Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Revolution_07, há 11 minutos:

Faço aqui uma pergunta sincera de quem não está muito por dentro do assunto. O que é que uma CPI faz a mais que o ministério público não poderá fazer para investigar e clarificar a situação do PM? Obviamente que temos que pensar num país em que o ministério público funcione correctamente mas não é esse o meu ponto aqui. 

O maior lesado disto tudo acaba por ser a democracia, na minha opinião. Sou a favor que os partidos devem antes preocupar-se em melhorar a vida dos portugueses e da economia e só depois os interesses partidários e desta vez nem de um lado nem do outro isso aconteceu. 

Vamos novamente votar (e muito bem) mas a menos que exista uma grande abstenção vai ficar tudo mais ou menos igual. Enquanto isso as pessoas menos informadas vão acabar por se virar cada vez mais para os populistas. 

A CPI trata de matérias políticas. O Ministério Público de matérias judiciais.

Este caso é um excelente exemplo disso mesmo. Até agora não há qualquer indício que aponte para qualquer responsabilidade criminal por parte do Montenegro. Apesar da denúncia anónima é possível que o Ministério Público não venha sequer a abrir um inquérito. No entanto há questões éticas e políticas de extrema relevância que merecem ser devidamente escrutinadas. Pelo Parlamento. Através de CPI.

• Like 2
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Parece-me evidente que o Montenegro quis forçar eleições. Podia não as querer sem este caso ter vindo a público, mas tendo vindo a público quer aproveitar a situação política para a) tentar se consolidar no poder, b) tentar evitar o escrutínio sobre a sua própria pessoa - dificilmente a oposição terá tantos argumentos políticos para forçar uma nova CI etc, caso ele ganhe as eleições e seja de novo indigitado primeiro ministro. Quer enterrar o assunto sob nova legitimação do seu poder perante a população

O PNS não acho que queira eleições, mas perante a situação política não teve outra saída. Seria algo ridículo votar a favor de uma moção de confiança ao governo após esta salganhada - ficaria numa situação política insustentável. Não acho que ganhe alguma coisa com eleições pois se não subir 5% ou 10% nos próximos 2 meses não irá conseguir constituir governo mesmo que ganhe, não existem votos suficientes à esquerda dele para o apoiarem e dar estabilidade suficiente

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 1 hora:

Ora, essa é que é uma boa premissa para evitar alarmismos. Tivemos um governo que foi abaixo em 2 segundos por uma avença de 5k mensais. E bem, já o disse aqui. Mas, ao mesmo tempo, achamos que um Ventura a PM, mesmo que ele seja o Diabo em pessoa, consegue dinamitar a Democracia que temos em Portugal sem mais nem menos. Isto é alarmismo puro e duro.

Cada vez mais convencido que é a Acácia que está atrás desta conta.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

Como não querem? O Montenegro acabou de defender precisamente isso na saída da audição do Marcelo. 

Agora, calro que todos querem. Quer o Montenegro, quer o PNS, querem todos. O que eles não querem é ter que ceder.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 26 minutos:

Para não falar que na CPI em teoria realmente ficas a saber o que aconteceu, no MP fica tudo a marinar até desaparecer 10 anos depois...

Eu já nem vou por aí. 

Agora: é evidente que a CPI fazia sentido com ou sem MP. Para esclarecer todas as dúvidas politicas do caso já que o PM se recusou a fazê-lo sistematicamente. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 1 hora:

Então mas vamos projetar um cenário onde o Ventura vence as eleições com maioria absoluta. Achas que iria ter uma governação à Trump?

Projeta aí esse cenário e diz a composição do governo, só para me rir um bocado.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

A CPI não devia vir falar e expor o caso mesmo com a queda do Governo ? Não faz sentido se houver provas eles se manterem calados e permitirem o Montenegro ir a votos novamente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, há 1 minuto:

A CPI não devia vir falar e expor o caso mesmo com a queda do Governo ? Não faz sentido se houver provas eles se manterem calados e permitirem o Montenegro ir a votos novamente.

A CPI devia vir falar? Como assim? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 5 minutos:

Projeta aí esse cenário e diz a composição do governo, só para me rir um bocado.

Ministério da Cultura: Maria Vieira, com cognome "A Parrachita".

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 13 minutos:

A CPI devia vir falar? Como assim? 

Esquece, pensei que funcionavam tipo o MP mas já percebi que não. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de M. Porter, há 12 minutos:

O Direito de Antena antes do Jornal era sempre um sketch dela nos tempos do Herman

assinava

Compartilhar este post

Link para o post

se existe altura em que temos de votar é esta... não adianta dizer que estamos desiludidos e ninguém nos representa porque isso vale 0.

o ficarem em casa só dá força ao ventura porque ele tem o caldinho perfeito para mobilizar.

façam como eu e votem no menos mau ou o que menos vos causa repulsa. mas votem!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 1 hora:

A Hungria tem eleições, mas já não é considerada uma democracia há algum tempo. E há várias questões com as eleições deles.

99% dos países tem eleições, agora se são democráticas ou não, é outra questão.

Citação de Ghelthon, há 2 horas:

Eu não entendo é o que é o Montenegro e PSD pensam que vai acontecer. Acham que o país vai estar do lado deles ao ponto de lhes dar a maioria? É que, caso contrário e mesmo ganhando, o Governo não vai ter menos pressão, o assunto não vai morrer e a CPI vai acontecer.

O mesmo que o Albuquerque quer. Empatar isto o máximo tempo possível.

Compartilhar este post

Link para o post

As pessoas que falam que o Chega não tem quadros, ou membros competentes, para o governo, esquecem-se que nos USA o "ministro" da Saúde é o RFK Jr. o da defesa apresentador de TV, e da educação o que fez mais de relevante foi levantar-se na WM X-Seven para dar um pontapé nos tomates do marido, isto para não falar do encobrimento das trafulhas todas dele, extra-ringue. 

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de M. Porter, há 22 minutos:

Acho que teria mais jeito para o ministério das Finanças.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, Agora:

E a mulher do megafone. Assassíiiiinos

Essa ia para a Ministra dos Assuntos Parlamentares.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sima01, há 4 horas:

Ficam todos sujos quando lutam na lama.

Eu nao sei se sao ou nao fascistas mas a falta de educação demonstrada pelo pavel neste forum, como se tivesse autoridade moral para o fazer, demonstra um certo grau de agressividade e de autoridade moral, que faz ele proprio ser... parecido a um fascista.

Se so a tua opinião merece educação e não tens paciência ou tolerância com outras, nao defendes liberdade de expressao.

Logo...

o pavel é o comic relief do cmpt.

devemos levar o que ele escreve como a jenny levava o gump a sério. 

Compartilhar este post

Link para o post

Temos de ser intolerantes com os intolerantes. Não é pessoal, é o business. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 57 minutos:

Parece-me evidente que o Montenegro quis forçar eleições.

Sim, também me parece que sim, pela razão citada aqui:

Citação de Ticampos, há 22 minutos:

O mesmo que o Albuquerque quer. Empatar isto o máximo tempo possível.

Citação de noikeee, há 57 minutos:

O PNS não acho que queira eleições, mas perante a situação política não teve outra saída. Seria algo ridículo votar a favor de uma moção de confiança ao governo após esta salganhada - ficaria numa situação política insustentável. Não acho que ganhe alguma coisa com eleições pois se não subir 5% ou 10% nos próximos 2 meses não irá conseguir constituir governo mesmo que ganhe, não existem votos suficientes à esquerda dele para o apoiarem e dar estabilidade suficiente

A questão não é existirem ou não. A questão é a participação. Se a esquerda mobilizar o seu eleitorado como em 2022 e a direita ficar em casa como em 2022 pode voltar a existir maioria de esquerda. Porque por mim...

*Não acredito que o CHEGA consiga mobilizar todo o seu eleitorado novamente como o fez nas últimas legislativas, sabendo que o cavalo de batalha era tirar o PS do poder e esse já não é o panorama atual, também não acredito que mobilize tão pouco como nas europeias, por 2 motivos, Rui Rocha não é Cotrim de Figueiredo e André Ventura não é Tânger Correia.

*O Rui Rocha não é inspirador e carismático, mobilizando o eleitorado IL, já não o era antes a bom abono da verdade.

*A AD, melhor dito, o Luís Montenegro, está totalmente descredibilizada. Ainda que saibamos que a AD fez algum eleitoralismo com o aumento de pensões e situações semelhantes que podem ajudar a colmatar a perda de votos.

*Os 5 Governos de outros países que caíram historicamente em situações parecidas (Itália, UK, Eslováquia, Canadá, Polónia) e por escândalos semelhantes e chumbo de moção de confiança perderam todos e deixaram de governar.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho uma ideia completamente diferente do Rui Rocha e acho-o competente qb para fazer com que a IL seja o partido mais decente da direita. Ninguém lhe deu mérito pela subida de votos da IL mas eu acho que teve algum.

Antes que digam que isso é fácil, eu acho que é muito mais fácil prestar-se a figuras.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 13 minutos:

Tenho uma ideia completamente diferente do Rui Rocha e acho-o competente qb para fazer com que a IL seja o partido mais decente da direita. Ninguém lhe deu mérito pela subida de votos da IL mas eu acho que teve algum.

Antes que digam que isso é fácil, eu acho que é muito mais fácil prestar-se a figuras.

Não desgosto como pessoa e acho-o competente, não me importava de o ver num governo futuro perante outros nomes possíveis que a direita pode ter.
Outra coisa diferente seria eu dizer que é um campaigner/animal político prolífico e feroz.
E no final de contas, falando do meu caso pessoal, não descarto votar IL, por exclusão de partes.
Também o teria feito nas legislativas, mas não votei sequer, por motivos de residência, não veio a tempo, pensava que tinha vindo e então teria de me deslocar centenas de kms, além do mais, estava focado na cobertura da noite eleitoral, tanto na parte técnica como no spaces.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de hugoooo_17, há 1 hora:

o pavel é o comic relief do cmpt.

devemos levar o que ele escreve como a jenny levava o gump a sério. 

Queres ter um filho do Pavel, é o que estás a dizer?

• Like 1
  • Triste 1
  • Haha 3

Compartilhar este post

Link para o post

Ninguém pergunta à Mortágua se também acha se o ministro também não é humano?

Atenção que não estou a defender o LM

Editado por JPB

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...