HappyKing Publicado 14 Janeiro 2022 (editado) Citação de Pan, há 5 minutos: Ele reformulou imediatamente a seguir, para explicar que o "a mais" se devia ao número de FP que existem tendo em conta o não crescimento da qualidade do serviço. Também explicou o que era a racionalização dos serviços, que era feito numa perspetiva de otimização do uso e alocação dos recursos. Melhor gestão, basicamente. Percebo a ideia e como disse antes em certa medida(na parte de otimização, adaptar as estruturas aos tempos de hoje) concordo. Vou dar um exemplo muito simples. É admissível que o programa que os médicos usem seja necessário usar no internet explorer para funcionar direito e mesmo assim eles se estejam sempre a queixar da sua lentidão e falta de acesso? Quanto tempo se pouparia em consultas e burocracias apenas só com essa melhoria. Tempo considerável, acredito eu. Editado 14 Janeiro 2022 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 14 Janeiro 2022 Citação de antifa, há 1 hora: Uma incógnita para mim é o PAN. É um partido em que aparentemente ninguém vota, toda a gente desvaloriza e depois chegam lá e sacam 2, 3, 4 deputados. Têm uma campanha muito eficaz no que é aparentemente a sua bolha. Também incógnita, sinto que podem surpreender pela positiva ou pela Negativa. Compartilhar este post Link para o post
Pan Publicado 14 Janeiro 2022 Citação de Gorki, há 6 minutos: É um facto, e na minha opinião até devia ser ainda mais reforçado. No entanto, o discurso do Rui Rio é dúbio e não aprofundou muito o que quer fazer. Isso do "fazer mais com menos" (ele não disse assim, mas deu a entender com o "racionalizar" ou como foi), já sabemos no que resulta. A mim, deixa-me muito preocupado. Acho que todos querem racionalizar e optimizar os serviços públicos, como o fazem é uma história diferente. E com o PSD (e até com o PS num passado não muito distante) já sabemos o que significa. Ele explicou que o Hospital S. João tem números de qualidade substancialmente superiores ao Santa Maria, por exemplo. Em vez de apresentar um silver bullet sugeriu estudar boas práticas dentro do SNS e adaptar as mesmas o serviço todo. Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 14 Janeiro 2022 Citação de Gorki, há 7 minutos: É um facto, e na minha opinião até devia ser ainda mais reforçado. No entanto, o discurso do Rui Rio é dúbio e não aprofundou muito o que quer fazer. Isso do "fazer mais com menos" (ele não disse assim, mas deu a entender com o "racionalizar" ou como foi), já sabemos no que resulta. A mim, deixa-me muito preocupado. Acho que todos querem racionalizar e optimizar os serviços públicos, como o fazem é uma história diferente. E com o PSD (e até com o PS num passado não muito distante) já sabemos o que significa. E se essa racionalização passar por despedir pessoas, qual é o problema? Eu diria que dado que o aumento a nível de capital humano não se traduziu em melhorias no serviço prestado (na maioria dos casos) então a solução não passa contratar mais pessoas. Talvez uma reforma nos procedimentos e nos sistemas utilizados, sei lá... Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 14 Janeiro 2022 Citação de Ticampos, há 12 minutos: Permite-me discordar totalmente. Para mim a diversidade é boa e positiva, senão tinhas um sistema à americana com 2 partidos. Não digo à americana, mas haver apenas 5 ou 6 grandes partidos, mas contra mim falo, que não vou votar PS, PSD, CDS ou CDU Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 14 Janeiro 2022 (editado) Citação de Ticampos, há 8 minutos: Também incógnita, sinto que podem surpreender pela positiva ou pela Negativa. Mas para mim a maior incógnita é o Bloco. Acho que ficam em quarto, mas não me surpreenderia se ficassem. Em sexto. Com o Rui Tavares em sétimo. Editado 14 Janeiro 2022 por Ticampos Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 14 Janeiro 2022 Citação de Pan, há 3 minutos: Ele explicou que o Hospital S. João tem números de qualidade substancialmente superiores ao Santa Maria, por exemplo. Em vez de apresentar um silver bullet sugeriu estudar boas práticas dentro do SNS e adaptar as mesmas o serviço todo. Esses indicadores de qualidade são muito giros mas há anos e anos que se fala da saturação do Santa Maria. E da necessidade de um novo hospital em lisboa, que anda a ser sempre adiado. Só encontrei este artigo mas isto ilustra bem que olhar apenas a dados de qualidade de um hospital, sem ver o panorama geral em que está inserido, vale zero. https://saudeonline.pt/hospital-de-lisboa-oriental-uma-decada-marcada-por-multiplos-percalcos/ Compartilhar este post Link para o post
Pan Publicado 14 Janeiro 2022 Citação de smashing_pumpkin , há 5 minutos: Esses indicadores de qualidade são muito giros mas há anos e anos que se fala da saturação do Santa Maria. E da necessidade de um novo hospital em lisboa, que anda a ser sempre adiado. Só encontrei este artigo mas isto ilustra bem que olhar apenas a dados de qualidade de um hospital, sem ver o panorama geral em que está inserido, vale zero. https://saudeonline.pt/hospital-de-lisboa-oriental-uma-decada-marcada-por-multiplos-percalcos/ Eu só não percebo porque é que está toda a gente a ver uma crítica e apontar de dedos quando se ressalva um facto. É um facto que o Santa Maria não está eficiente. Portanto é olhar para as razões e corrigir. O Rui Rio não disse que o Santa Maria é mau, disse que não está a atingir patamares de qualidade de prestação de serviço que outros conseguem, e isso deve ser aliviado. E que isso é uma das razões para o grosso da malta fugir para prestação de cuidados primários em privados. Os indicadores são isso mesmo: indicadores. Indicam patamares de performance, para sinalizar outcomes indesejáveis e sinalizar onde se deve agir. É uma técnica de gestão normal e bem conhecida...e ignorada por um número significativo de profissionais da área da saúde. Leva-se é qualquer constatação de facto a peito e eu não sei porquê... 1 Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 14 Janeiro 2022 (editado) Citação de Pan, há 3 minutos: Eu só não percebo porque é que está toda a gente a ver uma crítica e apontar de dedos quando se ressalva um facto. É um facto que o Santa Maria não está eficiente. Portanto é olhar para as razões e corrigir. O Rui Rio não disse que o Santa Maria é mau, disse que não está a atingir patamares de qualidade de prestação de serviço que outros conseguem, e isso deve ser aliviado. E que isso é uma das razões para o grosso da malta fugir para prestação de cuidados primários em privados. Os indicadores são isso mesmo: indicadores. Indicam patamares de performance, para sinalizar outcomes indesejáveis e sinalizar onde se deve agir. É uma técnica de gestão normal e bem conhecida...e ignorada por um número significativo de profissionais da área da saúde. Leva-se é qualquer constatação de facto a peito e eu não sei porquê... De seguida falas em boas práticas. Ora se em Lisboa o que falta é um novo hospital, não se pode dizer que o Santa Maria tem menos qualidade devido às suas práticas. Simplesmente há demasiada gente para a dimensão hospitalar lisboeta. Não é por os profissionais de saúde serem pouco eficientes ou não perceberem nada de gestão. E a culpa de faltar um hospital é de quem se diverte a discutir a falta de eficiência da função pública mas não é capaz de dar meios aos profissionais da FP. Editado 14 Janeiro 2022 por smashing_pumpkin Compartilhar este post Link para o post
Pan Publicado 14 Janeiro 2022 Se o diagnóstico para as métricas piores do Santa Maria for a falta de um hospital, e a solução for a construção de um novo hospital, assim seja. Se calhar os centros hospitalares podem gerir o fluxo de doentes de uma melhor forma, por exemplo. Então como explicas outros hospitais com menos pressão populacional que o Santa Maria, e que o São João, já agora, e têm piores índices que o São João? Não percebo o modo de ataque lol Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 14 Janeiro 2022 (editado) Citação de Pan, há 17 minutos: Também é um facto ele dizer que não é admissivel os hospitais públicos terem piores resultados que os hospitais privados? Quando por exemplo os médicos dos hospitais privados são escolhidos a dedo do público onde fizeram e fazem toda a sua formação? Ou não é um facto que os hospitais públicos são as escolas de formação nas diferentes especialidades? Não há um preço a pagar nesses resultados devido a essa formação? Quando na maior parte dos hospitais privados não se fazem cirugias complexas, ou não se tratam traumatologias graves por exemplo? E com isto não estou a dizer que o SNS é um mar de rosas. Não é e está longe de ser, sendo preciso trabalhar para que melhore. Agora, comparar com o privado, quanto a mim, é muito injusto. Editado 14 Janeiro 2022 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 14 Janeiro 2022 Citação de Ticampos, há 27 minutos: Mas para mim a maior incógnita é o Bloco. Acho que ficam em quarto, mas não me surpreenderia se ficassem. Em sexto. Com o Rui Tavares em sétimo. Eu vivo basicamente numa bolha de malta que vota BE, CDU ou não vota e nunca vi os que tendencialmente votam bloco (alguns até conhecidos de malta com nome no partido) com tão pouca tesão como nestas eleições. A maioria já abandonou o barco há anos mas lá vai votando igual, nestas admitem que talvez vão para outra opção. 2 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 14 Janeiro 2022 Citação de HappyKing, há 11 minutos: Também é um facto ele dizer que não é admissivel os hospitais públicos terem piores resultados que os hospitais privados? Quando por exemplo os médicos dos hospitais privados são escolhidos a dedo do público onde fizeram e fazem toda a sua formação? Ou não é um facto que os hospitais públicos são as escolas de formação nas diferentes especialidades? Não há um preço a pagar nesses resultados devido a essa formação? Quando na maior parte dos hospitais privados não se fazem cirugias complexas, ou não se tratam traumatologias graves por exemplo? E com isto não estou a dizer que o SNS é um mar de rosas. Não é e está longe de ser, sendo preciso trabalhar para que melhore. Agora, comparar com o privado, quanto a mim, é muito injusto. A mim o que me incomoda, no debate que se faz sobre o SNS, é meter-se a ideologia à frente da saúde das populações. Eu estou positivamente a cagar-me se tenho que ir ao público ou ao privado. É igual ao litro. O que eu quero é ser bem tratado, não ficar muito tempo à espera e resolver o problema que me leva lá rapidamente. Nada mais. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 14 Janeiro 2022 Citação de Tio Hans, há 7 minutos: Eu estou positivamente a cagar-me se tenho que ir ao público ou ao privado. É igual ao litro. O que eu quero é ser bem tratado, não ficar muito tempo à espera e resolver o problema que me leva lá rapidamente. Nada mais. Não me viste a defender o contrário penso eu. O que eu defendo é que essa premissa não pode ser justificação para se deixar o SNS ao deus-dará. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 14 Janeiro 2022 (editado) Citação de antifa, há 19 minutos: Eu vivo basicamente numa bolha de malta que vota BE, CDU ou não vota e nunca vi os que tendencialmente votam bloco (alguns até conhecidos de malta com nome no partido) com tão pouca tesão como nestas eleições. A maioria já abandonou o barco há anos mas lá vai votando igual, nestas admitem que talvez vão para outra opção. Qual a razão? É por o BE ter passado a ser um "partido do governo"? Cansaço da Catarina Martins? Aparecimento de melhores alternativas? Editado 14 Janeiro 2022 por Seferogol Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 14 Janeiro 2022 Citação de HappyKing, há 9 minutos: Não me viste a defender o contrário penso eu. O que eu defendo é que essa premissa não pode ser justificação para se deixar o SNS ao deus-dará. Não foi uma crítica dirigida a ti, obviamente. Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 14 Janeiro 2022 Eu não voto no BE, em parte, por causa da Catarina Martins. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 14 Janeiro 2022 Questão que me parece curiosa dos debates (dou mérito ao Rui Rio aqui): Quando os debates começaram a questão da governabilidade estava centrada no PSD e na possível coligação com o Chega. Os debates estão a chegar ao fim e a questão mudou completamente de lado (foi visivel ontem por exemplo) e está agora no lado do PS. Era um tema chato para o PSD que o Rio soube bem ao longo dos debates o transferir de lado, com aquele argumento de os portugueses sabem o que vou fazer ao contrário do Costa. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 14 Janeiro 2022 Citação de Pan, há 41 minutos: Se o diagnóstico para as métricas piores do Santa Maria for a falta de um hospital, e a solução for a construção de um novo hospital, assim seja. Se calhar os centros hospitalares podem gerir o fluxo de doentes de uma melhor forma, por exemplo. Então como explicas outros hospitais com menos pressão populacional que o Santa Maria, e que o São João, já agora, e têm piores índices que o São João? Não percebo o modo de ataque lol Desculpa se te ataquei, não era nada pessoal. Simplesmente é extenuante ver o SNS ser constantemente atacado quando a maioria dos seus problemas derivam dos governantes e da sua vontade em ter um sistema privado forte em Portugal. A saúde movimenta imenso dinheiro, um hospital privado é uma mina de ouro se não existir um SNS robusto. Citação de Tio Hans, há 26 minutos: A mim o que me incomoda, no debate que se faz sobre o SNS, é meter-se a ideologia à frente da saúde das populações. Eu estou positivamente a cagar-me se tenho que ir ao público ou ao privado. É igual ao litro. O que eu quero é ser bem tratado, não ficar muito tempo à espera e resolver o problema que me leva lá rapidamente. Nada mais. Mas não devias estar. Porque o objectivo desta desconsideração para com o SNS é matá-lo e abrir a porta a sistemas menos vantajosos para as populações, pelo menos para aquelas que não conseguem pagar seguros premium. Daí a ideologia estar sempre tão presente pois há anos e anos que há uma intensa luta entre um sistema de saúde público e o privado, que quer ter mais poder e só é realmente rentável se o SNS ruir. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 14 Janeiro 2022 (editado) Citação de Seferogol, há 20 minutos: Qual a razão? É por o BE ter passado a ser um "partido do governo"? Cansaço da Catarina Martins? Aparecimento de melhores alternativas? Eu seria um votante do BE. Votei neles em 2015 e desde ai que não voto mais. Não voto mais porque sinto que hoje existe uma postura no BE que passou de esquerda intelectual, estudiosa, urbana e com foco na cultura para a esquerda do bitaite e que acredita que é mais importante aparecer nos sítios certos e ter as ligações que interessam do que efetivamente discutir assuntos pelo seu mérito intelectual e prático. Não ponho em causa que a Mariana Mortágua é bastante eficaz como ariete contra a direita e os interesses instalados mas conheço bem os circulos onde ela, a irmã e a Catarina movimentam bem como a sua forma de estar arrogante para perceber que o discurso não bate com a vida que levam. Editado 14 Janeiro 2022 por SAS_Robben 4 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 14 Janeiro 2022 (editado) https://onovo.pt/politica/russiagate-moedas-queixa-se-de-heranca-pesada-de-medina-JC8657759 A equipa do novo autarca social-democrata já reagiu à decisão da CPND: “Esta decisão é uma herança pesada que a anterior liderança da Câmara Municipal de Lisboa deixa aos lisboetas e que coloca em causa opções e apoios sociais previstos no orçamento agora apresentado. Vamos avaliar em pormenor esta multa e qual a melhor forma de protegermos os interesses dos munícipes e da instituição.”. Ou seja, a autarquia de Lisboa vai avaliar se recorre, ou não, desta decisão, por um lado, e, por outro, alerta que o pagamento desta multa coloca em causa apoios sociais já previstos no orçamento municipal de 2022. Alguém que diga ao Moedas que o orçamento de Lisboa é superior a mil milhões. (A multa é muito bem dada tho e devia ser superior) Editado 14 Janeiro 2022 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 14 Janeiro 2022 (editado) Citação de Seferogol, há 48 minutos: Qual a razão? É por o BE ter passado a ser um "partido do governo"? Cansaço da Catarina Martins? Aparecimento de melhores alternativas? Alguma malta que eu conheço esteve dentro do BE e acabaram por sair, em ondas diferentes ao longo dos últimos +/- 10 anos, em que bastante outra malta também se foi embora (um fenómeno que foi totalmente ignorado pelos media btw), porque basicamente aquilo deixou de ser um partido em que as bases tinham algum peso, em que era valorizado o papel do militante de base, activista, que fazia campanha e participava noutras acções cívicas e politicas, no bairro, na escola, em acções ecologistas. E passou a ser um partido dominado a partir do topo, em que ou fazes parte do círculo certo ou então só estás lá a fazer número, as ideias que possas ter não servem para nada, é quase impossível introduzir tópicos novos. Os momentos de debate interno são um circo ou apenas não acontecem, as tendências divergentes da direcção ou dos notáveis (Louçãs, etc) não têm peso nenhum no órgão da mesa nacional. Basicamente o Bloco antigo, moderno e irreverente, personalizado na figura do Miguel Portas, hoje é algo totalmente diferente. Por isso é que muita gente que era do BE e tem algum asco ao Rui Tavares, acaba hoje ao mesmo tempo por ter inveja do Livre, porque lá vêm matérias como o RBI, transição energética, etc, coisas que dentro do BE foram sempre desvalorizadas. Depois há a própria questão das personalidades, dos núcleos e grupos de amigos à volta de figuras chave, da malta que paira à volta da Catarina Martins e das Mortáguas, da malta do Porto que anda à volta do Soeiro (que é um gajo impecável), das cusquisses, etc. Nestas eleições em particular também muita malta não vai à bola com a postura intransigente da direcção do BE e malta que eu conheço que não pode ser acusada de ser simpatizante do PS, preferiam que o governo não tivesse caído agora. Editado 14 Janeiro 2022 por antifa 3 3 Compartilhar este post Link para o post
rcoelho14 Publicado 14 Janeiro 2022 Citação de SAS_Robben, há 32 minutos: Não ponho em causa que a Mariana Mortágua é bastante eficaz como ariete contra a direita e os interesses instalados mas conheço bem os circulos onde ela, a irmã e a Catarina movimentam bem como a sua forma de estar arrogante para perceber que o discurso não bate com a vida que levam. Como alguém que está um bocado de fora deste tipo de cenas, em que sentido dizes isto? Num clássico hipocrisia de "fazem o que criticam" ou numa das pessoas e amizades que têm? Ou os 2, pode estar interligado ahahah Ou outra coisa qualquer que não tenho em mente. Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 14 Janeiro 2022 Citação de HappyKing, há 27 minutos: https://onovo.pt/politica/russiagate-moedas-queixa-se-de-heranca-pesada-de-medina-JC8657759 A equipa do novo autarca social-democrata já reagiu à decisão da CPND: “Esta decisão é uma herança pesada que a anterior liderança da Câmara Municipal de Lisboa deixa aos lisboetas e que coloca em causa opções e apoios sociais previstos no orçamento agora apresentado. Vamos avaliar em pormenor esta multa e qual a melhor forma de protegermos os interesses dos munícipes e da instituição.”. Ou seja, a autarquia de Lisboa vai avaliar se recorre, ou não, desta decisão, por um lado, e, por outro, alerta que o pagamento desta multa coloca em causa apoios sociais já previstos no orçamento municipal de 2022. Alguém que diga ao Moedas que o orçamento de Lisboa tem um orçamento superior a mil milhões. (A multa é muito bem dada tho e devia ser superior) que filho da p*ta Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 14 Janeiro 2022 (editado) Em termos de resultados distritais a minha maior incógnita é o CDS em Aveiro. Eles têm lá 1 deputado. Ganharam as 3 autarquias que lá tinham, subiram em 5 ou 6 autarquias (sem contar coligações). Passaram ao lado do resto do pais. Mas não me admirava que elegessem por Aveiro, a seguir a Lisboa, claro. Ou isso ou Porto. A terem 3 deputados (altamente improvável), seria em Aveiro que o iam buscar. Editado 14 Janeiro 2022 por Ticampos Compartilhar este post Link para o post