Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Não concordando com a forma de protesto, a cor verde ajustou-se. Deve haver pouca coisa mais "greenwashing" que um evento sobre transição climática patrocinado pela Galp e EDP.

Também é muito engraçado que um ministro levar com tinta tenha mais destaque televisivo no burgo que as próprias alterações climáticas e os efeitos das mesmas. 

Apesar disso, esteve muito bem o Duarte Cordeiro na reação.

Editado por HappyKing
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 1 hora:

Isso é muito giro, mas o impacto real é 0.

Ao menos, não estragaram arte. 

Ao menos tentam fazer algo, props para isso.

Nada faz alterar esse problema, especialmente se existe dinheiro a ganhar com isso. Há quantas décadas se anda nessa luta?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 44 minutos:

Deve haver pouca coisa mais "greenwashing" que um evento sobre transição climática patrocinado pela Galp e EDP.

Mas é suposto recusar-se o dinheiro de uma empresa que está a patrocinar um debate/iniciativas sobre as alterações climáticas? 

Greenwashing, hoje em dia, há em todo o lado. Tal como também já há aproveitamento da causa LGBT para fins lucrativos. Mas: só cai quem quer e, não obstante, melhor fingirem, que nem isso. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jpa, há 25 minutos:

Mas é suposto recusar-se o dinheiro de uma empresa que está a patrocinar um debate/iniciativas sobre as alterações climáticas? 

Mas aí estás do lado de quem organiza. Agora que existem empresas, muitas delas poluentes de forma significativa, que utilizam este tipo de patrocínio para limpar a sua imagem nesse aspeto parece-me evidente. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

Não concordando com a forma de protesto, a cor verde ajustou-se. Deve haver pouca coisa mais "greenwashing" que um evento sobre transição climática patrocinado pela Galp e EDP.

Também é muito engraçado que um ministro levar com tinta tenha mais destaque televisivo no burgo que as próprias alterações climáticas e os efeitos das mesmas. 

Apesar disso, esteve muito bem o Duarte Cordeiro na reação.

Não concordo nada com o bold. Vejo muitas notícias, reportagens e/ou crónicas sobre os impactos das alterações climáticas 

Citação de Ghelthon, há 7 minutos:

Falar sentado é sempre mais fácil.

(E isto aplica-se também a mim, atenção.)

Sinceramente, não há nada que pudesses fazer. No máximo, meter a cruzinha num partido "verde" e rezar para que ele ganhe as eleições.

E, mesmo assim, só Portugal teria um efeito perto do 0.

É preciso uma concertação global que, só vejo a acontecer, se o @Che chegar a uma reunião do G20 e sequestrar aquela gente toda 

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 11 minutos:

Mas aí estás do lado de quem organiza. Agora que existem empresas, muitas delas poluentes de forma significativa, que utilizam este tipo de patrocínio para limpar a sua imagem nesse aspeto parece-me evidente. 

Mas não vais resolver a questão ambiental contra eles. Têm que estar envolvidos na solução.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

Mas não é esse o objetivo deles quando sujam coisas ou se colam?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 21 minutos:

Não concordo nada com o bold. Vejo muitas notícias, reportagens e/ou crónicas sobre os impactos das alterações climáticas

Tiveste os canais todos por cá a falar sobre isto a manhã toda. Tens notícias por cá quando a Greta faz alguma coisa ou aqueles jovens em Itália mandaram tomate ou coisa parecida contra as obras de arte. No resto fala-se pouco quanto a mim tendo em conta a gravidade da situação.

Citação de kareca, há 16 minutos:

Mas não é esse o objetivo deles quando sujam coisas ou se colam?

Alertar para o tema? Acredito que sim. Mas esse destaque que hoje aconteceu não creio que vá resultar em mudanças significativas nos canais generalistas/informativos. Hoje falou-se sobre o ministro, amanhã ninguém fala sobre as alterações climáticas. Quanto muito falam para referir a notícia do ministro do dia anterior. 

Citação de Pan, há 19 minutos:

Mas não vais resolver a questão ambiental contra eles. Têm que estar envolvidos na solução.

E mesmo que isso seja verdade não deixa de ser verdade o que referi - pagam, e não é pouco, para limpar a sua imagem. 

Citação de Puto Perdiz, há 52 minutos:

75% da energia produzida pela edp vem de renováveis.

E isso não faz com que deixem de ter duas centrais no top 10 dos mais poluidores.

Refinaria da Galp lidera lista dos maiores poluidores de Portugal em 2022 - SIC Notícias (sicnoticias.pt)

Dez maiores poluidores em Portugal aumentam em 18% emissões de CO2 - Ambiental - Jornal de Negócios (jornaldenegocios.pt)

mw-616

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 10 minutos:

Mas esse destaque que hoje aconteceu não creio que vá resultar em mudanças significativas nos canais generalistas/informativos.

Não estou a ver como este tipo de ação resultaria alguma vez nessa mudança.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jpa, há 2 horas:

Que sentido faz, por exemplo, aceitar um patrocínio do Chega (nem sei se seria legal, mas vamos supor que sim) numa conferência sobre etnias e migrações? Que sentido faria ter, nos States, a NRA a patrocinar um debate sobre a melhor maneira de apertar a lei das armas no país?

Podia dar mais exemplos, mas acho que percebes onde quero chegar.

Citação de Petar Musa, há 1 hora:

Sinceramente, não há nada que pudesses fazer. No máximo, meter a cruzinha num partido "verde" e rezar para que ele ganhe as eleições.

E, mesmo assim, só Portugal teria um efeito perto do 0.

É preciso uma concertação global que, só vejo a acontecer, se o @Che chegar a uma reunião do G20 e sequestrar aquela gente toda 

Já debatemos isto aqui, claro que no nosso quintal não resolvemos nada. Mas sentados no sofá resolvemos ainda menos.

Citação de Pan, há 1 hora:

Certo, mas há que atrair atenção para o assunto de alguma forma. Provavelmente haverá outras melhores, mas não consigo criticar quem age.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Espetacular a reação do Chega, quero dizer IL, sobre o acordo do PSD + CDS/PP com o PAN na Madeira.

IL diz que o PSD preferiu "via sectária", "dirigista", "animalista" e "inimiga do mundo rural

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 8 horas:

Já agora, só uma coisa que me anda a incomodar quanto à análise laranja destas eleições e das suas caixas de ressonância. "vitória expressiva", "confiança quase absoluta" no PSD, e coisas do género. Bem, 58399 votaram na coligação mas 77014 votaram contra eles. Se os resultados mesmo assim dessem maioria absoluta eu ainda percebia tais declarações, mas isto é apenas uma lavagem clara de que a população madeirense já não é maioritariamente favorável a um governo PSD, que o povo não quer acordos nem acordinhos para maiorias absolutas e que se a oposição finalmente aparecer daqui a 4 anos não há governo PSD para ninguém. Este deve ser o pior resultado de sempre do PSD na região e todo este circo sobre a vitória apenas mascara a realidade, com a colaboração da comunicação social.

E mais uma curiosidade regional... https://www.dnoticias.pt/2023/9/26/376683-auditoria-arrasa-gestao-da-junta-de-sao-martinho/ . E quanto a estes penso que será o primeiro de muitos casos se decidirem mexer naquilo.

EDIT: Apenas uma palavra ao AJJ que parece ser o único lúcido quanto ao resultado destas eleições.

Foi o pior resultado do psd+cds de sempre. De longe.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 34 minutos:

Espetacular a reação do Chega, quero dizer IL, sobre o acordo do PSD + CDS/PP com o PAN na Madeira.

IL diz que o PSD preferiu "via sectária", "dirigista", "animalista" e "inimiga do mundo rural

E são o adulto na sala. O adulto esquizofrénico que parte uma esplanada inteira depois de beber uma média porque corta o efeito dos medicamentos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 1 hora:

É bastante injusto escrever isso assim, quando o que eles dizem vai bem mais longe que isso e há poucas coisas a discordar.

É óbvio que o PSD escolheu o caminho mais fácil e onde as concessões seriam mínimas ou de pouco impacto, claramente escolhendo um partido que prefere ver aprovadas umas medidas que incidem sobre os animais ou umas taxas turísticas do que honrar o voto contra o sistema instaurado pelo PSD. Basta ver que nas grandes causas contra o governo (estrada das ginjas e teleférico do curral da freiras) o PAN já fez questão de assobiar para o lado e de não assumir frontalmente que será contra como sempre foi.

Editado por smashing_pumpkin

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 46 minutos:

Foi o pior resultado do psd+cds de sempre. De longe.

Isto inclui o PS também, mas é engraçado ver.

Compartilhar este post

Link para o post

Sdds de quando a classe operária dava sopapos aos políticos

Agr manda-se tinta verde e o gajo continua lá na entrevista na boa. Portugal ❤️

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 2 horas:

Nada faz. Isso não invalida que não se faça nada. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 3 horas:

Nesta fase é complicado abdicar dessas centrais. Fazê-lo, só iria tornar Portugal ainda mais dependente de importação de energia.

Ainda não vejo solução para abdicar das centrais térmicas, pelo menos enquanto garantia da estabilidade do sistema e flexibilidade de produção.

Não sendo a EDP tem de ser outra. Não existem é condições para retirar essas centrais de funcionamento.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 19 minutos:

https://www.edp.pt/origem-energia/

Estou um pouco confuso

Sao coisas diferentes. Uma coisa é energia produzida, outra é energia consumida pelos clientes.

A EDP produz energia e vende a mercado. Da mesma maneira que para comercializar, tem de comprar ao mercado. Ou seja, os clientes EDP não consomem diretamente energia produzida pela EDP. E a EDP também não escolhe a que tecnologia do mix compra energia.

Para além disso, a EDP produz energia em Portugal e mais numa data de países. Esses dados de consumo são referentes a Portugal. Deixo aqui um link em que podem ser consultados os dados de consumo de Portugal.

https://datahub.ren.pt/pt/eletricidade/balanco-mensal/

• Like 7

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 5 horas:

O que explica também o motivo pelo qual fizeram o protesto. A não ser que sejamos todos Cotrims e achemos que isto é tudo uma agenda exige-se uma resposta mais rápida a todos os membros capazes de tomarem decisões e uma maior atenção da sociedade como um todo nomeadamente a comunicação social. O que se tem feito, face a urgência, é pouco. 

____

Outra coisa fascinante que ocorre sempre quando este tipo de protestos ocorrem é o argumento de que estes jovens tinham que recuar aos tempos antes de Cristo porque não podem usar telemóvel nem coisas que tais. Tão fascinante quanto parvo. 

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post

Eu diria que a Galp e a EDP são as mais interessadas em liderar uma transição energética, a estarem na frente dessa transição, a serem os primeiros a conseguirem produzir mais energia renovável, a conseguirem o máximo de contratos e inovações. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...