Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Eu de certa forma concordo com o Ilídio de que o Marcelo dizer "temos de mandar o governo nacional cair abaixo que isto é inaceitável" e descartar a hipótese Centeno, é incoerente com aceitar uma espécie de "hipótese Centeno" a nível regional. Mesmo com os argumentos de que ele avisou desde o dia 1, que se o Costa saísse acabava o governo (por ser um governo "personalizado" (?)) e não o fez para o Albuquerque. Parece-me um argumento demasiado fraco dizer que isso se aplica ao país e não à Madeira.

No entanto acho que há aqui algumas nuances que tornam isto ligeiramente diferente. A 1ª nuance é obviamente que já temos tanta instabilidade neste preciso momento que ter 3 governos a cair ao mesmo tempo torna as coisas mais difíceis. Outro pormenor é o mandato do governo regional estar ainda no seu início.

Mas mais importante do que isso, é de que a haver eleições regionais agora eu acho que estamos numa situação em que seria ainda mais ingovernável na Madeira do que no continente. É que apesar da situação instável nacional, no continente existem algumas opções de futuro governo (são todas opções más, mas existem):

a) coligação ou acordo PSD-Chega (eventualmente com IL)

b) bloco central ou governo minoritário PS ou PSD, com o outro partido do centro a viabilizar orçamentos

c) geringonça PS com acordo Livre/BE/CDU

A assumir que a haver eleições regionais agora o PSD perde votos e deputados, que me parece inevitável mesmo com a casmurrice regional, nenhuma destas opções são válidas. O Chega não pode (ou seria ridiculamente incoerente até para eles) viabilizar um governo PSD-M neste momento, após ter feito a campanha toda a dizer que "vai limpar isto" e a ser contra-corrupção. Um acordo de bloco central é quase impossível na região, quanto mais nas circunstâncias atuais. A geringonça parece muito difícil de acontecer na região porque não conseguem votos suficientes. Não se esqueçam que o PS acabou de ter uma votação catastrófica na região, e os votos direta ou indiretamente não foram para BE e PCP, foram para Chega e JPP.

Só consigo imaginar algo tipo PSD com governo minoritário e JPP e PAN a aprovar orçamentos, mesmo assim terão deputados suficientes? Difícil de dizer.

Não estou a dizer que é correto que o Marcelo deva manter o PSD-M no poder com outro líder, apenas que é uma situação complexa. Podemos entrar aqui em ciclos de eleições sucessivas até haver uma clarificação real.

Editado por noikeee

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 4 horas:

Eu de certa forma concordo com o Ilídio de que o Marcelo dizer "temos de mandar o governo nacional cair abaixo que isto é inaceitável" e descartar a hipótese Centeno, é incoerente com aceitar uma espécie de "hipótese Centeno" a nível regional. Mesmo com os argumentos de que ele avisou desde o dia 1, que se o Costa saísse acabava o governo (por ser um governo "personalizado" (?)) e não o fez para o Albuquerque. Parece-me um argumento demasiado fraco dizer que isso se aplica ao país e não à Madeira.

No entanto acho que há aqui algumas nuances que tornam isto ligeiramente diferente. A 1ª nuance é obviamente que já temos tanta instabilidade neste preciso momento que ter 3 governos a cair ao mesmo tempo torna as coisas mais difíceis. Outro pormenor é o mandato do governo regional estar ainda no seu início.

Mas mais importante do que isso, é de que a haver eleições regionais agora eu acho que estamos numa situação em que seria ainda mais ingovernável na Madeira do que no continente. É que apesar da situação instável nacional, no continente existem algumas opções de futuro governo (são todas opções más, mas existem):

a) coligação ou acordo PSD-Chega (eventualmente com IL)

b) bloco central ou governo minoritário PS ou PSD, com o outro partido do centro a viabilizar orçamentos

c) geringonça PS com acordo Livre/BE/CDU

A assumir que a haver eleições regionais agora o PSD perde votos e deputados, que me parece inevitável mesmo com a casmurrice regional, nenhuma destas opções são válidas. O Chega não pode (ou seria ridiculamente incoerente até para eles) viabilizar um governo PSD-M neste momento, após ter feito a campanha toda a dizer que "vai limpar isto" e a ser contra-corrupção. Um acordo de bloco central é quase impossível na região, quanto mais nas circunstâncias atuais. A geringonça parece muito difícil de acontecer na região porque não conseguem votos suficientes. Não se esqueçam que o PS acabou de ter uma votação catastrófica na região, e os votos direta ou indiretamente não foram para BE e PCP, foram para Chega e JPP.

Só consigo imaginar algo tipo PSD com governo minoritário e JPP e PAN a aprovar orçamentos, mesmo assim terão deputados suficientes? Difícil de dizer.

Não estou a dizer que é correto que o Marcelo deva manter o PSD-M no poder com outro líder, apenas que é uma situação complexa. Podemos entrar aqui em ciclos de eleições sucessivas até haver uma clarificação real.

mas repara, eu ainda nem disse o que opino que seria melhor ou pior para a situação da Madeira. Eu estou a ater-me apenas ao Presidente da República. Não pode ter dois pesos e duas medidas, em casos bastante similares - e se alguma diferença têm, é que o caso da Madeira é ainda pior, pois que o chefe de governo foi constituído, de facto, arguido - sob pena de parecer que quer favorecer o seu partido. Deixará de ter margem de manobra, de ter poder de influência, de poder ser o fiel da balança, o esteio em que o regime se estriba. Numa palavra, deixará de ser o Presidente de todos os portugueses, e passará a ser tão proscrito como o seu antecessor ficou depois de se lamuriar da sua fraca pensão de 10.000€, em plenos anos de chumbo da Troika, o que afastou tanto dos portugueses que teve de ir celebrar um 5 de Outubro para as Desertas, no meio das cagarras, de tão longe que ele tinha de estar dos portugueses. E não estamos em ambiente político para termos um lame duck sem credibilidade em Belém até 2026.

Editado por IlidioMA
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

É isto que deve ser uma republica das(os) bananas

Enquanto os politicos andam a trocar de partidos para receberem 3.5k por mês, o pobrezinho ainda tem q trabalhar ao domingo para o pequeno-burguês passar o dia no supermercado

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 18 horas:

digam o que disserem, mas o Mário Machado faz um favor à democracia Portuguesa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 47 minutos:

digam o que disserem, mas o Mário Machado faz um favor à democracia Portuguesa.

Inshallah.

Compartilhar este post

Link para o post

O PNS promete IVA a 6% nos primeiros 200 kilowatts consumidos por mês, eliminação das portagens nas ex-SCUTs, além de também querer eliminar condição sobre o rendimento dos filhos para o acesso ao Complemento Solidário para Idosos.

Já no Livre, parece que houve discórdia sobre a disciplina de Educação Moral e Religiosa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Genzo, há 18 minutos:

Já no Livre, parece que houve discórdia sobre a disciplina de Educação Moral e Religiosa.

parece-me um ótimo tl;dr do livre

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Genzo, há 3 horas:

Essa disciplina devia acabar, porque na nossa realidade ou são professores católicos ou não há quem a dê, num estado laico não faz sentido continuar. 

Editado por Tuckius
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tuckius, há 2 minutos:

Essa disciplina devia acabar, porque na nossa realidade ou são professores cativos ou não há quem a dê, num estado laico não faz sentido continuar. 

É exatamente isso que o Livre queria fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

O Estado é laico mas a República está subordinada a Roma mediante a Concordata. E ainda bem, diga-se. Porque enquanto houver um Estado que diga "ama o teu inimigo", "ama o teu vizinho", "ama o teu próximo como a ti mesmo" e esse Estado tenha soberania sobre os cidadãos de outros países, esses cidadãos têm autonomia para viver uma vida plena. 

Compartilhar este post

Link para o post

E quem quiser que vá para a catequese.

É preciso arranjar espaço curricular para o ensino da literacia financeira.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 16 minutos:

Uma coisa não impede a outra. A disciplina de Educação Moral e Religiosa é opcional há mais de 20 anos. 

Editado por Tuckius

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sei quanto a vocês, mas se algum dos meus filhos começa a aprender coisas como "literacia financeira" na escola, eu recusar-me hei a que ele vá a essa "disciplina". Podem ter 5 ou 20 a tudo, não vão a essa, chumbam dois ou três anos se for preciso. Não quero que os meus filhos aprendam a fazer dinheiro com cashback de cartões de crédito.  Não quero que sejam indoutrinados

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 1 hora:

Mas isso já não está presente no programa curricular de Cidadania?

@Tuckius, a matéria nas minhas aulas de EMRC era: American Pie, Supernatural - que na época começava a bombar -, Shawshank Redemption e não sei se também um pouquinho de Dexter houve.

Então no Secundário, era quase assumido que o pessoal só se inscrevia em EMRC pelas visitas de estudo. Ou melhor, pelo complemento à ida a Fátima, a uma Mesquita ou Igreja Ortodoxa, etc.

Compreendo o facto de existir a disciplina mas devem ter sido os livros que pouco utilizei durante o tempo de estudante xD

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 9 horas:

Eu não sei quanto a vocês, mas se algum dos meus filhos começa a aprender coisas como "literacia financeira" na escola, eu recusar-me hei a que ele vá a essa "disciplina". Podem ter 5 ou 20 a tudo, não vão a essa, chumbam dois ou três anos se for preciso. Não quero que os meus filhos aprendam a fazer dinheiro com cashback de cartões de crédito.  Não quero que sejam indoutrinados

O teu filho depois não vai saber fazer o IRS nem passar um recibo verde. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

curioso que aqui há uns anos a piada era mandar o let me google that for you, agora só querem disciplinas na escola 

Compartilhar este post

Link para o post

Educação Moral & Religiosa obrigatória, mas o currículo seria tão-somente teologia da libertação.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 12 horas:

Não sei se foi irónico ou não mas é uma aberração sairmos com 17/18 anos do ensino escolar obrigatório e não sabemos fazer um IRS.

Aliás, chega ao ponto de não sabermos o que é o IRS.

Edit: entretanto vi o que escreveste a seguir 

Editado por Hammerfall
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 14 minutos:

423160291_10229370123170288_754503970971

Sondagem dos Açores

Relembrar que a Aximage foi a que nas últimas legislativas chegou a dar empate técnico entre o PS e o PSD, depois o PS venceu com maioria absoluta.🤣

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 25 minutos:

423160291_10229370123170288_754503970971

Sondagem dos Açores

A aximage não acerta uma, tem conseguido a proeza de lançar a pior sondagem em todas as eleições, além do mais quase 6% teve o Chega em 2020 ainda nem grupo parlamentar tinham.

Citação de Kaz, há 11 minutos:

Relembrar que a Aximage foi a que nas últimas legislativas chegou a dar empate técnico entre o PS e o PSD, depois o PS venceu com maioria absoluta.🤣

Empate técnico com PSD na frente.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 20 minutos:

Não sei se foi irónico ou não mas é uma aberração sairmos com 17/18 anos do ensino escolar obrigatório e não sabemos fazer um IRS.

Aliás, chega ao ponto de não sabermos o que é o IRS.

Edit: entretanto vi o que escreveste a seguir 

Acho mais preocupante sairem da escola sem a mínima cultura, interesse pela mesma e capacidade de pensar e questionar, do que aspectos meramente funcionais do dia a dia. Porque para esses saem com as ferramentas necessárias para os aprender facilmente, só não sabe o que é o Irs hoje em dia quem não saberia na mesma mesmo que fosse dado da primeira classe ao nono ano.

• Like 1
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Preencher o irs são dois cliques do botão direito do rato para quase toda a gente. E se não fosse, têm aquele documento anual q a empresa vos manda sobre os rendimentos que declararam

Essa conversa só faz sentido nos estados unidos, em q eles realmente têm que fazer as contas e preencher os documentos eles próprios porque o governo n faz isso por eles lmao

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...