HappyKing Publicado 31 Julho 2023 (editado) Citação de Elvis, há 5 minutos: Mas já estamos a colocar em causa os benefícios económicos de organizar as JMJ? O raciocínio normalmente é: Vão estar X peregrinos que vão gastar em média Y e portanto o retorno é Z. As minhas perguntas são: qual é o retorno do turismo que a cidade em anos normais tem nesta primeira semana de Agosto? Quantos turistas(que até tendem a gastar mais que os peregrinos dado que ficam alojados em unidades hoteleiras/AL e os peregrinos, muitos deles, ficarão em escolas e assim) viriam cá e deixaram de cá vir? Das pessoas que fugiram da cidade quantas viajaram para o estrangeiro gastando dinheiro lá e não cá? Isto não é colocar em causa nem deixar de colocar. É perceber melhor qual será efetivamente esse retorno no fim das contas. Editado 31 Julho 2023 por HappyKing 1 Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 31 Julho 2023 Citação de Pavel, há 39 minutos: like = respect amanhã mega p*nhetaaço em honra a estes pobres coitados graphic design is my passion 1 Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 31 Julho 2023 (editado) Citação de HappyKing, há 4 minutos: O raciocínio normalmente é: Vão estar X peregrinos que vão gastar em média Y e portanto o retorno é Z. As minhas perguntas são: qual é o retorno do turismo que a cidade em anos normais tem nesta primeira semana de Agosto? Quantos turistas(que até tendem a gastar mais que os peregrinos dado que ficam alojados em unidades hoteleiras/AL e os peregrinos, muitos deles, ficarão em escolas e assim) viriam cá e deixaram de cá vir? Das pessoas que fugiram da cidade quantas viajaram para o estrangeiro gastando dinheiro lá e não cá? Isto não é colocar em causa nem deixar de colocar. É perceber melhor qual será efetivamente esse retorno no fim das contas. https://www.lisboa2023.org/pt/artigo/pwc-portugal-divulga-impacto-da-jmj-na-economia-nacional Diria que as pessoas que desenvolveram este estudo sabem um bocadinho mais e têm acesso a mais informação do que tu. E como é lógico, é impossível saber ao certo o retorno real. Só dá para ter uma ideia genérica do intervalo dos valores e assumindo sempre bastantes pressupostos. Editado 31 Julho 2023 por Elvis Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 31 Julho 2023 Citação de Elvis, há 3 minutos: https://www.lisboa2023.org/pt/artigo/pwc-portugal-divulga-impacto-da-jmj-na-economia-nacional Diria que as pessoas que desenvolveram este estudo sabem um bocadinho mais e têm acesso a mais informação do que tu. E como é lógico, é impossível saber ao certo o retorno real. Só dá para ter uma ideia genérica do intervalo dos valores e assumindo sempre bastantes pressupostos. Não li o estudo na totalidade, li o resumo desse site e não me parece que considerem as variáveis que mencionei no sentido de, para além de contar quem cá vem, conter quem cá não está/não vem. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 31 Julho 2023 Por acaso para as terrinhas vai ser positivo, há varios grupos espalhados pelo país e a interação com os locais é sempre bom. 1 Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 31 Julho 2023 Citação de Elvis, há 22 minutos: https://www.lisboa2023.org/pt/artigo/pwc-portugal-divulga-impacto-da-jmj-na-economia-nacional Diria que as pessoas que desenvolveram este estudo sabem um bocadinho mais e têm acesso a mais informação do que tu. E como é lógico, é impossível saber ao certo o retorno real. Só dá para ter uma ideia genérica do intervalo dos valores e assumindo sempre bastantes pressupostos. "Assente numa metodologia standard (análise input-output), com base nas características da economia portuguesa, informação recolhida pela PwC em fontes públicas, histórico de edições anteriores da Jornada e junto da organização da JMJ Lisboa 2023" A que informação não pública e independente é que a PwC teve acesso? Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 31 Julho 2023 Citação de whatever, há 1 minuto: "Assente numa metodologia standard (análise input-output), com base nas características da economia portuguesa, informação recolhida pela PwC em fontes públicas, histórico de edições anteriores da Jornada e junto da organização da JMJ Lisboa 2023" A que informação não pública e independente é que a PwC teve acesso? Quem é que falou em informação não pública e independente? Só disse que provavelmente tiveram acesso a mais informação que o Happyking... Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 31 Julho 2023 (editado) Acho que o retorno a breve-prazo é inegável, e vai acontecer. Mais discutíveis seriam outros aspectos, tais como: necessidade de envolver dinheiros públicos num evento ligado a uma instituição que, pecando por defeito, pode bem ser classificada como "rica"; necessidade de usar trabalho pago a amendoins, vindo dos presos; necessidade de, estando nós num país pobre qb, andarmos com ideias megalómanas para palcos (quando por exemplo Madrid, capital de um país incrivelmente mais rico, optou por algo bem mais sóbrio); a total ausência do assunto "pedofilia na Igreja" do programa (que melhor oportunidade para abordar o assunto do que esta? Está no nome, Jornadas Mundiais da Juventude); etc. É mais por aqui, para mim. Editado 31 Julho 2023 por Ghelthon 3 Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 31 Julho 2023 Citação de HappyKing, há 26 minutos: Não li o estudo na totalidade, li o resumo desse site e não me parece que considerem as variáveis que mencionei no sentido de, para além de contar quem cá vem, conter quem cá não está/não vem. Diria que este tipo de análise considera sempre custos de oportunidade. Mas não me vou atravessar porque não estou por dentro da metodologia. Compartilhar este post Link para o post
KAralinda Publicado 31 Julho 2023 Acho que já tinha dito , mas um dos pontos de acolhimento de peregrinos no Concelho da Maia foi/é a escola da minha rua... pelo que estava com receios de confusão, barulho, imenso trânsito de autocarros ... Pelo que me disseram iam estar cerca de 400 miúdos alojados... Quarta feira passada, começaram a chegar os primeiros miúdos, e quando saí de casa, hoje para vir para o trabalho, reparei que já estavam alguns autocarros preparados para recolher alguns, para depois seguirem para lisboa... Só vos tenho a dizer que alguma confusão / musica mais alta só sexta feira à noite pq a organização decidiu organizar um arraial à portuguesa que acabou ás 2 da manhã, de resto não vi confusão. Trânsito só um desfilar ocasional de autocarros, os miúdos praticamente não saíam do recinto da escola, ou só sairam no sábado para o "gathering" que houve no Parque da Cidade... Todos os dias havia musica ambiente mas muito discreta... Calculo que possa ter havido algumas enchentes no metro, mas eu só apanhei na sexta ao fim da tarde... porque no dito arraial juntaram vários grupos de peregrinos externos à escola, possivelmente outros pontos de acolhimento do concelho e/ou pessoal que ficou alojado em casa de particulares. Resumidamente foi/está a ser pacífico... Não vi lixo na rua (a mais do que é costume), faziam bailaricos pós jantar no recinto da escola, mas sem incomodar os locais... quanto ao retorno económico imediato, não me cheira que será assim uma coisa estrondosa... não me cheira que houve grande movimento extra nos cafés/confeitarias das redondezas, provavelmente só os supermercados... acho que o grosso dos miúdos tem o dinheiro contado para os dias que vão estar cá... Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 31 Julho 2023 Já agora: JMJ em Madrid custou 50 milhões de euros e contribuintes não pagaram nada - SIC Notícias (sicnoticias.pt) Diretor das Jornadas de Madrid não entende gastos previstos para Portugal (rtp.pt) Parece-me relevante. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 31 Julho 2023 (editado) Citação de kareca, há 1 hora: Por acaso para as terrinhas vai ser positivo, há varios grupos espalhados pelo país e a interação com os locais é sempre bom. Pqp ontem à noite em Coimbra havia tanta gente aos saltos na zona do estádio. Só não parecia jogo da Académica porque esta não mete tanta gente assim nos seus jogos. Editado 31 Julho 2023 por Black Hawk 1 Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 31 Julho 2023 Citação de Ghelthon, há 4 minutos: Já agora: JMJ em Madrid custou 50 milhões de euros e contribuintes não pagaram nada - SIC Notícias (sicnoticias.pt) Diretor das Jornadas de Madrid não entende gastos previstos para Portugal (rtp.pt) Parece-me relevante. Citação de Black Hawk, há 1 minuto: Pqp ontem à noite em Coimbra havia tanta gente aos saltos na zona do estádio que só não parecia jogo da Académica porque esta não mete tanta gente assim nos seus jogos. Curiosidade, como era no tempo da PL? Também havia pouco? Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 31 Julho 2023 Citação de Elvis, há 1 hora: Quem é que falou em informação não pública e independente? Só disse que provavelmente tiveram acesso a mais informação que o Happyking... Se o critério é ter acesso a mais informação que um gajo qualquer num fórum de futebol então estamos conversados relativamente à exigência destas avaliações encomendadas. Citação de Ghelthon, há 27 minutos: Já agora: JMJ em Madrid custou 50 milhões de euros e contribuintes não pagaram nada - SIC Notícias (sicnoticias.pt) Diretor das Jornadas de Madrid não entende gastos previstos para Portugal (rtp.pt) Parece-me relevante. O ponto aqui é exactamente este, a mim pouco me interessam as contas de merceeiro dos estudos encomendados. O que acontece é que isto é outro dos exemplos da nossa sina de país de labregos, um Euro2004 que felizmente é só em Lisboa senão até em Portalegre eram capazes de se lembrar de montar um palco. Num país onde um quarto dos jovens estão em risco de pobreza vão enterrar-se milhões para receber jovens do mundo inteiro com a promessa de que isto é um grande negócio para o país. Encomendem um estudo para mostrar de que forma é que as JMJ vão contribuir para que num dos países da Europa com jovens mais qualificados estes mesmo jovens não tenham de escolher entre viver com os pais até aos 30 anos ou emigrar. 5 3 Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 31 Julho 2023 Citação de Sima01, há 3 horas: Deste o teu ponto de vista em relação ao custo dos transportes e que isso nao tinha peso na sua utilização em comparação ao automóvel. Eu apenas disse que tive que fazer escolhas e escolhi os transportes públicos em detrimento do automóvel. ... és mesmo burro chavalo 1 Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 31 Julho 2023 Basicamente estamos na presença de um mega piquenique católico organizado e bem pago pela CM de Lisboa enquanto na mesma cidade assistimos a muçulmanos a rezar em parques e na via pública porque a mesma CM colocou a nova Mesquita em banho-maria. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 31 Julho 2023 Sobre a ocupação hoteleira. 1 Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 31 Julho 2023 Citação de whatever, há 1 hora: Se o critério é ter acesso a mais informação que um gajo qualquer num fórum de futebol então estamos conversados relativamente à exigência destas avaliações encomendadas. O ponto aqui é exactamente este, a mim pouco me interessam as contas de merceeiro dos estudos encomendados. O que acontece é que isto é outro dos exemplos da nossa sina de país de labregos, um Euro2004 que felizmente é só em Lisboa senão até em Portalegre eram capazes de se lembrar de montar um palco. Num país onde um quarto dos jovens estão em risco de pobreza vão enterrar-se milhões para receber jovens do mundo inteiro com a promessa de que isto é um grande negócio para o país. Encomendem um estudo para mostrar de que forma é que as JMJ vão contribuir para que num dos países da Europa com jovens mais qualificados estes mesmo jovens não tenham de escolher entre viver com os pais até aos 30 anos ou emigrar. Onde é que já vais. A mim parece-me claro que organizar um evento destes, independentemente do teor do mesmo, dá prestígio e, até ver, ao que tudo indica, é rentável. Assim como foi o Euro 2004, independentemente de todos os problemas que surgiram. Nem sei com que lógica aparentemente consideras este evento e sua organização uma situação mutuamente exclusiva com os problemas dos jovens neste país, lol. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 31 Julho 2023 (editado) Citação de Elvis, há 1 hora: Onde é que já vais. A mim parece-me claro que organizar um evento destes, independentemente do teor do mesmo, dá prestígio e, até ver, ao que tudo indica, é rentável. Assim como foi o Euro 2004, independentemente de todos os problemas que surgiram. Nem sei com que lógica aparentemente consideras este evento e sua organização uma situação mutuamente exclusiva com os problemas dos jovens neste país, lol. Peguei num exemplo relevante "os jovens" e num dado factual "um quarto estão em risco de pobreza" para demonstrar o quão pobre Portugal é. O meu ponto, e que pelos vistos algumas pessoas têm dificuldade em compreender, é que não precisávamos de meter não sei quantos milhões nisto para obtermos essa tão apregoada rentabilidade e prestígio. Aliás, até houve um país mais rico e muito distante, que por sinal é já aqui ao lado, que há muitas décadas, há pouco mais de 10 anos, conseguiu fazer boa figura sem torrar a quantidade de dinheiro que nós estamos a fazer. Editado 31 Julho 2023 por whatever Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 31 Julho 2023 Que prestígio é que isto tem, sequer? Só soube da existência deste evento este ano (nem fazia ideia que tinha passado por Madrid), quando o pessoal se apercebeu que se estava a enterrar dinheiro público como nenhum outro país, e lá se colocou um travão nessa brincadeira. Se a Igreja Católica quer limpar a péssima imagem que tem, que o faça com o seu próprio dinheiro, e a começar com reparações financeiras às suas vítimas. Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 31 Julho 2023 E eu gostava também de perceber porque é necessário 2 locais em Lisboa para haver missas e porque motivo um deles foi feito de raiz quando o que não nos falta são locais que todos os anos conseguem levar milhares de pessoas em espetáculos. 1 Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 31 Julho 2023 Citação de JohnyM, há 28 minutos: E eu gostava também de perceber porque é necessário 2 locais em Lisboa para haver missas e porque motivo um deles foi feito de raiz quando o que não nos falta são locais que todos os anos conseguem levar milhares de pessoas em espetáculos. A zona do rock in rio (que julgo que é a que tem mais capacidade em termos de espectadores dos espectáculos que movimentam imensa gente) acolheu menos de 80mil pessoas por dia. Isto são números muito inferiores aos esperados para este evento e julgo que é óbvio que os locais habituais não servem. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 31 Julho 2023 (editado) Sim, isso do local é o menos, até porque é, tirando o potencial retorno financeiro, a única coisa que fica depois disto. Agora, a questão mantém-se: por que raio teve de ser o Estado a financiar isto, quando a Igreja Católica poderia muito bem ter pago isso do seu (grande) bolso. Editado 31 Julho 2023 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 31 Julho 2023 (editado) Citação de bmfpcdm, há 1 hora: Que prestígio é que isto tem, sequer? Só soube da existência deste evento este ano (nem fazia ideia que tinha passado por Madrid), quando o pessoal se apercebeu que se estava a enterrar dinheiro público como nenhum outro país, e lá se colocou um travão nessa brincadeira. Se a Igreja Católica quer limpar a péssima imagem que tem, que o faça com o seu próprio dinheiro, e a começar com reparações financeiras às suas vítimas. Se o user bmfpcdm só soube disto este ano é pq o evento tem pouco prestígio. Citação de whatever, há 1 hora: Peguei num exemplo relevante "os jovens" e num dado factual "um quarto estão em risco de pobreza" para demonstrar o quão pobre Portugal é. O meu ponto, e que pelos vistos algumas pessoas têm dificuldade em compreender, é que não precisávamos de meter não sei quantos milhões nisto para obtermos essa tão apregoada rentabilidade e prestígio. Aliás, até houve um país mais rico e muito distante, que por sinal é já aqui ao lado, que há muitas décadas, há pouco mais de 10 anos, conseguiu fazer boa figura sem torrar a quantidade de dinheiro que nós estamos a fazer. Totalmente de acordo. Não sei é de que forma a má gestão do projecto põe em causa a validade de decidir organizar o mesmo. E mais, mesmo com má gestão, provavelmente será rentável na mesma. Editado 31 Julho 2023 por Elvis Compartilhar este post Link para o post