Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de challenger, há 8 horas:

- Em Coimbra desde que me lembro que se fala no Metro do Mondego. Vão conseguir fechar a estação central da cidade (que é um luxo que a cidade tem neste momento e que muitas queriam ter) e enfiar um sistema BRT glorificado (que se usa mais em países de terceiro mundo que na Europa a que queremos pertencer) até à Lousã ao invés de usar um sistema de Light Rail. 

Andava eu ainda na Silva Gaio e já ouvia falar disto a prometerem mundos e fundos. Já passei os 30 e tenho a certeza que vou chegar aos 50 sem isto ir em frente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 10 horas:

na mouche. E porquê? Porque estragámos as cidades durante décadas a fazer do carro a única maneira de se deslocar. Agora é preciso reverter o processo.

Cidades? Tomara a mim que fosse esse o problema. Por mim deixava bem o carro à entrada da Maia e deslocava-me na cidade de transportes públicos. O problema é a rede entre cidades.

Eu, de facto, posso vir trabalhar de transportes públicos. Saio de Sto Tirso às 6:30, apanho um autocarro até Alfena, de Alfena vou de STCP para o Porto, e no Porto apanho outro STCP para a Maia para lá chegar às 9:00. E isto tudo na área metropolitana do Porto, imagina fora dela.

tal como tu, não gosto de carros (fui eu quem tentou vir de bike trabalhar, são 18km), mas na situação atual estou de pés e mãos atadas e nem quero imaginar quem vive no interior.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 9 horas:

Venham cá para a Madeira e tentem não usar carro. Boa sorte

Na madeira e em todas as cidades de PT que não seja Porto/Lisboa.

Infelizmente não existe. Não acredito que ninguém não gostasse de ir de TP para o trabalho, poupando tempo, stresses com estacionamento e despesas associadas aos veículo.

Por aqui, algumas fábricas é que disponibilizam autocarros para ir buscar as pessoas a certos pontos porque senão não tinham como ir trabalhar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 12 horas:

ele disse fuck cars, não disse fuck you. 

Para mim qualquer entrave ao uso do carro é uma vitória.

Por curiosidade, que rota é que fazes em autoestrada para a qual não tens alternativa com transportes públicos? Não estou a duvidar, sei bem as falhas que temos nos transportes públicos em Portugal, mas eu também nunca morei no centro de Lisboa e nunca precisei de carro em Portugal.

podia perfeitamente ser por isso, há poucas coisas que odeio mais do que conduzir. Mas não, é mesmo porque o carro é a invenção mais destrutiva da história da humanidade 😉

Estás a ver a coisa ao contrário. O que é preciso é criar condições para que o carro não seja necessário. Andar a criar entraves ao carro sem haver alternativas só serve para piorar a qualidade de vida das pessoas.

Eu, por mim, deixava o carro em casa. Vivo no centro do Porto, perto da Boavista. Mas não consigo. Não consigo porque trabalho a 20kms de casa e para poder ir de transportes precisava de 10 minutos a pé, mais 20 minutos a pé, mais 20 de comboio, mais 20 minutos a pé numa estrada nacional, sem iluminação, sem passeios e com demasiado tráfego de pesados, fora transbordos e tempos de espera. O que poupava em combustível gastava no prolongamento na escola da minha filha. Até me podem proibir de andar de carro, mas a minha qualidade de vida vai piorar imenso.

• Like 6

Compartilhar este post

Link para o post

Já não vivo em lisboa há 6 anos mas certamente que vivi numa realidade paralela, pois os transportes públicos (seja metro, seja autocarros, seja comboios) estavam sempre cheios, bem cheios, às horas de ponta, o que mostra que a população que pode usa os TP e que a procura existe e que até é por vezes superior à oferta. Se querem diminuir os carros é melhorarem a oferta, não é penalizando quem tem mesmo que se meter no carro para se deslocar.

Citação de Sumudica by Night, há 10 minutos:

tambem passa por mudar esta urgencia no nosso estilo de vida em que temos que estar em sitios em 10 minutos, e não em 20.

Talvez essa urgência comece na imposições de vida que as pessoas têm, em que entre sair do trabalho/buscar os filhos/apanhar transportes existe sempre uma quantidade diminuta de tempo. 

Por exemplo, aqui no funchal é tudo perto mas a escola da minha filha fecha às 18h e tirando os funcionários públicos, a maioria das pessoas sairá por volta dessa hora (em teoria, pela minha experiência aqui no funchal a maioria dos pais consegue tirar milagrosamente os filhos da escola pelas 16-16h30, mas isto é claramente uma situação anormal).

Editado por smashing_pumpkin
  • Like 2
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 5 minutos:

Talvez essa urgência comece na imposições de vida que as pessoas têm, em que entre sair do trabalho/buscar os filhos/apanhar transportes existe sempre uma quantidade diminuta de tempo. 

nao culpo as pessoas que têm que se sujeitar a isso, culpo o sistema.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sumudica by Night, Agora:

nao culpo as pessoas que têm que se sujeitar a isso, culpo o sistema.

O sistema também surge devido às pessoas. Basta ver as reacções a uma diminuição de horários no comércio tradicional/supermercados, quando viveu-se imensos anos com horários muito mais reduzidos e certamente com muito mais qualidade de vida para todos os envolvidos.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também queria ir de TP para o trabalho, mas em vez de 10 min, ia levar mais de 1h. Tinha que dar a volta ao Porto em autocarros+metro+autocarro para chegar ao destino.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sumudica by Night, há 15 minutos:

tambem passa por mudar esta urgencia no nosso estilo de vida em que temos que estar em sitios em 10 minutos, e não em 20.

sai mais cedo de casa.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Já viram o que é que a carris fez à costa da caparica, com a saida da tst? Querem que a gente vá como? De trotineta?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 34 minutos:

Já viram o que é que a carris fez à costa da caparica, com a saida da tst? Querem que a gente vá como? De trotineta?

Por acaso noutro dia estava com essa dúvida. Eu vivo cá e geralmente uso carro até ao Pragal + comboio para o trabalho, mas agora cada vez mais vejo é a Carris a passar por aqui, embora não com tanta frequência.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Apocalypse Now, há 1 hora:
Citação de Ghelthon, há 3 horas:

Não percebo qual é a surpresa. Os accionistas também precisam de combater a inflação, não é só o povo.

A isto, acrescentar o clássico "a culpa é dos impostos".

Compartilhar este post

Link para o post

Pá, basta abrir a notícia:

Escalada dos preços do petróleo impulsionou negócio da extracção nos primeiros seis meses do ano.

Editado por Tio Hans

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

Estás a ver a coisa ao contrário. O que é preciso é criar condições para que o carro não seja necessário. Andar a criar entraves ao carro sem haver alternativas só serve para piorar a qualidade de vida das pessoas.

Eu, por mim, deixava o carro em casa. Vivo no centro do Porto, perto da Boavista. Mas não consigo. Não consigo porque trabalho a 20kms de casa e para poder ir de transportes precisava de 10 minutos a pé, mais 20 minutos a pé, mais 20 de comboio, mais 20 minutos a pé numa estrada nacional, sem iluminação, sem passeios e com demasiado tráfego de pesados, fora transbordos e tempos de espera. O que poupava em combustível gastava no prolongamento na escola da minha filha. Até me podem proibir de andar de carro, mas a minha qualidade de vida vai piorar imenso.

Sem querer atacar pessoalmente porque não sei exactamente a tua condicao física ou a condição das vias que referes, mas parece um exemplo que com bicicleta com uma luz à frente ficava muito mais facilitado

Compartilhar este post

Link para o post

Sou um grande defensor do progressivo abandono do automóvel privado pelos transportes públicos e pela existência de uma rede alargada de transportes públicos que permita a qualquer cidadão se deslocar a qualquer parte do país de forma comoda atempada e, se possível gratuita ou perto disso. O meu sonho é não precisar de carro para porra nenhuma.

Agora a realidade diz que demonizar a utilização do transporte individual só por si é absurdo, tal como são absurdas aquelas posições dos conservadores americanos e britânicos que acham que viver numa cidade sem carros é um crime contra o individualismo.

Esta é daqueles conversas que me fazem lembrar o que o Michael Moore fartou se de alertar na eleição do Trump: Querer impor a quem vive fora das grandes metrópoles as mesmas regras para quem vive dentro delas, só serve para criar um maior fosso econômico para ser explorado pelo populismo.

Existem realidades em que nem um sistema de transporte público de alta qualidade consegue substituir totalmente o veículo individual e temos de compreender isso.

Editado por SAS_Robben
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 9 minutos:

Sem querer atacar pessoalmente porque não sei exactamente a tua condicao física ou a condição das vias que referes, mas parece um exemplo que com bicicleta com uma luz à frente ficava muito mais facilitado

Ele trabalha a 20km. Eu já fiz esse teste trabalhando a pouco menos e não foi muito bonito, para além de que não tenho forma de trocar de roupa no trabalho.

A melhor opção que me ocorre é mesmo uma 125, mas só me compensa a troca ao fim de 2 ou 3 anos, e nessa altura é possível que já esteja a trabalhar noutro lado.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso de acabar com estradas e carros é só parvoíce ecofascista. Deve sim criar-se as condições para que muitas viagens sejam possíveis de ser feitas recorrendo aos transportes públicos, quer a nível de abrangência de destinos, quer a nível de horários.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lucho^, há 37 minutos:

Por acaso noutro dia estava com essa dúvida. Eu vivo cá e geralmente uso carro até ao Pragal + comboio para o trabalho, mas agora cada vez mais vejo é a Carris a passar por aqui, embora não com tanta frequência.

já não há autocarros decentes de noite, já não vai ter a arroios e ao campo pequeno, estamos presos em sete rios na linha azul!

Compartilhar este post

Link para o post

De transportes públicos demoro quase 2h a chegar ao trabalho.

De carro demoro 20 minutos.

Sim, claramente vou optar pelos transportes públicos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 3 horas:

Na madeira e em todas as cidades de PT que não seja Porto/Lisboa.

Mesmo em Lisboa (grande Lisboa) nem em todos os casos é possível 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...