Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Burkina, não sei se é da idade ou da água dos States mas estás a cair na pipeline típica de gajo de meia idade que vai parar à alt-right, tipo um Musk da vida ou uma infinidade de anónimos da net.

Fazia-te melhor seguir outro caminho típico tipo comprares uns calções de licra e dedicares-te ao ciclismo.

• Like 5
  • Haha 15

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 6 minutos:

Acho que não verás ninguém a dizer que este é o único caso de bullying que existiu ou existe. São todos graves.

Este caso é notável não pelo bullying em si mas pelo que pode estar por detrás disso e escrevi no meu post. "Diria que pode ser reflexo de coisas que veem/ouvem em casa, e também da dificuldade em integrar miúdos na escola de origens diferentes (e aqui a responsabilidade cai nas próprias escolas e professores)". Isto revela problemas maiores, que chegam a mais níveis da sociedade do que o recreio de escolas. Enquadra-se mais uma vez na questão de como integrar os migrantes, especialmente em crianças.

Não percebo as aspas nos agressores, se crianças batem noutras são agressoras, sendo crianças ou não. Relativamente ao resto do comentário nessa frase é só lamentável, mas também não é surpreendente. Qualquer caso que aconteça de discriminação, o teu primeiro instinto é desvalorizar, seja de que maneira for, portanto é só o normal. Mas isso é contigo, se te sentes bem com esse tipo de atitude tu é que sabes.

Da mesma forma como alguns acham que tudo 'e racismo, tudo 'e xenofobia, tudo 'e machismo...e tu se ficas bem com isso 'e la contigo, mas como se tem visto nas mesas de voto essa estrategia de vitimizacao geral so tem tido o efeito contrario...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, Agora:

Fazia-te melhor seguir outro caminho típico tipo comprares uns calções de licra e dedicares-te ao ciclismo.

fdx, um Raindog já é suficiente.

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 3 minutos:

Burkina, não sei se é da idade ou da água dos States mas estás a cair na pipeline típica de gajo de meia idade que vai parar à alt-right, tipo um Musk da vida ou uma infinidade de anónimos da net.

Nepia eu agora com a minha filha 'e mais tempo a conseguir acompanhar desenvolvimentos de desenhos animados que nunca tinha ouvido falar...isso ja me toma tempo suficiente, ate porque ciclismo 'e coisa de malta que andou nos escuteiros...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 11 minutos:

Que raio de comentário, ou estás a fugir à conversa, ou estás a gozar comigo, ou tens muita falta de capacidade de compreensão, desculpa. Tu ironizaste dizendo que não se sabia porque é que os miúdos tinham batido no outro, que não se sabia que era pela cor de pele. Eu respondi com a notícia de que os miúdos fizeram comentários xenófobos enquanto batiam.

O que é que nisto diz que estou mais preocupado com os insultos do que com as agressões? Estava apenas a demonstrar que a cor de pele (ou nacionalidade, ou wtv.) parece claramente ser um motivo para as agressões.

O outro amigo afirmou que era pela cor de pele. Agora é pela nacionalidade. Tudo certo, ambas são erradas e merecem ser condenadas. 

Eu só acho que, mais grave do que os insultos, é a agressão em si. Penso que, de uma forma ou de outra, toda a gente concordará com isto. Espero que ainda não tenha chegado o dia em que um puto dizer "vai para a tua terra" seja mais grave do bater noutra pessoa.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 1 minuto:

O outro amigo afirmou que era pela cor de pele. Agora é pela nacionalidade. Tudo certo, ambas são erradas e merecem ser condenadas. 

Eu só acho que, mais grave do que os insultos, é a agressão em si. Penso que, de uma forma ou de outra, toda a gente concordará com isto. Espero que ainda não tenha chegado o dia em que um puto dizer "vai para a tua terra" seja mais grave do bater noutra pessoa.

Estou com muitas dificuldades em entender este argumento. Mas é sequer possível separar os insultos da agressão? Não são consequência um do outro? O grave destes insultos em específico é revelarem um motivo que pode ter raízes mais densas e bastante preocupantes, não é?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 6 minutos:

Estou com muitas dificuldades em entender este argumento. Mas é sequer possível separar os insultos da agressão? Não são consequência um do outro? O grave destes insultos em específico é revelarem um motivo que pode ter raízes mais densas e bastante preocupantes, não é?

O argumento é o de esconder o racismo para debaixo do tapete

Citação de Black Hawk, há 4 minutos:

E vocês a discutir com um fachito que acha normais declarações inenarráveis de um Presidente da República 😂

O homem já não tem condições de continuar em funções pelo menos desde as declarações sobre a investigação da pedófila na igreja 

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 12 minutos:

Nepia eu agora com a minha filha 'e mais tempo a conseguir acompanhar desenvolvimentos de desenhos animados que nunca tinha ouvido falar...isso ja me toma tempo suficiente, ate porque ciclismo 'e coisa de malta que andou nos escuteiros...

aproveita bem o tempo com ela porque pelo andar da carruagem vai cortar relações contigo mais cedo ou mais tarde

Citação de Puto Perdiz, há 20 minutos:

fdx, um Raindog já é suficiente.

por quem me tomas? licra? f*da-se

Middle_Aged_Man_In_Lycra.jpg

yonderjournal_deadreck_poppihighlights-0

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 22 minutos:

Os putos batem uns nos outros pelos mais variados motivos. Normalmente, por razões que, na sua versão adulta, não o fazem. Eu, por exemplo, levei pancada na escola porque era sopinha de massa. Outros levam porrada porque são pretos, pobres ou o que quer que seja. Está mais errado um miúdo levar porrada porque é do Nepal do que outro por ser sopinha de massa? 

Seja como for, isto é uma discussão sem fim. Há malta que acredita piamente que Portugal é um país extremamente racista. Tu, se calhar, és uma dessas pessoas. Eu acho que existe racismo em Portugal, como em qualquer país do mundo, mas não sinto que Portugal seja um sitio mau para um imigrante viver.

Desde logo está muito errado que um miúdo seja espancado em grupo. De alguma forma parece-me que estás a tentar equivaler isto a um arrufo entre dois garotos que resulta em dois socos e muito choro. Não foi. E seja qual for o motivo, é muito grave que uma criança seja linchada. É ainda particularmente preocupante quando os autores desse linchamento são outras crianças, porque dificilmente não estão a repetir comportamentos que veem ou ouvem.

Essa ideia de que os motivos pelos quais são violentos ficam na infância parece-me, pun intended, bem infantil. Então estes miúdos estão numa fase essencial em termos de formação cívica e vão esquecer tudo em meia dúzia de anos? Acredites ou não, a violência é mesmo um ciclo e há inúmeros estudos e artigos acerca da relação entre a violência na juventude e as repercussões em idade adulta. De todas as partes, desde quem a pratica, a quem a sofre ou apenas a quem está exposto a ela.

A gravidade extra de um miúdo ser linchado pela sua origem liga-se também ao aumento da xenofobia no discurso público, particularmente perpetrado com regularidade por um partido político em grande ascensão. As coisas não podem ser analisadas sem contexto. A olho nu é possível identificar problemas de ordem estrutural, precisamente porque aqueles miúdos não deverão ser casos únicos no país.

Um linchamento é sempre muito grave e exige sempre consequências. Em casos como este, exige também uma conversa em sociedade.

Sobre o paleio do país racista, não tem de ser uma discussão sem fim se formos todos adultos. Portugal é um país tão racista quanto tantos outros. Não só as pessoas como também o sistema. E como é normal, porque nós não podemos mudar como sociedade do dia para a noite. O que já é estranho é que se aceite que haja algum racismo sequer. O caminho tem de ser zero racismo, não nos podemos satisfazer só com a ideia de não sermos "extremamente racistas".

Fale-se, discuta-se. Isto é um caso relevante e pode ser usado para melhorar na educação e na prevenção de casos semelhantes. Ou poderia, se não houvesse tanto cosplay de avestruz.

• Like 5
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho que precisava de me esforçar muito para ser um monte de m*rda como o presidente da republica, quero acreditar que aquelas declarações vieram com muito esforço também

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 3 minutos:

Desde logo está muito errado que um miúdo seja espancado em grupo. De alguma forma parece-me que estás a tentar equivaler isto a um arrufo entre dois garotos que resulta em dois socos e muito choro. Não foi. E seja qual for o motivo, é muito grave que uma criança seja linchada. É ainda particularmente preocupante quando os autores desse linchamento são outras crianças, porque dificilmente não estão a repetir comportamentos que veem ou ouvem.

Essa ideia de que os motivos pelos quais são violentos ficam na infância parece-me, pun intended, bem infantil. Então estes miúdos estão numa fase essencial em termos de formação cívica e vão esquecer tudo em meia dúzia de anos? Acredites ou não, a violência é mesmo um ciclo e há inúmeros estudos e artigos acerca da relação entre a violência na juventude e as repercussões em idade adulta. De todas as partes, desde quem a pratica, a quem a sofre ou apenas a quem está exposto a ela.

A gravidade extra de um miúdo ser linchado pela sua origem liga-se também ao aumento da xenofobia no discurso público, particularmente perpetrado com regularidade por um partido político em grande ascensão. As coisas não podem ser analisadas sem contexto. A olho nu é possível identificar problemas de ordem estrutural, precisamente porque aqueles miúdos não deverão ser casos únicos no país.

Um linchamento é sempre muito grave e exige sempre consequências. Em casos como este, exige também uma conversa em sociedade.

Sobre o paleio do país racista, não tem de ser uma discussão sem fim se formos todos adultos. Portugal é um país tão racista quanto tantos outros. Não só as pessoas como também o sistema. E como é normal, porque nós não podemos mudar como sociedade do dia para a noite. O que já é estranho é que se aceite que haja algum racismo sequer. O caminho tem de ser zero racismo, não nos podemos satisfazer só com a ideia de não sermos "extremamente racistas".

Fale-se, discuta-se. Isto é um caso relevante e pode ser usado para melhorar na educação e na prevenção de casos semelhantes. Ou poderia, se não houvesse tanto cosplay de avestruz.

Eu não estou assim tão em desacordo contigo no essencial.

O bold é que me parece o cerne da questão. Este é um caso pontual mas existe necessidade de pegar nesta situação e dizer "isto é errado, temos racismo no país, é importante educar os nossos filhos a não serem assim". Eu percebo a boa intenção do argumento, mas também acaba por criar, na minha opinião, uma imagem de um país que não existe.

Já sei que me vão interpretar mal, e não estou de maneira nenhuma a equivaler as situações, mas lembra-me um pouco aqueles artistas que mal veem uma noticia a dizer que imigrante X cometeu crime Y são da opinião que se devem mandar todos os imigrantes embora. Tal como quando se lê essas noticias, deve-se ter a noção de que casos isolados não constituem regra, também é importante ter essa pedagogia quando acontecem atos de racismo e xenofobia. Deve-se condenar, tentar educar mas sem tentar criar a imagem de que somos um país cheio de racistas.

Ah, e, por fim, que se aplique essa condenação tão veemente para todos os tipos de agressão. Se um miúdo for espancado por ter as orelhas grandes, que se faça pedagogia disso também. Quando estivermos todos alinhados nesse sentido, certamente estaremos preparados para ter uma sociedade melhor.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 1 hora:

Da mesma forma como alguns acham que tudo 'e racismo, tudo 'e xenofobia, tudo 'e machismo...e tu se ficas bem com isso 'e la contigo, mas como se tem visto nas mesas de voto essa estrategia de vitimizacao geral so tem tido o efeito contrario...

Já que não negas aquilo que te disse, é um bocado admissão da tua parte. O teu primeiro instinto é defender potenciais racistas/xenófobos/machistas. E eu não digo que tudo é racismo/xenofobia/machismo, acho que há exageros. Mas isso não me faz tomar a posição e o discurso de racistas/xenófobos/machistas, que é o que tu fazes.

Quem é que, num caso em que um miúdo é vítima de bullying na escola por ser nepalês, se lembra de dizer "Alguem viu o video...vai na volta um dos "agressores" era da India o outro do Bangladesh e um Romeno 'e que gritou "volta para a tua terra""? Parece diretamente tirado de um grupo de Facebook do Chega.

Citação de Tibraco, há 1 hora:

Que raio de conversa a tua, só podes estar a gozar comigo. Eu apenas intervim porque tu deste a entender que não se sabia as causas, quando há claros indícios de quais são.

E ninguém disse que os insultos são mais graves do que as agressões, estás a tentar rebater algo que inventaste na tua cabeça. Os insultos são importantes porque revelam o porquê das agressões.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Esses vídeos do Marcelo estão top. Adoro esta ark dele de antropólogo do século 19, a explicar às pessoas quem são os sub normais e o porquê de o serem. 

O Montenegro, o Costa, esta do puto nepalês. 

Estamos no bom caminho. 

Compartilhar este post

Link para o post

As escolas continuam a mesma m*rda de sempre, ainda há uns tempos um puto foi sodomizado com um pau de vassoura por um grupo. Os diretores, professores e os outros auxiliares continuam a fechar os olhos e a permitir que estes actos continuem.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 23 minutos:

Já que não negas aquilo que te disse, é um bocado admissão da tua parte. O teu primeiro instinto é defender potenciais racistas/xenófobos/machistas. E eu não digo que tudo é racismo/xenofobia/machismo, acho que há exageros. Mas isso não me faz tomar a posição e o discurso de racistas/xenófobos/machistas, que é o que tu fazes.

Quem é que, num caso em que um miúdo é vítima de bullying na escola por ser nepalês, se lembra de dizer "Alguem viu o video...vai na volta um dos "agressores" era da India o outro do Bangladesh e um Romeno 'e que gritou "volta para a tua terra""? Parece diretamente tirado de um grupo de Facebook do Chega.

Nao. Eu como tu, nao sabemos os factos todos nem vimos o video...e a nao ser que tenhas tido uma infancia bem diferente do resto da populacao, um miudo de 9 anos chamar de preto, panelei*o ou dizer algo como "vai para a tua terra", nao passa de insultar por insultar e nao 'e o espelho do que aquela ou qualquer outra crianca percebem de um tema que nem sequer percebem. Tu e muita gente sempre do mesmo "estilo" gostam logo de vir exacerbar a situacao e gritar por racismo ou xenofobia.

Mas 'e como digo essa constante vitimizacao social tem tido um enorme efeito na sociedade...contrario ao que as mesmas pessoas teem em mente quando o estao a evocar.

Editado por Burkina2008

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 3 minutos:

Nao. Eu como tu, nao sabemos os factos todos nem vimos o video...e a nao ser que tenhas tido uma infancia bem diferente do resto da populacao, um miudo de 9 anos chamar de preto, panelei*o ou dizer algo como "vai para a tua terra", nao passa de insultar por insultar e nao 'e o espelho do que aquela ou qualquer outra crianca percebem de um tema que nem sequer percebem. Tu e muita gente sempre do mesmo "estilo" gostam logo de vir exacerbar a situacao e gritar por racismo ou xenofobia.

Mas 'e como digo essa constante vitimizacao social tem tido um enorme efeito na sociedade...contrario ao que as mesmas pessoas teem em mente quando o estao a evocar.

Volto a dizer: claro que uma criança, muito mais do que perceber deste tema, está provavelmente apenas a refletir aquilo que ouve ou vê noutros lados, como em casa. Porque crianças baterem noutras enquanto dizem, como foi neste caso, "vai para a tua terra" e "tu não és daqui", não é natural, de todo. Não é como chamar gordo ou feio. E os miúdos que fizeram isto têm de se ensinados que: a) não é normal bater nos outros; b) que não é por alguém ter um aspeto diferente ou ser de outro lado que deve ser tratado de outra forma.

O que eu noto em ti não é seres contra a "constante vitimização social". O que vejo é que tomas, logo à partida, o lado dos potencialmente racistas/xenófobos/machistas. É a tua primeira intuição. Num caso onde a vítima ficou com "hematomas pelo corpo todo" e "feridas abertas" e a criança "acorda de noite com pesadelos e a chorar" e "não quer ir para a escola", conseguiste dizer que era um caso de Twitter, meter agressores entre aspas como se não o fossem, e dizer que os agressores podiam ser do Bangladesh, da Índia, ou da Roménia. Tudo para desvalorizar comentários xenófobos que foram ditos. Como disse, um exercício desse género quase só em páginas de Facebook do Chega.

E sim, às vezes acho que há vitimização social excessiva, que pode ter o resultado contrário. Isso não me faz tornar completamente insensível a casos destes, como tu pareces que ficaste.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso curtia mais da parte onde falavam dos transportes ngl. É um tema super interessante.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 5 horas:

Dou outro exemplo que falei anteriormente para ser mais claro:

A Antónia Pusich foi a primeira mulher a fundar, possuir e dirigir jornais em Portugal, em meados do século 19, numa altura em que era bastante difícil/raro isso acontecer. 

Eu dizer que ela teve mais mérito para o fazer do que um outro qualquer homem que possuía/dirigia um jornal, que era a norma na época - serem homens a fazê-lo, é facciosismo de género?

Eu dizer que a Maria de Lurdes Pintassilgo teve mais mérito do que o Nobre da Costa por estar em posições historicamente dominadas pelos homens naqueles tempos é facciosismo de género?

Sobre o outro parágrafo percebi a tua perspectiva. 

Dizer que foi a "primeira mulher" a conseguir qualquer coisa não é facciosismo de género. Elencar unicamente essa circunstância para a destacar numa comparação com seus congéneres homens é facciosismo de género. E pior. No limite acaba por desmerecer os próprios méritos e competências da mulher que se pretende destacar. Como se se dissesse que ela nem fez nada de particularmente relevante mas, dada a sua condição de pioneira entre as mulheres, merece ser devidamente destacada. Em suma, se fosse homem a Mª de Lurdes Pintassilgo mereceria tanto reconhecimento como um Nobre da Costa, por exemplo. Mas como é mulher...

Acaba por ser desprestigiante. E é pena porque eu considero que, com as óbvias exceções do Sá Carneiro e do Mário Soares, ela foi a melhor Primeiro Ministro e aquela que mais importância teve na história portuguesa dos últimos 50 anos daquele grupo que eu referi. Não merece ser recordada apenas pela sua condição de mulher, ainda que pioneira.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 9 minutos:

Não concordo com essa perspectiva mas respeito a opinião naturalmente. 

Ui. Não puseram o Adelino Faria a moderar debates? Muito bem, RTP.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 1 hora:

, um miudo de 9 anos chamar de preto, panelei*o ou dizer algo como "vai para a tua terra", nao passa de insultar por insultar e nao 'e o espelho do que aquela ou qualquer outra crianca percebem de um tema que nem sequer percebem.

Fico mesmo triste que um gajo tão burro/quadrado seja tão rico como diz. Como é que alguém diz isto e não chega exactamente ao ponto que o jamarcus está a dizer? Ou é burrice e ignorância ou é malícia

Compartilhar este post

Link para o post

Fds este gajo do Chega é terrível. Erro de casting do Ventura, tinha metido a Matias e ainda ganhava isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...