Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de antifa, há 29 minutos:

Provavelmente o programa que usavam para procurar na base de dados dava para fazer search pelo nome, o que é ridiculo visto que era obrigatório ter o CC. O interface de quem estava a mexer nisso da mesa só devia mesmo ter o campo do numero de CC.

Ia dar ao mesmo se souberes o nr de CC

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, há 22 minutos:

Ia dar ao mesmo se souberes o nr de CC

Dificultava andar a cuscar se os conhecidos foram votar (como vi referido que alguem fez no reddit) e deixava de se depender só da boa fé e boas práticas da malta da mesa. Mas idealmente até só se acedia com um terminal de ler cartões.

Editado por antifa
  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 17 minutos:

Dificultava andar a cuscar se os conhecidos foram votar (como vi referido que alguem fez no reddit) e deixava de se depender só da boa fé e boas práticas da malta da mesa. Mas idealmente até só se acedia com um terminal de ler cartões.

Eu acho que o modelo atual está muito bom.

Fazia 3 alterações:

-acabar com os cadernos em papel

-haver a possibilidade de, a pedido, votares noutra mesa de voto no dia das eleições

-para nesses casos em que a malta da mesa vai cuscar, para procurar na DB colocava-se Nome e Nr de CC como obrigatórios

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 7 horas:

Pá não, por favor não. Especialmente numa fase onde os fachos andam aí em altas e as pessoas acreditam em qualquer coisa que os profetas digam, basta alguém descredibilizar o sistema, dizer que os servidores foram atacados, etc. etc., para uma eleição ficar totalmente minada.

Para quem quiser saber mais do assunto, o Tom Scott explica melhor do que eu o porquê disto ser má ideia:

  Mostrar conteúdo oculto

 

 

Acho genuinamente que algo tipo uma blockchain resolveria esta questão. Se tivermos vários sistemas a validar um voto, teríamos de repente um sistema de voto mais seguro do que o tradicional (e muito mais que um sistema informático tradicional). Sem necessidade de andar a transportar máquinas, nem pens USB, nada.

Atacar uma máquina não impediria que todas as outras tivessem o registo da transação correta. Reverse engineering seria uma dor de cabeça porque seria necessário reverter as provas em todas as máquinas.

Mas que leve o seu tempo, também não é uma questão de vida ou morte acabar com o papel.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 33 minutos:

Acho genuinamente que algo tipo uma blockchain resolveria esta questão. Se tivermos vários sistemas a validar um voto, teríamos de repente um sistema de voto mais seguro do que o tradicional (e muito mais que um sistema informático tradicional). Sem necessidade de andar a transportar máquinas, nem pens USB, nada.

Atacar uma máquina não impediria que todas as outras tivessem o registo da transação correta. Reverse engineering seria uma dor de cabeça porque seria necessário reverter as provas em todas as máquinas.

Mas que leve o seu tempo, também não é uma questão de vida ou morte acabar com o papel.

Isso num país que tem escolas que nem conseguem ter 4 PCs em cima da mesma rede? 😁

  • Haha 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, há 3 minutos:

Isso num país que tem escolas que nem conseguem ter 4 PCs em cima da mesma rede? 😁

Não é para agora, nem daqui a 4 anos. E quando começar, tem de ser uma cena controlada, tipo em eleições para a junta de freguesia num x de freguesias selecionadas. Mas haveremos de caminhar para lá.

Compartilhar este post


Link para o post

em quem terá votado este?

cu2fiIL.jpg

Citação de Petar Musa, há 20 minutos:

Isso num país que tem escolas que nem conseguem ter 4 PCs em cima da mesma rede? 😁

sdds quando o técnico de informática da escola me acusou de ser hacker quando apaguei uma publicação de um blog onde era suposto publicar um trabalho

ainda hoje me lembro dele a dizer "isto não é trabalho de uma pessoa só, tu estás a proteger os teus amigos hackers"

  • Haha 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 32 minutos:

Não é para agora, nem daqui a 4 anos. E quando começar, tem de ser uma cena controlada, tipo em eleições para a junta de freguesia num x de freguesias selecionadas. Mas haveremos de caminhar para lá.

Eu percebi 😁

Mas tu que também és da área, sabes que o setor público está muito atrasado em relação ao "grande" privado. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, há 2 horas:

Eu acho que o modelo atual está muito bom.

Fazia 3 alterações:

-acabar com os cadernos em papel

-haver a possibilidade de, a pedido, votares noutra mesa de voto no dia das eleições

-para nesses casos em que a malta da mesa vai cuscar, para procurar na DB colocava-se Nome e Nr de CC como obrigatórios

1ª alteração - é a desmaterialização que já aconteceu nestas europeias

2ª alteração - é o voto antecipado

3ª alteração - são obrigatórios.

 

Afinal queres alterar o quê?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, há 9 minutos:

1ª alteração - é a desmaterialização que já aconteceu nestas europeias

2ª alteração - é o voto antecipado

3ª alteração - são obrigatórios.

 

Afinal queres alterar o quê?

Mas isto dos cadernos digitais é para manter?

O voto antecipado é na semana antes e não tem todas as mesas de voto abertas. O que estou a dizer é que, até x dias antes, dizes que vais votar na Câmara Municipal da tua residência mas noutra ponta do país.

O Barroso disse há pouco que com ele só foi necessário o nome, logo, o nr de CC não é obrigatório 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, há 9 minutos:

Mas isto dos cadernos digitais é para manter?

O voto antecipado é na semana antes e não tem todas as mesas de voto abertas. O que estou a dizer é que, até x dias antes, dizes que vais votar na Câmara Municipal da tua residência mas noutra ponta do país.

O Barroso disse há pouco que com ele só foi necessário o nome, logo, o nr de CC não é obrigatório 

Espero bem que sim. Porque raio haveria um retrocesso numa situação que funcionou bem?

Não dá por questões logísticas. Só terias resultados finais na semana seguinte. É essa a lógica do voto antecipado.

O pessoal da mesa do Barroso não cumpriu a Lei.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, há 18 minutos:

Espero bem que sim. Porque raio haveria um retrocesso numa situação que funcionou bem?

Não dá por questões logísticas. Só terias resultados finais na semana seguinte. É essa a lógica do voto antecipado.

O pessoal da mesa do Barroso não cumpriu a Lei.

Sei lá, estamos em Portugal 😅

Aí tens toda a razão. Mais que razões de logística, entram as razões de proteção. Se eu for o único eleitor da CM de Aveiro a votar em Lisboa, vão saber em quem votei 

Não cumpriu a lei porque assim era permitido. Se fossem necessário 2 dados pessoais diferentes, seriam obrigados a cumprir a lei. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, há 4 minutos:

Não cumpriu a lei porque assim era permitido. Se fossem necessário 2 dados pessoais diferentes, seriam obrigados a cumprir a lei. 

Tu és chato. Se assaltares uma velhinha também dizes que te foi permitido? A velhinha estava ali, com as notas na mão...

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, há 2 minutos:

Tu és chato. Se assaltares uma velhinha também dizes que te foi permitido? A velhinha estava ali, com as notas na mão...

Mas o que seria mais fácil? Eu assaltar a velhinha se ela tiver a mala aberta ou fechada?

A questão é também dar segurança às pessoas para confiarem no processo eleitoral. E nos dias que correm isso é mais importante do que nunca 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Kendrick Lmao, há 6 horas:

Votei em mobilidade numa aldeia perto de Freixo de Espada à Cinta, não me pediram o cartão de cidadão e disseram que dar o nome chegava

É normal isto? lol 

Já estive em mesas de voto de terras mais pequenas e acaba por ser normal porque toda a gente se conhece. Acaba por funcionar "oficiosamente" aquele artigo que alguém meteu aí que podes ir votar sem BI desde que 2 pessoas atestem a tua identidade, nestes casos havia pessoas nas mesas que sabiam quem eram as pessoas. Mesmo assim ainda me chateei algumas vezes por procederem assim.

Temos de ver que foi a primeira vez que podermos votar em qualquer sítio. Não é desculpa, mas quem está habituado a fazer as coisas assim, continua a fazer assim.

 

Citação de Petar Musa, há 3 horas:

Eu acho que o modelo atual está muito bom.

Fazia 3 alterações:

-acabar com os cadernos em papel

-haver a possibilidade de, a pedido, votares noutra mesa de voto no dia das eleições

-para nesses casos em que a malta da mesa vai cuscar, para procurar na DB colocava-se Nome e Nr de CC como obrigatórios

Tenho um tio francês, que teve de vir a Portugal este fim-de-semana. Perguntei-lhe se tinha votado antecipado e ele diz-me que deixou um procuração. Pelos vistos em França podes deixar uma procuração a alguém de tua confiança para votar por ti.

O @Jimpo deve saber melhor como se processa a coisa.

Compartilhar este post


Link para o post

A questão é que ninguem me conhecia lá, foi a primeira vez que tive naquela terra 😂

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de challenger, há 20 minutos:

 

 

Tenho um tio francês, que teve de vir a Portugal este fim-de-semana. Perguntei-lhe se tinha votado antecipado e ele diz-me que deixou um procuração. Pelos vistos em França podes deixar uma procuração a alguém de tua confiança para votar por ti.

O @Jimpo deve saber melhor como se processa a coisa.

Por acaso não posso ajudar que não tenho ideia como se faz. Costumo votar por correspondência, para as europeias não recebi nada, penso que há um problema com a minha morada apesar de já a ter corrigido no consulado mas tal como para as legislativas, não recebi nada para as europeias. Ou então tinha de fazer algo para receber em casa e não o fiz. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, há 57 minutos:

Mas o que seria mais fácil? Eu assaltar a velhinha se ela tiver a mala aberta ou fechada?

A questão é também dar segurança às pessoas para confiarem no processo eleitoral. E nos dias que correm isso é mais importante do que nunca 

Eu disse que velhinha estava com as notas na mão e tu vais à procura do dinheiro dentro da mala? Davas um assaltante muito burro... 😁

A questão é que nos cadernos eleitorais o n.º do CC está associado ao nome. Basta confirmar um dos dados e o outro está logo ao lado. O que as regras dizem é que os membros da mesa devem verificar a identidade da pessoa. Por isso é que basta um qualquer cartão de identificação com fotografia ou as tais duas testemunhas. Tu não mostras o cartão de cidadão para que eles verifiquem o número. É para verificar que és mesmo tu. Pela fotografia.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, há 1 hora:

Não cumpriu a lei porque assim era permitido. Se fossem necessário 2 dados pessoais diferentes, seriam obrigados a cumprir a lei. 

Não, não era permitido. O que o Barroso (e todos nós) tínhamos de mostrar era o CC, para a malta da mesa ler o nº do cartão.

Não cumprir a lei não é permitido, é ilegal.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, há 16 minutos:

Eu disse que velhinha estava com as notas na mão e tu vais à procura do dinheiro dentro da mala? Davas um assaltante muito burro... 😁

A questão é que nos cadernos eleitorais o n.º do CC está associado ao nome. Basta confirmar um dos dados e o outro está logo ao lado. O que as regras dizem é que os membros da mesa devem verificar a identidade da pessoa. Por isso é que basta um qualquer cartão de identificação com fotografia ou as tais duas testemunhas. Tu não mostras o cartão de cidadão para que eles verifiquem o número. É para verificar que és mesmo tu. Pela fotografia.

Sou um ladrão distraído!

O que estou a falar é mesmo no meio digital: sem nome+nr CC não haveria forma de quem está na mesa abrir a ficha do eleitor. 

Haveria sempre o caderno "fisico" para os casos de falhas de internet, eleitor sem cartão de identificação, mas isto seriam as exceções.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, há 11 minutos:

Sou um ladrão distraído!

O que estou a falar é mesmo no meio digital: sem nome+nr CC não haveria forma de quem está na mesa abrir a ficha do eleitor. 

Haveria sempre o caderno "fisico" para os casos de falhas de internet, eleitor sem cartão de identificação, mas isto seriam as exceções.

No meio digital tem é que avançar para a leitura eletrónica do chip.

Compartilhar este post


Link para o post

Na mesa onde votei eles tinham o leitor de cartões e foi por lá que tiraram os dados, ninguém introduziu nada a digitar manualmente com o teclado

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

×
×
  • Criar Novo...