Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

A política de financiamento de educação superior defendido por alguns representantes da IL está a mudar substancialmente aqui no UK (para pior) porque o plano original estava a custar demasiado:

O número de anos para pagar o empréstimo será de 40 e o threshold para pagamento também irá baixar. Já se encontrava a 27k que era abaixo da média (cerca de 39) e mediana (31), e a maioria não conseguia pagar o empréstimo em 30 anos.

Isto aqui é mais política internacional mas o outro tópico está mais dedicado a assuntos de guerra ATM, daí a ligação com a IL que acho relevante na política nacional e na possibilidade de este tipo de financiamento de educação superior ser implementado em Portugal

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Mais uma desconversa com um liberal, após lhe dizer que a Rússia não era um país comunista.

Compartilhar este post

Link para o post

Citação de Augusto, há 5 minutos:

Mais uma desconversa com um liberal, após lhe dizer que a Rússia não era um país comunista.

Ganda Augusto, caça-os todos pá

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Elvis, há 5 minutos:

Ganda Augusto, caça-os todos pá

Não estou a caçar ninguém, mas há de facto um padrão, não consigo concordar com a maioria das coisas que os liberais dizem.

Compartilhar este post

Link para o post

Putin é o Pinochet russo. Tem como principal objetivo salvaguardar a oligarquia de qualquer movimento trabalhista. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Augusto, há 22 horas:

Tens que dar o desconto. Existem coisas que as vezes fazem confundir as pessoas. Como isto por ex.:

https://www.noticiasaominuto.com/politica/1938999/as-posies-dos-partidos-portugueses-pcp-isolado-na-defesa-de-putin

Editado por Liberblue

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Augusto, Em 24/02/2022 at 12:52:

Não estou a caçar ninguém, mas há de facto um padrão, não consigo concordar com a maioria das coisas que os liberais dizem.

@Augusto @Che e @Plagio o Original vão fundar a Frente Marxista do CMPT.

Edit: que vai colapsar logo no dia seguinte, porque não se endentem se devem ser Maoistas, Estalinistas ou Trotskistas

Editado por IlidioMA
  • Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Não é mentira, e já o admiti, que o Cooperativismo necessita de representatividade parlamentar. 

Hoje por hoje, se aparecesse algo do género, seria por aí que alinharia. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tou a adorar o facto do Telmo Correia ter tido de mudar de emprego para se tornar comentador de futebol

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 1 hora:

Tou a adorar o facto do Telmo Correia ter tido de mudar de emprego para se tornar comentador de futebol

Já era

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, Em 27/02/2022 at 17:42:

Ao tempo que já era...

Compartilhar este post

Link para o post

Fará sentido haver um tópico dedicado especificamente à mobilidade em Portugal ou usa-se este? Com o investimento recente na ferrovia/transportes públicos/ciclovias pelo país fora acho que faz sentido.

Na sexta-feira começaram as obras na linha da Beira Alta para requalificação do troço entre Sta. Comba Dão e Guarda. O comboio foi suprimido e substituído por autocarros até final de Março. Em Abril prevê-se o fecho da linha entre a Pampilhosa e Sta. Comba Dão pelo período de 9 meses para modernização total da linha. As velocidades e tempo de viagem melhorarão.

Entre Évora e Elvas, as obras da nova linha avançam rapidamente.

Em Mirandela, continua o mesmo imbróglio burocrático à volta do Metro Mirandela mas tanto quanto se sabe mantem-se a vontade de avançar com o Mystic Tua.

Entre OAZ e Sta. Maria da Feira, continuam as obras de renovação integral da via. A linha do Vouga é para ser completamente renovada.

Em Viseu, alteração ao PDM prevê futura estação de comboio na zona de Repeses, parte da eventual ligação Aveiro - Salamanca.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 1 minuto:

Entre OAZ e Sta. Maria da Feira, continuam as obras de renovação integral da via. A linha do Vouga é para ser completamente renovada.

Aqui em Aveiro centro andam a melhorar a zona das passagens de nível. Era com cada rampa 😅

Em Viseu, alteração ao PDM prevê futura estação de comboio na zona de Repeses, parte da eventual ligação Aveiro - Salamanca.

Pelo menos já estão a usar a linha de comboio que fizeram para ligar o porto de Aveiro a Espanha com mais frequência.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 1 hora:

Fonte? (sim já sei que está no Southampton e não vai ao mundial)

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ion Timofte, há 52 minutos:

https://www.infraestruturasdeportugal.pt/pt-pt/plano-de-reabilitacao-da-linha-do-vouga

https://www.publico.pt/2022/02/03/local/noticia/linha-vouga-vai-reabrir-extensao-ate-podera-comboios-hidrogenio-1993698

Editado por Augusto
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ion Timofte, há 49 minutos:

https://www.publico.pt/2022/02/03/local/noticia/linha-vouga-vai-reabrir-extensao-ate-podera-comboios-hidrogenio-1993698

Citação de Rain Dog, há 2 horas:

Fará sentido haver um tópico dedicado especificamente à mobilidade em Portugal ou usa-se este? Com o investimento recente na ferrovia/transportes públicos/ciclovias pelo país fora acho que faz sentido.

Na sexta-feira começaram as obras na linha da Beira Alta para requalificação do troço entre Sta. Comba Dão e Guarda. O comboio foi suprimido e substituído por autocarros até final de Março. Em Abril prevê-se o fecho da linha entre a Pampilhosa e Sta. Comba Dão pelo período de 9 meses para modernização total da linha. As velocidades e tempo de viagem melhorarão.

Entre Évora e Elvas, as obras da nova linha avançam rapidamente.

Em Mirandela, continua o mesmo imbróglio burocrático à volta do Metro Mirandela mas tanto quanto se sabe mantem-se a vontade de avançar com o Mystic Tua.

Pah, isso da Linha da Beira Alta é um escândalo. Num país de jeito as obras eram feitas à noite e com o mínimo de perturbação na vida das pessoas. Suponho que esteja relacionado com o prazo dos fundos do Ferrovia 2020, mas enfim.

O que é que achas disso da estação ficar na zona de Repeses, em Viseu? Confesso que acho que deveria estar mais no centro da cidade. O que se prevê é que fique ali perto do Lidl. Ninguém vai a pé dessa zona até ao centro da cidade... 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação

Atualmente está a ser executada a empreitada de renovação do troço entre Vila da Feira e Oliveira de Azeméis – adjudicada à empresa Steconfer, sendo a fiscalização assegurada por recursos internos da IP - envolvendo um investimento total de 3,5 milhões de euros (2,2 milhões de euros do valor da empreitada aos quais acresce 1,3 milhões de euros relativos a materiais)

Podem refazer a linha toda, mas se continuar a demorar 7 semanas a fazer Oaz - Espinho, adianta a 5ª pata do cavalo

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jpa, há 33 minutos:

Pah, isso da Linha da Beira Alta é um escândalo. Num país de jeito as obras eram feitas à noite e com o mínimo de perturbação na vida das pessoas. Suponho que esteja relacionado com o prazo dos fundos do Ferrovia 2020, mas enfim.

O que é que achas disso da estação ficar na zona de Repeses, em Viseu? Confesso que acho que deveria estar mais no centro da cidade. O que se prevê é que fique ali perto do Lidl. Ninguém vai a pé dessa zona até ao centro da cidade... 

Acho que tem mesmo a ver com a extensão dos trabalhos, são coisas que não dão para fazer enquanto a linha funciona. É um mal necessário, imo

A estação no centro da cidade era um sonho, quem me dera. E a afastá-la do centro mais facilmente ia para a zona norte do que para a zona sul...mas pronto, pelo menos fica próximo do politécnico. Havendo boas ligações de transportes públicos para lá, acho que depois é só uma questão de tempo até que Repeses continue a urbanizar-se para baixo e a zona se torne mais pedonal, o que faz com que o caminho do Politécnico para a estação se faça bem mesmo a pé.

Compartilhar este post

Link para o post

os noticiários portugueses estão a fazer de tudo para expôr o PCP e tirar partido das coisas assim meio dementes que estão a dizer. É que toda a gente vai querer ver aquele circo e apontar o dedo. E os media batem palmas e riem-se.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ion Timofte, há 16 horas:

Podem refazer a linha toda, mas se continuar a demorar 7 semanas a fazer Oaz - Espinho, adianta a 5ª pata do cavalo

Esta é a primeira parte. Entre OAZ e Sever do Vouga nem sequer há linha lol. Está em tão mau estado que não pode funcionar. E como não há linha, é o troço prioritário. A seguir vão reformular o resto. Nota que não se trata só de mudar os carris. É preciso acabar com passagens de nível e coisas do género. 

Compartilhar este post

Link para o post

A linha, para além do mau estado, é extremamente sinuosa e com mil e uma passagens de nível de elevado perigo.

Spoiler

Mapa de serviços CP

Há ideias de fazer alguma linha até Bragança, Chaves, Minho interior, etc?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ion Timofte, há 26 minutos:

A linha, para além do mau estado, é extremamente sinuosa e com mil e uma passagens de nível de elevado perigo.

Ocultar conteúdo

Mapa de serviços CP

Há ideias de fazer alguma linha até Bragança, Chaves, Minho interior, etc?

Até Bragança, há planos, mas não estão incluídos no PNI2030.

Há dois planos distintos e não sei qual deles vai avançar, se é que avançará algum. Neste momento, a linha do Douro já foi modernizada até ao Marco. O comboio urbano do Porto que operava nesta linha já não termina em Caíde, mas sim no Marco. Adicionalmente, já estão a recuperar o resto da linha e parece estar previsto reabrir a ligação entre o Pocinho, onde a linha atualmente termina e a fronteira com Espanha, em Barca d'Alva. O potencial turístico disto é imenso e há quem diga que os espanhóis podem ter interesse em prolongar essa ligação até Salamanca. Uma opção é fazerem qq coisa a partir desta linha, uma derivação para Vila Real e Bragança.

A segunda opção que pelo que me disseram, é a mais provável é, nessa mesma linha fazer uma derivação na zona de Valongo que sirva Paços, Lousada e Felgueiras. Também se pode usar esta nova linha para ligar a Bragança. Relativamente a Chaves, creio que nada estará previsto. 

Relativamente ao Minho, a ligação entre Braga e Guimarães já devia estar feita há décadas. Agora fala-se num metrobus, mas é ver para crer. Entretanto, há plano para fazer uma nova linha entre o Porto e Vigo, mas passando por Braga, em vez de ir junto à costa, como vai a linha actual e que também passaria no aeroporto do Porto.

Compartilhar este post

Link para o post

Já usei a linha do Marco quando ia para Baião e era relativamente confortável e funcional. É uma horinha na boa.

Há muitos portugueses com interesse na ligação a Salamanca. Pelo menos das pessoas que eu conheço de Freixo e Moncorvo, volta e meia e a noite acaba/começa em Salamanca.

Também já usei a linha essa linha de Valongo para ir para Paredes. É uma bela duma alternativa ao trânsito de Águas Santas.

Essa linha de Braga era ótima alternativa na ligação a Vigo. Paragens em Vila Verde, Ponte da Barca, Arcos e religar em Valença.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...