Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de bug, há 11 horas:

Fala-se no Entroncamento.

E por acaso até me parece um bom candidato.

Spoiler: não é.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

O Ventura tudo o que o coloca em causa deita fora. 

O partido é ele, apenas ele, somente ele e mais ninguém. 

Compartilhar este post

Link para o post

De certa forma é uma noite positiva no sentido em que o Chega ficou com uma pequena fração das câmaras que se antecipava, ainda que em certa medida eram falsas expetativas baseadas em resultados nacionais produzidos por um culto do líder.

Para a esquerda é mais um mau resultado. Enquanto (se) não conseguirem voltar a ser a área política dos jovens e dos "revoltados", não vão conseguir voltar a formar um governo.

Não me surpreende o resultado do Moedas porque acho que a mentalidade americanizada do "I am not rich... yet" está completamente entranhada na sociedade em geral e em Lisboa em particular. Ainda assim é um resultado perigosíssimo para o país. O Moedas fica muito legitimado no seio do PSD. Num cenário em que o Montenegro não cumpre o mandato até ao fim, o Moedas será muito provavelmente o candidato a primeiro-ministro, pois o partido vai ser suficientemente míope para não ver que toda a gente fora de Lisboa acha o Moedas um panhonha, e se aliado a isto tivermos um candidato fraco do PS... Não quero completar o resto do raciocínio.

Editado por Quan Chi
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 35 minutos:

Eu vou parecer um comunista mas, no fundo, não foi uma má noite para nenhum partido.

1. O PSD ganha.
  2. O PS dá uma prova de vida muito significativa depois do desastre de maio. Espero que isto seja sinal que ter um líder conciliador e não um troglodita que acha que a política é uma luta entre claques de futebol, até dá votos
  3. A CDU piora mas não desaparece, de todo. Ainda existe e resiste. Não vai adiantar de nada, mas se calhar era altura do comité central acordar para a vida.
  4. O Chega consegue implantar-se na política local. É o mais difícil e é uma coisa que o BE, com quase 30 anos de vida nunca conseguiu. Se estavam à espera de um resultado ao nível das legislativas são burros, mas ganham câmaras.
  5. O CDS continua vivo. Já é uma vitória estrondosa.
  6. O BE, o Livre, o PAN e a IL nunca valeram nadinha de nada em termos autárquicos e assim continuam. Foi um domingo à noite.

Tenho de discordar do ponto 4.

O Chega como 2ª maior força política do país levou uma ensaboadela daquelas.

4 câmaras, não foram? 

Muito pouquinho para a 2ª maior força política do país.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, Agora:

Tenho de discordar do ponto 4.

O Chega como 2ª maior força política do país levou uma ensaboadela daquelas.

4 câmaras, não foram? 

Muito pouquinho para a 2ª maior força política do país.

3 câmaras. É pouco, realmente. Mas é muito tendo em conta o historial autárquico português, extremamente conservador e muito mais resistente à mudança do que em legislativas. A CDU e o CDS mantém uma presença autárquica muito mais relevante do que têm a nível nacional. É muito difícil entrar na autarquias. O BE, p.e., nunca conseguiu. A IL está feliz da vida por ter um vereador em Braga e outro em Castelo Branco. Nota que o Chega é um partido novo, pendurado numa única figura, o aldrabão do Ventura. Ter conseguido 3 câmaras devia ser um bom resultado para aquela gente, não fosse terem resolvido que iam ganhar 150000 câmaras e ficarem a chuchar no dedo.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Apocalypse Now, há 6 minutos:

Moedas ganhar novamente é incompreensível

Quando deslocalizas as pessoas que não podem viver em Lisboa para fora da cidade e só ficam os ricos e familias tendencialmente de direita que não querem pobres à porta, isto faz sentido. Só comprova o caminho que nós fizemos e a guinada ideológica que aconteceu (e não foi apenas por cá) para passarmos de um posicionamento de apoio aos mais pobres e necessitados para os escorraçar e ter nojo deles.

Citação de Lifehouse, há 4 minutos:

O Ventura tudo o que o coloca em causa deita fora. 

O partido é ele, apenas ele, somente ele e mais ninguém. 

Quando queres criar a narrativa da Salvação tens de ter só um Salvador (até porque não somos politeistas, não concebemos bem o poder divino dividido) portanto não se pode ter nada além dele próprio. A Rita Matias existir é apenas pelo ventriloquismo e a capacidade de mobilizar mulheres e alguns jovens. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

É uma derrota para o Chega e agora eles podem dar o spin que quiserem, usarem o chavão de "outros em 30 anos nem 1 câmara conseguiram" à vontade, mas quando o André Ventura chega à sede de campanha fala em várias câmaras da margem sul (AML) como ganhas pelo Chega (Sesimbra e Moita) e que haviam outras que poderiam cair para ele.

Acaba a noite com o Entroncamento, Albufeira e São Vicente (Madeira)(?).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 20 minutos:

Estou curioso para ver se algum dia haverá uma disputa interna entre essa onda e o Ventura, ou se apenas vão ser corridos tipo Mitha se levantarem a crista. 

Lê o livro e tira as tuas conclusões.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 24 minutos:

Curiosamente há outros do Chega que começam a aparecer e até têm bons resultados tendo essa postura, o caso do Porto por exemplo. Estou curioso para ver se algum dia haverá uma disputa interna entre essa onda e o Ventura, ou se apenas vão ser corridos tipo Mitha se levantarem a crista. 

O do Chega de Gondomar é mais eloquente que qualquer um dos deputados do Chega na AR.

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante ver as freguesias PS e PSD no concelho de Lisboa. Bate quase tudo certo quanto à classe social dos respetivos habitantes.

• Like 1
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 1 minuto:

Interessante ver as freguesias PS e PSD no concelho de Lisboa. Bate quase tudo certo quanto à classe social dos respetivos habitantes.

Em Sintra tendo a pensar o mesmo. Vê o que achas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 24 minutos:

Curiosamente há outros do Chega que começam a aparecer e até têm bons resultados tendo essa postura, o caso do Porto por exemplo. Estou curioso para ver se algum dia haverá uma disputa interna entre essa onda e o Ventura, ou se apenas vão ser corridos tipo Mitha se levantarem a crista. 

Pode ser mais uma questão de posturas diferentes serem mais ou menos adequadas consoante o tipo de eleição

Para umas autárquicas o pessoal fica mais assustado de colocar um grunho à frente da câmara, principalmente se conhecerem a peça pessoalmente

Citação de Tio Hans, há 52 minutos:

1. O Chega consegue implantar-se na política local. É o mais difícil e é uma coisa que o BE, com quase 30 anos de vida nunca conseguiu. Se estavam à espera de um resultado ao nível das legislativas são burros, mas ganham câmaras.

Pensavam que já eram a Frente Nacional como em França

Tão a caminho disso, mas o caminho é longo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, há 6 minutos:

Em Sintra tendo a pensar o mesmo. Vê o que achas.

Exatamente, onde ha maior densidade e multiculturalismo, PS. Ontem Massamá foi quase um dos últimos ou que?

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post

O Nós Cidadãos enquanto candidatura sem alianças teve só 0,06% dos votos totais a nível nacional. No entanto, foi o suficiente para vencer dois concelhos.

Política local com foco total na região resulta sempre nas autárquicas mas os grandes partidos continuam a fingir que não.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 41 minutos:

grande parte dos fundadores já foi corrida a pontapé de lá. Se a própria IL, que tinha um líder menos carismático, conseguiu correr com os opositores aquando da entrada para a liderança do Rui Rocha, imagina o Chega que está centrado no Ventura.

A sorte de alguns políticos portugueses é que hoje está tudo a olhar para a libertação dos reféns em Israel.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, há 30 minutos:

Lê o livro e tira as tuas conclusões.

engraçado como o Chega nem pegou nesse livro. nem conseguem falar nele, sendo tão assertivos numa série de coisas. 

tudo o que lá vem é verdade e demasiado...eu nem sei. deveria ser obrigatório ler. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, há 1 hora:

Fui-me deitar com a certeza que ia acordar numa autarquia chegana e afinal ainda houve um milagre lol

image.thumb.png.5f68d5a5dcae368aa2f82dec702bffdc.png

Foi á rasquinha. Somos vizinhos,vivo em Alcochete e aqui o chega passou de 4a para 2a força política com uma candidata que ninguém conhecia.

Aí no Montijo ganhou o sucessor do Caria (corrupto),acho eu. Era o expectável, ninguém acharia que o candidato do chega,com aquele video de tiktok manhoso,fosse ter tão elevada votação.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 34 minutos:

Pode ser mais uma questão de posturas diferentes serem mais ou menos adequadas consoante o tipo de eleição

Para umas autárquicas o pessoal fica mais assustado de colocar um grunho à frente da câmara, principalmente se conhecerem a peça pessoalmente

É muito isto.

O Chega a nível local ou mete os deputados que se estão a cagar para a cidade (e as pessoas sabem disso), ou metem gente que vive a 1 milhão de km de lá e nem sabe onde aquilo fica, ou mete o vigarista da zona, ou mete o maluquinho da vila.

Nenhum destes casos e propício a fazer as pessoas arriscarem.

E depois também valida muito a ideia que o Chega é partido do Ventura e tudo o resto é mato de enfeitar.

----

Aqui na Feira o PSD do Amadeu Albergaria como esperado arrasou a concorrência, 7 mandatos como em 2021.
Era preciso ele ter feito muita m*rda durante o último ano desde que o Emídio foi para o governo, e não só foi ele muito competente (como pessoa inteligente que é), é alguém relativamente jovem (nos seus 40s) e até diria carismático.

Na junta de freguesia também limparam, que a Cristina Tenreiro tem boa reputação dos tempos de Vereadora do Desporto.
Se fosse o Fernando Leão outra vez, teria sido um resultado se calhar mais apertado.

E em São João de Ver, o irmão mais novo, Nuno Albergaria, também limpou como esperado, 10 mandatos contra 2 do PS e 1 do Chega.

No meio dito tudo, o Chega sacou 1 mandato na camara, 4 na assembleia municipal, e 15 na assembleia de freguesia.

Surpreendeu-me também a IL sacar 1 lugar na assembleia municipal e 3 na de freguesia.

Nota para o PS que perdeu 1 mandato na camara para o Chega, 2 lugares na Assembleia Municipal, mas ganhou 13 lugares na Assembleia de Freguesia.

O CDS perdeu os 10 lugares que tinha na freguesia e o que tinha na municipal, morreu cá.

E o BE perdeu o unico lugar que tinha na freguesia também e passou do 3º maior partido para o 8º na camara.
Aliás, no geral só não foram piores que o PAN.

Fico é preocupado com o crescimento do Chega, que acabou a comer o almoço de todos.
Na assembleia municipal passamos de ter 7 partidos diferentes, para 4, com o desaparecimento do CDS, BE e PCP, e na Assembleia de Freguesia passamos de 8 partidos para 6, com o desaparecimento do CDS e BE.

Compartilhar este post

Link para o post

Partilho esta curiosidade que me parece interessante e, provavelmente, única em todo o país:

8c5GHJ0.png

Alguém sabe como se resolve isto?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 50 minutos:

Como diz o Maynard

'Cause I need to watch things die
From a distance

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 minuto:

Partilho esta curiosidade que me parece interessante e, provavelmente, única em todo o país:

8c5GHJ0.png

Pedra, papel, tesoura a melhor de 3.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 minutos:

8c5GHJ0.png

Golos fora

• Haha 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thor Odinsson, há 18 minutos:

Foi á rasquinha. Somos vizinhos,vivo em Alcochete e aqui o chega passou de 4a para 2a força política com uma candidata que ninguém conhecia.

Aí no Montijo ganhou o sucessor do Caria (corrupto),acho eu. Era o expectável, ninguém acharia que o candidato do chega,com aquele video de tiktok manhoso,fosse ter tão elevada votação.

É o Caria mesmo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 16 minutos:

O presidente da Câmara terá de marcar novas eleições para essa JF nos próximos 14 dias.  

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...