JohnyM Publicado 20 horas Citação de Lifehouse, há 13 minutos: Em apenas seis meses o lucro da galp dispara quase cinquenta por cento. https://sicnoticias.pt/economia/2026-07-27-lucro-da-galp-dispara-44-para-812-milhoes-de-euros-no-1.-semestre-0f81d5e8 Não são nenhuns santos, mas convém ler mais do que os headlines: O resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortizações (EBITDA) aumentou 52% entre abril e junho e 47% no acumulado do semestre, respetivamente para 1.272 e 2.216 milhões de euros, sendo "mais de 90% gerado fora de Portugal". Compartilhar este post Link para o post
Lifehouse Publicado 20 horas Eu li, a questão é que parte do resultado financeiro conseguido poderia servir para aliviar a carga por cá. Certamente sabem o país em que vivem. Não vale a pena gritar pelos impostos (que são elevados, claro), quando não se faz o mínimo esforço para ajudar a vida das pessoas e das empresas. Eu sei, eu sei que as petrolíferas não têm de ser a madre teresa de calcutá, mas ainda acho que com um bocadinho de noção se podia aliviar a vida à malta. Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 20 horas Citação de Lifehouse, há 2 minutos: Eu li, a questão é que parte do resultado financeiro conseguido poderia servir para aliviar a carga por cá. Certamente sabem o país em que vivem. Não vale a pena gritar pelos impostos (que são elevados, claro), quando não se faz o mínimo esforço para ajudar a vida das pessoas e das empresas. Eu sei, eu sei que as petrolíferas não têm de ser a madre teresa de calcutá, mas ainda acho que com um bocadinho de noção se podia aliviar a vida à malta. O papel do estado é regular estas empresas e estes sectores porque uma empresa vai querer sempre mais lucros, da mesma forma que qualquer um de nós vai querer sempre ganhar mais. Agora se isto é ético e se a própria Galp podia fazer diferente? Obviamente que sim, mas estão longe de ser os únicos culpados 2 Compartilhar este post Link para o post
Lifehouse Publicado 19 horas O problema aqui é que as políticas públicas foram capturadas pelo deus mercado. Eu é que, erradamente, ainda tento acreditar nas pessoas e que algures por aí existe gente com bom coração. Mas, lá está. Estou profundamente errado. Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 19 horas Citação de Lifehouse, Agora: O problema aqui é que as políticas públicas foram capturadas pelo deus mercado. Eu é que, erradamente, ainda tento acreditar nas pessoas e que algures por aí existe gente com bom coração. Mas, lá está. Estou profundamente errado. Se o governo pretende que o mercado se regule a si próprio é outra conversa, agora a Galp existe para dar lucro aos seus acionistas e não para ser uma IPSS e cabe ao estado meter um travão nisto, mas como o povo votou em não ter travão agora é aguentar. Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 17 horas Não tenho números, mas tenho/tive algum envolvimento profissional com a Galp, e conheço pessoas do IT de lá. O "bloco" de venda de combustíveis na empresa é peaners e é tratado como negócio de segunda categoria. Vale tipo 3% das receitas (ou lucros) da empresa, querem lá eles saber disso. Até têm IT separado do "bloco" dos projetos de refinação (que é de onde vem a grande fatia dos lucros da empresa) e que é gerido de forma completamente amadora, já vi mercearias mais organizadas que os modelos de dados da Galp. Estão-se completamente a cagar para a venda de combustível e passa-lhes completamente ao lado o "drama" de que os preços de venda ao público sobem rápido e descem devagar. É uma fórmula de cálculo que depende essencialmente dos custos de refinação, e pouco do preço do petróleo no mercado, como já alguém pôs por aí num artigo do Expresso. Até arrisco dizer que se viessem aí preços tabelados (não vai acontecer) saíam do mercado. 1 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 17 horas Citação de JohnyM, há 2 horas: https://sicnoticias.pt/economia/2026-07-27-lucro-da-galp-dispara-44-para-812-milhoes-de-euros-no-1.-semestre-0f81d5e8 Não são nenhuns santos, mas convém ler mais do que os headlines: O resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortizações (EBITDA) aumentou 52% entre abril e junho e 47% no acumulado do semestre, respetivamente para 1.272 e 2.216 milhões de euros, sendo "mais de 90% gerado fora de Portugal". É como eu escrevi há dias, se não fosse o mercado internacional, as Galps e as EDPs já tinham fechado, ou uma parte dos nossos impostos servia para as manter a funcionar, tipo TAP. Há muita coisa mal feita em Portugal, e nós tivemos, um azar do caraças no ditador que nos calhou. Já não bastava o azar de 48 anos de ditadura, ainda nos apareceu um morcão com as vistas curtinhas, que atrasou a economia deste país durante décadas e décadas, e que nem a porcaria da guerra colonial serviu para desenvolver a indústria. Assim, a nossa economia vive de migalhas dos países ricos. Produzimos o que os países ricos não querem produzir internamente porque fica muito caro, ficamos na mão deles sempre com medo que haja outro Portugal qualquer que produza tão bem e ainda mais barato. Nós somos pouco produtivos, muito pouco. E isto não quer dizer que somos maus trabalhadores, que trabalhamos pouco ou devagar. Nada disso. Quer dizer que aquilo que fazemos gera pouca riqueza. Quem ganha mais dinheiro com cada VW que sai da Autoeuropa? A Autoeuropa ou a Volkswagen? E quem ganha mais dinheiro com cada peça de roupa da Zara ou da Massimo Dutti produzida nas fábricas têxteis do Norte? Essa fábricas ou a Inditex? Dependemos também do turismo que vem desses países ricos, outra actividade de baixa produtividade e baixos salários e estamos a uma tragédia grave qualquer, natural ou não, de vermos o turismo ir pelo cano abaixo. Não me interpretem mal, é melhor ter a Autoeuropa do que nada, é melhor ter turismo do que nada, é melhor ter fábricas a trabalhar para a Inditex do que nada, é melhor ter centros de serviços partilhados de multinacionais, tipo Adidas do que nada, mas o que eu queria mesmo é que a VW, a Adidas e a Inditex fossem portuguesas. Seríamos um país muito mais rico, com muito melhores salários. E gostemos ou não, sem dinheiro, sem riqueza, não há estado social que resista. 2 4 Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 17 horas E ainda melhor que isso agora até estas a vender boa parte de territorio (Comporta, etc) a estrangeiros. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 17 horas Citação de Jimpo, há 10 minutos: E ainda melhor que isso agora até estas a vender boa parte de territorio (Comporta, etc) a estrangeiros. Eu sei que nós precisamos de betão neste país como de pão para a boca, mas a construção civil é outra actividade de baixa produtividade. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 17 horas Citação de JohnyM, há 2 horas: O papel do estado é regular estas empresas e estes sectores porque uma empresa vai querer sempre mais lucros, da mesma forma que qualquer um de nós vai querer sempre ganhar mais. Agora se isto é ético e se a própria Galp podia fazer diferente? Obviamente que sim, mas estão longe de ser os únicos culpados No fundo, descreveste uma das principais clivagens entre Esquerda e Direita. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 17 horas Citação de Ghelthon, há 1 minuto: No fundo, descreveste uma das principais clivagens entre Esquerda e Direita. à esquerda e à direita quase toda a gente reconhece a importância do Estado e da intervenção do mesmo na economia. O que varia é o grau de intervenção. Depois há os maluquinhos de um lado e do outro, os que querem acabar com o Estado e que isto seja a selva e a lei do mais forte, e os que acham que o Estado deve ser dono de tudo e mais alguma coisa e que as pessoas são autómatos ao serviço desse Estado. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 16 horas Citação de Tio Hans, há 26 minutos: à esquerda e à direita quase toda a gente reconhece a importância do Estado e da intervenção do mesmo na economia. O que varia é o grau de intervenção. Depois há os maluquinhos de um lado e do outro, os que querem acabar com o Estado e que isto seja a selva e a lei do mais forte, e os que acham que o Estado deve ser dono de tudo e mais alguma coisa e que as pessoas são autómatos ao serviço desse Estado. Tendo a achar que o Estado deve regular, não obrigatoriamente ser o dono de tudo. Os combustíveis são um bom exemplo, mas há mais e melhores. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 16 horas Citação de Quan Chi, há 1 hora: Não tenho números, mas tenho/tive algum envolvimento profissional com a Galp, e conheço pessoas do IT de lá. Manda uma mensagem a insulta-los ou para reencaminharem a quem criou a app do Mundo Galp. 4 Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 15 horas Citação de kareca, há 11 minutos: Manda uma mensagem a insulta-los ou para reencaminharem a quem criou a app do Mundo Galp. Não posso responder-te com detalhes porque nunca se sabe quem pode estar a ler isto, mas acredita que reclamei/reclamo com eles a uma cadência quase diária. Compartilhar este post Link para o post
Scirea Publicado 13 horas Perguntar Não Ofende - "Temos usado a receita errada para combater a inflação? O economista Vicente Ferreira responde a Daniel Oliveira" Também sobre isto dos combustíveis e o "rockets and feathers" subjacente ao preço e ao próprio mercado dos combustíveis por cá além da energia mas achei mais curioso foi o estudo do convidado do Daniel Oliveira interessante. Vale a pena ouvir. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 13 horas Citação de Ghelthon, há 3 horas: Tendo a achar que o Estado deve regular, não obrigatoriamente ser o dono de tudo. Os combustíveis são um bom exemplo, mas há mais e melhores. Mesmo ao nível de regulação há muitos níveis ou graus de regulação possíveis. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 13 horas Citação de Tio Hans, há 21 minutos: Mesmo ao nível de regulação há muitos níveis ou graus de regulação possíveis. Claro. Por exemplo, ajudaria ter entidades reguladoras que não fizessem apenas de espantalho. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 13 horas Citação de Ghelthon, há 2 minutos: Claro. Por exemplo, ajudaria ter entidades reguladoras que não fizessem apenas de espantalho. O que eu quis dizer é que podes regular fixando preços, p.e. ou regular impondo regras que se façam cumprir. A primeira opção é muito mais "intervencionista" e, quando dilatada no tempo tende a correr muitíssimo mal. Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 12 horas Citação de kareca, há 3 horas: Manda uma mensagem a insulta-los ou para reencaminharem a quem criou a app do Mundo Galp. A APP da Mundo Galp, toda a integração com o cartão continente e o tempo que se espera pela fatura, é impressionante o tempo que aquilo demora a sair. Aquilo dá ideia de as coisas terem sido construídas umas em cima das outras com remendos e nunca ninguém pegou nos sistemas de raiz para os integrar decentemente. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 12 horas Citação de challenger, há 23 minutos: A APP da Mundo Galp, toda a integração com o cartão continente e o tempo que se espera pela fatura, é impressionante o tempo que aquilo demora a sair. Aquilo dá ideia de as coisas terem sido construídas umas em cima das outras com remendos e nunca ninguém pegou nos sistemas de raiz para os integrar decentemente. Essa app e a vodafone com aquele Tobi inútil. É nessas equipas que temos de arranjar emprego, as mesas de matrecos são claramente a prioridade. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 11 horas Citação de kareca, há 25 minutos: Essa app e a vodafone com aquele Tobi inútil. É nessas equipas que temos de arranjar emprego, as mesas de matrecos são claramente a prioridade. Tbh o tobi nem é um problema de Portugal, também tenho essa treta no uk Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 11 horas Para mim falta uma clara aposta na marca portuguesa. Sou um bocado leigo mas porque é que não há um apoio para criares (ou se calhar há, eu é que não sei) uma marca de roupa portuguesa? Ou outra cena qualquer portuguesa? Porque é que compramos da zara? Acho que uma sinergia do estado entre as empresas e a população em geral para haver um esforço adicional em comprar cá dentro é mesmo a única coisa que fará mudar tudo. Óbvio que de momento o inicio seriam coisas pequenas, mas porque não no futuro não existir marcas maiores portuguesas? Provavelmente estou a ir contra alguma ideologia básica ou algo do género mas tal como o @Tio Hans diz, vivemos das migalhas dos outros. Enquanto não noos livrarmos um pouco dessas amarras não existe qualquer capacidade de evolução. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 10 horas O que mais há para aí é marcas de roupa. Inovem noutro produto qualquer. Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 10 horas Citação de kareca, há 1 hora: Essa app e a vodafone com aquele Tobi inútil. É nessas equipas que temos de arranjar emprego, as mesas de matrecos são claramente a prioridade. Pelo contrário, o que vi/vejo de quem lá trabalha é desespero diário e um sentimento de impotência, deve ser um emprego horrível. Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 10 horas Citação de Bashir, há 55 minutos: Para mim falta uma clara aposta na marca portuguesa. Sou um bocado leigo mas porque é que não há um apoio para criares (ou se calhar há, eu é que não sei) uma marca de roupa portuguesa? Ou outra cena qualquer portuguesa? Porque é que compramos da zara? Acho que uma sinergia do estado entre as empresas e a população em geral para haver um esforço adicional em comprar cá dentro é mesmo a única coisa que fará mudar tudo. Óbvio que de momento o inicio seriam coisas pequenas, mas porque não no futuro não existir marcas maiores portuguesas? Provavelmente estou a ir contra alguma ideologia básica ou algo do género mas tal como o @Tio Hans diz, vivemos das migalhas dos outros. Enquanto não noos livrarmos um pouco dessas amarras não existe qualquer capacidade de evolução. E há várias marcas de roupa portuguesa, sacoor, salsa jeans, Tifossi, MO, Decenio, Lion of Porches, Giovanni Galli, Ana Sousa, etc Compartilhar este post Link para o post