Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Elvis, há 1 minuto:

E não podiam ser negociadas como uma obrigação de serviço público, suportando o Estado o prejuízo associado? 

Então vais vender uma empresa que dá lucro para depois pagares aos privados as partes que não darão lucro ao privado? Belo negócio.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de challenger, há 2 horas:

O Freitas do Amaral terminou praticamente no mesmo sítio de onde partiu. Os eixos do sistema político português é que foram alterando.

O Freitas do Amaral termina no PS, sendo que começou a carreira como discípulo do Marcello Caetano. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 5 minutos:

Porque não são rentáveis economicamente para as multinacionais estrangeiras mas são fundamentais se queremos manter as ligações com as comunidades significativas da diáspora.

Ainda agora Toulouse - Lisboa, 3 pessoas, 1000€ TAP

O mesmo voo easyJet ou Ryanair, 300€. 

 

 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Elvis, há 3 minutos:

E não podiam ser negociadas como uma obrigação de serviço público, suportando o Estado o prejuízo associado? 

A subsidiação dos privados com dinheiro público por algo que poderia ser feito por uma empresa nacional é uma hipótese, sim. Não concordo com ela mas é uma hipótese. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 7 minutos:

Porque não são rentáveis economicamente para as multinacionais estrangeiras mas são fundamentais se queremos manter as ligações com as comunidades significativas da diáspora.

Falta provar que esse argumento colha. Quantas dessas linhas não seriam de facto rentáveis? Há estudos em relação a isso? E quantas dessas linhas não têm alternativas mais ou menos decentes?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jimpo, há 1 minuto:

 

Eu não estou a falar, como é evidente, de ligações para a Europa onde a oferta é muita. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jimpo, há 2 minutos:

Ainda agora Toulouse - Lisboa, 3 pessoas, 1000€ TAP

O mesmo voo easyJet ou Ryanair, 300€. 

 

 

Em voos médio curso, e por preço semelhante, escolho sempre outra companhia.

A experiência de andar na TAP em económica é pior que qualquer outra companhia que já andei.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 minuto:

A subsidiação dos privados com dinheiro público por algo que poderia ser feito por uma empresa nacional é uma hipótese, sim. Não concordo com ela mas é uma hipótese. 

O serviço público tem obrigatoriamente de ser prestado por uma entidade pública? Não concordas com o quê em concreto?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Elvis, há 1 minuto:

O serviço público tem obrigatoriamente de ser prestado por uma entidade pública? Não concordas com o quê em concreto?

Não tem, mas se for prestada com piores condições para os utilizadores... Mal por mal, venha a mais barata.

As auto-estradas são um excelente exemplo. Portagens sempre a subir (salvo por acção estatal), condições das estradas em constante degradação, etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 7 minutos:

Então vais vender uma empresa que dá lucro para depois pagares aos privados as partes que não darão lucro ao privado? Belo negócio.

Não vou comentar. O desconhecimento de finanças e contabilidade que demonstras com um comentário desses é demasiado grande.

Citação de Ghelthon, há 3 minutos:

Não tem, mas se for prestada com piores condições para os utilizadores... Mal por mal, venha a mais barata.

As auto-estradas são um excelente exemplo. Portagens sempre a subir (salvo por acção estatal), condições das estradas em constante degradação, etc.

Salvo por acção estatal?! Tu sabes que todos os aumentos que ocorrem nas portagens já estavam previstos contratualmente, certo?

E não sei que estradas são essas. A minha experiência é bastante diferente, mas aceito que noutros pontos do país a realidade seja outra.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 4 minutos:

Não tem, mas se for prestada com piores condições para os utilizadores... Mal por mal, venha a mais barata.

As auto-estradas são um excelente exemplo. Portagens sempre a subir (salvo por acção estatal), condições das estradas em constante degradação, etc.

As estradas não são o melhor exemplo. As que são municipais também não estão em melhor estado.

Mas percebo, e concordo com o que dizes. E junto os CTT, aguas muncipais, etc.

Serviços em que haja um monópolio e sejam vitais para os cidadãos de Portugal, sou da opinião que devem ser publicos.

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Elvis, há 5 minutos:

Salvo por acção estatal?! Tu sabes que todos os aumentos que ocorrem nas portagens já estavam previstos contratualmente, certo?

E não sei que estradas são essas. A minha experiência é bastante diferente, mas aceito que noutros pontos do país a realidade seja outra.

Salvo por acção estatal, sobem sempre (independentemente dos aumentos estarem ou não previstos). No interior houve algumas onde desceram este ano, precisamente por acção estatal.

De resto, posso dar-te muitos exemplos, todos eles no interior e como tal é normal que não estejas tão familiarizado, visto que moras no litoral. Mas por exemplo (e em relação a isto não tenho factos), tenho claramente a noção de que, há 15-20 anos, as repavimentações eram feitas com total substituição do pavimento. Hoje em dia apenas se fazem nos buracos propriamente ditos (muitas vezes sem sequer mudar sequer a faixa toda), tardiamente, e com um alcatrão de qualidade bem duvidosa. Novamente, isto é apenas baseado na minha impressão, e não em factos.

Mas outro exemplo: números de assistência das auto-estradas serem números 700, ou seja, a pagar. Num país em condições, isto não seria obviamente aceite, mas é o que temos.

Citação de Petar Musa, há 4 minutos:

As estradas não são o melhor exemplo. As que são municipais também não estão em melhor estado.

Mas percebo, e concordo com o que dizes. E junto os CTT, aguas muncipais, etc.

Serviços em que haja um monópolio e sejam vitais para os cidadãos de Portugal, sou da opinião que devem ser publicos.

Então mas é isso - se é para ser m*rda, que seja o Estado a fazer, porque fica certamente mais barato.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Elvis, há 3 minutos:

Não vou comentar. O desconhecimento de finanças e contabilidade que demonstras com um comentário desses é demasiado grande.

Salvo por acção estatal?! Tu sabes que todos os aumentos que ocorrem nas portagens já estavam previstos contratualmente, certo?

E não sei que estradas são essas. A minha experiência é bastante diferente, mas aceito que noutros pontos do país a realidade seja outra.

Claro. Porque a solução para os privados é sempre dar-lhes o bombom e o estado assume a parte que não presta. Assim é fácil. 

Sim, a TAP precisou de uma injecção brutal para sobreviver. Mas no momento em que seria vendida, era uma empresa a dar lucro. Na sua globalidade. O estado estar a suportar as áreas do negócio menos rentáveis não faz qualquer sentido, principalmente numa base de cobrir prejuízos. Se a opção é privatizar, então é o estado mexer-se e subsidiar os trajetos que considera essenciais. Com a empresa A, B ou C. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, Agora:

Salvo por acção estatal, sobem sempre (independentemente dos aumentos estarem ou não previstos). No interior houve algumas onde desceram este ano, precisamente por acção estatal.

De resto, posso dar-te muitos exemplos, todos eles no interior e como tal é normal que não estejas tão familiarizado, visto que moras no litoral. Mas por exemplo, e em relação a isto não tenho factos, tenho claramente a noção de que, há 15-20 anos, as repavimentações eram feitas com total substituição do pavimento. Hoje em dia apenas se fazem nos sítios com buracos (muitas vezes sem sequer mudar sequer a faixa toda), tardiamente, e com um alcatrão de qualidade bem duvidosa. Novamente, isto é apenas baseado na minha impressão, e não em factos.

Mas outro exemplo: números de assistência das auto-estradas serem números 700, ou seja, a pagar. Num país em condições, isto não seria obviamente aceite, mas é o que temos.

Os contratos foram estabelecidos com o Estado. Foi o Estado que aceitou essas condições e nada te garante que sendo uma empresa pública a prestar o serviço esses aumentos não iriam ocorrer (sendo que o mais provável seria que fossem dado que tipicamente estão associados à inflação). E se não fossem estaríamos nós a pagar de outra forma lol, que não haja devaneios quanto a isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Elvis, há 4 minutos:

Os contratos foram estabelecidos com o Estado. Foi o Estado que aceitou essas condições e nada te garante que sendo uma empresa pública a prestar o serviço esses aumentos não iriam ocorrer (sendo que o mais provável seria que fossem dado que tipicamente estão associados à inflação). E se não fossem estaríamos nós a pagar de outra forma lol, que não haja devaneios quanto a isso.

Bem sei que foram estabelecidos com o Estado e o Estado aceitou. No entanto, falta saber a que custo. Também sei que o Estado não tem grande dinheiro para financiar a construção de AEs, mas será que isso implica andarmos a pagar sei lá quantas vezes o custo delas só para encher o rabiosque a accionistas? Não me parece.

E sei que nunca vamos estar de acordo nisto, nem é esse o ponto. Só estou a explicar a minha visão. Não vejo grandes razões para não ser o Estado a assumir muitas destas coisas, especialmente quando não está provado que atribuir a privados seja financeiramente benéfico.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 25 minutos:

Falta provar que esse argumento colha. Quantas dessas linhas não seriam de facto rentáveis? Há estudos em relação a isso? E quantas dessas linhas não têm alternativas mais ou menos decentes?

Um exemplo de 2020:

As quatro rotas criadas no aeroporto do Porto, para Amesterdão, Milão, Zurique e Ponta Delgada, estão com “46% da lotação em média” e são “neste momento um prejuízo para a TAP.

Outro exemplo: Quem teria interesse em fazer um Lisboa-Nova Iorque sem Hub quando podiam centralizar esse voo em Madrid?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Vaart10, há 32 minutos:

O Freitas do Amaral termina no PS, sendo que começou a carreira como discípulo do Marcello Caetano. 

e começa, na democracia, no cds que na altura estava cheio de reacionários.

Editado por Puto Perdiz

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Elvis, há 39 minutos:

O serviço público tem obrigatoriamente de ser prestado por uma entidade pública? Não concordas com o quê em concreto?

Sou a favor de que um serviço público seja tendencialmente/preferencialmente prestado por uma entidade pública. 

Compartilhar este post


Link para o post

images?q=tbn:ANd9GcSW57UzA6CSRmWX_pD1baS

Às 15h eles escolhem um presidente. Isto com pessoal das STEM seria muito cinzento. 

  • Haha 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 20 minutos:

Um exemplo de 2020:

As quatro rotas criadas no aeroporto do Porto, para Amesterdão, Milão, Zurique e Ponta Delgada, estão com “46% da lotação em média” e são “neste momento um prejuízo para a TAP.

Outro exemplo: Quem teria interesse em fazer um Lisboa-Nova Iorque sem Hub quando podiam centralizar esse voo em Madrid?

Mas se não é rentável, que remédio... Cabe a quem precisa apanhar um voo Lisboa - Madrid e outro Madrid - Nova Iorque. Não é isso que acontece com tantos outros destinos?

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 minutos:

Mas se não é rentável, que remédio... Cabe a quem precisa apanhar um voo Lisboa - Madrid e outro Madrid - Nova Iorque. Não é isso que acontece com tantos outros destinos?

Não percebi, estás a ser irónico? O que é que impede a TAP de ter rotas para todos os aeroportos do mundo? A nós dava-nos um jeitaço ter um voo directo para, sei lá, o Dubai, naquela única vez que precisasse-mos. E um avião a condizer, também...

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Elvis, há 1 minuto:

Não percebi, estás a ser irónico? O que é que impede a TAP de ter rotas para todos os aeroportos do mundo? A nós dava-nos um jeitaço ter um voo directo para, sei lá, o Dubai, naquela única vez que precisasse-mos. E um avião a condizer, também...

Não estou a ser irónico, acho mesmo aquilo. Acho que o argumento da diáspora etc. não é grande coisa.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

  • Outros membros neste tópico

    Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

×
×
  • Criar Novo...