Plagio o Original Publicado 21 Março 2023 [Eu para a dona Adélia, 58 anos, quarta classe, depois de a substituir pela máquina de serviço próprio]: dona Adélia, é uma inevitabilidade e, como sempre, quem se adaptar melhor, sobrevive melhor Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 21 Março 2023 Citação de Puto Perdiz, há 4 horas: com a app até te levam as compras a casa. Quando as vais buscar à loja elas já estão embaladas e à tua espera, ou seja, esteve lá um empregado a realizar esse serviço, não foste tu. Mas eu quero fazer compras presenciais. Permitem-me, entre outras coisas, escolher produtos ou ver se existem coisas a acabar validade (e consequentemente mais baratos), portanto se eu tenho uma app que me facilita a experiência enquanto consumidor porque motivo a iria recusar? Eu desconfio é que boa parte de vocês desconhece a existência dessa aplicação (e ainda bem para mim porque há menos afluência) e como tal não percebe o conceito. Ou então estão só presos no tempo o que confesso acho estranho. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 21 Março 2023 (editado) Citação de Plagio o Original, há 57 minutos: [Eu para a dona Adélia, 58 anos, quarta classe, depois de a substituir pela máquina de serviço próprio]: dona Adélia, é uma inevitabilidade e, como sempre, quem se adaptar melhor, sobrevive melhor Como em todas as evoluções, nem todos se adaptam, mas o Estado social existe para amparar quem não tem outra hipótese. De resto, no supermercado há mais coisas para fazer, não só caixa. E portanto se a D. Adélia não for apoiada pela empresa dona do supermercado, o real problema não é propriamente a máquina. Editado 21 Março 2023 por Ghelthon 1 Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 21 Março 2023 Citação de JohnyM, há 20 minutos: Mas eu quero fazer compras presenciais. Permitem-me, entre outras coisas, escolher produtos ou ver se existem coisas a acabar validade (e consequentemente mais baratos), portanto se eu tenho uma app que me facilita a experiência enquanto consumidor porque motivo a iria recusar? Eu desconfio é que boa parte de vocês desconhece a existência dessa aplicação (e ainda bem para mim porque há menos afluência) e como tal não percebe o conceito. Ou então estão só presos no tempo o que confesso acho estranho. essa não conheço, uso a outra quando me dá a preguiça e não me apetece andar às voltas no supermercado à procura das coisas. Deu-me jeito, há pouco tempo, quando quis fazer as bifanas à moda do porto do chefe jamon. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 21 Março 2023 Citação de Ghelthon, há 8 minutos: Como em todas as evoluções, nem todos se adaptam, mas o Estado social existe para amparar quem não tem outra hipótese. De resto, no supermercado há mais coisas para fazer, não só caixa. E portanto se a D. Adélia não for apoiada pela empresa dona do supermercado, o real problema não é propriamente a máquina. Percebes tanto de retalho como eu de horta Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 21 Março 2023 Citação de Plagio o Original, há 1 hora: é uma inevitabilidade e eu sou o homem de ferro Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 21 Março 2023 Citação de Puto Perdiz, há 1 minuto: essa não conheço, uso a outra quando me dá a preguiça e não me apetece andar às voltas no supermercado à procura das coisas. Deu-me jeito, há pouco tempo, quando quis fazer as bifanas à moda do porto do chefe jamon. Nunca usei, mas acho que é basicamente a mesma coisa que a tal loja da Amazon, menos na parte em que é automático. Pegas numa garrafa de sumo, fazes scan com a app, e metes no carrinho. No final aquilo faz o total e debita do cartão, suponho. Citação de Puto Perdiz, Agora: e eu sou o homem de ferro Então achas o quê? Que vamos caminhar para um futuro onde vamos ter mais caixas tradicionais e menos caixas automáticas, é isso? Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 21 Março 2023 Citação de Ghelthon, há 1 minuto: Então achas o quê? Que vamos caminhar para um futuro onde vamos ter mais caixas tradicionais e menos caixas automáticas, é isso? 4 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 21 Março 2023 (editado) Citação de Puto Perdiz, há 3 minutos: Ups, esta foi mesmo por ignorância, não vi os filmes então não percebi a referência. 😅 Retiro a pergunta e peço desculpa. Editado 21 Março 2023 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
lastdance Publicado 21 Março 2023 Citação de Plagio o Original, há 1 hora: [Eu para a dona Adélia, 58 anos, quarta classe, depois de a substituir pela máquina de serviço próprio]: dona Adélia, é uma inevitabilidade e, como sempre, quem se adaptar melhor, sobrevive melhor Parece aqueles exemplos que os meus amigos dão dos patrões para dizer que as empresas sao uma coitadinhas e os que os patrões têm todos bom coração e já não conseguem pagar mais porque simplesmente não dá. Obviamente se vamos desenhar o futuro a pensar no caso da adelia de 58 anos que tem a 4ª classe, não saímos da cepa torta. O futuro não vão ser donas adelias com a quarta classe, alias o meu pai tem essa idade e custa-me a crer que a norma das pessoas dessa idade seja terem a quarta classe por exemplo, e isto dado que ele viveu numa aldeia a vida toda. Eu sempre acreditei na especialização da mao de obra, falando em termos ideologicos, e para mim se podermos ter mais empregos "técnicos" e menos "genéricos" (sobretudo mal pagos porque dizem que qualquer pessoa o faz), melhor. Prefiro ter operadores de retro escavadoras do que ter gajos a escavar com uma pá. Assim como acho que alguém que ande na apanha do tomate e tem melhor rendimento que outra pessoa, deva receber mais. Aliás, estes empregos antigamente eram pagos por caixa ao final do dia. Até vou mais longe e digo que acho que um empregado de mesa (por exemplo) devia ter formação na área, e melhorarmos assim a qualidade dos serviços e das pessoas que lá trabalham. Compartilhar este post Link para o post
scallywag Publicado 21 Março 2023 A minha experiencia enquanto trabalhador de um supermercado com imensas caixas automáticas (mais que caixas 'normais' até) é que elas são tão mais rápidas que as outras que se a maior parte das pessoas se apercebessem disso usavam-nas muito mais, o que podiam melhorar era aumentar o espaço da balança onde se põe os artigos depois de os registar porque continua um bocado pequeno e em compras de grande volume continua a ser mais prático a caixa normal. É preciso saber usá-las também claro, mas após duas ou três compras aquilo fica fácil. A fila até pode estar maior para os self-service mas a malta despacha-se mais rápido que os da fila de caixa porque a grande maioria que usa os selfs já o sabe fazer, então aquilo está sempre a andar, é raro haver aqueles clientes que ficam lá uns dez minutos como há tantos que ficam nas caixas normais porque não sabem fazer nada e são uns trolhas e atrasam a fila toda porque o trabalhador demora uma porradona de tempo a atendê-los. Por mim, se fizessem obras na minha loja que tirassem caixas normais e metam mais selfs Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 21 Março 2023 Eu em supers e hipers só uso caixas auto 1 Compartilhar este post Link para o post
Jpa Publicado 21 Março 2023 Citação de El Colosso, há 5 horas: Eu sou uma pessoa muito anti social e juro que não percebo isto. Tipo, são 10 segundos, causa assim tanta preocupação e ansiedade? Não é preocupação, nem ansiedade. É só uma canseira estar a ir várias vezes por semana a um supermercado e estar constantemente a responder a essas perguntas. Se me perguntares: estou disposto a esse sacrifício para manter postos de trabalho, como se fosse esse o caso? Claro, mas uma outra alternativa que já ajudaria: quem quer saco, quem quer nif, quem quer associar o cartão, que diga, porra. Coitado do caixista que tem de estar horas a repetir a mesma coisa. 1 Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 21 Março 2023 Citação de Ghelthon, há 2 horas: Como em todas as evoluções, nem todos se adaptam, mas o Estado social existe para amparar quem não tem outra hipótese. De resto, no supermercado há mais coisas para fazer, não só caixa. E portanto se a D. Adélia não for apoiada pela empresa dona do supermercado, o real problema não é propriamente a máquina. Sim, vão meter o pessoal da caixa na reposição, os da reposição no armazem e os do armazem... ah acaba ai a cadeia. O que não falta já é uma pessoa da caixa, já fazer trabalho de reposição, etc por isso é que tens filas nas caixas, porque tens lojas com 10 caixas mas apenas 3 estão abertas, as empresas quanto menos pessoas tiverem melhor, se fizerem o trabalho de 3/4 é mel. Concordo em parte com o @Puto Perdiz, essencialmente o trabalho está a ser efetuado pelo cliente. Mas isto começa pelas caixas automáticas mas depressa vai para outras secções. Quando as empresas se aperceberem que as pessoas preferem caixas automáticas, o próximo será o tallho, peixaria, etc. Em vez de ter mais 2/3 talhantes apenas para servir ao público e mais 2/3 para compor a montra e repor a mesma, tens uns 4/5 lá dentro, como se fosse uma fábrica de produção a embalar e a meter em arcas/frigorificos. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 21 Março 2023 (editado) E a outra dona Adélia que perdeu em 1991 o seu emprego de dactilógrafa e de tirar fotocópias? Pensem nisso a próxima vez que receberem um documento oficial por e-mail em PDF. Epa é lógico que é péssimo e injusto para as pessoas que perdem o emprego porque a profissão deixa de existir devido à evolução tecnológica. Estas pessoas devem ser ajudadas pelo estado social, e eu até entendo que essa ajuda é quase inevitavelmente insuficiente. Mas andar a lutar contra a evolução simplesmente não faz sentido a longo prazo, ou senão estávamos sempre irremediavelmente presos a épocas passadas com qualidade de vida inferior. Ver a luta que houve na altura contra a revolução industrial, etc Eu entendo que não seja fácil ver o valor que traz para a sociedade uma caixa automática em específico, pessoalmente também não gosto e raramente uso, mas faz-me confusão como é que mais no geral não vêem esta lógica do progresso e evolução. O que pode ser um choque muito maior no futuro próximo nem é a automatização das caixas, é a AI a substituir trabalho mais intelectualmente intensivo. Isso é que eu tenho algum receio que aconteça, porque a longo prazo pode beneficiar todos, mas pode mudar a sociedade muito rapidamente, pode ser uma transição muito rápida que cause um distúrbio social grave muito difícil de gerir. Editado 21 Março 2023 por noikeee Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 21 Março 2023 E a geração que não quer ter filhos que está no futuro a tirar trabalho às amas e a quem trabalha nos jardins de infância? Nesses não falam vocês, que querem salvar o planeta devido à sobrepopulação existente. Vão fazer o quê depois? Guardar os vossos cãezinhos e gatinhos que vão buscar ao refúgio para completar o vosso vazio escravizando o animal para vestir roupas engraçadas e meter laços na cabeça? Hipócritas. 1 Compartilhar este post Link para o post
Vision Publicado 21 Março 2023 Citação de Ghelthon, Em 20/03/2023 at 17:56: Mas já agora, não vejas aquele vídeo das lojas da Amazon onde nem há funcionários sequer, senão já nem dormes. Já existem lojas em Portugal assim Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 21 Março 2023 A evolucao é normal, mas de facto o AI como no caso do ChatGPT vai tirar emprego a quem nao se conseguir modernizar. Basta ver por exemplo o caso de um tradutor. A profissao nao vai deixar de existir, mas como em muitos casos vai ser (dos que se adaptarem) vai ser uma pratica muito mais rapida, ou seja o tradutor vai retirar o texto de uma ferramenta estilo ChatGPT e vai apenas reler e controlar algumas falhas que a medida que o IA evolui vao ser muito menos. Aqueles que insistirem fazer tudo de uma forma mais tradiocional vao deixar de ter mercado. A mesma coisa nas analises de imagens de CT, MRI. O medico e o tecnico apenas vao confirmar o resultado, nao perder tempo a analisar a imagem. E tantas outras profissoes, obviamente que ha trabalhos que nunca vao deixar de existir, mas muitos de nos vamo'nos ter que adaptar ao longo da vida a fazer coisas diferentes. 2 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 22 Março 2023 A evolução da tecnologia, AI e afins, vai reduzir o trabalho que recai sobre os humanos. E isso é uma coisa boa, desde que as sociedades se saibam adaptar a isso, de forma a que se ganhe o mesmo ou mais do que hoje, a fazer menos. Enquanto sociedade, parece-me uma evolução interessante, porque vai dar aos humanos mais tempo livre para dedicar a coisas mais interessantes. Mas vai ser uma evolução gigante em relação ao que estamos habituados, provavelmente ao nível da que houve com a Revolução Industrial. Tudo teorias, naturalmente, mas vai ser interessante. Compartilhar este post Link para o post
Vision Publicado 22 Março 2023 Citação de scallywag, há 6 horas: A minha experiencia enquanto trabalhador de um supermercado com imensas caixas automáticas (mais que caixas 'normais' até) é que elas são tão mais rápidas que as outras que se a maior parte das pessoas se apercebessem disso usavam-nas muito mais, o que podiam melhorar era aumentar o espaço da balança onde se põe os artigos depois de os registar porque continua um bocado pequeno e em compras de grande volume continua a ser mais prático a caixa normal. É preciso saber usá-las também claro, mas após duas ou três compras aquilo fica fácil. A fila até pode estar maior para os self-service mas a malta despacha-se mais rápido que os da fila de caixa porque a grande maioria que usa os selfs já o sabe fazer, então aquilo está sempre a andar, é raro haver aqueles clientes que ficam lá uns dez minutos como há tantos que ficam nas caixas normais porque não sabem fazer nada e são uns trolhas e atrasam a fila toda porque o trabalhador demora uma porradona de tempo a atendê-los. Por mim, se fizessem obras na minha loja que tirassem caixas normais e metam mais selfs As caixas self scan têm como principal objetivo as compras rápidas, poucos artigos. Não ficares preso numa tradicional atrás de carrinhos cheios. Logo, não faz sentido aumentar o tamanho da balança de saída, é contra natura. Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 22 Março 2023 Citação de Jimpo, há 3 horas: E a geração que não quer ter filhos que está no futuro a tirar trabalho às amas e a quem trabalha nos jardins de infância? Nesses não falam vocês, que querem salvar o planeta devido à sobrepopulação existente. Vão fazer o quê depois? Guardar os vossos cãezinhos e gatinhos que vão buscar ao refúgio para completar o vosso vazio escravizando o animal para vestir roupas engraçadas e meter laços na cabeça? Hipócritas. Esses refúgios e hoteis dão trabalho, não? Mais o aumento no consumo de alimentos e outras coisas para animais. Onde está aqui a perda de postos? Pelo que vejo é redistribuido. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 22 Março 2023 O Keynes disse nos anos 30 que os netos dele só iriam trabalhar 15 horas por semana. Acredito que os netos perguntem se querem NIF ou já têm cartão poupa mais. Uma pessoa a controlar 10 caixas é justo para quem tem que roubar para comer ou colocar códigos de barras de Grants nas garrafas de black label. Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 22 Março 2023 Ao contrário do Jerónimo tenho dúvidas que esta personagem suscite simpatia em alguém. 2 Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 22 Março 2023 Acabou de recolher a minha simpatia. Glória e honra ao partido comunista chinês! 2 1 2 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 22 Março 2023 Citação de Ticampos, há 40 minutos: Ao contrário do Jerónimo tenho dúvidas que esta personagem suscite simpatia em alguém. Que cromo...é na Ucrania e em Taiwan... 1 2 Compartilhar este post Link para o post