Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Jimpo, há 1 hora:

Explica aí para quem não sabe nada de sotaques 

Foz

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 4 horas:

"Com a alteração, vão passar a receber também sempre que compareçam em subcomissões, grupos de trabalho e reuniões dos grupos parlamentares. 

As ajudas de custo no valor de 70 euros destinam-se aos deputados que vivem fora da área metropolitana de Lisboa.

Quem vive na região pode receber até um terço desse valor."

Sinceramente não vejo nada de chocante. 

Só tirando o facto do partido antissistema ter votado alegremente a favor e aproveitar o sistema. 

Por acaso ate nisto somos um pais miseravel...'e um milagre existir gente competente em cargos politicos com o que se paga em Portugal

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 58 minutos:

Vão dar um boost tremendo nas legislativas a quem vencer

Vão?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 1 hora:

Estamo-nos a esquecer do potencial impacto nacional dos Açores. Vão dar um boost tremendo nas legislativas a quem vencer e estou inclinado a pensar que nos Açores será a AD a ser vitoriosa. Isso pode mexer as contas todas.

O PS dos Açores eleitoralmente está a decair eleição após eleição. Basta ver que em 2015 o PS teve 40% ficando atrás da PAF a nível nacional e agora com maioria absoluta teve apenas 42%.

O PS dos Açores está eleitoralmente para os Açores como o PSD da Madeira está para a Madeira, em completa decomposição. O que safou o PSD Madeira foi ter comido eleitorado CDS , o PS não tem essa abebia.

O que safou o PSD Madeira foi o PS ter entrado novamente em modo auto-destrutivo, apenas isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Já estou a imaginar o Alberto que trabalha das oito às cinco a ser influenciado no seu voto por um resultado de umas regionais que dizem muito pouco a quem não é da região. 

Ainda para mais umas regionais que ocorrem mais de um mês antes das legislativas com a enormidade de coisas que acontecerá nesse mês.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 8 minutos:

Já estou a imaginar o Alberto que trabalha das oito às cinco a ser influenciado no seu voto por um resultado de umas regionais que dizem muito pouco a quem não é da região. 

Ainda para mais umas regionais que ocorrem mais de um mês antes das legislativas com a enormidade de coisas que acontecerá nesse mês.

Claro que o Alberto não é diretamente influenciado pelo resultado dumas eleições regionais, mas o “clima”, tudo à volta, televisões, rádios, jornais o paradigma pode virar duma forma que isso sim o influencie.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kaz, há 3 minutos:

Claro que o Alberto não é diretamente influenciado pelo resultado dumas eleições regionais, mas o “clima”, tudo à volta, televisões, rádios, jornais o paradigma pode virar duma forma que isso sim o influencie.

A um mês e uma semana das legislativas? No dia a seguir a essas eleições já uma polémica qualquer que influencia mais do que essas eleições. 

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 1 hora:

Por acaso ate nisto somos um pais miseravel...'e um milagre existir gente competente em cargos politicos com o que se paga em Portugal

Mas existe algum competente em cargos políticos neste momento? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 7 minutos:

Mas existe algum competente em cargos políticos neste momento? 

Sim ha mas sao poucos, sobretudo por amor a camisola mais malta de esquerda. Na direita devem se contar pelos dedos de uma mao. E quando falo de cargos politicos digo tudo, deputados, governo, autarquias de relevo...

Editado por Burkina2008

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kaz, há 23 minutos:

Pobres de vocês que vão ficar com o dobro de lixo de cartazes 😞

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, Em 11/01/2024 at 20:05:

se já foram buscar uma ex-deputada do PAN, não deve ser muito difícil ir buscar alguém do PSD que ande descontente.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nesta não concordo com o Ticampos, acho que o pessoal do continente se está a marimbar para o que acontece nos Açores. Acho ter muito pouca correlação 

• Like 2
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 1 hora:

Eu nesta não concordo com o Ticampos, acho que o pessoal do continente se está a marimbar para o que acontece nos Açores. Acho ter muito pouca correlação 

Como é óbvio.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigos!!! Por favor partilhem esta mensagem com quem puderem!!! Temos de derrotar os woks!

"Não sei quem escreveu, mas não podia estar mais de acordo.

Uma Professora de Português deu uma aula especial. E que aula!!!
Vamos conversar.
Não sou homofóbica, transfóbica, gordofóbica.
Eu sou professora de Português.
Estava eu a explicar um conceito de português e chamaram-me desrespeitosa.
Estava eu a explicar por que razão não faz diferença nenhuma mudar a vogal temática de
substantivos e adjetivos para ser "neutre".
Em Português, a vogal temática na maioria das vezes não define o género. Género é definido
pelo artigo que acompanha a palavra.
Vou exemplificar:
O motorista. Termina em A e não é feminino.
O poeta. Termina em A e não é feminino.
A ação, depressão, impressão, ficção. Todas as palavras que terminam em ação são femininas,
embora terminem com O.
Boa parte dos adjetivos da língua portuguesa podem ser tanto masculinos quanto femininos,
independentemente da letra final: feliz, triste, alerta, inteligente, emocionante, livre, doente,
especial, agradável, etc.
Terminar uma palavra com E não faz com que ela seja neutra.
A alface. Termina em E e é feminino.
O elefante. Termina em E e é masculino.
Como o género em português é determinado muito mais pelos artigos do que pelas vogais
temáticas, se vocês querem uma língua neutra, precisam criar um artigo neutro, não encher
um texto de X, @ e E.
E mesmo que fosse o caso, o português não tem género neutro. Vocês teriam que mudar um
idioma inteiro para combater o "preconceito".
O meu conselho é: em vez de insistir tanto na questão do género, entendam de uma vez por
todas que género não existe, é uma coisa socialmente construída.
O que existe é sexo.
Entendam, em segundo lugar, que género linguístico, género literário, género musical, são
coisas totalmente diferentes de "género".
Não faz absolutamente diferença nenhuma mudar géneros de palavras.
Isso não torna o mundo mais acolhedor.
E entendam em terceiro lugar, que vocês podiam tirar o dedo do mostrador e pararem de
dizer tolices e dedicarem-se a alguma coisa que realmente fizesse a diferença para melhorar o
mundo, em vez de ficarem a arranjar discussões sem sentido.
Tenham atitude! (Palavra que termina em E e é feminina).
E parem de ficar militando no sofá! (palavra que termina em A e é masculina).
Quando me questionam porque sou de direita, esta é a explicação:
Quando um tipo de direita não gosta de armas, não as compra.
Quando um tipo de esquerda não gosta de armas, quer proibi-las.
Quando um tipo de direita é vegetariano, não come carne.
Quando um tipo de esquerda é vegetariano, quer fazer campanha contra os produtos à base
de proteínas animais.
Quando um tipo de direita é homossexual, vive tranquilamente a sua vida.
Quando um tipo de esquerda é homossexual, faz um alvoroço e inventa que está a ser vítima
de homofobia.
Quando um tipo de direita é ateu, não vai à igreja, nem à sinagoga, nem à mesquita.
Quando um tipo de esquerda é ateu, quer que nenhuma alusão a Deus ou a uma religião seja
feita em público.Quando a economia vai mal, o tipo de direita diz que é necessário arregaçar as mangas e
trabalhar mais.
Quando a economia vai mal, o tipo de esquerda diz que os malvados dos patrões são os
responsáveis e param o país.
Tese final:
Quando um tipo de direita lê este texto, ri, concorda que infelizmente é uma realidade e até
compartilha.
Quando um tipo de esquerda lê este texto, insulta-te e rotula-te de fascista, nazi, genocida,
etc.
Autor desconhecido"

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

O pessoal de direita, de quando em vez, tem com cada tirada de abolicionista de género. É o que dá tentarem apossar-se da linguagem "woke".

Não é por algo ser dotado de uma conceção social, que o torna inexistente, ou irrelevante. Até as fronteiras do sexo, historicamente, foram socialmente construídas; o mesmo para orientação sexual; e raça (a categoria de branco, por exemplo, expande ou contrai ao longo da história).

Compartilhar este post

Link para o post

Este stand up do Ventura é bom para matar células cerebrais.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu teria muita pena de ter uma professora de português que me dissesse uma coisa destas:

E tenho muita pena dos alunos que levam com ela.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 34 minutos:

Ouvir os outros militantes é ainda mais engraçado:

Estes dois estão qualquer coisa. 

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 49 minutos:

Eu teria muita pena de ter uma professora de português que me dissesse uma coisa destas:

Citação

"Quanto mais analisamos as relações educador-educandos, na escola, em qualquer de seus níveis (ou fora dela), parece que mais nos podemos convencer de que estas relações apresentam um caráter especial e marcante — o de serem relações fundamentalmente narradoras, dissertadoras.

Narração de conteúdos que, por isto mesmo, tendem a petrificar-se ou a fazer-se algo quase morto, sejam valores ou dimensões concretas da realidade. Narração ou dissertação que implica um sujeito — o narrador — e objetos pacientes, ouvintes — os educandos.

Há uma quase enfermidade da narração. A tônica da educação é preponderantemente esta — narrar, sempre narrar.

Falar da realidade como algo parado, estático, compartimentado e bem-comportado, quando não falar ou dissertar sobre algo completamente alheio à experiência existencial dos educandos, vem sendo, realmente, a suprema inquietação desta educação. A sua irrefreada ânsia. Nela, o educador aparece como seu indiscutível agente, como seu real sujeito, cuja tarefa indeclinável é “encher” os educandos dos conteúdos de sua narração. Conteúdos que são retalhos da realidade desconectados da totalidade em que se engendram e em cuja visão ganhariam significação. A palavra, nestas dissertações, se esvazia da dimensão concreta que devia ter ou se transforma em palavra oca, em verbosidade alienada e alienante. Daí que seja mais som que significação e, assim, melhor seria não dizê-la.

Por isto mesmo é que uma das características desta educação dissertadora é a “sonoridade” da palavra e não sua força transformadora. Quatro vezes quatro, dezesseis; Pará, capital Belém, que o educando fixa, memoriza, repete, sem perceber o que realmente significa quatro vezes quatro. O que verdadeiramente significa capital, na afirmação, Pará, capital Belém. Belém para o Pará e Pará para o Brasil.

A narração, de que o educador é o sujeito, conduz os educandos à memorização mecânica do conteúdo narrado. Mais ainda, a narração os transforma em “vasilhas”, em recipientes a serem “enchidos” pelo educador. Quanto mais vá “enchendo” os recipientes com seus “depósitos”, tanto melhor educador será. Quanto mais se deixem docilmente “encher”, tanto melhores educandos serão.

Desta maneira, a educação se torna um ato de depositar, em que os educandos são os depositários e o educador, o depositante.

Em lugar de comunicar-se, o educador faz “comunicados” e depósitos que os educandos, meras incidências, recebem pacientemente, memorizam e repetem. Eis aí a concepção “bancária” da educação, em que a única margem de ação que se oferece aos educandos é a de receberem os depósitos, guardá-los e arquivá-los. Margem para serem colecionadores ou fichadores das coisas que arquivam. No fundo, porém, os grandes arquivados são os homens, nesta (na melhor das hipóteses) equivocada concepção “bancária” da educação. Arquivados, porque, fora da busca, fora da práxis, os homens não podem ser. Educador e educandos se arquivam na medida em que, nesta distorcida visão da educação, não há criatividade, não há transformação, não há saber. Só existe saber na invenção, na reinvenção, na busca inquieta, impaciente, permanente, que os homens fazem no mundo, com o mundo e com os outros. Busca esperançosa também. (...)"

"Pedagodia do Oprimido", Paulo Freire

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 1 hora:

Eu penso o que o Ventura pensa mas não sei o que ele pensa.
Estamos numa fase onde uma grande parte da população não tem capacidade de pensar...

Este congresso tem tanto de hilariante como de assustador.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

E se fosse uma professora de matemática?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...