Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Visitante

Nem a reconheci com tanta roupa.

Compartilhar este post

Link para o post

O Partido Nacionalista Basco anunciou que vai votar a favor da moção de censura do PSOE e parece que o governo do Rajoy vai cair.

Compartilhar este post

Link para o post

Há que adorar a política espanhola: Um individuo que levou o PSOE ao pior resultado da história vai amanhã ser primeiro-ministro enquanto o outro que andou a reagir de forma musculada na Catalunha porque sim vai cair na primeira moção de censura a ter sucesso em Espanha graças ao apoio dos nacionalistas canários, bascos e catalães.

Compartilhar este post

Link para o post

É assim tão linear que o Pedro Sanchez fique primeiro-ministro? Não será mais provável novas eleições?

Compartilhar este post

Link para o post

É assim tão linear que o Pedro Sanchez fique primeiro-ministro? Não será mais provável novas eleições?

Se não me engano, em Espanha, o mecanismo da moção de censura é diferente do nosso. Enquanto que aqui a moção de censura simplesmente leva à demissão do Governo, em Espanha, para além disso, prevê também a formação de um governo novo por parte de quem apresenta e aprova a moção. É uma moção de censura construtiva.

Compartilhar este post

Link para o post

Como se estão a comportar os mercados com estas crises políticas de Espanha e Itália?

Compartilhar este post

Link para o post

Um dos jovens mais influentes do mundo a espalhar magia na rtp.

Compartilhar este post

Link para o post

PSD quer pagar 10 mil euros por cada filho a todos os portugueses

Para lá do populismo, eu acho que o Rui Rio, ao tentar ser um bocadinho mais Estado Social, inventouo Abono de Família, essa medida inovadora.

Ciganos like this :mrgreen:

População portuguesa em 2018 ->10.500.000

População portuguesa em 2030 com esta medida -> 30.000.000 :mrgreen:

Editado por diazevedo7

Compartilhar este post

Link para o post

E bem analisado, lidas as alíneas e feitas as contas é uma medida que pretende acabar com o abono de família (como já era mencionado nesse artigo), mas conclui-se ainda que, na verdade, "as famílias mais pobres com direito a esse subsídio, se esta proposta fosse para a frente, passariam a receber, ao fim de 18 anos, menos seis mil e 700 euros pelo primeiro filho do que agora recebem", enquanto "as mais ricas receberão mais 5200 euros".

Politica e populismo de mãos dadas.

Mas uma coisa temos que reconhecer, esta proposta é Rui Rio igual a si próprio. Só que agora com mais olhos em cima dele.

O assunto é sério e a precisar de propostas e medidas urgentes. Podia, aliás, ter sido um grande trunfo do PSD, trazer um bom pacote de medidas, como este parecia ter (e até tem um ponto ou outro interessante) e levá-lo ao parlamento, dificilmente o PS diria que não. Mas usar este assunto para propor, de forma encapotada, o fim de abono de família actual e assim cortar uns euros em mais uma despesa do estado social e tirar dos que mais precisam para dar aos que não precisam assim tanto, é feio, muito mesmo. Aliás, se a ideia de igualdade de Rui Rio é esta...

Mas é Rui Rio, nem nos podemos deixar enganar.

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post

Acho muito sinceramente que o problema da natalidade está mais associado à falta de estabilidade laboral nos jovens e à dificuldade de acesso à habitação própria do que propriamente à falta de incentivos financeiros para se ter filhos.

Toda a gente aponta os chamados "Motivos Financeiros" para os casais jovens não terem filhos contudo não vejo ninguém a tentar ver o problema mais fundo de forma a arranjar a melhor solução... pura e simplesmente os decisores associam "financeiros" a "falta de dinheiro" e pensam que isto se resolve dando um cheque às pessoas.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho muito sinceramente que o problema da natalidade está mais associado à falta de estabilidade laboral nos jovens e à dificuldade de acesso à habitação própria do que propriamente à falta de incentivos financeiros para se ter filhos.

Toda a gente aponta os chamados "Motivos Financeiros" para os casais jovens não terem filhos contudo não vejo ninguém a tentar ver o problema mais fundo de forma a arranjar a melhor solução... pura e simplesmente os decisores associam "financeiros" a "falta de dinheiro" e pensam que isto se resolve dando um cheque às pessoas.

Hmm isso nao e bem assim, porque normalmente quanto mais pobre o pais e, menos filhos por casal

O Japao e o pais com a natalidade mais baixa...

Nao estou a dizer que a questão financeira nao e significativa, mas tem mais que ver com a mudança social do estatuto da mulher, prioridade do trabalho/carreira.

Eu e a minha mulher nao vemos qualquer necessidade de ter filhos, e se alguma vez tivermos será por adopção...

Compartilhar este post

Link para o post

Os motivos financeiros, nomeadamente aqueles que advém da insegurança laboral e dificuldade de pagar uma renda, influenciam bastante a decisão de ter filhos ou de ter mais que um filho.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu e a minha mulher nao vemos qualquer necessidade de ter filhos, e se alguma vez tivermos será por adopção...

Usar a expressão "não ver qualquer necessidade" quando toca a ter filhos, é no mínimo estranho.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda bem.

Editado por Augusto

Compartilhar este post

Link para o post

Como sempre, acham que é atirando dinheiro para cima dos problemas, que estes se resolvem por artes mágicas.

Compartilhar este post

Link para o post

Hmm isso nao e bem assim, porque normalmente quanto mais pobre o pais e, menos filhos por casal

O Japao e o pais com a natalidade mais baixa...

Nao estou a dizer que a questão financeira nao e significativa, mas tem mais que ver com a mudança social do estatuto da mulher, prioridade do trabalho/carreira.

Eu estou a falar do caso português, em outros países da Europa Ocidental onde o mesmo está a acontecer (quebra na natalidade) isto muito provavelmente não é factor, salários para jovens na Alemanha e até mesmo França são superiores aos praticados aqui. Japão muito provavelmente a mesma coisa.

Isso do chamado empoderamento das mulheres também contribui para a fraca natalidade (mais focadas na carreira do que na família) mas muito sinceramente acho que isso é um factor mais típico dos países desenvolvidos europeus (novamente a Alemanha aqui) do que cá.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso do chamado empoderamento das mulheres também contribui para a fraca natalidade (mais focadas na carreira do que na família) mas muito sinceramente acho que isso é um factor mais típico dos países desenvolvidos europeus (novamente a Alemanha aqui) do que cá.

Tenho uma colega extremamente bem sucedida profissionalmente que tem três filhos. De salientar que o marido é igualmente bem sucedido profissionalmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda bem.

f*der? Só o trabalho que isso dá...

Compartilhar este post

Link para o post

Menos de 7 filhos é derrota

#goals #godsplan

Compartilhar este post

Link para o post

Eu falo por mim, apesar de já ir tendo idade para isso não me vejo a ter um filho nos próximos 2-3 anos. Isto exclusivamente porque não estou seguro que a curto prazo o rendimento que tenho, mais o da minha namorada, venha a evoluir para um patamar que permita proporcionar uma boa qualidade de vida a uma criança. Ter um filho é uma responsabilidade abismal.

Editado por Quan Chi

Compartilhar este post

Link para o post

Eu falo por mim, apesar de já ir tendo idade para isso não me vejo a ter um filho nos próximos 2-3 anos. Isto exclusivamente porque não estou seguro que a curto prazo o rendimento que tenho, mais o da minha namorada, venha a evoluir para um patamar que permita proporcionar uma boa qualidade de vida a uma criança. Ter um filho é uma responsabilidade abismal.

Tudo bem, compreendo os argumentos, mas os mais pobres também têm filhos.

Compartilhar este post

Link para o post

Years More years here

1960

2016

European Union (28 countries) x Pro1.60

Austria 2.69 1.53

Belgium 2.54 1.68

Bulgaria 2.31 1.54

Croatia x 1.42

Cyprus x 1.37

Czech Republic 2.09 1.63

Denmark 2.57 1.79

Estonia 1.98 1.60

Finland 2.72 1.57

France 2.73 Pro1.92

Germany x Pro1.60

Greece 2.23 1.38

Hungary 2.02 1.53

Ireland 3.78 1.81

Italy 2.37 1.34

Latvia x 1.74

Lithuania x 1.69

Luxembourg 2.29 1.41

Malta x 1.37

Netherlands 3.12 1.66

Poland x 1.39

Portugal 3.16 1.36

Romania x 1.64

Slovakia 3.04 1.48

Slovenia x 1.58

Spain x 1.34

Sweden x 1.85

United Kingdom x s1.79

Iceland x 1.74

Norway x 1.71

Switzerland 2.44 1.54

Epa sinceramente a questao economica explica pouco porque em 1960 a natalidade era 2,5x maior do que e hoje e no entanto o pais era mais pobre e o emprego mais precario

Mesmo comparando a Suica ou a Alemanha a taxa de natalidade e pouco mais alta que em Portugal

A meu ver as razoes sao mais o papel da mulher na sociedade, o virar para uma sociedade menos tradicional (casamentos muito cedo) e obviamente de saude (contraceptivos), diminuicao substancial da gravidez na adolescencia.

f*der? Só o trabalho que isso dá...

Bem a tua vida deve ser espectacular, se so f*des para ter filhos...

Editado por Burkina2008

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...