Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

A falta de popularidade do PS é só consequência de 8 anos no governo. Há muita gente que praticamente toda a vida adulta, ou desde que começou a trabalhar, só teve PS no governo, e como a ideia geral é que o governo nunca faz nada e só andam a mamar isso faz com que muita gente seja naturalmente do contra de quem lá está. Ou seja, é algo cíclico em função de quem está no poder. 

O mesmo acontece com os pequenos e por isso é que o BE sacava 10%'s no tempo da troika, etc.

• Concordo! 11

Compartilhar este post

Link para o post

Eu continuo a achar muito difícil que algum dia o Chega vença eleições, porque os moderados são muito mais. E portanto quero acreditar que, em face de uma situação assim, as pessoas votariam até no partido contrário ao que defendem (malta do PS a votar PSD ou vice-versa) para evitar um Chega a ganhar eleições.

Espero não estar errado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 minuto:

Eu continuo a achar muito difícil que algum dia o Chega vença eleições, porque os moderados são muito mais. E portanto quero acreditar que, em face de uma situação assim, as pessoas votariam até no partido contrário ao que defendem (malta do PS a votar PSD ou vice-versa) para evitar um Chega a ganhar eleições.

Espero não estar errado.

O Chega não precisa de ganhar eleições.

O PSD já está a absorver as causas do Chega e é uma questão de tempo até a diferença ser pouca ou nenhuma.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 6 minutos:

sempre era gases?

Segundo o LPN foi mesmo um episódio de refluxo gástrico que piorou com o Ventura a beber água no meio do discurso e que supostamente apresenta sintomas ou semelhanças a um enfarte do miocárdio, daí os exames a que o Ventura foi submetido. A questão é que segundo a informação que recebeu do médico no Hospital de Faro o Ventura decidiu sair do hospital sem alta médica e recusou tomar a medicação, originando novo episódio. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 21 horas:
  • Bexiga - Tomar
  • Cama Porca - Vila Franca de Xira
  • Cabeça Gorda - Alentejo
  • Deixa o Resto - Santigo do Cacém
  • Pau Gordo - Cascais
  • Vale da Rata - Alentejo
  • Venda da Porca - Alentejo

Ya ya, é o Norte.

Não mencionar a p*cha, Venda da Gaita ou Senhor dos Aflitos, sendo que estas 3 terras são todas seguidas 😄 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 4 horas:

Teria muita curiosidade em saber qual a opinião dos 10 cmptianos que dizem que irão votar Chega tem sobre isto. 

Citação de Frank, há 4 horas:

Qual é a dúvida? Vão-te dizer que nos outros é igual ou pior.

Não. Vão dizer que ao menos o Ventura mandou embora os que fizeram crimes, quando argumentas com os que fizeram e estão lá, vão começar a falar que o PS e PSD é só corrupção. Isto foi o que duas/três/wtv cabeças ocas de quem apoia o Chega me argumentou, acredito que grande parte pense assim porque a capacidade cognitiva é baixa no geral.

Editado por BrunoCardoso

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 7 minutos:

Fachos são a segunda força mais votada na população activa, parabéns Portugal.

Coisa que me surpreende pouco. Um grande número de pessoas com quem tenho lidado com essa idade, ou assume que vai votar Chega ou dizem que não gostam do Ventura mas tem de vir alguém como ele para "endireitar" isto (sendo óbvio onde vão meter a cruz no dia 18). 

Compartilhar este post

Link para o post

Daqui a uns 8 anos, provavelmente nem tanto, o Chega vai ser visto pela opinião pública como atualmente é visto o CDS.

Quando esse dia chegar será entendido como normal um partido como o PSD aliar-se ao Chega para formar governo.

Editado por Quan Chi

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 2 minutos:

Daqui a uns 8 anos, provavelmente nem tanto, o Chega vai ser visto pela opinião pública como atualmente é visto o CDS.

Quando esse dia chegar será entendido como normal um partido como o PSD aliar-se ao Chega para formar governo.

Mais depressa são 8 meses em vez de 8 anos.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 42 minutos:

A falta de popularidade do PS é só consequência de 8 anos no governo. Há muita gente que praticamente toda a vida adulta, ou desde que começou a trabalhar, só teve PS no governo, e como a ideia geral é que o governo nunca faz nada e só andam a mamar isso faz com que muita gente seja naturalmente do contra de quem lá está. Ou seja, é algo cíclico em função de quem está no poder. 

O mesmo acontece com os pequenos e por isso é que o BE sacava 10%'s no tempo da troika, etc.

Creio que somos sensivelmente da mesma idade. Nós passamos a nossa vida inteira com o PS no governo. E se descontarmos os governos do Cavaco, quando éramos putos e só queríamos jogar à bola e andar de bicicleta, nós passamos a nossa vida inteira com o PS no governo.

Citação de HappyKing, há 45 minutos:

E como é que consegues garantir que as pessoas com 50/60 anos hoje quando chegarem aos 65+ não vão pensar exatamente da mesma forma que o eleitorado atual daquela faixa etária pensa (dando primazia à sua pensão e achando que ela está melhor garantida - seja na sua manutenção seja no seu aumento - nas mãos do PS) ? 

Vai depender de quem tiver que tomar a difícil decisão de mexer nas reformas antes que a SS estoure.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 5 minutos:

Creio que somos sensivelmente da mesma idade. Nós passamos a nossa vida inteira com o PS no governo. E se descontarmos os governos do Cavaco, quando éramos putos e só queríamos jogar à bola e andar de bicicleta, nós passamos a nossa vida inteira com o PS no governo.

Vai depender de quem tiver que tomar a difícil decisão de mexer nas reformas antes que a SS estoure.

Cherne - Peixes

giphy.gif?cid=6c09b952kpfz8047zljyx8sfap

• Like 1
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 7 minutos:

Na periodicidade com que as crises financeiras tem acontecido ficaria surpreendido que a SS chegasse a estourar por essa via.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 59 minutos:

E como é que consegues garantir que as pessoas com 50/60 anos hoje quando chegarem aos 65+ não vão pensar exatamente da mesma forma que o eleitorado atual daquela faixa etária pensa (dando primazia à sua pensão e achando que ela está melhor garantida - seja na sua manutenção seja no seu aumento - nas mãos do PS) ? 

Não consigo.

Todos nós mudamos de opinião ao longo do tempo sobre diversos assuntos.

O PS continua a ser o maior partido português, mas precisa de se reinventar.

E para quem aponta ao crescimento do Chega, se calhar em vez de simplesmente se chamar fachos e menosprezar essas pessoas como se não fossem parte da população, seria útil pensar no que (não) andam a fazer os partidos de esquerda.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 1 hora:

Não é só pelo Soares. É também muito pelo trabalho de décadas do PS junto dos pensionistas, que o PSD foi sempre incapaz de fazer. A maior parte das pessoas estará essencialmente preocupada com o que lhe acontece no dia de amanhã do que com qualquer fenómeno passado.

antes do passos, o eleitorado pensionista era tradicionalmente de direita.

Citação de Ghelthon, há 1 hora:

Espero não estar errado.

confias na estratégia macron portanto?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 35 minutos:

Não acho, a IL é que é o CDS de uma geração que já não vai à missa.

O Chega é um fenómeno novo que ainda ninguém em lado nenhum do Mundo sabe como lidar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 5 horas:

Adoro quando passo por A-da-gorda perto de Óbidos 

Hey, não fales mal da terra mais bonita de Portugal!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 2 horas:

E para quem aponta ao crescimento do Chega, se calhar em vez de simplesmente se chamar fachos e menosprezar essas pessoas como se não fossem parte da população, seria útil pensar no que (não) andam a fazer os partidos de esquerda.

O PS e a esquerda poderá ter muitas culpas no cartório para estarem na situação em que estão. 

Mas as pessoas que votam não são crianças de cinco anos: se votam num partido abertamente xenófobo e racista - caraças, ainda antes de ontem o líder parlamentar tem uma das declarações mais abjetas que me lembro de ver um politico fazer ( e aqui dada a frequência com que isto aparece na televisão não há desculpa do desconhecimento. Uma coisa é não saberem que o partido quis por exemplo eliminar o ministério da educação ou da saúde, outra é as posições racistas quase diárias do partido) então que o assumam. Votam ali apesar dessas posições ou até, no limite, porque concordam com elas.

Não há culpa alguma da esquerda quando decidem votar em gente que ainda antes de ontem disse que o seu líder não se podia deitar ao lado de uma pessoa de uma etnia especifica. Se fazem a avaliação que a esquerda prestou um mau serviço ao país há várias opções democráticas à direita. Não refugiem a justificativa de um voto em pessoas de m*rda na esquerda. 

Editado por HappyKing
  • Concordo! 11

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 1 hora:

Ja eu acho que o problema é mesmo o PNS ser um dos piores secretários gerais da história do partido…. É execrável em todos os sentidos.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 hora:

Eu continuo a achar muito difícil que algum dia o Chega vença eleições

Olha que não sei se nas autárquicas não saca já câmaras no Algarve

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 16 minutos:

O PS e a esquerda poderá ter muitas culpas no cartório para estarem na situação em que estão. 

Mas as pessoas que votam não são crianças de cinco anos: se votam num partido abertamente xenófobo e racista - caraças, ainda antes de ontem o líder parlamentar tem uma das declarações mais abjetas que me lembro de ver um politico fazer ( e aqui dada a frequência com que isto aparece na televisão não há desculpa do desconhecimento). Uma coisa é não saberem que o partido quis por exemplo eliminar o ministério da educação ou da saúde, outra é as posições racistas quase diárias do partido) então que o assumam. Votam ali apesar dessas posições ou até, no limite, porque concordam com elas.

Não há culpa alguma da esquerda quando decidem votar em gente que ainda antes de ontem disse que o seu líder não se podia deitar ao lado de uma pessoa de uma etnia especifica. Se fazem a avaliação que a esquerda prestou um mau serviço ao país há várias opções democráticas à direita. Não refugiem a justificativa de um voto em pessoas de m*rda na esquerda. 

Mas é óbvio que essas pessoas concordam em absoluto com o suíno. Mas isso não é racismo ou xenofobia para essas pessoas, porque estava a falar de ciganos. E nesse sentido concordam, porque, tal como o suíno, também agradeciam não conviver no mesmo espaço que ciganos. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 13 minutos:

Mas as pessoas que votam não são crianças de cinco anos: se votam num partido abertamente xenófobo e racista - caraças, ainda antes de ontem o líder parlamentar tem uma das declarações mais abjetas que me lembro de ver um politico fazer ( e aqui dada a frequência com que isto aparece na televisão não há desculpa do desconhecimento). Uma coisa é não saberem que o partido quis por exemplo eliminar o ministério da educação ou da saúde, outra é as posições racistas quase diárias do partido) então que o assumam. Votam ali apesar dessas posições ou até, no limite, porque concordam com elas.

Lembro-me sempre aquele meme do gajo que foi obrigado a tatuar a suástica no braço por causa de uma opinião de alguém.

Ou, e isto já não é meme, de quem defendia que a culpa de se votar num racista como o Trump era dos Democratas.

E, claro, daquela teoria maravilhosa coberta de paternalismo segundo a qual se tinha de explicar às pessoas que votam na extrema-direira que o racismo e a xenofobia são erradas.

Como se fosse necessário explicar a marmanjos adultos com idade para serem pais, caso já não o sejam, que racismo e xenofobia são errados. Vai-se a ver e quem vota em partidos racistas e xenófobos são simplesmente... racistas e xenófobos.

E se não o são abertamente, se calhar nem se dando conta de o serem, aceitam e estão à vontade em votar em quem o é abertamente, o que no fundo vai dar à mesma coisa.

Quando o fenómeno Trump surgiu e era tudo novo, ainda se dava o desconto que houvesse pessoas a votar na extrema-direira sem perceber o que isso significa.

Agora, depois de Trumps e Bolsonaros e do chiqueiro que é aquela bancada parlamentar do Chega, haver quem o continue a fazer e diga que não é racista ou xenófobo já não tem desculpa nenhuma.

O que eles são é muito claro, o que eles pretendem nem sequer é disfarçado pelo próprios, se votam eles são cúmplices de tudo o que defendem. É assim simples.

• Like 16
  • Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 20 minutos:

As pessoas estão saturadas e votam consoante a realidade que vivenciam no seu dia-a-dia. Além de que têm pouco interesse por política. Preferem ver o Big Brother do que um debate entre dois candidatos.

E mais, aposto que a maioria dos votantes do Chega não concorda com grande parte das suas propostas (nem faz ideia quais são), mas lá está, é a favor das "principais bandeiras" que é precisamente o que vive no seu dia-a-dia.

Será que todos os que votam no Chega são más pessoas ou não têm princípios? Ou o Chega toca em assuntos que essas pessoas sentem na pele? E aqui refiro-me especificamente à questão da imigração e etnias (que para mim são problemas reais). A questão da corrupção, etc, são só bocas típicas para o ar, algumas com algum fundamento, mas até aí o próprio Chega tem telhados de vidro.

Nestes números do sentir-se mal, não me revejo minimamente (se forem peta e o 2º episódio parece mesmo), mas também não concordo que se normalize o desejar a morte a alguém.

Já sei que vão dizer que estou muito preocupado e defendo acerrimamente para quem diz que não vota no Chega. E não voto, nem nunca votei. O que não me impede de achar que têm razão em alguns assuntos.

De qualquer forma (e esta é apenas a minha opinião, os outros agem como entenderem), como se diz na minha terra, não é com vinagre que se apanham moscas. Não é com desprezo, bocas, prepotência e outros que tais, etc que se mudam mentalidades ou formas de ver as coisas.

Eu pelo menos prefiro que me transmitam de forma educada que estou a pensar mal e me digam o porquê, do que simplesmente comecem a mandar "fachos" e coisas do género.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando já se explicou e demonstrou cem vezes o motivo pelo qual votar em partidos como o Chega é perigoso, explicar uma centésima primeira ou centésima segunda já é só perda de tempo.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...