lastdance Publicado 29 Dezembro 2022 Citação de Gotham, Agora: Portanto partimos todos do principio que as empresas são todos "leopardos" e que todos "nos querem comer a cara" Bom principio 👍 partimos do principio que o objetivo de uma empresa privada é gerar dinheiro. Pode ser chocante para alguns pensadores modernos, eu sei. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 29 Dezembro 2022 Citação de Gotham, há 1 minuto: Portanto partimos todos do principio que as empresas são todos "leopardos" e que todos "nos querem comer a cara" Bom principio 👍 Não conheces a expressão? Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 29 Dezembro 2022 (editado) Citação de Gotham, há 1 hora: Não compreendo este argumento, tu nesta medida ajudas toda a gente. Custa-me compreender como pode ser vista como injusta, podes explorar um pouco? Eu não disse que a medida não ajudava toda a gente. Disse que a medida era injusta socialmente no sentido de beneficiar mais em termos absolutos quem consome mais. Quem gasta mais em comida são as famílias com maior rendimento. Citação de Ego Sum, há 52 minutos: Hoje pagas 2€ por um produto. O Estado muda o IVA para 0%. Amanhã continuas a pagar 2€, pq levas com o que o hipermercado define. Resultado: Consumidor => nada muda Hipermercado => vai buscar mais dinheiro pq recebe o IVA do estado e não tem de o pagar de volta Estado => menos receita fiscal pq deixa de cobrar esse IVA, e terá de ir busca-lo a outro sítio com mais taxas e taxinhas (indiretamente prejudica o consumidor pq vai levar com esses impostos adicionais noutro lado) Se bem me recordo isto aconteceu recentemente pós Troika quando o IVA na restauração baixou de 23 para 13%. Os restaurantes não baixaram o preço das refeições 10%, ficaram eles com essa margem. O Ego aqui explica o argumento 1. Eu não sou tão severo e acredito que mudasse alguma coisa para o consumidor. Acredito é que seria muito pouco e que muita da diferença seria "comida" pelos mercados. Editado 29 Dezembro 2022 por HappyKing 1 Compartilhar este post Link para o post
Abraxas Publicado 29 Dezembro 2022 Citação de lastdance, há 6 minutos: partimos do principio que o objetivo de uma empresa privada é gerar dinheiro. Pode ser chocante para alguns pensadores modernos, eu sei. Não, o objectivo de uma empresa, seja pública ou privada, é criação e entrega de valor para os seus clientes, sejam eles consumidor final ou outras empresas. Atraves de desse valor é gerado dinheiro que depois flui para empresa e os seus acionistas Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 29 Dezembro 2022 Citação de Gotham, há 1 minuto: Não, o objectivo de uma empresa, seja pública ou privada, é criação e entrega de valor para os seus clientes, sejam eles consumidor final ou outras empresas. Atraves de desse valor é gerado dinheiro que depois flui para empresa e os seus acionistas Já entraste no mercado de trabalho ou ainda estás agarrado aos livros? Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 29 Dezembro 2022 Citação de Gotham, há 4 minutos: Não, o objectivo de uma empresa, seja pública ou privada, é criação e entrega de valor para os seus clientes, sejam eles consumidor final ou outras empresas. Atraves de desse valor é gerado dinheiro que depois flui para empresa e os seus acionistas ai o quê Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 29 Dezembro 2022 Uma pessoa achava que (tentar) ter uma conversa com comunistas do pensamento mágico era desanimador, à falta de melhor palavra, mas falar com liberais do mundo encanto dos brinquedos ainda consegue ser um desalento maior. 11 1 Compartilhar este post Link para o post
Abraxas Publicado 29 Dezembro 2022 Citação de HappyKing, há 13 minutos: Eu não disse que a medida não ajudava toda a gente. Disse que a medida era injusta socialmente no sentido de beneficiar mais em termos absolutos quem consome mais. Quem gasta mais em comida são as famílias com maior rendimento. O Ego aqui explica o argumento 1. Eu não sou tão severo e acredito que mudasse alguma coisa para o consumidor. Acredito é que seria muito pouco e que muita da diferença seria "comida" pelos mercados. Tudo bem, mas porque é que aqueles que consomem mais não deveriam beneficiar também? Mais uma vez, pergunta honesta Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 29 Dezembro 2022 (editado) Citação de Gotham, há 3 minutos: Tudo bem, mas porque é que aqueles que consomem mais não deveriam beneficiar também? Mais uma vez, pergunta honesta edit: ainda nao acabei de escrever fds carreguei no botao errado Editado 29 Dezembro 2022 por Rain Dog Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 29 Dezembro 2022 Citação de Gotham, há 8 minutos: Tudo bem, mas porque é que aqueles que consomem mais não deveriam beneficiar também? Mais uma vez, pergunta honesta Porque estás a tirar dinheiro que dá suporte aos mais necessitados (IVA que vai para serviços públicos, subsídios etc) para dar uma maior folga a quem não precisa. Acho que é óbvio. 1 Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 29 Dezembro 2022 (editado) Citação de Gotham, há 16 minutos: Tudo bem, mas porque é que aqueles que consomem mais não deveriam beneficiar também? Mais uma vez, pergunta honesta pensa nisso desta maneira: quando falamos em percentagens e não em valores absolutos, os pobres saem sempre prejudicados. Não importa qual é a taxa que desce nem a percentagem. Se se aplica a todos, só se está a beneficiar os mais ricos e por consequência a prejudicar os mais pobres. Tu tiras x% de um IVA qualquer, esse x% para os ricos é um valor que vai ser reinvestido e portanto contribuir para o desiquilíbrio da balança. O mesmo x% para um pobre é um valor muito mais baixo em termos absolutos que, regra geral, não é reinvestido (por necessidade) não quero com isto dizer que baixar os impostos é mau mas é uma coisa muito mais complexa do que parece Editado 29 Dezembro 2022 por Rain Dog 1 Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 29 Dezembro 2022 Citação de Gotham, há 14 minutos: Não, o objectivo de uma empresa, seja pública ou privada, é criação e entrega de valor para os seus clientes, sejam eles consumidor final ou outras empresas. então let me put that to you this way: se à SONAE financeiramente fosse compensador não subir preços dos produtos na ausência do IVA, por se apresentar, desse modo, como "Continente, o garante dos Portugueses nestes tempos de inflação e dificuldades", ou seja, e assim criando esse valor para os clientes, estimo que o fariam. Mas isso iria implicar uma campanha de marketing extensa para vender essa mesma ideia ao consumidor, par, lá está, entregar valor aos seus clientes, porque essa ideia não se inculcaria na cabeça dos consumidores de forma automática. Se calhar, fazendo os cálculos, os mandachuvas lá do sítio iriam chegar à conclusão que renderia mais dinheiro, simplesmente, fazer o subir o preço - a médio prazo, claro - para o preço usual do produto, equivalente a quando o IVA ainda existia. Presumir apenas que as empresas, ou seja quem for, não fosse puxar o preço dos bens e serviços para o nivel em que estavam com IVA, por bondade do seu coração, é das coisas mais ingénuas - para usar um termo suave - que eu já ouvi. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 29 Dezembro 2022 Citação de Gotham, há 18 minutos: Tudo bem, mas porque é que aqueles que consomem mais não deveriam beneficiar também? Mais uma vez, pergunta honesta Equidade? Compartilhar este post Link para o post
Abraxas Publicado 29 Dezembro 2022 Citação de Mayday, há 29 minutos: Já entraste no mercado de trabalho ou ainda estás agarrado aos livros? Mas disse alguma coisa assim de tão chocante? Se tu não criares valor no mercado não tens razão de existir, o consumidor não vai até ti e a empresa não vai funcionar, esse é o princípio de tudo. optimização de custo e geração de lucro vem a seguir. nao entendi o choque honestamente Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 29 Dezembro 2022 O que não falta são empresas (negócios, o que lhes quiserem chamar) que não "criam valor no mercado" e/ou que não têm clientes e não é por isso que deixam de gerar lucros para os proprietários/accionistas, que é esse sim o objectivo de uma empresa. Essa história do "criar valor no mercado" até semanticamente pouco sentido faz. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 29 Dezembro 2022 Citação de Gotham, há 32 minutos: Tudo bem, mas porque é que aqueles que consomem mais não deveriam beneficiar também? Mais uma vez, pergunta honesta O Rain e o Sandes responderam (e melhor do que o faria) por mim e explicaram bem o ponto. Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado 29 Dezembro 2022 Citação de Almeno, há 3 horas: E a localização é exatamente a mesma? Pelo maps, a única colagem que vejo é à segunda circular e ao comboio Está ao lado. Se não estou enganado, claro. Mas considerando que passei ali 8 anos da minha vida, diria que não estou 😬 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 29 Dezembro 2022 (editado) O @Liberbluenão desiste. Que sentido de missão Podia estar a tentar fazer dinheiro no mercado livre, mas está aqui a ensinar a classe operária Editado 29 Dezembro 2022 por Plagio o Original Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 29 Dezembro 2022 Citação de Gotham, há 1 hora: Mas disse alguma coisa assim de tão chocante? Se tu não criares valor no mercado não tens razão de existir, o consumidor não vai até ti e a empresa não vai funcionar, esse é o princípio de tudo. optimização de custo e geração de lucro vem a seguir. nao entendi o choque honestamente Na prática a teoria é sempre outra. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 29 Dezembro 2022 Citação de Gotham, há 2 horas: Portanto partimos todos do principio que as empresas são todos "leopardos" e que todos "nos querem comer a cara" Bom principio 👍 Se tiveres algum exemplo contrário, força. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 29 Dezembro 2022 A Graças Freitas vai deixar a DGS. Fica até encontrarem o substituto em concurso público. Acho que faz bem, acredito que este período de pandemia tenha sido tanto para ela como para a Temido bastante desgastante. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 29 Dezembro 2022 Citação de HappyKing, há 2 minutos: A Graças Freitas vai deixar a DGS. Fica até encontrarem o substituto em concurso público. Acho que faz bem, acredito que este período de pandemia tenha sido tanto para ela como para a Temido bastante desgastante. fiquei com um certo carinho pela Graça. Parece aquela senhora bem falante, amiga da nossa avó, que a gente via em casa dela de vez em quando durante a infância e que teve o supremo azar de lhe cair no turno o maior problema de saúde pública de que há memória quando o cargo, sem isso, é pouco mais que honorário. Coitada. 2 1 Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 29 Dezembro 2022 Citação de Ego Sum, há 4 horas: Hoje pagas 2€ por um produto. O Estado muda o IVA para 0%. Amanhã continuas a pagar 2€, pq levas com o que o hipermercado define. Resultado: Consumidor => nada muda Hipermercado => vai buscar mais dinheiro pq recebe o IVA do estado e não tem de o pagar de volta Estado => menos receita fiscal pq deixa de cobrar esse IVA, e terá de ir busca-lo a outro sítio com mais taxas e taxinhas (indiretamente prejudica o consumidor pq vai levar com esses impostos adicionais noutro lado) Se bem me recordo isto aconteceu recentemente pós Troika quando o IVA na restauração baixou de 23 para 13%. Os restaurantes não baixaram o preço das refeições 10%, ficaram eles com essa margem. Também existiu muito bom restaurante que não aumentou proporcionalmente os preços quando o IVA subiu. Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 29 Dezembro 2022 Citação de Duda34, há 3 horas: Está ao lado. Se não estou enganado, claro. Mas considerando que passei ali 8 anos da minha vida, diria que não estou 😬 Não digo o contrário, mas da maneira como disseste que estava mesmo em cima do aeroporto e que quase conseguias ir até à pista e não é bem assim. É perto sim, mas tens muitos outros edifícios mais próximos do aeroporto. Compartilhar este post Link para o post