Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

eu andava com ele no porta bagagens porque me esquecia de tirar, mas é considerado arma branca e a polícia já atrofiou com um colega meu por isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Vejo é uma grande divisão nos protestos a nível geracional.

Por um lado, o pessoal mais novo quase unicamente protesta sobre o clima e o average joe da minha idade, esta mais preocupado com ordenados baixos e redução na qualidade de vida.

Acho que é aqui de mora a pouca empatia tambem destes protestos por parte do average joe. Nao quer dizer que as questões climáticas nao sejam importantes mas para que estes protestos sejam mais fortes, teríamos que nos unir como povo, partilhando dores comuns.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 6 minutos:

Perguntei porque acho estranho que alguém ande com sticks no carro. 

Não é assim tão estranho quanto isso, o que não faltam são malucos com tacos de basebol e sticks de hóquei no carro para andar à mocada se for preciso. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedropb13, há 1 minuto:

Não é assim tão estranho quanto isso, o que não faltam são malucos com tacos de basebol e sticks de hóquei no carro para andar à mocada se for preciso. 

Eu tenho amigos que jogavam hóquei e, tal como o Pavel, disse, só nos dias de treino andavam com aquilo porque a polícia chateava.

Mas há anormais para tudo, é verdade 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pavel, há 6 minutos:

então acabas por entrar no que o @HappyKing disse, o que é um protesto válido? se é manif na rua é pq um gajo partiu não sei o quê, que interessa literalmente 0 a qualquer average joe, se são protestos estratégicos como este é porque incomoda os horários da malta, se é ao ministro é porque são uns mal educados sem maneiras, se trancam a porta da galp, é porque são uns arruaceiros que não deixam as pessoas trabalhar. 

eu percebo o que estás a dizer mas acima de tudo o average joe também precisa de se inteirar, pelos vistos.

Se calhar está aí um bom começo e a minha resposta ao teu comentário e do HappyKing mais acima. 

Fez muito mais o Bordalo pelo alojamento com a sua "exposição" e arte na rua junto da faixa etária entre os 15 e os 35/40 do que a manifestação que uns atrasadinhos decidiram estragar por exemplo. 

Há que educar primeiro. 

Há que mostrar ao Alberto Ferreira, que perde menos tempo e dinheiro se apanhar o metro para ir de Olivais para a Alameda do que se levar o carro (não faço ideia se o que disse está certo, não conheço o metro) mas é só para dar um exemplo que algumas pessoas não têm noção que se deslocarem de outra maneira em vez do carro até poupam tempo. 

Isso é muito mais importante do que estas tretas que poderia correr mal nem que fosse só pelo facto de estarem a invadir a pé uma estrada em que as pessoas conduzem mal como tudo. 

Compartilhar este post

Link para o post

adoro a postura daqueles zés que se nota perfeitamente que viram na cabeça deles que este era o momento da vida com que tanto sonharam para andarem ali em manada a mostrarem o quão machos são, há ali uns que se vê que na cabeça deles até lhes cresceu uns cm a p*cha

• Like 9
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pavel, Agora:

então acabas por entrar no que o @HappyKing disse, o que é um protesto válido? se é manif na rua é pq um gajo partiu não sei o quê, que interessa literalmente 0 a qualquer average joe, se são protestos estratégicos como este é porque incomoda os horários da malta, se é ao ministro é porque são uns mal educados sem maneiras, se trancam a porta da galp, é porque são uns arruaceiros que não deixam as pessoas trabalhar. 

eu percebo o que estás a dizer mas acima de tudo o average joe também precisa de se inteirar, pelos vistos.

Mas eu não disse nada contra a montra da Era ou da Remax ou tão pouco a tinta verde (este segundo foi incrível e deviam fazer mais). Só estou a falar deste protesto em especifico. Eu se tivesse ali preso no trânsito por causa deles, não ia ter simpatia nenhuma pela causa.

O protesto é válido, qualquer protesto é válido, mas precisas de ter 2 dedos de testa para saber onde e como protestar. Se o objetivo era ganhar anti corpos, parabéns, foram bem sucedidos. Se o objetivo era alarmar e alertar as pessoas para esse real problema, passou completamente ao lado de quem efetivamente vivenciou o protesto. 

O average Joe está inteirado da situação, hoje em dia devem existir poucas pessoas que não saibam as reais consequencias daquilo que estamos a viver e o inferno que nos espera (a não ser que sejam da IL), agora, mais importante para ele é não levar ripadas dos patrões por chegar tarde ao trabalho. Ou achas que se tu tivesses ali preso no trânsito, o average patrão dizia-te "sem problemas pavelito, não te preocupes por chegares atrasado, afinal de contas essas coisas acontecem, só por causa disso, agora é tudo teletrabalho. o protesto mudou a minha visão".

Volto a dizer, isto não justifica aqueles comportamentos idiotas, mas fazer protestos na via mais movimentada do país em hora de ponta, onde já anda tudo stressado porque estão atrasados e ainda apanham com trânsito causado por 5 ou 6 jovens.

O meu ponto é só este. Percebi a ideia, é válida, mas não traz benefícios nenhuns para a causa, muito pelo contrário.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 22 minutos:

Sinceramente, as pessoas querem é chegar ao emprego para terem o que comer todos os dias.

Quem está em risco de não comer por chegar atrasado um dia ao trabalho não está ali na fila, provavelmente às 9 da manhã até já acabou de trabalhar para os machos do trânsito terem a secretária limpa para fazer o seu trabalho irrelevante.

• Like 2
  • Concordo! 6

Compartilhar este post

Link para o post

Independentemente da minha simpatia para com quem adere aos protestos da moda, que não é muita, acho sempre graça ao quadro negro que pintam das pessoas que estão a morrer à fome na 2ª circular a caminho do trabalho. Com o trânsito que tem estado em Lisboa desde que o pessoal voltou de férias, se ainda estavam àquela hora na 2ª circular de certeza que têm sido mais os dias que chegam atrasados dos que os que chegam a horas.

• Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post

Citação de Jimpo, há 9 minutos:

Se calhar está aí um bom começo e a minha resposta ao teu comentário e do HappyKing mais acima. 

Fez muito mais o Bordalo pelo alojamento com a sua "exposição" e arte na rua junto da faixa etária entre os 15 e os 35/40 do que a manifestação que uns atrasadinhos decidiram estragar por exemplo. 

Há que educar primeiro. 

Há que mostrar ao Alberto Ferreira, que perde menos tempo e dinheiro se apanhar o metro para ir de Olivais para a Alameda do que se levar o carro (não faço ideia se o que disse está certo, não conheço o metro) mas é só para dar um exemplo que algumas pessoas não têm noção que se deslocarem de outra maneira em vez do carro até poupam tempo. 

Isso é muito mais importante do que estas tretas que poderia correr mal nem que fosse só pelo facto de estarem a invadir a pé uma estrada em que as pessoas conduzem mal como tudo. 

eu com o inteirar não era num sentido negativo, era mesmo de compreender as reais consequências e que, no fundo, isto é um assunto importante para todos (que é a parte que também não concordo com o Almeno, porque há tanta mas tanta gente que não quer saber e tão pouco tenta aprender seja o que for sobre este tema). mas é exatamente o "podia correr mal" que dá efetividade a um protesto deste tipo, é uma questão de impacto.

Citação de Almeno, há 9 minutos:

Mas eu não disse nada contra a montra da Era ou da Remax ou tão pouco a tinta verde (este segundo foi incrível e deviam fazer mais). Só estou a falar deste protesto em especifico. Eu se tivesse ali preso no trânsito por causa deles, não ia ter simpatia nenhuma pela causa.

O protesto é válido, qualquer protesto é válido, mas precisas de ter 2 dedos de testa para saber onde e como protestar. Se o objetivo era ganhar anti corpos, parabéns, foram bem sucedidos. Se o objetivo era alarmar e alertar as pessoas para esse real problema, passou completamente ao lado de quem efetivamente vivenciou o protesto. 

O average Joe está inteirado da situação, hoje em dia devem existir poucas pessoas que não saibam as reais consequencias daquilo que estamos a viver e o inferno que nos espera (a não ser que sejam da IL), agora, mais importante para ele é não levar ripadas dos patrões por chegar tarde ao trabalho. Ou achas que se tu tivesses ali preso no trânsito, o average patrão dizia-te "sem problemas pavelito, não te preocupes por chegares atrasado, afinal de contas essas coisas acontecem, só por causa disso, agora é tudo teletrabalho. o protesto mudou a minha visão".

Volto a dizer, isto não justifica aqueles comportamentos idiotas, mas fazer protestos na via mais movimentada do país em hora de ponta, onde já anda tudo stressado porque estão atrasados e ainda apanham com trânsito causado por 5 ou 6 jovens.

O meu ponto é só este. Percebi a ideia, é válida, mas não traz benefícios nenhuns para a causa, muito pelo contrário.

Eu sei que não estavas a falar desses casos em especifico, mas acabas por ir lá ter no sentido de que é extremamente fácil desconsiderar manifestações/protestos pelas razões mais estúpidas (e ainda mais irrelevantes ao average joe do que as próprias alterações climáticas). Mas quais são esses anti-corpos? Os ministros vão fazer ainda menos? o pessoal vai ignorar ou ficar um bocadinho mais revoltado? nada muda e caminhamos exatamente na mesma direção que estamos se nada mudar? os anticorpos são irrelevantes porque as consequências vão muito para além disso.

Editado por Pavel

Compartilhar este post

Link para o post

A inocencia das pessoas que isto vai ter algum impacto em quem quer que seja.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

está aqui o exemplo perfeito de qnd escrevi aqui algures de q há pessoas q deviam de ser proibidas de sair à rua

vamos combinar a partida cmpt de hoquei em patins

Compartilhar este post

Link para o post

Este episódio tem sido fascinante pelas reações nas redes. Quando atiraram tinta contra o Duarte Cordeiro existiu protestos em uníssono sobre uma violência inaceitável (e bem). Quando se mandam pontapés e se anda de stick de hóquei para pessoas saírem do meio do caminho as reações da maioria das pessoas é: só se perderam as que ficaram por dar e coisas do estilo. Só valentões com vontade de bater em miúdos. Bastante curioso. 

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post

@lucho^ não sei como é que alguém minimamente informado pode achar que os médicos são preguiçosos ou mercenários. Como eu já disse aqui, o simples facto de haver uma lei que limita as horas extra que um médico pode fazer diz imenso sobre o assunto.

Vai morrer gente? Claro. Mas a culpa não é dos médicos, é de quem não lhes paga justamente e de quem não contrata gente suficiente. E se em tempos essa desculpa até colava, hoje é difícil acreditar que o problema seja falta de dinheiro.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pavel, há 1 hora:

claro que os machoes tiveram de intervir 

https://x.com/franciscom_2510/status/1709133471942164824?s=46&t=sZAPsFVDX7GvnZP0xJR3Kw

que homens que personalidade a arrastar adolescentes e jovens adultos na estrada ❤️ gentinha de m*rda. deixa lá ver se vamos estar a semana toda a falar de violência 

é pessoal que gosta bue de ir trabalhar, verdadeiros hustlers :99_muscle:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

Até de stick de hóquei foram, sim senhor. 

Como diz o velho provérbio chinês: Por um jovem ativista parado na estrada perdeu-se um treino, por um treino falhado perdeu-se uma jogada estudada, por uma jogada estudada falhada perdeu-se um jogo e por um jogo perdido falhou-se a conquista do Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 49 minutos:

@lucho^ não sei como é que alguém minimamente informado pode achar que os médicos são preguiçosos ou mercenários. Como eu já disse aqui, o simples facto de haver uma lei que limita as horas extra que um médico pode fazer diz imenso sobre o assunto.

Vai morrer gente? Claro. Mas a culpa não é dos médicos, é de quem não lhes paga justamente e de quem não contrata gente suficiente. E se em tempos essa desculpa até colava, hoje é difícil acreditar que o problema seja falta de dinheiro.

Mas pela prorrogativa e má comunicação (às vezes até minha, faço mea culpa), parece que é intencional que morra gente, que não é. O INEM tem escalas desfalcadas, há falta de viaturas, há hospitais de referência com urgência fechada por falta de pessoal. É por aí.

O dinheiro está mal empregue. Para os profissionais, não há dinheiro. Volto a repetir, acho que isto não vai mudar nada nos salários. Já na última negociação, nos tempos da troika, os médicos ficaram a ganhar "mais" (aka não tiveram corte nos salários), porque mantiveram os contratos de 40h, em vez de serem reduzidos às 35h como toda a função pública. Neste momento impõe-se pior: subida de salário mas uma subida brutal nas horas de trabalho e condições de trabalho. Se formos a ver, a subida no valor-hora de trabalho não chega a 3%, e os médicos arranjam alternativa ou então não estão para se chatear e dedicam-se à vida famíliar. Ainda o mês passado um amigo meu disse-me "achas que vou passar 12h dum domingo a trabalhar por 110€?" e realmente não faz grande sentido, se temos comida na mesa e um tecto em casa.

Eu até ao ano passado fiz ou natal ou ano novo (durante 3 anos seguidos) a ganhar cerca de 264€ líquidos em 24h. Para quê? Porque os doentes merecem? Merecem sim, mas a minha família e a minha saúde mental têm prioridade neste momento. Atravessamos um momento que levou muita (se não toda) gente ao limite, com a pandemia. No ano seguinte não deixaram gozar os dias de férias a mais, nem estes sequer foram pagos. Se isto não é gozar com as leis do trabalho e com a classe, não sei que mais podem fazer.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Sou defensor da causa ambientalista mas esta manifestação em concreto foi uma grande estupidez.

Acredito que a população em geral verá a manifestação como um meme. As pessoas que às vezes conduzem naquela estrada àquela hora vão provavelmente identificar-se com o sentimento dos automobilistas impactados hoje, mesmo que não defendendo a violência. E os automobilistas impactados hoje provavelmente tornaram-se (ou já eram, alguns) grunhos anti-ambientalistas.

O impacto líquido para a causa parece-me claramente negativo.

Compartilhar este post

Link para o post

Vi o video e aqueles manifestantes nem adultos parecem ser, como é que alguém tem coragem de arrastar e ameaçar de porrada aquelas crianças

Palavra também para os pais que deixam os filhos fazer isso sabendo a quantidade de mentecaptos que há por ai

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Esses putos que fecharam a estrada têm de se mentalizar que vão morrer ou asfixiados ou à sede. 

Não há nada a fazer por eles, há muito a fazer por nós. Tentar aumentar o PIB em dois pontos percentuais, tentar aumentar a oferta na habitação e muitas outras coisas importantes. 

Se fosse a esses putos era niilismo puro, pegar fogo a pneus, matas a tudo. Arrastar os boomers para o inferno.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lucho^, há 36 minutos:

Mas pela prorrogativa e má comunicação (às vezes até minha, faço mea culpa), parece que é intencional que morra gente, que não é. O INEM tem escalas desfalcadas, há falta de viaturas, há hospitais de referência com urgência fechada por falta de pessoal. É por aí.

O dinheiro está mal empregue. Para os profissionais, não há dinheiro. Volto a repetir, acho que isto não vai mudar nada nos salários. Já na última negociação, nos tempos da troika, os médicos ficaram a ganhar "mais" (aka não tiveram corte nos salários), porque mantiveram os contratos de 40h, em vez de serem reduzidos às 35h como toda a função pública. Neste momento impõe-se pior: subida de salário mas uma subida brutal nas horas de trabalho e condições de trabalho. Se formos a ver, a subida no valor-hora de trabalho não chega a 3%, e os médicos arranjam alternativa ou então não estão para se chatear e dedicam-se à vida famíliar. Ainda o mês passado um amigo meu disse-me "achas que vou passar 12h dum domingo a trabalhar por 110€?" e realmente não faz grande sentido, se temos comida na mesa e um tecto em casa.

Eu até ao ano passado fiz ou natal ou ano novo (durante 3 anos seguidos) a ganhar cerca de 264€ líquidos em 24h. Para quê? Porque os doentes merecem? Merecem sim, mas a minha família e a minha saúde mental têm prioridade neste momento. Atravessamos um momento que levou muita (se não toda) gente ao limite, com a pandemia. No ano seguinte não deixaram gozar os dias de férias a mais, nem estes sequer foram pagos. Se isto não é gozar com as leis do trabalho e com a classe, não sei que mais podem fazer.

Claro, entendo perfeitamente. Acho surreal que se maltrate assim profissões tão essenciais na sociedade, como os profissionais de saúde, os professores, entre outros. Os profissionais de saúde, e particularmente os médicos e enfermeiros, mais ainda, porque estão sujeitos a turnos absolutamente insanos (nunca me passaria pela cabeça trabalhar 24 horas seguidas, mesmo tendo a noção de que não serão 24 horas absolutamente activas).

Parece-me que os salários baixos (tendo em conta o contexto) não serão o principal problema, porque imagino que a falta de pessoal tenha um impacto bem grande. E parece-me também que a maioria dessa malta preferiria ganhar o mesmo e trabalhar menos, do que ganhar mais e trabalhar mais também.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 22 minutos:

Esses putos que fecharam a estrada têm de se mentalizar que vão morrer ou asfixiados ou à sede. 

Não há nada a fazer por eles, há muito a fazer por nós. Tentar aumentar o PIB em dois pontos percentuais, tentar aumentar a oferta na habitação e muitas outras coisas importantes. 

Se fosse a esses putos era niilismo puro, pegar fogo a pneus, matas a tudo. Arrastar os boomers para o inferno.

Diz o ambientalista enquanto enrola o seu tabaco. Bio, o tabaco é bio feito numa quinta biológica em Cuba 

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post

Admiro as pessoas que ainda acham que a população em geral (representada naqueles condutores) já está muito alerta para as alterações climáticas e suas consequências quando maior parte das pessoas nem sequer o básico, como separar o lixo e deixá-lo no ecoponto, é capaz de fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...