Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de HappyKing, há 2 minutos:

O que dizes é que parte deles poderiam arranjar trabalho com relativa facilidade. Mas naquele momento em que mandas a empresa abaixo ficavam sem emprego. 

 

E no momento em que estão desempregadas recebem, e bem, o subsidio de desemprego que têm direito.

Citação de Black Hawk, há 4 minutos:

comida da TAP

images?q=tbn:ANd9GcQgm-B8FmZ1ib49AXy7Ykn

Compartilhar este post


Link para o post

 

Citação de HappyKing, há 7 minutos:

Eu contestei a razão, que disseram antes, de que foi injetado dinheiro para ela dar lucro. É falso. A razão para ter sido injetado dinheiro foi para salvar a empresa que caso contrário fechava portas com consequências conhecidas.

Sobre o comentário irónico eu sou contra a privatização de empresas de setores estratégicos. Acho que a TAP nunca deveria ter sido privatizada como acho que não deve ser agora. E pequena correção: é o segundo ano consecutivo em que a empresa tem lucros. 

Dois anos consecutivos a dar lucros, o deste ano até foi recorde (!!!), e mesmo assim só compensam 15% do prejuízo de 2021 😅

Compartilhar este post


Link para o post

Mas estão a falar a sério quando dizem essas coisas do "se não fosse essa empresa era outra", do género as pessoas que lá trabalham passavam magicamente para outra empresa como se nada fosse?

Eu também não acho graça a andarmos a enterrar dinheiro em negócios ruinosos, a subsidiar empresas pseudo-privadas por caridade com os impostos dos contribuintes, nem entro no cavalo de batalha que a TAP tem que ser pública porque sim. Mas não podem falar de fechar empresas e fingir que quem lá trabalha não são seres humanos como vocês.

  • Like 2
  • Concordo! 12

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Elvis, há 1 minuto:

mesmo assim só compensam 15% do prejuízo de 2021

Uma empresa que está associada a viagens não tem negócio se existir uma pandemia mundial em que muitas pessoas ficam fechadas em casa? Chocante, de facto. 

Mas privatizem lá. Quando não restar mais nada para privatizar como dizia Saramago 'privatize-se também a p*ta que os pariu a todos'.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 5 minutos:

O que dizes é que parte deles poderiam arranjar trabalho com relativa facilidade. Mas naquele momento em que mandas a empresa abaixo ficavam sem emprego. 

Nos termos em que se encerras uma empresa as pessoas que lá trabalhavam passavam de uma situação em que estavam empregadas para uma situação em que não estavam? É factual. 

Qual factual. Estás sempre a debitar "factos" que não são factos nenhuns. Eu não sei o que aconteceria. Provavelmente muita gente ia acabar no desemprego, mas até que ponto isso não é sinal que o negócio com a estrutura que tem não funciona? 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Elvis, Agora:

Qual factual. Estás sempre a debitar "factos" que não são factos nenhuns. Eu não sei o que aconteceria. Provavelmente muita gente ia acabar no desemprego, mas até que ponto isso não é sinal que o negócio com a estrutura que tem não funciona? 

Portanto os trabalhadores de uma empresa que é encerrada ficarem sem emprego não é factual. Está bem, Elvis. 

Compartilhar este post


Link para o post

Eu não percebo é porque é que ainda se discute isso. Volta-se sempre ao mesmo. O que interessa agora é se há pressa em privatizar a TAP ou não e com que capital social deve o Estado ficar.

Com estes lucros (que devem continuar e até aumentar) não seria sensato adiar a privatização?! Até para o Estado ter algum retorno ao dinheiro que meteu? 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de whatever, há 2 minutos:

Mas estão a falar a sério quando dizem essas coisas do "se não fosse essa empresa era outra", do género as pessoas que lá trabalham passavam magicamente para outra empresa como se nada fosse?

Eu também não acho graça a andarmos a enterrar dinheiro em negócios ruinosos, a subsidiar empresas pseudo-privadas por caridade com os impostos dos contribuintes, nem entro no cavalo de batalha que a TAP tem que ser pública porque sim. Mas não podem falar de fechar empresas e fingir que quem lá trabalha não são seres humanos como vocês.

Não é preciso magia nenhuma, se fosse o caso a empresa seria muito provavelmente comprada. Não me recordo de ver empresas deste género simplesmente a desaparecer do nada.

Citação de HappyKing, há 5 minutos:

Uma empresa que está associada a viagens não tem negócio se existir uma pandemia mundial em que muitas pessoas ficam fechadas em casa? Chocante, de facto. 

Mas privatizem lá. Quando não restar mais nada para privatizar como dizia Saramago 'privatize-se também a p*ta que os pariu a todos'.

Mas queres que eu puxe os resultados pré-pandemia? É que eu ainda não percebi onde queres chegar. Mas tu achas que a TAP chegou ao ponto a que chegou porquê? Na tua cabecinha julgas que andaram anos e anos a distribuir dividendos aos acionistas, foi? LOL

Citação de Jpa, há 4 minutos:

Eu não percebo é porque é que ainda se discute isso. Volta-se sempre ao mesmo. O que interessa agora é se há pressa em privatizar a TAP ou não e com que capital social deve o Estado ficar.

Com estes lucros (que devem continuar e até aumentar) não seria sensato adiar a privatização?! Até para o Estado ter algum retorno ao dinheiro que meteu? 

Que retorno? O Estado não vai colher dividendo nenhum, não ia descapitalizar a empresa dessa forma, como é lógico. A privatização tem de avançar o quanto antes, recuperar parte do valor que lá se meteu e garantir uma boa qualidade de serviço nos OSPs.

  • Haha 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 4 minutos:

Uma empresa que está associada a viagens não tem negócio se existir uma pandemia mundial em que muitas pessoas ficam fechadas em casa? Chocante, de facto. 

Mas privatizem lá. Quando não restar mais nada para privatizar como dizia Saramago 'privatize-se também a p*ta que os pariu a todos'.

Qual é a real vantagem da TAP ser pública? Em 2017 (não tenho tempo de procura dados mais recentes), a TAP só era a lider de passageiros transportados em Lisboa: Bole (anac.pt)

Agora não encontro, mas nem a TAP Cargo era a que transportava mais. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 8 minutos:

Portanto os trabalhadores de uma empresa que é encerrada ficarem sem emprego não é factual. Está bem, Elvis. 

A empresa não seria encerrada do nada sem mais nem menos. Vocês pintam o cenário mais bélico como se a coisa ou fosse preto ou branco. Há milhões de cenários pelo meio, entre os quais negociar a transferência de colaboradores para uma nova empresa que viesse substituir a Groudforce, dado que seria do interesse das duas partes...

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lip McBoatface, há 3 horas:

Tu tens mesmo de ir ver o que significa STEM, já é a 2a vez. A sátira não funciona assim sem essa info.

Eu tive Macs no secundário. Portugal perdeu um grande economista e sobretudo um grande ministro do ambiente. 

Compartilhar este post


Link para o post

O PSD e o PS chegando a acordo para o nome do presidente da Assembleia o PSD deve manter a voto favorável ao vice do Chega que já tinha anunciado ir fazer ou voltar atrás e votar contra?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Kaz, há 2 minutos:

O PSD e o PS chegando a acordo para o nome do presidente da Assembleia o PSD deve manter a voto favorável ao vice do Chega que já tinha anunciado ir fazer ou voltar atrás e votar contra?

diria que no mínimo manda submeterem outro nome, aquele nunca passa com um suposto acordo a não ser que o PSD roa a corda

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de IlidioMA, há 12 horas:

a minha previsão é que no final da legislatura (se ocorrer o milagre de esta durar 4 anos) o grupo parlamentar dos Não-Inscritos ex-Chega será maior que o grupo parlamentar do PCP

O Ventura anda ébrio agora que está rodeado por 49 apóstolos, quando devia estar a fazer contas aos Judas.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, há 13 minutos:

Qual é a real vantagem da TAP ser pública?

Uma TAP pública deve ser uma garantia de coesão territorial promovendo também a ligação às comunidades emigrantes. Comunidades emigrantes essas que são muito significativas no nosso país. Muitas destas ligações, caso isso não acontecesse, deixariam simplesmente de existir. 

Depois há outras vantagens económicas mas a principal vantagem para mim é esta em cima.

Compartilhar este post


Link para o post

Como ex-trabalhador da TAP que abandonou o barco no fim de dezembro, parece-me óbvio que só estão a engordar a empresa o máximo que podem (lucros rápidos e "fáceis") para venderem aquilo o mais caro que conseguirem.

O estado de saúde da empresa até pode ser melhor, mas o dos que lá trabalham (e não têm licença para pilotar ou moram no oitavo piso do edifício 25) está pior ou igual ao que estava pré-covid. E ultimamente foi um dos motivos que me fez sair da empresa e do país. 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 6 minutos:

Uma TAP pública deve ser uma garantia de coesão territorial promovendo também a ligação às comunidades emigrantes. Comunidades emigrantes essas que são muito significativas no nosso país. Muitas destas ligações, caso isso não acontecesse, deixariam simplesmente de existir. 

Depois há outras vantagens económicas mas a principal vantagem para mim é esta em cima.

Porquê? Mais um facto? 😅

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 8 minutos:

Uma TAP pública deve ser uma garantia de coesão territorial promovendo também a ligação às comunidades emigrantes. Comunidades emigrantes essas que são muito significativas no nosso país. Muitas destas ligações, caso isso não acontecesse, deixariam simplesmente de existir. 

Depois há outras vantagens económicas mas a principal vantagem para mim é esta em cima.

A unica que poderia ser problemática eram as ligações a África. 

As para as Américas seriam facilmente substituidas; as dos Açores deixariam de dar prejuizo a todos se o Estado na injetasse dinheiro dinheiro a quem quer fazer as rotas.

Pensava que ias pela TAP Cargo, que é o que o Governo dizia que era o mais importante e que, por alguma razão que desconheço, sem uma, a outra não poderia existir.

O hub de Lisboa também é pouco, ou nada importante. Um grande % de voos para as Américas, saem de Madrid ou de Frankfurt. Portugal não compensa porque não há forma de cá chegar. Havia a hipótese Vigo > Porto, mas a TAP (seja privada com o aborto da ponte aerea, ou publica), nunca acharam que o Norte merecia usar a companhia aerea

Compartilhar este post


Link para o post

Está a demorar imenso para o PS e a AD entenderem que a única hipótese de derrotar o Chega é juntarem-se no apoio ao António Filipe.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, há 2 minutos:

A unica que poderia ser problemática eram as ligações a África. 

As para as Américas seriam facilmente substituidas; as dos Açores deixariam de dar prejuizo a todos se o Estado na injetasse dinheiro dinheiro a quem quer fazer as rotas.

Pensava que ias pela TAP Cargo, que é o que o Governo dizia que era o mais importante e que, por alguma razão que desconheço, sem uma, a outra não poderia existir.

O hub de Lisboa também é pouco, ou nada importante. Um grande % de voos para as Américas, saem de Madrid ou de Frankfurt. Portugal não compensa porque não há forma de cá chegar. Havia a hipótese Vigo > Porto, mas a TAP (seja privada com o aborto da ponte aerea, ou publica), nunca acharam que o Norte merecia usar a companhia aerea

As rotas americanas da SATA Internacional devem ser as únicas que não dão prejuízo. Essas e a de PDL-Lisboa.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Elvis, há 10 minutos:

Porquê? Mais um facto? 😅

Porque não são rentáveis economicamente para as multinacionais estrangeiras mas são fundamentais se queremos manter as ligações com as comunidades significativas da diáspora.

Compartilhar este post


Link para o post

Foi feito pedido de adiamento para a apresentação de candidatos.

A bancada do Chega já apresentou novo nome, Rui Paulo Sousa

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, Agora:

Porque não são rentáveis economicamente para as multinacionais estrangeiras mas são fundamentais se queremos manter as ligações com as comunidades significativas da diáspora.

E não podiam ser negociadas como uma obrigação de serviço público, suportando o Estado o prejuízo associado? 

Compartilhar este post


Link para o post

O André Ventura já deve bater palmas de contente com esta indecisão do Montenegro e com este rumo de coligação com o PS

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Elvis, há 1 minuto:

As rotas americanas da SATA Internacional devem ser as únicas que não dão prejuízo. Essas e a de PDL-Lisboa.

Agora com os Neos não sei, mas com o "Cachalote", as americanas eram rotas muito deficitárias. Por falar em Cachalote, custa-me a acreditar como ainda ninugém foi preso.

A PDL - Lisboa é deficitária por causa do Estado: Como também subsidia a rota para a Ryanair, faz com que nenhum privado a queira fazer (daí a dificuldade em privatizar a Sata Internacional)-

Citação de Elvis, há 1 minuto:

E não podiam ser negociadas como uma obrigação de serviço público, suportando o Estado o prejuízo associado? 

Podiam, e há alguns estudos a comprovar isso. O do CGP é um deles

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

    Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

×
×
  • Criar Novo...