Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Momentos mais ao lado da noite até agora:

1 - O Ventura tristonho a dizer que ganharam 4 câmaras, duas delas muito importantes: Albufeira e Montijo. E desatou a falar da importância do Montijo por causa do aeroporto e da mobilidade.

Fecharam agora os resultados do Montijo e ganhou o movimento independente.

2 - O Montenegro todo contente a dizer que pela primeira vez na história ganharam câmaras em todos os distritos. Fazendo a ressalva que em Setúbal estava a contar com 2 movimentos independentes apoiados pelo PSD. E quais são? A Dores Meira em Setúbal e o Movimento de Santiago do Cacém que foi apoiado pelo PSD e... pelo PS.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 12 minutos:

Bragança acho que se vai decidir no photo finish

Deu PS

Compartilhar este post

Link para o post

image.png?ex=68ed9afb&is=68ec497b&hm=9f7

Este resultado em Loures é absolutamente escandaloso para a CDU, que nunca tinha ficado abaixo do 2º lugar e não era sequer o executivo em poder.

Era sabido que o Ricardo Leão ia disparar na votação muito devido ao seu discurso populista a roçar o Chega, mas precisamente por isso nunca esperei que o CH chegasse ao 2º lugar. E a completar o ramalhete a CDU ainda consegue acabar abaixo do PSD, um partido sem qualquer tradição em Loures à excepção de uma pequena freguesia que é sempre deles.

Para dar mais contexto, à excepção de 2009 a CDU nunca tinha caído abaixo dos 29%. Isto não foi uma derrota, foi uma verdadeira hecatombe. E é a prova como a esquerda está neste momento completamente enterrada no concelho, já que o PS está extremamente chegado à direita e dispara na votação por isso mesmo.

No discurso de vitória o Ricardo Leão espingardou contra as vozes críticas do seu MO dentro do PS e quiçá começa a posicionar-se internamente para potencialmente chegar a voos mais altos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 36 minutos:

A CDU perdeu o 2.º vereador na CML em Lisboa para o Chega, por 11 votos.

Estive a ver isso agora. Surreal.

E assim, por 11 votos, o João Ferreira passa também a ser um dos derrotados da noite.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 30 minutos:

Estive a ver isso agora. Surreal.

E assim, por 11 votos, o João Ferreira passa também a ser um dos derrotados da noite.

Melhor resultado, em %, que em 2013 e 2017, mas nessas elegeram dois vereadores. Não ser a 3.ª força tramou-os.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 7 horas:

CDU vai manter Seixal, o camarada @Peplin vai acordar de bom humor amanhã

Menos mal. O candidato do PS era fraquíssimo, também andou a cavalgar um bocado o tema da segurança no concelho e apareceu com 2 ou 3 projectos megalómanos para aqui, o Chega seria o Chega. Ainda assim conseguiram ficar à frente do PS.

Fiquei com pena pelo resultado do Livre/BE, gostei da candidatura da Nurin, mas acho que acabou por sofrer um bocadinho com o voto útil.

Citação de Thor Odinsson, há 6 horas:

Estou parvo com a candidata do chega ao Seixal. Podia ser modelo😏

É uma boa MILF é. E segundo o meu colega que é primo dela, é uma maluca.

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns aos setubalenses, conseguiram eleger a pior escolha de todas.

Não só andou a comprar votos, como vai meter a cidade ainda em pior estado só para andar a viajar pelo mundo a pala dos contribuintes daqui. Ainda por cima uma das cenas que vai fazer é meter os parquímetros na câmara com mais um acordo ridículo (o último era de 50 anos que a cdu conseguiu deitar abaixo), agora vão criar um que ninguém vai conseguir deitar abaixo por 100 anos e quase que aposto que vai andar a mamar dali para ir viajar com o marido pelo mundo enquanto a cidade fica ao abandono novamente.

https://observador.pt/2025/09/27/maria-das-dores-meira-investigada-pela-pj-por-ter-recebido-35-mil-euros-em-ajudas-de-custo-por-ter-percorrido-mil-quilometros/

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 6 horas:

O Moedas tem toda a pinta de ser aquele pai que quer sair à noite com os filhos. 

To a gay bar. 

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

A maior surpresa da noite foi saber que o Moedas tem mulher. 

• Like 4
  • Haha 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 6 minutos:

A maior surpresa da noite foi saber que o Moedas tem mulher. 

Ás vezes via a senhora na Católica e está jeitosa, é professora lá.

Editado por jean-luc godard

Compartilhar este post

Link para o post

na JF Santa Maria Maior (Martim Moniz, Alfama, Mouraria, Castelo e Baixa) ganhou o PS s o Chega ficou atrás da CDU. São Vicente (Graça) e Arroios foi PS também.

Compartilhar este post

Link para o post

Fui-me deitar com a certeza que ia acordar numa autarquia chegana e afinal ainda houve um milagre lol

image.thumb.png.5f68d5a5dcae368aa2f82dec702bffdc.png

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vou parecer um comunista mas, no fundo, não foi uma má noite para nenhum partido.

1. O PSD ganha.
  2. O PS dá uma prova de vida muito significativa depois do desastre de maio. Espero que isto seja sinal que ter um líder conciliador e não um troglodita que acha que a política é uma luta entre claques de futebol, até dá votos
  3. A CDU piora mas não desaparece, de todo. Ainda existe e resiste. Não vai adiantar de nada, mas se calhar era altura do comité central acordar para a vida.
  4. O Chega consegue implantar-se na política local. É o mais difícil e é uma coisa que o BE, com quase 30 anos de vida nunca conseguiu. Se estavam à espera de um resultado ao nível das legislativas são burros, mas ganham câmaras.
  5. O CDS continua vivo. Já é uma vitória estrondosa.
  6. O BE, o Livre, o PAN e a IL nunca valeram nadinha de nada em termos autárquicos e assim continuam. Foi um domingo à noite.
  • Like 1
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 9 horas:

O Algarve e o Alentejo estao ao abandono na saúde, educação e infraestruturas.

É alvo fácil para populismo.

O Algarve, mais precisamente o Sotavento, há mais de 20 anos que está à espera de um novo hospital. Ele era para ter sido construído na mesma altura do estádio do Algarve. O Costa foi ao local, acho que na primeira legislatura, lançar a primeira pedra (já devem ter feito isso umas duas ou três vezes). Hoje deve ser uma luta para encontrar a pedra por causa do matagal que está lá. 

Este é apenas um exemplo. 

Btw, o Rui Cristina era um candidato forte em Albufeira e é possível que monte uma boa equipa na câmara. O Pedro Pinto nem por isso, quase ninguém gosta dele e ele a ter alguma votação era mesmo só por causa do Ventura. A verdade é que o Rui Cristina tem um estilo mais parecido ao que o Mihtá Ribeiro queria no Chega em vez do estilo trauliteiro dominante. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que uma boa prova dessa relativamente fraca implementação do Chega a nível autárquico é em Vila Real:

ijHcdZr.png

Venceu o incumbente, como esperado, mas eu esperava o Chega em segundo, porque a candidata do PSD era fraquíssima, nos primeiros debates nem os nomes das ruas da cidade sabia. E não só isso não aconteceu, como ficaram a uma distância bem considerável.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 19 minutos:

A verdade é que o Rui Cristina tem um estilo mais parecido ao que o Mihtá Ribeiro queria no Chega em vez do estilo trauliteiro dominante. 

Curiosamente há outros do Chega que começam a aparecer e até têm bons resultados tendo essa postura, o caso do Porto por exemplo. Estou curioso para ver se algum dia haverá uma disputa interna entre essa onda e o Ventura, ou se apenas vão ser corridos tipo Mitha se levantarem a crista. 

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...