seixal.

Não é Telheiras.

Para mim, Telheiras é suburbio. Alias Telheiras, Carnide, Alta de Lisboa, Moscavide, etc...tudo suburbanos... but I get your point

Editado por Burkina2008

Compartilhar este post


Link para o post

Só se está a dar agora a real importância ao aumento de salários devido à subida dos preços das casas. Se continuasse a ser como há 10 anos atrás poucos se importavam. Ao menos uma coisa boa

Compartilhar este post


Link para o post

Telheiras, Benfica, Alta de Lisboa são os centros da classe média, agora. Os subúrbios estão cada vez mais para lá desses antigos subúrbios.

Compartilhar este post


Link para o post

Neste tópico aprendi q apesar de ter feito a minha educação com notas acima da média, ter um emprego que paga acima da média, numa área com muita procura, trabalhar bastante, não consigo ter independência nem em lx nem nos subúrbios não pq os salários estão desasustados, não pq as rendas estão desasustadas, mas pq n percebo nada do mercado livre?

  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 2 minutos:

Neste tópico aprendi q apesar de ter feito a minha educação com notas acima da média, ter um emprego que paga acima da média, numa área com muita procura, trabalhar bastante, não consigo ter independência nem em lx nem nos subúrbios não pq os salários estão desasustados, não pq as rendas estão desasustadas, mas pq n percebo nada do mercado livre?

E é importante que continues sem perceber para eles terem razão.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 8 minutos:

Neste tópico aprendi q apesar de ter feito a minha educação com notas acima da média, ter um emprego que paga acima da média, numa área com muita procura, trabalhar bastante, não consigo ter independência nem em lx nem nos subúrbios não pq os salários estão desasustados, não pq as rendas estão desasustadas, mas pq n percebo nada do mercado livre?

Se calhar tens que arranjar uma pareja e deixar de gastar dinheiro em m*rda, nao?

E so para complementar (e por isso estou a editar). Tens de perceber que quem te f*deu, foi a geracao dos teus pais, que tiveram casas a rendas irrealisticamente baixas, acabaram todos por ficar com casa propria e agora como landlords sugam a tua geracao...que lindo que é o socialismo...bom desde que seja para os outros...hahahahahahahahahahahahahahahaha

Editado por Burkina2008

Compartilhar este post


Link para o post

Eu não sou a favor do aumento do salário mínimo mas sim duma redução drástica do mesmo. 250 euros por mês. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 7 horas:

O pessoal tem zero de nocao..."O custo de vida aumentou mais do que os salarios..." Sabem zero...era bom que tivessem uma maquina do tempo e voltassem atras aos anos 60, 70, 80 ou mesmo 90 e iam ver o que era viver com o salario minimo...

Em 20 e poucos anos o salario minimo passa de 50 contos (250 euros), para 600 Euros...ou seja 140% de aumento, enquanto que a inflacao ficou em 45%...

Queres voltar aos anos 60 para sabermos o que era viver com o salário mínimo...?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 26 minutos:

Qual alheio de realidade?

Nivel de vida altíssimo, rendas super descabidas, especialmente. E ainda não há controlo sobre isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 40 minutos:

Para mim, Telheiras é suburbio. Alias Telheiras, Carnide, Alta de Lisboa, Moscavide, etc...tudo suburbanos... but I get your point

Dude, até de Vila Franca de Xira para cima encontrar um apartamento por menos de 600 euros/mês é difícil. Dá ideia que estás numa bolha e não entendes o que anda à tua volta. 

Citação de Burkina2008, há 30 minutos:

Se calhar tens que arranjar uma pareja e deixar de gastar dinheiro em m*rda, nao?

 

wtf

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

×
×
  • Criar Novo...