Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Numa altura em que tanto se fala de meritocracia fico sempre surpreendido quando se diz que o mérito político não é um aspecto fundamental para a escolha para um cargo... político.

Em relação ao SMO, num mundo ideal não havia forças armadas e ninguém tinha de ir com 18 anos aprender a matar outras pessoas. Agora como não vivemos num mundo ideal, e como se tornou óbvio que mais cedo ou mais tarde vamos precisar de defender os nossos valores democráticos para além das vias diplomáticas, não vejo outra forma de responder a esta realidade sem SMO.

  • Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

Eu já fui muito a favor de tecnocratas na política, em cargos como ministérios, mas nos últimos anos mudei de opinião. Ainda para mais numas circunstâncias tão complicadas para se governar como estas. Abaixo deles que estejam pessoas tecnicamente muito competentes sim sem dúvida, mas neste momento o que se precisa sobretudo é capacidade política muito acima da média. Pessoal que saiba vender à população o que é feito de bom, pessoal que saiba criar consensos e pontes com a oposição, pessoal que saiba retirar discurso à oposição que quer destruir a democracia, e não apenas pessoal que saiba fazer bem num mundo ideal utópico em que estas coisas não existam como constrangimentos.

  • Concordo! 3

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Elvis, há 10 minutos:

Sem os exageros, confere. Prefiro um bom profissional a um bom político. Se for os dois, óptimo.

Eu não. Prefiro que o bom profissional lidere a Autoridade Tributária, a Direção Geral do Orçamento ou a Direção Geral do Tesouro e que assuma a pasta do Ministério o bom político. Naturalmente que espero igualmente que o Ministro, além de bom político, também saiba do que está a falar mas não precisa de ser a última bolacha do pacote em termos técnicos e muito menos ser essencialmente reconhecido pelos trabalhos que publicou.

Dito isto, não acho que o Miranda Sarmento seja tão mau político como o têm pintado. Não mostrou grande coisa como líder parlamentar mas também não é isso que se espera das capacidades políticas que um Ministro deve ter. E só o facto de ele ter subido a uma posição de tamanha importância dentro de um partido como o PSD mostra que alguma habilidade política deve ter.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Elvis, há 15 minutos:

Sem os exageros, confere. Prefiro um bom profissional a um bom político. Se for os dois, óptimo.

Sem me querer meter muito na vossa conversa, mas é tipo o Varandas a presidente do Sporting. 

Não é um bom "político" per se, mas está a ser um bom presidente. Obviamente com as devidas diferenças de cargos lol

  • Haha 1

Compartilhar este post


Link para o post

esta conversa do SMO é sempre aquela da pimenta no cu dos outros

boa sorte a quem o quiser implementar e boa viagem aos masoquistas que forem de boa vontade

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, há 24 minutos:

E só o facto de ele ter subido a uma posição de tamanha importância dentro de um partido como o PSD mostra que alguma habilidade política deve ter.

Isso não é assim tão direto. Ainda hoje me pergunto como é que o João Torres, por exemplo, chegou a secretário-geral adjunto do Partido Socialista.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Elvis, há 58 minutos:

Bem, isso do ser bom político, sinceramente, interessa-me zero. E ele não era contra a subida só porque sim e é discutível se o impacto dessa subida foi/será benéfica no longo prazo ou não.

“Mais importante” do que subir o salário mínimo a médio prazo, defendeu o economista, é discutir “porque é que a mediana e o salário médio não sobem”. “E enquanto esses dois não subirem, as subidas do salário mínimo serão sempre feitas à custa da produtividade da economia portuguesa“.

Parece-me mais diferença de ideologias. De qualquer forma, a ideia que ele tem para a reforma das finanças do Estado, no limite, é uma lufada de ar fresco para uma máquina já extremamente desactualizada.

Mas convém não ter uma diferença de ideologias com o seu próprio programa, parece-me.

E não é discutível se o impacto da subida foi benéfica ou não. Não há qualquer indicador que mostre que levou a uma maior falência de empresas, perda de produtividade ou diminuição do investimento. O próprio Luís Montenegro já veio dizer que foi errado estarem conta a subida do SMN. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 22 minutos:

Isso não é assim tão direto. Ainda hoje me pergunto como é que o João Torres, por exemplo, chegou a secretário-geral adjunto do Partido Socialista.

Claro que é direto. Principalmente no PS e no PSD. O que poderias dizer é que, tal como as qualidades políticas devem diferir entre as que são exigidas para um líder parlamentar e um ministro, também serão diferentes entre a política partidária e a política governativa e aí dar-te-ia razão. Em todo o caso não conhecemos o governante Miranda Sarmento e ele até poderá vir a revelar-se um político competente nessas funções. Só conhecemos o líder parlamentar e aí não entusiasmou. E também admitimos que o dirigente partidário seja competente. Quem o conhece nessas funções fala bem dele mas, como é natural, trata-se de opiniões enviesadas. Como governante veremos.

Compartilhar este post


Link para o post

Olhando ao que se passa no Leste da Europa, olhado ao que se passa nos States, achando que a Europa tem obrigatoriamente se tornar independente defensivamente, não querendo acho que discutir o SMO tende a ser natural.
Contudo, antes disso, não era má ideia darem melhores condições e tornarem a carreira militar realmente mais atrativa...

  • Concordo! 3

Compartilhar este post


Link para o post

Quanto à conversa do SMO, é uma conversa que tem sido recorrente desde o início de 2024 na União Europeia (ou seja, dificilmente a nossa soberania valerá de muito aqui se houver guidelines da França e Alemanha que isto é para avançar em toda a Europa), e tem obviamente a ver com a Rússia e um pouco com a possibilidade forte de uma re-eleição do Trump e o que isso significa para a NATO.

As forças armadas europeias estão em números all-time-low creio, e não temos uma importância geopolítica suficiente para ter os USA a fazer de base aérea e exército por nós, como a Islândia https://helsinkiherald.com/2023/09/increased-allied-military-presence-in-iceland/, e se fosse esse o caso, seria algo do nosso agrado?

Apesar disto tudo, não desejaria um serviço militar obrigatório a ninguém (porque basta um superior e uma trupe com laivos de poder para cometer abusos a quem não merece), mesmo que um dos meus melhores amigos, Suiço, o faz todos os verões e tem coisas boas a contar da experiência.

Editado por Lip McBoatface
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Para mim era SMO com 1 mes de treino em Tancos e 5 meses de combate num Oblast qualquer Ucraniano. 

E para nao ser machista, ja que somos todos iguais, era a mesma coisa para homens e mulheres

  • Like 1
  • Haha 2

Compartilhar este post


Link para o post

SMO a plantar sobreiros no Alentejo. Já que é para servir a pátria, ao menos façam algo de útil. 

  • Like 1
  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Che, há 18 minutos:

SMO a plantar sobreiros no Alentejo. Já que é para servir a pátria, ao menos façam algo de útil. 

Poderá prejudicar a visibilidade de algum engraçadinho que queira nos atacar via aérea. Bem jogado.

  • Haha 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Che, há 1 hora:

SMO a plantar sobreiros no Alentejo. Já que é para servir a pátria, ao menos façam algo de útil. 

só faltam os presos a limpar as matas e os desempregados a varrer ruas e temos cartaz do chega.

Compartilhar este post


Link para o post

mas tou a gostar da progressiva normalização e adesão a temas absurdos trazidos á baila sem qualquer nexo tipo SMO, por um lado até é bom, deve dar para filtrar melhor quem tem vida e saúde para ir votar 

 

Editado por Pavel
  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

parece-me que o Fabian Figueiredo é uma espécie de Manuel Tiago versão esquerda caviar com potencial para providenciar umas traulitadas cómicas.

Editado por Puto Perdiz

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Pavel, há 1 hora:

mas tou a gostar da progressiva normalização e adesão a temas absurdos trazidos á baila sem qualquer nexo tipo SMO, por um lado até é bom, deve dar para filtrar melhor quem tem vida e saúde para ir votar 

 

Um investimento do continente de 270 biliões o ano passado em militarização, à custa de outros focos estratégicos como projectos de resiliência climática ou projectos sociaism é nexo suficiente para o assunto vir à baila.

Quanto à sugestão do @Burkina2008, sugiro combinar Odessa com missões anuais aos trampling events dos Black Fridays nos USA.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lip McBoatface, há 9 minutos:

Um investimento do continente de 270 biliões o ano passado em militarização, à custa de outros focos estratégicos como projectos de resiliência climática ou projectos sociaism é nexo suficiente para o assunto vir à baila.

Quanto à sugestão do @Burkina2008, sugiro combinar Odessa com missões anuais aos trampling events dos Black Fridays nos USA.

pela democracia lutas na rua vestido como achares melhor, não é armado em rambo. o sem nexo vem porque é completamente surreal achar que, nos dias de hoje, num sítio como portugal, é realista mandar malta sem um mínimo de interesse lutar por algo sem qualquer sentido.

  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Pavel, há 15 minutos:

pela democracia lutas na rua vestido como achares melhor, não é armado em rambo. o sem nexo vem porque é completamente surreal achar que, nos dias de hoje, num sítio como portugal, é realista mandar malta sem um mínimo de interesse lutar por algo sem qualquer sentido.

Pela primeira vez estou de acordo contigo 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Sou contra o SMO, mesmo acreditando que vem a caminho um conflito na Europa se nada se fizer (que acho que será muito maior do que uma ameaça russa/chinesa/wtv, acho que será uma luta maior entre pensamento democático e autoritarismo).

Por princípio sou contra obrigar seja quem for a integrar forças militares, especialmente quando eu não fui obrigado. 

Agora o conceito de terminar de vez com as forças militares de um pais só faz sentido se todos os paises do mundo o abolirem e as fronteiras forem abolidas. De outra forma, manter uma força militar preparada e equipada é parte fundamental da soberania de um Estado democrático.

Acredito é que independetemente da existência de forças militares, os cidadãos jovens de um pais devem passar pela experiência de fazerem parte de um programa que lhes demonstra a importância da comunidade e cidadania, seja nos bombeiros, nos serviços médicos, em serviços comunitários, etc...

E como alguém que é muito mais coletivista muito mais do que individualista, não entendo como pessoas que defendem ideologias coletivistas achem por bem defender que isto é cada um por si.

Citação de Petar Musa, há 23 minutos:

Pela primeira vez estou de acordo contigo 

O primeiro passo passa sempre por aqui. 

Nas ruas, nos cafés, no trabalho, em familia a lutar pelos direitos e liberdades.

Mas temo que caminhamos para um ponto de não retorno em todo o mundo e a Europa será especialmente afetada vista a dependência que criamos com os USA.

Desde a WWII que os conflitos nunca terminaram no mundo inteiro, alguns com o patrocinio do Ocidente mas aqui no centro da Europa e outros paises "ocidentais" e potências orientais as coisas têm sido relativamente calmas, especialmente desde a queda do Muro. O problema dos Balcãs, Médio Oriente, Coreia / Vietname (existindo outros exemplos, claro) sendo próximos dos blocos europeus e do Pacifico, foi distante das potências Ocidentais.

Agora estamos com nacionalismos a crescer e a se potencializar não só na Europa mas também no Oriente. A India é um bom exemplo disto.

Isto já não é uma batalha entre blocos capitalistas e comunistas / socialistas, entre Ocidente e Leste. É entre nacionalistas e internacionalistas, autoritarismo e democracia.

Editado por SAS_Robben
  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post

antes de se falar no regresso do SMO deveria falar-se do tipo de forças armadas é que se quer. É que ir para uma guerra com 2 ou 3 aviões e uns 10 tanques mal descascados é meio caminho andado para o desastre.

  • Concordo! 3

Compartilhar este post


Link para o post

Só para dizer que até a sub do Chega no Reddit, aka r/portugueses, é contra a implementação do SMO.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, Agora:

Só para dizer que até a sub do Chega no Reddit, aka r/portugueses, é contra a implementação do SMO. 🤣

É uma das coisas que me causa muita curiosidade. O que os saudosistas dos tempos do Salazar e os recrutas do Tik-Tok diriam se o Chega tivesse a oportunidade de governar e resolvesse implementar o regresso da Mocidade portuguesa.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, há 11 minutos:

É uma das coisas que me causa muita curiosidade. O que os saudosistas dos tempos do Salazar e os recrutas do Tik-Tok diriam se o Chega tivesse a oportunidade de governar e resolvesse implementar o regresso da Mocidade portuguesa.

Desconfio que vais ter de esperar muito menos tempo do que querias para matares essa curiosidade. 

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

    Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

×
×
  • Criar Novo...