Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Lifehouse, há 1 hora:

E quando a situação ficou feia toca de mandar para um hospital público. 

O normal. Fazem o que lhes dá lucro, o que dá chatice é para o público resolver.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 42 minutos:

A campanha do Ricardo Leão em Loures tem passado muito por essa imagem de despejador implacável: https://rr.sapo.pt/noticia/politica/2024/10/02/camara-de-loures-vai-despejar-550-familias-que-nao-pagam-rendas-sociais/395870/

O que a juntar às obras públicas que tem promovido é caminho aberto para ser reeleito.

Aqui vemos O XUXALISMO A FUNCIO...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lifehouse, há 1 hora:

E quando a situação ficou feia toca de mandar para um hospital público. 

Foi a principal razão por ter decidido fazer o parto dos dois miúdos no público.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém avise o senhor presidente da Câmara de Loures que já não estamos na idade média e que ele não tem um feudo.

É genial expulsar uma família inteira de uma residência, deixando a desabrigada e fora de qualquer parâmetro normal de sociedade porque um elemento fez asneira.

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post

Despejar / expropriar as casas a quem tem problemas com a justiça, vamos, mas n seriam só casas com arrendamento publico

Despejamos todos os negros, ciganos, e betos de cascais, trafulhas na rua

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RAG, há 15 horas:

Depois de uma operação ao ombro ...

Citação de antifa, há 5 horas:

Num privado.

Citação de Tio Hans, há 4 horas:

Apanhou uma infecção. Um clássico. A minha avó morreu da mesma maneira.

Afinal teve uma paragem cardio-respitatória depois da cirurgia, corrigiram as notícias. 

Compartilhar este post

Link para o post

Quantos indostânicos/beliche² cabem numa mansão do Salgado em Cascais? 

O primeiro político que prometer expropriar os Salgados desta vida tem o meu voto garantido. 

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 1 hora:

Afinal teve uma paragem cardio-respitatória depois da cirurgia, corrigiram as notícias. 

Causada por?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 14 minutos:

Causada por?

Não sei, mas o Hospital da Luz diz que não houve qualquer infeção.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 8 horas:

O normal. Fazem o que lhes dá lucro, o que dá chatice é para o público resolver.

Acredito que uma estadia nos cuidados intensivos dê mais lucro que a própria cirurgia em si.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 8 horas:

E há algum mal nisso? O paciente também não pagou impostos? Aliás, enquanto estava no privado pagou impostos que são usados no público 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 13 minutos:

E há algum mal nisso? O paciente também não pagou impostos? Aliás, enquanto estava no privado pagou impostos que são usados no público 

Hugo, a crítica moral do Ghelton não é, como me parece evidente ali, ao paciente. 

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é copiado de um amigo que tirou de um podcast, mas é bem explicado e serve para educar os que andaram a dizer que os ciganos sempre foram assim e não se querem integrar:

"A população cigana, até ao séc. XIX em Portugal teve legislação permanente e contínua de expulsão.
A expulsão da população cigana não significava ir para Espanha, pois havia lei igual, significava irem contribuir para o empório colonial português. Significava irem para Angola, irem para o Brasil, serem desterrados, na verdade.
Por isso é que muitas famílias ciganas se afastaram das vilas e se afastaram dos centros urbanos, exactamente para não levarem com as autoridades, para não serem expulsas.
Mesmo quando o [Presidente] Marcelo falou no 1º de Dezembro, e falou da elevação do conjunto de 250 cavaleiros que tinham ajudado Portugal na independência, é interessante que ele falou disso mas esses 250 foram escritos que eram a excepção - todos os outro iam [para o desterro].
(…)
No séc XIX, Maria Pia definiu - já não havia expulsão - que todas as crianças ciganas deveriam ser retiradas dos pais e deviam ir para a Casa Pia.
Portanto, a comunidade cigana (…), nós apontamos o ónus das coisas que nós fizemos.
(…)
Há uma razão muito particular para eles terem saído das vilas e estarem à parte. Por exemplo, a família Maia, do [cantor e músico] Nininho (…), é uma família do centro de Lisboa. O trisavô dele estava na tasca da Mouraria com a Severa a “inventar” o fado, com os afro-descendentes; estava como chefe da corrida de touros do Campo Santana, que era a praça anterior; combateu na Primeira Grande Guerra. Foi a política pública, e as Avenidas Novas, que tiraram os ciganos do cento da cidade e pô-los no gueto.
A Maria Gil - acho que é mais ou menos público - a família dela teve o mesmo processo. Ela estava no centro de Gaia, no centro da cidade, e é a política pública que tira os ciganos do centro e do convívio natural com os outros para pô-los guetizados num sítio [afastado].
Os ciganos normalmente moravam só em famílias entre si, no meio dos não-ciganos, e metem-nos todos no mesmo sítio. Temos que ter noção que os ciganos moram nos sítios onde a sociedade os pôs."
António Brito Guterres, no podcast A Beleza das Pequenas Coisas.

• Like 8

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

Hugo, a crítica moral do Ghelton não é, como me parece evidente ali, ao paciente. 

Eu sei, é ao hospital, e aí é que não concordo nada com ele.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 3 minutos:

Eu sei, é ao hospital, e aí é que não concordo nada com ele.

Portanto, estás de acordo que os privados, tipicamente para efeitos de KPIs, reencaminhem para o público os doentes cujo tratamento correu mal para não ficarem com o ónus das consequências desse tratamento que correu mal? 

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 27 minutos:

Portanto, estás de acordo que os privados, tipicamente para efeitos de KPIs, reencaminhem para o público os doentes cujo tratamento correu mal para não ficarem com o ónus das consequências desse tratamento que correu mal? 

Mas foi por isso? Normalmente o público é dotado de material que o privado não tem, nem tem interesse em ter.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 34 minutos:

Mas foi por isso que foi reencaminhado? É que os privados têm meios até onde lhes dá lucro. Só nisso "retiram" imensa gente do público. E está tudo bem assim.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 10 horas:

Começando pelo fim, também sou proprietário e nunca me passaria pela cabeça arrendar a casa ao quarto ou à cama a imigrantes desesperados. Isso é um ponto assente.

E a questão aqui não é eu discordar de ti, até porque os pontos que trouxe não são necessariamente os que discordo - os quais discordo, como dizeres que existem pessoas "normais" e depois outras, nem sequer são passíveis de ser discutidas. São pontos que se tornam absurdos vindos de alguém que, ao mesmo tempo que emprega imigrantes e lhes paga ordenados que não lhes permitem viver com o mínimo de condições, culpa os imigrantes pela escalada do preço do imobiliário.

Da mesma forma que dizes que "imigrantes que chegam sujeitam-se a viver nessas condições", a pergunta é: têm outra opção? E se não se sujeitassem onde é que empresas como a tua arranjariam mão de obra? É que estares do lado que contribui activamente para esta situação, segundo a tua lógica, ao mesmo tempo que apontas o dedo à parte mais fraca de todo este sistema vai para lá da hipocrisia e chega à miséria moral.

Não se trata de alugar a imigrantes desesperados. O que não falta em Portugal infelizmente são famílias desesperadas em busca de habitação, não têm necessariamente de serem imigrantes. Onde é que estabeleces a fronteira entre o razoável e o aproveitamento da situação? No fundo não é isso a lei da oferta e da procura? Em momento algum emiti algum juízo de valor, fosse a favor ou contra, sobre esta realidade.

Sobre o resto, é uma mão cheia de nada que foste desenterrar não sei onde. Já disse aí que os valores que pago são bem acima da média nacional. Disse ao Ghelton para fazer as contas se tivesse interesse, já que veio com cantigas de só conseguir mão de obra estrangeira por pagar mal (esta é muito boa) mas ele descartou-se. A minha média de ordenados pagos situa-se em 95€/dia limpos. 

Diz-me quanto é que isto dá ao fim do mês, nomeadamente com 25 a 26 dias trabalhados, e volta a repetir essa ladainha outra vez. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 7 horas:

Quantos indostânicos/beliche² cabem numa mansão do Salgado em Cascais? 

O primeiro político que prometer expropriar os Salgados desta vida tem o meu voto garantido. 

Miguel Tiago é capaz de ter prometido isso e talvez cortar o escalpe, estilo Inglorious Bastards. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 51 minutos:

Mas foi por isso? Normalmente o público é dotado de material que o privado não tem, nem tem interesse em ter.

Neste caso em concreto não sei. Sei que existem vários casos onde doentes são transferidos depois das coisas correrem mal do privado para o público. A Joana Marques Vidal, ex procuradora, foi outro exemplo público disso. Mas eu apenas estava a perguntar ao Hugo se concordava então com o que se pode concluir a partir do raciocínio dele - da não concordância sobre o que o Ghelton disse relativamente aos hospitais.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...