Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Ghelthon, há 11 horas:

Que asco... Não pode valer tudo só para ter o poder. Não há valores, não há nada?

poder político é um valor que todos os partidos querem ter.

Compartilhar este post


Link para o post

Quando o Ventura meter 3 ou 4 gajos no Parlamento já não vai dar para acordar porque nessa altura o Chega será partido com força suficiente para obrigar a direita a precisar deles.

Era essencial criar um tampão agora mas preferiram abrir as comportas. Tamos f*didos.

 

Editado por SAS_Robben
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 31 minutos:

Quando o Ventura meter 3 ou 4 gajos no Parlamento já não vai dar para acordar porque nessa altura o Chega será partido com força suficiente para obrigar a direita a precisar deles.

Era essencial criar um tampão agora mas preferiram abrir as comportas. Tamos f*didos.

 

A chamada roleta russa. 
bando de ignorantes

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

Só há uma maneira de travar o Chega. Expropriar as 250 maiores empresas portuguesas e convertê-las em cooperativas de trabalhadores. PMEs nacionalizadas e consequentemente convertidas em cooperativas de trabalhadores. 

Fim do rsi e implementação de Contratos de Emprego e Inserção como via integradora dos cidadãos desempregados e desfavorecidos. Um casal tem que ganhar milão e não 250 euros por mês. 

  • Like 6

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Che, há 1 hora:

Só há uma maneira de travar o Chega. Expropriar as 250 maiores empresas portuguesas e convertê-las em cooperativas de trabalhadores. PMEs nacionalizadas e consequentemente convertidas em cooperativas de trabalhadores. 

Fim do rsi e implementação de Contratos de Emprego e Inserção como via integradora dos cidadãos desempregados e desfavorecidos. Um casal tem que ganhar milão e não 250 euros por mês. 

andas desaparecido. sdds desses devaneios

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 8 horas:

Quando o Ventura meter 3 ou 4 gajos no Parlamento já não vai dar para acordar porque nessa altura o Chega será partido com força suficiente para obrigar a direita a precisar deles.

Era essencial criar um tampão agora mas preferiram abrir as comportas. Tamos f*didos.

 

A não ser que apareça um grande escândalo envolvendo o Ventura ou as guerrilhas internas que existem estalem de um todo e se comam uns aos outros.

Compartilhar este post


Link para o post

Vão ler a crónica do JMT. Mais um textinho de m*rda vindo dele.

É que ele até podia fundamentar a sua opinião bem, mas gastou um parágrafo de umas linhas para o fazer e o resto foi palha. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jpa, há 4 minutos:

Vão ler a crónica do JMT. Mais um textinho de m*rda vindo dele.

É que ele até podia fundamentar a sua opinião bem, mas gastou um parágrafo de umas linhas para o fazer e o resto foi palha. 

Podes pôr aqui? Tem paywall.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lleyton, há 5 minutos:

Podes pôr aqui? Tem paywall.

É melhor assim. 

Compartilhar este post


Link para o post

Pela amostra do Governo Sombra de ontem e o que vou lendo pelo Twitter, não vale mesmo a pena ler. Continua com as falsas equivalências entre BE/PCP e Chega.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 4 minutos:

Pela amostra do Governo Sombra de ontem e o que vou lendo pelo Twitter, não vale mesmo a pena ler. Continua com as falsas equivalências entre BE/PCP e Chega.

E os amiguinhos de estúdio sorriem e acenam.

Compartilhar este post


Link para o post

Estou curioso para ler precisamente para ver no que é que ele pega no BE e PCP para fazer essas equivalências. Suponho que com o PCP seja por não se demarcarem de ditaduras que se dizem comunistas, mas mesmo isso não faz sentido nenhum.

Compartilhar este post


Link para o post

também vi há pouco o governo sombra, e as idiotices desse gajo são de bradar aos céus. e em vez de lhe mandarem um berro, o máximo que o gajo leva é um olhar reprovador do RAP lol, era tão fácil meter esse gajo na ordem. bla bla bla coreia do norte e venezula, parece tirado de um meme...

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lleyton, há 50 minutos:

Podes pôr aqui? Tem paywall.

Spoiler

Acerca da defesa de coisas abjectas

Será que as coisas horríveis que o Chega defende são mais horríveis do que as do Bloco ou do PCP? Não creio que sejam.

As negociações entre PSD e Chega nos Açores têm sido alvo de grande atenção por se entender – e bem – que elas podem ser o laboratório de uma futura coligação no país, se a direita conseguir conquistar a maioria dos votos nas próximas eleições legislativas. Desconfio que aquilo que aconteceu nos Açores é um incómodo tanto para o PSD como para o Chega, porque obrigou a negociações que Rui Rio e André Ventura não queriam ter nesta altura, mas somente em 2022 ou 2023 – 2020 é cedo demais.

Mas, para já, deixemos essa questão de lado. Aquilo que me interessa hoje é regressar ao tema da cerca sanitária, que já abordara nesta página há uma semana, desta vez para responder a um artigo que Ana Sá Lopes escreveu na segunda-feira, intitulado “A direita normalizou Ventura e o Chega”. Nesse artigo, Ana Sá Lopes escreve que “estamos a viver um corte epistemológico na política portuguesa, em que a direita extremista nunca contou decisivamente” – o que é verdade –, e que “se alguma direita está contra, outra já interiorizou que o novo ciclo deve ter lá dentro os ultras”, incluindo-me a mim nessa “interiorização”.

Tenho uma objecção em relação ao verbo “deve” – não se trata propriamente de “dever ter lá dentro os ultras”, mas sim de essa ser a única solução possível para a direita voltar ao poder sem o apoio do Partido Socialista. Perpetuar a presença do PS no governo seria sempre, a meu ver, uma situação mais perversa para o sistema político português do que uma coligação do PSD à sua direita, semelhante àquela que o PS fez em 2015 com a sua esquerda.

E é aqui que chegamos ao ponto central do meu argumento. Para muitas pessoas (incluindo a esmagadora maioria dos jornalistas), Chega, Bloco e PCP não estão em patamares equivalentes de legitimidade política. Há um pressuposto profundamente arreigado de que a esquerda radical é muito mais recomendável do que a direita radical. Esse pressuposto, eu contesto. Parece-me puro preconceito ideológico. Mas ele é tão óbvio para tanta gente que ninguém se dá ao trabalho de o demonstrar. Ora, convinha provar que determinadas convicções do Chega são mais abjectas do que determinadas convicções do Bloco ou do PCP. Serão mesmo?

A expressão “determinadas convicções” é aqui importante, porque nem tudo o que o Chega defende é abjecto, tal como não é abjecto tudo aquilo que o PCP ou o Bloco propõem. Pelo contrário. Já estive inúmeras vezes ao lado do Bloco e do PCP, da luta pelo casamento gay aos abusos do capitalismo desgovernado, tal como concordo com o Chega em certas críticas ao sistema político. Portanto, a questão é mesmo a abjecção – será que as coisas horríveis que o Chega defende são mais horríveis do que as do Bloco ou do PCP?

Não creio que sejam. Não me parece que a paixão bloquista pelo chavismo venezuelano ou as doutrinações dos Acampamentos Liberdade sejam menos graves do que a proposta de prisão perpétua do Chega. Também não me parece que a defesa contínua do PCP de ditaduras infames seja menos grave do que a castração química de pedófilos. Tudo isto são abjecções contra as quais é necessário lutar.

A diferença é que já nos habituámos às abjecções do Bloco e do PCP – e achamos que elas não definem totalmente ambos os partidos (o que é verdade). Já as abjecções do Chega são mais frescas, logo, menos aceitáveis – e achamos que resumem tudo aquilo que o Chega é. Esta leitura está errada. Até porque o Chega apenas é, a cada momento, aquilo que dá jeito a André Ventura que ele seja.

 

O JMT é especialista em debitar m*rda mas acho que se superou neste artigo. Usa apenas um parágrafo para tentar provar o ponto dele e cria uma equivalência entre as "doutrinações" dos acampamentos do Bloco a uma proposta de prisão perpétua. Além disso, ignora convenientemente o racismo nojento do Chega e dos seus militantes e as inúmeras provas de que o Ventura é um aldrabão.

Editado por Brahimi
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Sumudica by Night, há 25 minutos:

E os amiguinhos de estúdio sorriem e acenam.

Volta e meia ainda rebatem o que ele diz, mas como devem ser todos amigos e a ideia daquilo é ser um programa leve, não armam grande peixeirada. 

Compartilhar este post


Link para o post

Segundo parece o representante da República nos Açores vai indicar já hoje o Bolieiro a formar governo. Acho mal, devia indicar o PS e depois então quando não passasse na assembleia indicar o PSD...

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Kaz, há 14 minutos:

Segundo parece o representante da República nos Açores vai indicar já hoje o Bolieiro a formar governo. Acho mal, devia indicar o PS e depois então quando não passasse na assembleia indicar o PSD...

sim, supostamente é assim que funciona. O partido que ganha é convidado a fazer governo e só depois é que há alternativa.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 4 horas:

Volta e meia ainda rebatem o que ele diz, mas como devem ser todos amigos e a ideia daquilo é ser um programa leve, não armam grande peixeirada. 

Que paraíso, dizem umas quantas bandeiras na televisão e cada um deles deve receber prai meia dúzia de milhares de euros só pra fazer aquilo

Quem me dera

Compartilhar este post


Link para o post

Esta normalização daquele partido de extrema-direita é um perigo para a nossa democracia. Não no imediato, mas no curto- médio-prazo. 

Esta normalização vai legitimá-los e aumentar a probabilidade de terem mais representantes na Assembleia da República. 

O PSD devia perceber que em democracia não vale tudo. 

Compartilhar este post


Link para o post

Em 20 minutos sabemos quem forma governo.

Eu acho que o PS vai formar, mas vai cair passado pouco tempo.

Compartilhar este post


Link para o post

O JMT com essa conversa das equiparações PCP/Chega que veja o debate transmitido pela RTP 3 ontem da Antenne 2 em 1975 entre Cunhal e Soares e compare o discurso do primeiro com o do Ventura, acho que ficará surpreendido.

Compartilhar este post


Link para o post

PSD nos Açores.

Compartilhar este post


Link para o post

O António Costa aproveitou para mandar a bicada ao Chega devido aos Açores:

Desta forma, o líder socialista considera que ambas as candidaturas (Marcelo e Ana Gomes) são um "reforço da vitalidade da democracia" contra "a extrema-direita xenófoba", encabeçada por André Ventura, presidente do Chega. Foi também sobre este partido que António Costa se quis pronunciar, relativamente ao apoio que a extrema-direita deu ao eventual governo de coligação do PSD nos Açores. O secretário-geral do PS apontou a críticas ao presidente social-democrata, Rui Rio. "O PSD deve uma explicação ao país", afirmou.

https://www.jn.pt/nacional/ps-confirma-liberdade-de-voto-nas-eleicoes-presidenciais-13010762.html

BTW, eleições em Janeiro e ainda não se sabe a data? 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Kaz, há 4 horas:

Segundo parece o representante da República nos Açores vai indicar já hoje o Bolieiro a formar governo. Acho mal, devia indicar o PS e depois então quando não passasse na assembleia indicar o PSD...

E confirmou-se, não sei onde a pessoa que me deu a informação foi buscar esta informação privilegiada, mas pelos vistos confirmou-se.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

    Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

×
×
  • Criar Novo...