Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Para a realidade de Lisboa, Alcochete não é longe da cidade, muito menos do centro.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Almeno, há 6 minutos:

Para a realidade de Lisboa, Alcochete não é longe da cidade, muito menos do centro.

E não é, de todo.

O problema é a falta de infraestruturas de transporte.

Se tivéssemos noutro país não me preocupava porque elas iam aparecer. Agora considerando a forma como Portugal trata as infraestruturas...

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 1 hora:

Ou seja concordamos que a nivel de importancia tem umas boas dezenas, se nao centenas de figuras a frente...

Acho que em pleno seculo XXI na Europa ainda andar a dizer que se devem dar nomes a coisas por ser mulher 'e demagogia pura e dura. Mesmo mulheres na politica a Ferreira Leite seria bastante mais significativa por exemplo...

que boneco f*da-se LOL

  • Haha 1

Compartilhar este post


Link para o post

Tudo que não fosse Aeroporto Kikas La Siesta, é um nome mal dado. Era uma oportunidade única de homenagear uma das grandes mulheres deste país.

Compartilhar este post


Link para o post

Já agora, a nova ponte do Douro será Ponte Ferreirinha

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Sandes., há 52 minutos:

O @pedropb13 expõe esse ponto de vista de uma forma que compreendo melhor, mas continuo a achar que não é uma super necessidade

Era/é o tema da minha dissertação de mestrado, mas desde que comecei a trabalhar que a fui deixando de parte. Agora senti grande nostalgia a escrever sobre isso aqui. Quando estava em PT ainda fui pegando nisso em paralelo, mas desde que emigrei que nunca mais lhe toquei. Queria ver se a acabava. estava a chegar ao fim 😐 Ia ser um documento interessante para quem gosta do tema e continua a ser relevante nos dias de hoje. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Banks29, há 36 minutos:

Tudo que não fosse Aeroporto Kikas La Siesta, é um nome mal dado. Era uma oportunidade única de homenagear uma das grandes mulheres deste país.

Se o aeroporto fosse em Santarém fazia ainda mais sentido sim. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 11 horas:

isso tem que ver com o facto de ate aos 25 de Abril ser rara a mulher com qualquer significancia historica, logo 'e obvio que se nos 1000 portugueses mais relevantes de sempre, 900 serem homens, que entao 90% dos monumentos tenham nomes de homens.

Isso é inevitável mas também é um motivo para tentar equilibrar uma balança desequilibrada. A representatividade também importa, homenagear as mulheres relevantes da história (sendo muito menos) é também uma forma de comunicar uma visão de futuro. Da Florbela Espanca à Beatriz Ângelo, à Maria Lamas, à Natália Correia ou à Vieira da Silva. Não tem que ser em tudo nem sempre, mas pode ser em várias coisas.

Quanto ao caso concreto do Aeroporto Camões, não me aquece nem me arrefece. Acho que se perdeu uma oportunidade porreira para anunciar um Aeroporto Salgueiro Maia nos 50 anos do 25 de Abril, mas é a vida.

  • Like 1
  • Concordo! 4

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de kareca, há 2 horas:

Nomes com acento é sempre manhoso para os estrangeiros

É a mesma coisa que eu ir ao charles de gôle ou charles de gáule.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 19 minutos:

Isso é inevitável mas também é um motivo para tentar equilibrar uma balança desequilibrada. A representatividade também importa, homenagear as mulheres relevantes da história (sendo muito menos) é também uma forma de comunicar uma visão de futuro. Da Florbela Espanca à Beatriz Ângelo, à Maria Lamas, à Natália Correia ou à Vieira da Silva. Não tem que ser em tudo nem sempre, mas pode ser em várias coisas.

Quanto ao caso concreto do Aeroporto Camões, não me aquece nem me arrefece. Acho que se perdeu uma oportunidade porreira para anunciar um Aeroporto Salgueiro Maia nos 50 anos do 25 de Abril, mas é a vida.

Retiro o que disse, devíamos aprender com quem dá nomes a supercarros:

 

  • Like 3
  • Haha 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Pavel, há 1 hora:

que boneco f*da-se LOL

Olha saiu da cave para espremer borbulhas aqui o revolucionário. Mulheres sim desde que sejam de esquerda!

  • Like 3
  • Triste 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 20 minutos:

Retiro o que disse, devíamos aprender com quem dá nomes a supercarros:

 

Brincadeiras à parte, é um excelente nome.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, Agora:

Brincadeiras à parte, é um excelente nome.

O meu afilhado de 12 anos também gostou

  • Haha 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 minuto:

Brincadeiras à parte, é um excelente nome.

Por acaso já conhecia a marca.

No Motor Sport Manager fazia sempre uma equipa tuga com o nome Adamastor. É um nome do caraças para um carro desportivo tuga

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Almeno, há 1 hora:

Para a realidade de Lisboa, Alcochete não é longe da cidade, muito menos do centro.

Aquilo não é no centro de Alcochete.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 2 horas:

A nomeação do Aeroporto Luís de Camões é uma homenagem justa a um dos grandes poetas da história de Portugal. A escolha do nome não deve ser baseada em critérios de género, mas sim no mérito e na relevância histórica da figura homenageada.

estando nós no século XXI a homenagem deveria ser a um poeta mais actual, alguém como o Poeta da Cidade.

  • Haha 3

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 53 minutos:

estando nós no século XXI a homenagem deveria ser a um poeta mais actual, alguém como o Poeta da Cidade.

Descolei do seio do meu ser para aterrar na penumbra das tuas memórias

O meu terminal és tu, compro um maço do teu amor no corredor duty free

  • Haha 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Sandes., há 8 minutos:

Descolei do seio do meu ser para aterrar na penumbra das tuas memórias

O meu terminal és tu, compro um maço do teu amor no corredor duty free

😂

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de whatever, há 15 horas:

Se em 2050 tivermos aeroporto é uma sorte.

Por algum motivo foi chamado Camões; foi colocado no papel, mas sair de lá...

Citação de Descartes, há 13 horas:

Setúbal

Setúbal não é Margem Sul! 😒

Compartilhar este post


Link para o post

Sugiro Dona Branca para o nome do novo aeroporto. É mulher e ninguém sabe como se vai pagar aquilo.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, Agora:

Sugiro Dona Branca para o nome do novo aeroporto. É mulher e ninguém sabe como se vai pagar aquilo.

Tu estás mesmo crente que algo vai avançar para a frente.

Achas mesmo que alguém vai começar a construir alguma coisa?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, há 2 minutos:

Tu estás mesmo crente que algo vai avançar para a frente.

Achas mesmo que alguém vai começar a construir alguma coisa?

Não, não acho, por aquilo que escrevi no post que citaste.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 2 horas:

Aquilo não é no centro de Alcochete.

Eu sei perfeitamente onde é. E volto a dizer, não é longe.

A realidade é que em Lisboa, fazeres uma viagem de meia hora, ou mesmo quarenta minutos, é uma viagem pequena e rápida.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 5 horas:

Sobre o terceiro: Dizes que deveria ser identificada uma mulher que se possa comparar à figura do Camões para que o apontamento fosse legítimo. Isso não torna legítimo que seja tudo corrido com o nome dele dado que praticamente ninguém, homem ou mulher, se pode comparar à figura dele no contexto da história portuguesa?

Não. Porque esse não pode nem deve ser o único critério a utilizar quando se batizam infraestruturas. Dar o nome à figura maior da cultura portuguesa pode ser utilizado em determinadas circunstâncias, para determinados investimentos, mas não pode ser utilizado para a esmagadora maioria das situações. Essa é, aliás, uma discussão que faz sentido. Se este aeroporto é merecedor em termos de relevância para receber esse nome. Podiam ter sido estabelecidos outros critérios. E aí haveriam outros nomes a equacionar.

A partir do momento em que o critério estabelecido foi esse, e dando-se a coincidência de se enquadrar na celebração dos 500 anos do seu convencionado nascimento, é o nome incontornável.

Já agora, na altura da EXPO, todas as infraestruturas permanentes receberam o nome do Vasco da Gama. O que acaba por ser algo cansativo. É a ponte Vasco da Gama, a Torre Vasco da Gama, o Centro Comercial Vasco da Gama... O nome do Vasco da Gama, naquele contexto, era igualmente incontornável, dado que se tratava de uma Exposição mundial dedicada ao tema dos oceanos que aconteceu quando se celebravam os 500 anos da chegada do Vasco da Gama à Índia. Podiam ter sido distribuídas as denominações por outros navegadores relevantes. No entanto, naquele contexto e com aquele tipo de critérios, o nome do Camões nunca esteve equacionado para coisa nenhuma.

 

Citação de HappyKing, há 5 horas:

Sobre o quarto para pegar no exemplo que deste no fim do parágrafo do Nobre da Costa. O Nobre da Costa não foi o primeiro homem a ser primeiro ministro (e único, já agora) em Portugal. O Nobre da Costa não foi o primeiro homem a ser ministro em Portugal. O Nobre da Costa não foi o primeiro homem a receber a Ordem Militar de Cristo. Poderíamos continuar e ir até mais longe na comparação. Mas daqui penso que se percebe que a importância histórica dos dois não é comparável à luz do seu contexto.

Pois. Não é comparável porque o Nobre da Costa era um homem e a Mª Lurdes Pintassilgo era uma mulher. Isso não é igualdade. É facciosismo de género.

 

Citação de Black Hawk, há 43 minutos:

Setúbal não é Margem Sul! 😒

É tanto como Sesimbra ou Palmela. Portanto, ou são 6 concelhos ou são 9.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

    Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

×
×
  • Criar Novo...