Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Ghelthon, há 17 minutos:

Parabéns pela comparação sem pés nem cabeça.

Sem pés nem cabeça é a tua ideia de que eu fiz uma comparação.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 4 minutos:

Sem pés nem cabeça é a tua ideia de que eu fiz uma comparação.

Sim.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 4 horas:

a Joacine que vá falar com a ex-mulher do Rui Tavares que ela logo lhe diz os podres todos do gajo.

Citação de Almeno, há 3 horas:

2023 e a Joacine ainda existe LOL

Até pensava que tinha imigrado

E imigrou

Citação de Ghelthon, há 1 hora:

Entre o ressuscitar do CDS e o ressuscitar da AD, não sei o que cheira mais a mofo.

A PAF não foi assim há tanto tempo., podiam é ser mais originais no nome da coligação.

Compartilhar este post

Link para o post

Esta coligação faz todo o sentido, a vários títulos. Olhem, assim de caras, tal coligação teria dado mais um deputado e o PSD venceria em bragança, distrito que perdeu por umas poucas dezenas de votos. Com os poucos milhares de votos que o CDS obteve aí, teriam ficado na frente e consequentemente somariam mais um deputado. Não fez diferença no cômputo geral, mas imagino que não seja caso único.

Aliás, não sei pq é que os partidos maiores não buscam mais isso nos distritos pequenos. Uma pessoa que toda a vida tenha votado CDU no distrito de Bragança nunca viu o seu voto contar para o que quer que seja. Se o PS fizesse uma coligação pré-eleitoral com PC, BE e Livre nos distritos pequenos haveriam votos que não se desperdiçariam. E nos distritos que só têm 2, 3, 5 deputados cada voto conta para vencer.

Ah e ressuscitar o nome AD é optimo porque é um nome que ainda diz algo a muita gente. É facilmente reconhecido entre a população mais velha. Era um household name nos anos 80.

Compartilhar este post

Link para o post

@IlidioMA há aí umas nuances. 

Existiu um estudo recente da católica que mostrava que as coligações à direita somavam menos votos juntas em relação a se concorressem separados. 

https://observador.pt/especiais/estudo-sobre-sondagens-de-comportamento-de-voto-e-cenarios-a-direita-psd-destaca-se-coligacoes-nao-alcancam-mais-votos/

E chamarem AD a um projeto que junta neoliberalismo e conservadorismo radical é uma ofensa ao Sá Carneiro e ao Freitas do Amaral. 

Editado por HappyKing
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 8 horas:

Até no comentário do Portas surgiu este fds

Onde viste? ouvi o programa inteiro dele na CNN e não encontrei.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 18 minutos:

Onde viste? ouvi o programa inteiro dele na CNN e não encontrei.

giphy.gif

Não abram:

Spoiler

giphy.gif

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Espero que o fim do PCP leve ao aparecimento de um partido verdadeiramente marxista. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 8 minutos:

GB6B-5YWcAAtx2T.png?ex=65974177&is=6584cc77&hm=c5a4400af616b38b18a824c50d321414389e1238aa80cdabcd09cd3d4d6fd3d3&
Não acredito nestes valores. Mas quem sabe... Quem sou eu.

Curiosamente a mesma empresa de sondagens que há uns dias credibilizavas por dar um BE fraco face às críticas que tinhas recebido quando o tinhas projetado agora dá um BE com um resultado muito próximo dos melhores da sua história enquanto partido. 

Empresa de sondagens essa que não fazia sondagens há uma carrada de tempo antes de voltar a fazer essa sondagem e esta para o Sol. 

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 4 minutos:

Curiosamente a mesma empresa de sondagens que há uns dias credibilizavas por dar um BE fraco face às críticas que tinhas recebido quando o tinhas projetado agora dá um BE com um resultado muito próximo dos melhores da sua história enquanto partido. 

Empresa de sondagens essa que não fazia sondagens há uma carrada de tempo antes de voltar a fazer essa sondagem e esta para o Sol. 

Eles têm bom histórico, apesar de não fazerem sondagens há muito tempo. A esta distância das eleições e perante os acontecimentos recentes nos partidos a nível nacional tenho muitas reservas quanto a esta projeção. As razões guardo para mim.
E quanto ao ranking vão-se manter como a quarta melhor empresa do modelo (em  6).

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 1 minuto:

Um dia ainda se irá discutir o quanto valem (Bola) sondagens a três meses de eleições e o quão parvo é se andar a discutir as mesmas nos espaços noticiosos deste país quando ainda falta tanto tempo para as eleições em detrimento de se discutir os projetos para o país. Um dia. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 minuto:

Um dia ainda se irá discutir o quanto valem (Bola) sondagens a três meses de eleições e o quão parvo é se andar a discutir as mesmas nos espaços noticiosos deste país quando ainda falta tanto tempo para as eleições em detrimento de se discutir os projetos para o país. Um dia. 

Mas eu não discordo de ti. Não sou jornalista nem comentador.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 2 minutos:

Eu sei disso. Referia-me em termos gerais e não apenas sobre a discussão que se tem por aqui.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 7 horas:

És só alguém que atira gasolina para a a fogueira que o @HappyKing se queixa

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 11 horas:

@IlidioMA há aí umas nuances. 

Existiu um estudo recente da católica que mostrava que as coligações à direita somavam menos votos juntas em relação a se concorressem separados. 

https://observador.pt/especiais/estudo-sobre-sondagens-de-comportamento-de-voto-e-cenarios-a-direita-psd-destaca-se-coligacoes-nao-alcancam-mais-votos/

E chamarem AD a um projeto que junta neoliberalismo e conservadorismo radical é uma ofensa ao Sá Carneiro e ao Freitas do Amaral. 

Repara numa coisa, a votação no CDS nas últimas legislativas foi muito má. Só votou no CDS quem vota no CDS sempre e, mesmo esses... Assim sendo creio, que neste caso, a teoria apresentada nesse estudo não terá tanta aplicabilidade assim. Teria se a IL se juntasse, p.e., mas neste caso não me parece.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 13 horas:

O CDS ta a fazer o que o PC tem de fazer daqui a 10 anos...so que nesse caso nao vai ter um PS para lhe dar a mao, por isso ou coliga com o BE ou vai com o crl como o CDS

Num desses ultimos graficos do Ticampos, diz que a votarem so gente entre ate aos 55 anos, ja andam os 2,5%-3,5% que na parte mais baixa da para 1-2 deputados (basicamente como o CDS)

IL e Chega substituiem CDS

BE e Livre substituiem PCP 

Se o PC está a desaparecer do ponto de vista eleitoral não é por causa do Bloco e do Livre, é mesmo por causa do Chega.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 7 minutos:

Se o PC está a desaparecer do ponto de vista eleitoral não é por causa do Bloco e do Livre, é mesmo por causa do Chega.

Eu diria que é mesmo por causa do PC.

• Concordo! 12

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 9 horas:

Também estou a achar muito estranho o PSD+CDS de repente ter 13% (!!!) de vantagem sobre o PS assim do nada, quando há uma ou duas semanas PSD e PS estavam empatados nas sondagens.

Não acredito nem que haja 13% de votantes CDS que se juntaram ao PSD, nem que o PS perdeu 13% de votantes por elegerem o Pedro Nuno...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 9 horas:

GB6B-5YWcAAtx2T.png?ex=65974177&is=6584cc77&hm=c5a4400af616b38b18a824c50d321414389e1238aa80cdabcd09cd3d4d6fd3d3&

LOL vai haver um belo copium de direitóides em março 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

Repara numa coisa, a votação no CDS nas últimas legislativas foi muito má. Só votou no CDS quem vota no CDS sempre e, mesmo esses... 

Discordo. A votação no CDS foi muito má e continuaria a ser muito má nestas eleições caso fossem sozinhos a votos. Por uma razão simples: o CDS morreu.

A chegada da IL e do Chega veio roubar grande parte do seu eleitorado. 

Esta estratégia da coligação é semelhante à entrada nos cuidados paliativos. 

Citação de Tio Hans, há 44 minutos:

Eu diria que é mesmo por causa do PC.

O PC talvez tenha acelerado esse desaparecimento mas as causas do mesmo estão longe de ser exclusivas dele. 

Citação de Sandes., há 1 hora:

És só alguém que atira gasolina para a a fogueira que o @HappyKing se queixa

Certo mas aí é o ganha pão dele. 

Os canais televisivos tem (deviam ter) outras responsabilidades que não andarem a fazer contas aritméticas a ver quem é que se coliga com quem 24/7. 

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 18 minutos:

Discordo. A votação no CDS foi muito má e continuaria a ser muito má nestas eleições caso fossem sozinhos a votos. Por uma razão simples: o CDS morreu.

Precisamente por isso é que a coligação faz algum sentido. Os votos do CDS sozinhos não servem para nada, mas somados aos do PSD, devido ao método de Hondt, podem traduzir-se em mais um ou dois deputados no geral, ou seja, o todo ser maior que a soma das partes, uma vez que essa hipótese que levantas de, por norma, quando há coligações, os votos na coligação serem menos do que os votos nos partidos individualmente, me parece estar muito mitigada por o CDS não captar votos de pessoas sem partido fixo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...