Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de lastdance, há 4 horas:

é ignorância.

Não é. É propaganda, mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post

Eu ainda gostava de perceber que extremismos de esquerda são esses de que os moderados e liberais de direita falam sempre que repudiam a extrema direita. Têm sempre que mandar a bicada, que fdps

Editado por Solero
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de lastdance, há 4 horas:

Costumava lá ir, em 2019. Nunca la vi skins tho, mas pareceu-me reparar nuns olhares para a namorada mulata de um amigo meu.

é um bar que se chama ou chamava A Cave.

Compartilhar este post


Link para o post

Tenho ideia que já desde os anos 80 que há um espaçozinho ou rua "reservada" aos skinheads no Bairro Alto, sempre ouvi falar disso.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 30 minutos:

é um bar que se chama ou chamava A Cave.

Eu sei, eu costumava lá ir no ano passado, bem bacano. Musica bacana e baixinha o suficiente que dá para conversar, e normalmente tem lugar para sentar. A ultima vez que lá estive, senhora estava la a queixar-se duns putos (16-18 anos) que compraram la tshirts e depois foram para a escola bater noutros putos com elas vestidas, e que supostamente por lei não os pode proibir de lá entrar, supostamente. Não sei se é verdade ou não.

Aquilo ta sempre a mudar de gerência, não sei se ainda é/era de algum desses gajos.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Gorki, há 4 horas:

Isto não é novo (em 2016 fui ameaçado de morte por 4 skins no Rato), estão é a perder a vergonha e a ter espaço para se mostrarem. Antes as acções eram mais dirigidas e na penumbra. Agora têm e querem ter mais visibilidade porque sentem que há espaço para isso. E o Bloco tem algumas responsabilidades nisto.

o Bloco só tem responsabilidade por serem uns mansos, tal como o PCP. Andou-se à caça e à porrada com aqueles gajos de modo que andaram no submundo de pequenos encontros e fórums de internet para de há uns anos para cá começarem a reaparecer outra vez, e isto não é coisa de 1 ou 2 anos é coisa com uns 5 ou 10 anos.

Não são esses gajos do mail que me preocupam, são sim aqueles que aparecem em grupo do nada e apanham outros de surpresa. Não é tanto os que pincham as paredes, são os que jogam pedras às casas das pessoas ou sedes de associações. Esses são os mais perigosos.

Citação de lastdance, há 13 minutos:

Eu sei, eu costumava lá ir no ano passado, bem bacano. Musica bacana e baixinha o suficiente que dá para conversar, e normalmente tem lugar para sentar. A ultima vez que lá estive, senhora estava la a queixar-se duns putos (16-18 anos) que compraram la tshirts e depois foram para a escola bater noutros putos com elas vestidas, e que supostamente por lei não os pode proibir de lá entrar, supostamente. Não sei se é verdade ou não.

Aquilo ta sempre a mudar de gerência, não sei se ainda é/era de algum desses gajos.

https://medium.com/flashback-observatório-antifascista/extrema-direita-quer-implantar-se-no-bairro-alto-653785f8cd74

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 13 minutos:

o Bloco só tem responsabilidade por serem uns mansos, tal como o PCP. Andou-se à caça e à porrada com aqueles gajos de modo que andaram no submundo de pequenos encontros e fórums de internet para de há uns anos para cá começarem a reaparecer outra vez, e isto não é coisa de 1 ou 2 anos é coisa com uns 5 ou 10 anos.

Não são esses gajos do mail que me preocupam, são sim aqueles que aparecem em grupo do nada e apanham outros de surpresa. Não é tanto os que pincham as paredes, são os que jogam pedras às casas das pessoas ou sedes de associações. Esses são os mais perigosos.

https://medium.com/flashback-observatório-antifascista/extrema-direita-quer-implantar-se-no-bairro-alto-653785f8cd74

O careca nunca o apanhei lá, o outro sim, mas já há mais tempo, tipo quando comecei a ir lá em 2017/8, acho que entretanto mudou outra vez de gerência mais umas 2x pelo menos.

Epa de semana, até pode haver la tudo e mais alguma coisa, quando lá fui era um sitio com pessoas normais a beber copos e nem esse tal segurança lá andava. Tenho vaga memória daquilo ter um segurança antigamente, sim, mas nos últimos tempos não.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Solero, há 1 hora:

Eu ainda gostava de perceber que extremismos de esquerda são esses de que os moderados e liberais de direita falam sempre que repudiam a extrema direita. Têm sempre que mandar a bicada, que fdps

Não sei de que extremismos eles andam sempre a falar mas é quase sempre a mesma gente que diz que o pessoal de esquerda é uma cambada de virgens ofendidas paranóicas.

Não me considero um gajo violento mas quando vejo este tipo de m*rda de skinheads apetece-me mandá-los para uns dias de férias em Guantánamo

Editado por Apple

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Solero, há 2 horas:

Eu ainda gostava de perceber que extremismos de esquerda são esses de que os moderados e liberais de direita falam sempre que repudiam a extrema direita. Têm sempre que mandar a bicada, que fdps

É malta que ficou algures em 1975 e acha que assusta o eleitorado com essa classificação e discurso.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Peplin, há 15 minutos:

É malta que ficou algures em 1975 e acha que assusta o eleitorado com essa classificação e discurso.

Pelo contexto do nosso país até poderia ser mas vê-se exactamente o mesmo discurso de vitimização de "regime socialista" em Espanha, no Brasil e EUA.

Editado por Apple

Compartilhar este post


Link para o post

A peça da TVI sobre o Avante, hoje no jornal da tarde, deve ter sido feita por um utilizador do reddit, porque por um jornalista não foi. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 29 minutos:

A peça da TVI sobre o Avante, hoje no jornal da tarde, deve ter sido feita por um utilizador do reddit, porque por um jornalista não foi. 

Não vi, mas porquê? Era melhor que o habitual?

Compartilhar este post


Link para o post

Eu concordo que o vir buscar constantemente a "extrema esquerda" é um argumento de má fé que visa sobretudo normalizar a extrema direita. Mas acho que a extrema esquerda tecnicamente existe com grande representação em Portugal e está normalizada há muitos anos (falo sobretudo do PCP). A diferença principal é que não representam um perigo real imediato a uma desestabilização da sociedade, enquanto esta nova cara da extrema direita claramente representa, para além de ser muito mais violenta no imediato/curto prazo. Ninguém em Portugal, nem mesmo a mãezinha do Jerónimo (se é que é viva que o homem já tem uns 300 anos), consegue imaginar o PCP no poder em Portugal nos próximos 50 anos. Já o Chega, ou o que se possa tornar o Chega, ou o que vier a seguir ao Chega... É um perigo real.

Mas pronto eu já sei que num fórum com pessoal do BE e PCP vão me bater por este post. 

Editado por noikeee

Compartilhar este post


Link para o post

Se for assim também posso dizer que extrema direita são as propostas do PNR, e que os conteúdos programáticos e postura geral do Chega são (supostamente) de teor democrata. Tudo depende duma questão de perspectiva.

Compartilhar este post


Link para o post

As única coisas que me fazem confusão no PCP é mesmo nunca condenarem governos comunistas, do género dos da Coreia do Norte (e, agora, recentemente, Bielorrúsia, p.e) e, ideologicamente, uma ditadura do proletariado que, eventualmente, quisessem implementar. Agora, comparar isto a um partido como o Chega, que chega à Assembleia com propostas de confinamento especial para ciganos, que pretende o fim da escola pública, o fim do SNS, uma nova "república"...Isto sim são m*rda extremistas, que vão além de uma eventual ideologia, e que deviam preocupar qualquer pessoa. 

Citação de Puto Perdiz, há 9 horas:

"Era bom" que o aumento de actividades estivesse ligado à chegada do chega ao parlamento, mas não. Estas actividades já têm algum tempo e há uns anos até se falou de um bar amigável aos cabeças ocas no bairro alto. Isso sim é preocupante

 Não sendo de Lisboa, confesso que desconhecia que já fossem assim já ativos e, de certa forma, presentes. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de noikeee, há 27 minutos:

Se for assim também posso dizer que extrema direita são as propostas do PNR, e que os conteúdos programáticos e postura geral do Chega são (supostamente) de teor democrata. Tudo depende duma questão de perspectiva.

É uma questão de ter olhos na cara. Isto aqui é democrata? Mandar deputados para a "terra deles" é democrata? Propor confinamento de comunidades é democrata? Propor a 4ª República é democrata? Referendar a pena de morte é democrata?

Juízo, se faz favor. O Chega nem sequer tenta aparentar enquadrar-se no nosso sistema. São racistas, xenófobos, anti-democratas, tudo o que existe de mau. Não têm equiparação e enquanto continuarem a fazê-lo merecem isto.

 

image.thumb.png.8a8c3a26b55671904ed529ac597cc8e7.png

image.thumb.png.9029a73c050fa730c670f5cb9c9a8b9a.png

image.thumb.png.d5a170344f0cb7ab5baa0b7c68f37487.png

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Apple, há 2 horas:

Pelo contexto do nosso país até poderia ser mas vê-se exactamente o mesmo discurso de vitimização de "regime socialista" em Espanha, no Brasil e EUA.

Também há contextos nacionais que explicam esse discurso nos países que referiste (Espanha com a Guerra Civil e respectiva ditadura franquista, Brasil com a resistência e luta armada da esquerda durante a ditadura militar e os recentes governos de Lula e Dilma, e os EUA com a velha retórica anti-comunista dos tempos da Guerra Fria).

Editado por Peplin

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 1 hora:

Os conteúdos programáticos e a postura geral política do BE e do PCP são de teor socialista. Extrema-esquerda são as propostas do MRPP.

Tivesse uma nota de cem paus de cada vez que já disse isto em discussões com amigos e familiares e estava bem na vida.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jpa, há 1 hora:

As única coisas que me fazem confusão no PCP é mesmo nunca condenarem governos comunistas, do género dos da Coreia do Norte (e, agora, recentemente, Bielorrúsia, p.e) e, ideologicamente, uma ditadura do proletariado que, eventualmente, quisessem implementar.

Não que concorde, mas é a solidariedade internacionalista entre partidos comunistas. Até com o MPLA isso acontece (ou acontecia até há pouco tempo).

Compartilhar este post


Link para o post

Eu não acho que o Chega seja "democrata". Acho que eles não dizem é abertamente e literalmente que o que no fundo querem é um estado autoritário. O que é exactamente o mesmo que eu acho do PCP (bem, se calhar não tecnicamente com o objectivo final de acabar com um estado autoritário, mas se nenhum país conseguiu passar pela fase revolucionária dum autoritarianismo "temporário" e acabar numa utopia democrática....)

Obviamente, não concordo com ponto nenhum dessa lista anti migração, etc, do Chega. Acho todas essas ideias perigosas, medonhas e extremistas. Só tava a ser um bocado advogado do diabo. Uma pessoa de direita declarada poderia também eventualmente considerar propostas do PCP como a saída da União Europeia, da NATO e do Euro, ou o controlo do estado de vários sectores da economia como ideias perigosas e extremistas. Acho que a nível social não é tão imediatamente, obviamente perigoso, nem moralmente injustificável como o "programa" do Chega é; mas a longo prazo seria catastrófico para a economia... com consequências sociais.

Compartilhar este post


Link para o post

Posso dizer o mesmo de ideias da IL (que será, na verdade, o verdadeiro oposto político de um PCP p.ex). Uma coisa são propostas válidas, democráticas e enquadradas num estado de Direito. Outra é o Chega. Não é comparável.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

O PCP e o BE são partidos sociais democratas. Porra, o PCP anda há 50 anos a jogar ao parlamentarismo e as pessoas ainda acham que querem acabar com a democracia? Que o PCP é um partido revolucionário? 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Peplin, há 9 horas:

Também há contextos nacionais que explicam esse discurso nos países que referiste (Espanha com a Guerra Civil e respectiva ditadura franquista, Brasil com a resistência e luta armada da esquerda durante a ditadura militar e os recentes governos de Lula e Dilma, e os EUA com a velha retórica anti-comunista dos tempos da Guerra Fria).

Verdade, my bad. Mas o ponto onde queria chegar é há sinais que isso resultou nos outros países. Porque não cá também? 

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

×
×
  • Criar Novo...