Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de kareca, há 27 minutos:

Só se tiverem algum tipo de patente, porque custa-me a perceber como a maior construtora do mundo (ou quase isso) fica com uma unidade parada 2 meses porque uma fábrica na Eslovénia inundou.

vives por baixo de uma pedra? O que é que achas que aconteceu durante os lockdowns da China? O capitalismo é isto, habituem-se

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, Agora:

vives por baixo de uma pedra? O que é que achas que aconteceu durante os lockdowns da China? O capitalismo é isto, habituem-se

2020 foi o 3º melhor ano de sempre da VW.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 13 minutos:

2020 foi o 3º melhor ano de sempre da VW.

por acaso fui pesquisar e não encontro nada disso, até vejo precisamente o contrário

de qualquer maneira estou a falar no geral, a indústria ocidental parou por completo sempre que um novo lockdown era anunciado na China. Nos casos que conheço, das bicicletas, aqui em Portugal, houve fábricas (plural) a libertar 100 temporários de uma vez para os recontratar quando o pessoal voltou ao trabalho na China. Há menos de um ano houve empresas grandes a fazer uma paragem semanal por causa disso. O que não falta por aí são gigantes ocidentais completamente dependentes de uma única fábrica de matéria prima

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 1 hora:

Como a auto europa está dependente de apenas um fornecedor?

É bastante comum, não é só a Autoeuropa.

As peças são bastante específicas e fabricadas para aquele modelo/produto. Cada fornecedor e até fábrica diferente envolve todo um processo de validação das peças e dos processos e ferramentas de fabrico, e não são validações rápidas. É raro haver mais do que um fornecedor numa peça.

O que normalmente acontece - ou devia - é uma empresa encomendar peças de forma a ter sempre stock que dure pelo menos um par de semanas ou até meses para o caso de haver alguma quebra por uma razão qualquer. Só que a pandemia arruinou os stocks todos.

Editado por JGabriel

Compartilhar este post

Link para o post

Para bem das centenas (ou milhares) de pessoas que dependem da Autoeuropa espero bem que a paragem não seja mais prolongada que isso

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, Em 29/08/2023 at 11:45:

Por acaso nunca assisti a nada do género com os meus professores, tive sorte talvez.

Professor Leon. Ask around. E sim, também obrigava a comprar o livro dele, e quem tinha mini-saia tinha sempre uma nota alta.

E era um borra-botas. Já nem vamos pegar em membros da direção de curso de CC, por exemplo.

Editado por Bashir
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 9 horas:

A notícia é do início de 2021 🙂

se fores fazer uma pesquisa mais atualizada, vais ver que neste momento já é o 5o melhor ano. E tem uma explicação: a produção em série do T-Roc começou em 2017 (2017 foi ano de ramp-up). Antes da vinda do T-Roc, a Autoeuropa era uma planta que não produzia high runners. O Scirocco era de baixa produção, a Sharan e Alhambra eram de um segmento completamente diferente com menor produção também, mas não a mesma quantidade que o T-Roc. 

Assim, na verdade, 2020 foi o 3o melhor ano de 2018 a 2020, mas também foi o 5o melhor se considerarmos o período entre 2018 e 2022.

2021 melhor que 2020:

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/amp/producao-de-carros-em-portugal-sobe-97-em-2021-14499899.html

2022 melhor que 2021:

https://www.razaoautomovel.com/noticias/producao-automovel-portugal-2022/

5E8D1E63-6F4E-4F39-AE80-60FA7AA22481.jpeg

Citação de JGabriel, há 9 horas:

É bastante comum, não é só a Autoeuropa.

As peças são bastante específicas e fabricadas para aquele modelo/produto. Cada fornecedor e até fábrica diferente envolve todo um processo de validação das peças e dos processos e ferramentas de fabrico, e não são validações rápidas. É raro haver mais do que um fornecedor numa peça.

O que normalmente acontece - ou devia - é uma empresa encomendar peças de forma a ter sempre stock que dure pelo menos um par de semanas ou até meses para o caso de haver alguma quebra por uma razão qualquer. Só que a pandemia arruinou os stocks todos.

Acontece quando tens mercados muito diferentes. Por vezes, para o mercado chines, europeu e americano podes ter linhas de montagem em geografias completamente diferentes e teres fornecedores de componentes diferentes (devido a questões logísticas).

No caso do T-Roc, produz-se na AE pra todo o mundo (excepto China, que tem o seu próprio T-Roc, e o modelo Cabrio que é produzido em Pamplona). Relativamente ao Cabrio, certamente passará o mesmo problema, mas é um carro de muito baixa produção, não deixa mossa.

Compartilhar este post

Link para o post

Governo dos Açores quer pagar 40% do salário aos jornalistas regionais que ganhem até €1500. José Manuel Bolieiro. O Governo regional dos Açores quer pagar 40% dos salários dos jornalistas que trabalhem na região e ganhem até €1500 euros líquidos por mês com um contrato sem termo.

https://expresso.pt/politica/2023-08-29-Governo-dos-Acores-quer-pagar-40-do-salario-aos-jornalistas-regionais-que-ganhem-ate-1500-26774106

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 15 horas:

Mete genuinamente pena o estado atual do PSD.

Noruega, Reino Unido, Suíça, Áustria, Dinamarca, França, Alemanha, Irlanda, Holanda e por aí fora já não dormem hoje por serem Salazaristas. 

As declarações são profundamente infelizes, mas não são mentirosas. O regime salazarista impôs o congelamento das rendas, salvo erro, em Lisboa e no Porto, com o objectivo de controlar a inflação. Após o 25 de abril, se não me engano, a medida foi estendida ao resto do país, com os resultados catastróficos no centros das cidades que se sabem. 

Resumindo, esse cavalheiro do PSD tem razão no que diz, mas não o devia ter dito, primeiro, porque os objectivos do Salazar eram distintos dos do mais habitação, segundo, porque as medidas estão muito longe, agora e no tempo da ditadura, de serem fascistas ou ditatoriais e a colagem fica mal e, terceiro, porque se devia ter focado nos resultados catastróficos dessas medidas e não no seu autor.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 22 minutos:

As declarações são profundamente infelizes, mas não são mentirosas

Pois não, daí eu dizer que Noruega, Reino Unido, Suíça, Áustria, Dinamarca, França, Alemanha, Irlanda, Holanda e mais uma catrefada de países (só na UE eram até há pouco tempo 13, salvo erro) também são salazaristas dado que também tem o mesmo mecanismo de controlo. 

Eu não sei se o Salazar comeu uma napolitana algures numa quinta feira por volta das 10 horas mas se o fez então o meu pequeno almoço hoje foi salazarista.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, Em 29/08/2023 at 11:45:

Por acaso nunca assisti a nada do género com os meus professores, tive sorte talvez.

Nos meus tempos de faculdade, a FDL, havia várias queixas e muitos rumores. Eu nunca assisti a nada, mas há pouco tempo foi aberta uma investigação itnerna e sei de uns quantos professores que foram corridos. Aliás, isto foi amplamente difundido nos media, não foi há muito tempo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, Em 29/08/2023 at 19:47:

Já fiz vários posts neste tópico sobre este assunto. E do facto de ele, ou andar a ser groomed para, ou tentou só de facto imitar o atual PR.

https://www.publico.pt/2023/08/27/politica/noticia/marques-mendes-admite-candidatarse-presidencia-republica-2061405

se aparece o Paulo Portas volta logo atrás com as ideias.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é extraordinário a vários níveis:

1) Tendo em conta que a vastíssima maioria das coisas é uma questão menor do que a guerra, daqui em diante só se fala da guerra.

2) A pessoa que comenta tudo o que é assunto, com ou sem relevância, na praia ou a comer um gelado, ter a lata de dizer uma coisa destas.

3) Isto vindo da pessoa que teve a opinião que teve sobre os abusos na igreja.

Marcelo a ser Marcelo. Este segundo mandato é um mimo.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 9 horas:

As declarações são profundamente infelizes, mas não são mentirosas. O regime salazarista impôs o congelamento das rendas, salvo erro, em Lisboa e no Porto, com o objectivo de controlar a inflação. Após o 25 de abril, se não me engano, a medida foi estendida ao resto do país, com os resultados catastróficos no centros das cidades que se sabem. 

Resumindo, esse cavalheiro do PSD tem razão no que diz, mas não o devia ter dito, primeiro, porque os objectivos do Salazar eram distintos dos do mais habitação, segundo, porque as medidas estão muito longe, agora e no tempo da ditadura, de serem fascistas ou ditatoriais e a colagem fica mal e, terceiro, porque se devia ter focado nos resultados catastróficos dessas medidas e não no seu autor.

O meu avô quando emigrou no início dos anos 60, poupou algum e comprou uma habitação no Funchal que pôs a alugar. Quando nos anos 70 a minha mãe se deslocou ao Funchal para estudar no Secundário já pagava mais pelo quarto que alugou, do que a renda congelada duma casa inteira. A renda ficou congelada para todo o sempre (ou com aumentos irrisórios, já não me lembro bem) e só no final dos anos 90 quando os inquilinos faleceram (já depois do meu avô também ele falecer) então a família vendeu a casa completamente degradada por uma ninharia.

Tudo isto para dizer que um modelo de completo congelamento de rendas não funciona degradando a oferta habitacional e até é potencialmente injusto para quem investiu... mas o modelo atual claramente também não funciona, com os preços absurdos das casas e das rendas e as dificuldades que colocam a toda a gente, e até a inércia económica que causa devido às pessoas não terem liberdade de se deslocarem por não encontrarem habitação acessível em lado nenhum. Passamos do 8 para o 80, dum modelo de protecionismo exagerado aos inquilinos, para um modelo extrativo em que as pessoas que são proprietárias exploram as pessoas que não têm alternativa senão alugar, com barreiras cada vez mais altas a impedir dar o salto de se tornar proprietários. Neste tema até concordo um pouco com a esquerda, pois deveria haver mais habitação pública com mínimo de qualidade para a classe média, deveria haver maior controle ao alojamento local, deveria haver talvez uma limitação mais restrita de % do aumento das rendas, mas é preciso também ter algum cuidado para não ir demasiado na direção oposta pois o desincentivo ao investimento também não é o ideal como o passado indica...

De certo modo as condições atuais são particularmente complexas, devido à liberalização do mercado internacional, ao facto deste problema da habitação ser global, e de em Portugal haver a agravante de termos ordenados de m*rda para a Europa e sermos um destino privilegiado para os Europeus devido ao bom tempo e tudo o que o nosso país tem de bom... O que quero dizer com isto é que Portugal podia (e deveria) tomar medidas mas estas não iriam conseguir resolver completamente o problema atual, pois parte do problema também é situacional relativo às circunstâncias atuais.

Editado por noikeee

Compartilhar este post

Link para o post

Mas ninguem ainda percebeu que o problema 'e que nao existem casas suficientes (devido a nao se ter praticamente construido nos ultimos anos)? Que se construam casas que o problema fica resolvido rapidamente (pelo menos tao rapido quanto durar construir).

Congelar rendas em 1960 e 1970, contribuiu significativamente tambem para o que esta a acontecer passados 50 anos mas nao tanto como a ausencia de casas novas, sobretudo na AML e no grande Porto.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 18 minutos:

Mas ninguem ainda percebeu que o problema 'e que nao existem casas suficientes (devido a nao se ter praticamente construido nos ultimos anos)? Que se construam casas que o problema fica resolvido rapidamente (pelo menos tao rapido quanto durar construir).

Congelar rendas em 1960 e 1970, contribuiu significativamente tambem para o que esta a acontecer passados 50 anos mas nao tanto como a ausencia de casas novas, sobretudo na AML e no grande Porto.

O problema é quem vai construir essas casas. No modelo atual os construtores só o fazem para um sector mais alto

Ou se corta burocracias, ou se torna mais apetecível a construção para um sector mais intermédio duma outra forma qualquer, ou o estado que tome conta dessa construção extra

Também convém ser feito de forma que respeite o ambiente, o ordenamento do território etc.. atenção tou a disparar para o ar não percebo nada disto

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 10 minutos:

Alguém com acesso ao artigo completo? @Lebohang?

Só para garantir que isto é meme.

Oxalá que sim. Precisamos de mais gente parva 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 7 minutos:

Que personagem

Citação de Gilberto Carlos, há 1 minuto:

Oxalá que sim. Precisamos de mais gente parva 

Entretanto já li a comentarem que é ironia.  É uma pena. Podia ser que se concentrasse na candidatura e deixasse o Eixo do Mal.

Bom bait do expresso.

• Triste 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 3 minutos:

É pá, mas aquele Miguel Prata Roque não se farta de passar vergonhas nas redes sociais e mass media?

Eu acho que é fetiche mesmo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...