El Colosso Publicado Março 9 Citação de Apocalypse Now, há 14 minutos: É assustador falar-se de telemoveis e tablets como se fosse esconder droga de agarrados Porque é isso que acabam por ser, especialmente para as crianças. Dão cabo da atenção deles e viciam-nos mesmo. O meu primo tem uma filha de quase 4 anos e só usam o telemovel ou o tablet quando é para ela ver o mesmo que ia estar a ver na televisão (no caso dela, a Bluey). Usam o bloqueio de ecrã e só a deixam ver quando está supervisionada. Não é o ideal, mas comparado com muitos que já vi, não é o pior Compartilhar este post Link para o post
Rei_Patricio Publicado Março 9 Aqui tb nada de telemoveis. E uma dica que deixo, o youtube na TV "avariou" (apaguei a app). Vai vendo umas series na prime/disney, pelo menos aí ao fim de 5 minutos não está a ver aquelas cenas estupidas que o algoritmo sugere. Compartilhar este post Link para o post
Faustino Asprilla Publicado Março 9 Os meus tem bastante exposição ao telemóvel e são bem desenvolvidos. Deixem de ser coninhas e deem é todo amor e paixão que lhes possam dar. 1 Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado Março 9 Citação de Vaart10, há 1 hora: Ao ler o que escrevem, sinto-me menos mal. Os meus filhos muito raramente têm acesso a telemóveis ou tablets. Somente o mais velho e na escola, porque realizam algumas atividades com o iPad. Fora isso, o acesso é restrito. O meu maior problema é quando vamos a um sítio com outros casais com filhos e os miúdos deles passam as refeições a mexer nos telemóveis. Os meus ficam a ver e a falar com os outros ou então ficam a falar connosco. Mas, em casa, especialmente o mais velho, vem sempre falar connosco sobre isso. Eu acho que depende da idade, concordas? Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado Março 9 https://www.dnoticias.pt/2026/3/9/484101-cenario-de-eleicoes-em-cima-da-mesa/ @Ed 🤣🤣🤣 1 Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado Março 9 Citação de Hammerfall, há 55 minutos: Eu acho que depende da idade, concordas? Depende da maturidade da criança. Neste caso, de ela perceber se o uso dos ecrãs é ou não excessivo para ela. Excessivo, não só em termos de tempo, mas também em termos de desgaste cognitivo, visual e emocional. Considerando que nem os próprios adultos conseguem estabelecer esse limite, acho que será muito difícil para uma criança fazê-lo. 2 Compartilhar este post Link para o post
Thor Odinsson Publicado Março 9 Ninguém nos avisou que o seguro tinha uma filha assim😲 Compartilhar este post Link para o post
KAralinda Publicado Março 9 Citação de Thor Odinsson, há 34 minutos: Ninguém nos avisou que o seguro tinha uma filha assim😲 já eu fico admirado, para quem assistiu às guerrinhas dos jotinhas nos inícios dos anos 90, como o monhé do seguro teve uma filha assim! Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado Março 9 (editado) Citação de Thor Odinsson, há 48 minutos: Ninguém nos avisou que o seguro tinha uma filha assim😲 Pics Já aqui: https://expresso.pt/presidencia-republica/2026-03-09-posse-novo-presidente-antonio-jose-seguro-despedida-de-marcelo-9285cea0 Não tem cara de ter 18 anos Editado Março 9 por Petar Musa Compartilhar este post Link para o post
Lurker Publicado Março 9 Citação de KAralinda, há 12 minutos: já eu fico admirado, para quem assistiu às guerrinhas dos jotinhas nos inícios dos anos 90, como o monhé do seguro teve uma filha assim! Dafuq? Compartilhar este post Link para o post
KAralinda Publicado Março 9 Citação de Lurker, Agora: Dafuq? ? Compartilhar este post Link para o post
hugoooo_17 Publicado Março 9 Citação de KAralinda, há 15 minutos: já eu fico admirado, para quem assistiu às guerrinhas dos jotinhas nos inícios dos anos 90, como o monhé do seguro teve uma filha assim! Não imagino como deves ter ficado quando viste o que o François Hollande andava a matar... Compartilhar este post Link para o post
Lurker Publicado Março 9 Citação de KAralinda, há 1 minuto: ? Não percebi a tirada do "monhé". Compartilhar este post Link para o post
pedropb13 Publicado Março 9 Citação de Lurker, Agora: Não percebi a tirada do "monhé". Queria escrever choné e foi freudian slip. 4 Compartilhar este post Link para o post
Thor Odinsson Publicado Março 9 Não sabia a idade dela mas está nova geração parece que vem em esteróides. Já vi vários miúdos dessa idade,rapazes e raparigas que parecem ter bem mais de 18. Já eu,com os meus 42, passo por um jovem de vintes. Quando digo que tenho um filho a caminho dos 19 anos fica tudo admirado 😂. Ainda não me decidi se é uma benção ou uma maldição. 1 Compartilhar este post Link para o post
KAralinda Publicado Março 9 Citação de Lurker, há 5 minutos: Não percebi a tirada do "monhé". Citação de pedropb13, há 6 minutos: Queria escrever choné e foi freudian slip. por acaso queria dizer mais para "o coisinha sem sal" ... Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado Março 9 Citação de Thor Odinsson, há 6 minutos: Não sabia a idade dela mas está nova geração parece que vem em esteróides. Já vi vários miúdos dessa idade,rapazes e raparigas que parecem ter bem mais de 18. 🚩🚩🚩🚩🚩🚩🚩 5 Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado Março 9 (editado) Citação de Vaart10, há 1 hora: Depende da maturidade da criança. Neste caso, de ela perceber se o uso dos ecrãs é ou não excessivo para ela. Excessivo, não só em termos de tempo, mas também em termos de desgaste cognitivo, visual e emocional. Considerando que nem os próprios adultos conseguem estabelecer esse limite, acho que será muito difícil para uma criança fazê-lo. Exato, e rema tudo contra conseguir ter esse discernimento porque o algoritmo vai refinando para ser mais eficaz "contra ti". Eu há 2 anos se calhar perdia 15 minutos por dia no instagram. Fui ver agora, ando a perder 5h30 horas por semana nisto. Mal por mal preferia queimar essas horas colado num Europa Universalis da vida, ao menos estou a desenvolver a parte cognitiva. Editado Março 9 por Ego Sum Compartilhar este post Link para o post
KAralinda Publicado Março 9 Citação de Thor Odinsson, há 6 minutos: Não sabia a idade dela mas está nova geração parece que vem em esteróides. Já vi vários miúdos dessa idade,rapazes e raparigas que parecem ter bem mais de 18. Já eu,com os meus 42, passo por um jovem de vintes. Quando digo que tenho um filho a caminho dos 19 anos fica tudo admirado 😂. Ainda não me decidi se é uma benção ou uma maldição. a caminho dos 53... e ainda me tratam "ò jovem" ... mas os cabelos e barba grisalha já começam a não enganar muito! Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado Março 9 Citação de Vaart10, há 1 hora: Depende da maturidade da criança. Neste caso, de ela perceber se o uso dos ecrãs é ou não excessivo para ela. Excessivo, não só em termos de tempo, mas também em termos de desgaste cognitivo, visual e emocional. Considerando que nem os próprios adultos conseguem estabelecer esse limite, acho que será muito difícil para uma criança fazê-lo. mas quem tem de perceber se é excessivo ou não é os pais, penso eu porque acho que se uma coisa é o extremo dessa situação em que é o tablet ou tlm que educa a criança e não os pais, acho que não se deve ir ao outro extremo e criar uma "criança amish", porque se depois a criança é confrontada, e cada vez mais, com o ter de usar o tablet ou o computador na escola, e esta nem sabe onde o ligar comparado aos seus colegas que tratam a máquina por tu, também não acho que isso seja uma opção usar sim, não demonizar algo que faz parte das nossas vidas, mas não abusar Compartilhar este post Link para o post
Modulor Publicado Março 9 Citação de Ego Sum, há 4 minutos: Eu há 2 anos se calhar perdia 15 minutos por dia no instagram. Fui ver agora, ando a perder 5h30 horas por semana nisto. Eu não conhecia, mas o instagram tem uma definição que podemos accionar e funciona como um aviso/bloqueador quando excedemos um x de tempo de utilização diária, estipulado por nós. Eu andava na média de uns 20-30min por dia de forma muito consciente, mas quando descobri isso liguei só para funcionar de bitola máxima e a partir do qual já considero "desperdício" para o meu dia-a-dia. Sempre funciona como um dissuador interessante para quem tem mais dificuldade em ignorar aquele scrolling instinct. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado Março 9 Citação de El Colosso, há 3 horas: Porque é isso que acabam por ser, especialmente para as crianças. Dão cabo da atenção deles e viciam-nos mesmo. O meu primo tem uma filha de quase 4 anos e só usam o telemovel ou o tablet quando é para ela ver o mesmo que ia estar a ver na televisão (no caso dela, a Bluey). Usam o bloqueio de ecrã e só a deixam ver quando está supervisionada. Não é o ideal, mas comparado com muitos que já vi, não é o pior Tenho uns amigos que, quando o telemóvel é mesmo o último recurso, mostram à miúda vídeos dela mesma, ahah. Funciona e não a vicia em tretas. Pessoalmente tenho tentado transferir o tempo de scroll para tempo de leitura. Comprei um Kobo usado e portanto ainda continua a ser um ecrã, mas bem diferente. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado Março 9 Citação de Modulor, há 1 hora: Eu não conhecia, mas o instagram tem uma definição que podemos accionar e funciona como um aviso/bloqueador quando excedemos um x de tempo de utilização diária, estipulado por nós. Eu andava na média de uns 20-30min por dia de forma muito consciente, mas quando descobri isso liguei só para funcionar de bitola máxima e a partir do qual já considero "desperdício" para o meu dia-a-dia. Sempre funciona como um dissuador interessante para quem tem mais dificuldade em ignorar aquele scrolling instinct. Boa dica, fiz isso agora. Estava com 40 minutos de média diária, meti nos 30 minutos diários, já fiquei bloqueado para o resto do dia pq estava nos 31 😛 Convinha era que também bloqueasse as notificações, porque passado 1 minuto recebo notificação de algo que a mulher mandou 😅 Compartilhar este post Link para o post
Su1 Publicado Março 9 Citação de Sandes., há 1 hora: 🚩🚩🚩🚩🚩🚩🚩 Tópico bloqueado Compartilhar este post Link para o post