Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de SAS_Robben, há 2 minutos:

É assim que se acaba com Orbans e Melonis.

Os meus posts anteriores explicam como a minha principal preocupação é exatamente não acabar com um Orban ou um Meloni. Cenário para o qual Portugal caminha a passos largos - não existe nenhuma estratégia clara nem sem riscos, para o impedir.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 56 minutos:

Eu não tenho certezas nenhumas de que ter o Chega como parceiro minoritário dum governo seja o ideal para os afundar, porque há muitas coisas que podem acontecer.. eles são muito habilidosos no discurso, existe um perigo de o Chega contaminar o PSD e o próprio discurso do PSD se transformar cada vez em mais parecido ao chega... etc.

Mas o PSD já faz isso. Ou é preciso relembrar as declarações do Montenegro a dizer que o PS estava a tomar medidas comunistas?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 29 minutos:

Eu não voto em nada confiando em perdas de gás nem contra a ética. Apesar de ter considerações táticas, voto ideologicamente no partido que acho que me representa. Tipicamente PSD ou PS. Se depois com esse voto eles quiserem fazer acordos, de governo ou apenas de viabilização, com outros partidos que não me representam, seja o Chega, seja o MRPP, é lá com eles.

A disponibilidade para fazer acordos com determinados partidos, "seja o Chega, seja o MRPP", não faz parte da sua ideologia?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 14 minutos:

Eu não voto em nada confiando em perdas de gás nem contra a ética. Apesar de ter considerações táticas, voto ideologicamente no partido que acho que me representa. Tipicamente PSD ou PS. Se depois com esse voto eles quiserem fazer acordos, de governo ou apenas de viabilização, com outros partidos que não me representam, seja o Chega, seja o MRPP, é lá com eles. É assim que funciona a democracia parlamentar. Arranja forma de representar o desejo popular, e se grande parte do desejo popular é algo com que discordo, naturalmente será também representado. Não tenho mais do que um voto e não tenho forma de alterar os desejos das outras pessoas.

Se na próxima eleição, devido às coligações ou acordos que entretanto tenham feito, o partido que votei tenha mudado de posição ideológica para algo que já não me representa, então não voto neles.

É com esta consideração que quero um líder minimamente coerente para o PSD. Olho para o boletim e vejo no PS um partido que acabou de ter um escândalo de corrupção ao mais alto nível, que já está no poder há demasiado tempo, que não tem tido espírito reformista nenhum, e cujo provável novo líder irá virar mais à esquerda do que me representa... só me sobra o PSD. Preferia que o PSD tivesse algo melhor, dado que é a minha única opção lógica!

Hmmm nesse caso há algum interesse sequer em perguntar antes das eleições aos partidos se pretendem coligar com x ou y? Parece-me o mínimo deliberar a minha intenção de voto tendo em conta quais os partidos com os quais o PSD está disposto a governar em conjunto e as suas ideologias... até porque para coligação acontecer, é necessário negociações e compromissos, não há cooperação sem compromissos.

Ou seja, se o PSD disser que está à vontade de dizer que está disposto a coligar com Chega/IL/MRPP/quem seja, isso diz algo sobre que aquilo a que estás disposto a aceitar como linhas de ação do governo, não?

Eu perceberia se a tua visão fosse que as eleições são para eleger um representante no teu distrito eleitores para defender os teus interesses na Assembleia, porque isso é aquilo em que estás a votar diretamente. No entanto, o que eu interpreto da tua publicação é o teu objectivo ser primeiramente votar num partido e não num representante do partido (com o interesse em que este tenha maior representação na Assembleia e portanto maior probabilidade de formar governo, legislar e ter maiores chances de passar legislação na Assembleia). Corrige-me se esta não for de facto a tua visão.

É uma visão totalmente aceitável, no entanto, por consequência, estranha-me que tenhas uma linha delineada no que toca a acordos parlamentares e coligações para governo, como se a tua consciência de voto acabe aí. Isso parece-te coerente? Se essa é a tua forma de deliberação, estás demasiado preocupado com proteger o teu sentido de culpa.

Peço que reconsideres essa linha, ou que me corrijas. Btw, um voto nulo/branco é uma opção lógica (não prática, mas lógica).

Citação de El Shafto, Agora:

A disponibilidade para fazer acordos com determinados partidos, "seja o Chega, seja o MRPP", não faz parte da sua ideologia?

Não imediatamente, porque ninguém tem certezas sobre os compromissos destes acordos (porque não creio que isso seja apresentado em programa eleitores nem falado/admitido em praça pública detalhadamente). Ou seja, por norma só se sabe se "faz parte da ideologia" depois do acordo ser assinado.

Sendo assim, é um pouco exagerado colar as ideologias de um partido ao outro sem ter a informação toda, certo? Infelizmente é uma área cinzenta que quase todas as eleições temos de imaginar o que constará num possível acordo e decidir.

Na prática, se fosse eu, dado os exemplo noutros países e a atuação do Chega, seria muito difícil para mim dar o meu voto ao PSD caso eles não clarifiquem ou não se distanciem.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 49 minutos:

"Ministro Português é corrupto" não faz capa em jornal nenhum lá fora. "Primeiro Ministro Português é corrupto" faz. É diferença pouca?

O SAS disse o que eu responderia.

Citação de Puto Perdiz, há 32 minutos:

o chega que se f*da

Isto. Sempre. Repeat.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 17 horas:

Dorme no quarto que era do Milhazes

aqueles corredores da SIC devem ser um fartote. O José Gomes Ferreira a fazer transferências para o filho que partiu o tlm e o Nuno Rogeiro com as suas fontes e informações ultra-secretas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 1 hora:

Agora se há maioria no parlamento, acho legítimo não ir a eleições e o parlamento nomear novo governo.

Concordo contigo em tudo menos nisto.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Simeone, há 1 hora:

😅

Espero que esse gajo nunca mude. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 3 horas:

Fds um post do Che sério e com que concordo, tou a ficar maluco.

Porque os últimos líderes do PSD são tão maus e não há mais ninguém que repescar o último com perfil de líder até parece boa ideia.

Obviamente que concordo que aparecer alguém novo seria muito melhor... Mas quem?

Culpa do primeiro ministro por nomear pessoas com um nome parecido. Já bastava ter no governo um Carneiro e um Cordeiro.

E ainda me esqueci do Rui Rio, o maior peso pesado do PSD que foi absolutamente banalizado pelo Costa. Um nome que hoje daria jeito para primeiro ministro. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 44 minutos:

Espero que esse gajo nunca mude. 

É uma pena não ser uma figura cativante porque as ideias são maioritariamente spot on.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 1 hora:

É uma pena não ser uma figura cativante porque as ideias são maioritariamente spot on.

É cativante exatamente pelos ideais. E por ser mais inteligente que a maioria.

Compartilhar este post

Link para o post

Imagem

Não entendo os valores tão baixos do BE, mas o resto aparenta-me fazer sentido.

Compartilhar este post

Link para o post

MP atribui a Galamba favorecimento da Start Campus com portaria que afinal nada tinha que ver com o centro de dados - Expresso

Procuradores do Ministério Público detetaram comunicações que mostram o envolvimento da Start Campus num projeto de portaria para que os cabos de fibra do centro de dados pudessem passar pelos terrenos onde estão os gasodutos da REN. O MP diz tratar-se da Portaria 248/2022, mas o documento nada tem a ver com a concessão de gás da REN

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 3 horas:

MP atribui a Galamba favorecimento da Start Campus com portaria que afinal nada tinha que ver com o centro de dados - Expresso

Procuradores do Ministério Público detetaram comunicações que mostram o envolvimento da Start Campus num projeto de portaria para que os cabos de fibra do centro de dados pudessem passar pelos terrenos onde estão os gasodutos da REN. O MP diz tratar-se da Portaria 248/2022, mas o documento nada tem a ver com a concessão de gás da REN

Os homens até podem ser todos culpados, mas fds, cada notícia que sai...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 21 minutos:

Agora é o Centeno. 👀

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 4 horas:

Lol está top

Compartilhar este post

Link para o post

O Centeno seria uma lufada de ar fresco no meio desta chalupada. Tenho medo é de que seja comido vivo pelos mesmos chalupas. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 11 horas:

Também já se sabe que a máquina do PS mexe-se bem na imprensa.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 11 horas:

quando se meteu os advogados de defesa começaram a sair estas notícias. A da confusão dos nomes o MP veio desmentir

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 16 horas:

Impressionante como se fazem artigos sem fundamento. Nem consigo ler por causa do paywall, mas suponho que as fontes sejam inócuas e a base opinativa - se alguém conseguir arranjar agradeço.

A Portaria 248/2022 no artigo 1, ponto 3, que o MP defende que foi escrita com ajuda da StartCampus, passou a incluir o Galamba no poder decisão quanto à utilização do terreno da REN para outros fins que não os de produção de electricidade (ou seja, o famoso data center de forma a autorizar que a concessão do gasoduto da REN permita também o uso de cabos de fibra para o mesmo). Antes os terrenos estavam limitados no seu uso.

Antes indicava:

Citação

Os terrenos vendidos ou arrendados nos termos da presente portaria não poderão ser destinados a fim diferente daquele a que estão actualmente afectos enquanto constituintes de sítio de centros electroprodutores hidroeléctricos ou termoeléctricos

Para:

Citação

Os terrenos vendidos ou arrendados nos termos da presente portaria não poderão ser destinados a fim diferente da produção de energia com recurso a qualquer das tecnologias previstas na lei que contribuam, em exclusivo, para a descarbonização e transição energética

Juro que me causa comichão como surgem notícias de erros de transcrição de escuta quando um advogado de defesa lança essa notícia e este género de notícias de erros do MP com base opinativa. Aliás, não é difícil perceber tendo em conta o circo, mas pronto.

Editado por Koper
  • Like 3
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...