Augusto Publicado 18 Julho 2024 (editado) Mas o Estado não ia pagar aos privados quando o setor público não fosse capaz de suprir as necessidades? "A frequência gratuita em creches do setor privado, quando não houver vagas na rede social e solidária na área da freguesia de residência, aplica-se “a todas as crianças nascidas a partir de 1 de setembro de 2021, inclusive”, de acordo com o diploma publicado esta quinta-feira em Diário da República. As novas regras entram em vigor já a partir desta sexta-feira. A medida foi anunciada esta semana e pretende facilitar a vida das famílias com bebés até aos 3 anos, com foco nas residentes em concelhos maiores, com freguesias dispersas no mapa. Esta alteração permite que os pais possam optar por uma creche privada, caso não haja oferta pública na freguesia de residência ou de trabalho. Até agora, os pais só podiam candidatar-se a uma vaga gratuita nas creches privadas se não existisse disponibilidade na rede social ou solidária no concelho de residência ou de trabalho da família, o que dificultava as deslocações das famílias." https://eco.sapo.pt/2024/06/06/novas-regras-para-creches-gratuitas-no-privado-aplicam-se-a-todas-as-criancas-nascidas-a-partir-de-1-de-setembro-de-2021/ Editado 18 Julho 2024 por Augusto Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 18 Julho 2024 Citação de Augusto, há 3 minutos: Mas o Estado não ia pagar aos privados quando o setor público não fosse capaz de suprir as necessidades? "A frequência gratuita em creches do setor privado, quando não houver vagas na rede social e solidária na área da freguesia de residência, aplica-se “a todas as crianças nascidas a partir de 1 de setembro de 2021, inclusive”, de acordo com o diploma publicado esta quinta-feira em Diário da República. As novas regras entram em vigor já a partir desta sexta-feira. A medida foi anunciada esta semana e pretende facilitar a vida das famílias com bebés até aos 3 anos, com foco nas residentes em concelhos maiores, com freguesias dispersas no mapa. Esta alteração permite que os pais possam optar por uma creche privada, caso não haja oferta pública na freguesia de residência ou de trabalho. Até agora, os pais só podiam candidatar-se a uma vaga gratuita nas creches privadas se não existisse disponibilidade na rede social ou solidária no concelho de residência ou de trabalho da família, o que dificultava as deslocações das famílias." https://eco.sapo.pt/2024/06/06/novas-regras-para-creches-gratuitas-no-privado-aplicam-se-a-todas-as-criancas-nascidas-a-partir-de-1-de-setembro-de-2021/ Mas as creches privadas têm que aderir a isso e muitas não querem. a Professora da creche explicou-me algumas razões, eu é que já não me recordo. Volto a repetir, na minha opinião, a quem não consegue ter acesso a uma dessas creches, que seja dado um cheque creche. Nem que seja de 200€, mas já ajuda a aumentar o número de creches que um agregado consiga inscrever-se Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 18 Julho 2024 Citação de Petar Musa, há 19 minutos: Fui diretamente a 3, em março. E todas me disseram o mesmo: estou na posição XX e por isso não vou conseguir. Então caguei nas outras e resignei-me que teria poderia ter que pagar um rim para uma privada Mas as creches não têm telefone? Não podes ligar? Se é algo que é tão importante para ti desistes à 3a? Uma família que não pudesse pagar a creche garanto-te que ia tentar todas as creches que encontrasse e pedir justificação a todas, a tua resignação só indica que a mensalidade é algo que podes pagar, o que acaba por justificar estares para o fim da lista. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 18 Julho 2024 Citação de Petar Musa, há 10 minutos: Mas as creches privadas têm que aderir a isso e muitas não querem. a Professora da creche explicou-me algumas razões, eu é que já não me recordo. Volto a repetir, na minha opinião, a quem não consegue ter acesso a uma dessas creches, que seja dado um cheque creche. Nem que seja de 200€, mas já ajuda a aumentar o número de creches que um agregado consiga inscrever-se Para além de não quererem, também não há vagas suficientes para toda a gente. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 18 Julho 2024 Eu a ler isso tudo aqui em casa, com duas avós a menos de 1km e escola primária a 200 metros. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 18 Julho 2024 Citação de Sandes., há 5 minutos: Mas as creches não têm telefone? Não podes ligar? Se é algo que é tão importante para ti desistes à 3a? Uma família que não pudesse pagar a creche garanto-te que ia tentar todas as creches que encontrasse e pedir justificação a todas, a tua resignação só indica que a mensalidade é algo que podes pagar, o que acaba por justificar estares para o fim da lista. Bom critério de seleção, se não liga para quase 20 creches é porque não precisa. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 18 Julho 2024 Citação de Banks29, há 2 horas: Não é bem isso mas sim os jovens vão puder tentar comprar casa mas diria que vamos passar de 1 jovem a comprar para 2 apenas. O resto vai ficar aflito de não ter como comprar na mesma. Consigo arranjar um IRS falso. Arranjar 10% para entrada e outras m*rda mais IRS falso é que já complica. Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 18 Julho 2024 Citação de Che, há 7 minutos: Consigo arranjar um IRS falso. Arranjar 10% para entrada e outras m*rda mais IRS falso é que já complica. O IRS apenas te limpa o imt e o is. A entrada da casa já depende dos rendimentos e das avaliações bancárias. O banco vai passar a emprestar 100% da avaliação bancária que eles fizerem. Se a casa custar 310K e eles avaliarem por 275K, a malta continua a precisar de arranjar os 35K de diferença. Não vai mudar grande m*rda a não ser as avaliações bancárias que vão reduzir a pique 🤣 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 18 Julho 2024 Citação de Petar Musa, há 46 minutos: Bom critério de seleção, se não liga para quase 20 creches é porque não precisa. Honestamente, sim. Acho estranho que estejas tão chateado, mas de 20 candidaturas só deste follow up a 3. Especialmente estranho quando defines depois o critério de seres empregado como algo negativo quando não fazes a mínima ideia da situação dos pais e das crianças das creches que falas. Eu também sei bem o quanto custa uma creche e quanto é que me vai sair do bolso, mas acho que não me queixaria tanto sem ter a verso que me estou a queixar. E concordo contigo sobre a cena do cheque, btw. Apesar de achar que as privadas simplesmente absorviam esse valor em 2/3 anos e depois pagavas 400 na mesma e os outros 200 iam do estado Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 18 Julho 2024 Citação de Sandes., há 9 minutos: Honestamente, sim. Acho estranho que estejas tão chateado, mas de 20 candidaturas só deste follow up a 3. Especialmente estranho quando defines depois o critério de seres empregado como algo negativo quando não fazes a mínima ideia da situação dos pais e das crianças das creches que falas. Eu também sei bem o quanto custa uma creche e quanto é que me vai sair do bolso, mas acho que não me queixaria tanto sem ter a verso que me estou a queixar. E concordo contigo sobre a cena do cheque, btw. Apesar de achar que as privadas simplesmente absorviam esse valor em 2/3 anos e depois pagavas 400 na mesma e os outros 200 iam do estado Bold: mas as creches também não sabem a minha situação. Posso receber 500 ou 5000 que eles não me perguntaram. ----- Noutra nota: os preços das creches religiosas são do crl. As 2 que perguntei eram acima dos 600€. Aquela gente, com as coisas que pregam, deviam ter um maior cuidado social. PS: só em último caso enfiava a miúda em algo religioso. Ela vai ter tempo para levar a lavagem cerebral que quiser Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 18 Julho 2024 (editado) Citação de Banks29, há 1 hora: O IRS apenas te limpa o imt e o is. A entrada da casa já depende dos rendimentos e das avaliações bancárias. O banco vai passar a emprestar 100% da avaliação bancária que eles fizerem. Se a casa custar 310K e eles avaliarem por 275K, a malta continua a precisar de arranjar os 35K de diferença. Não vai mudar grande m*rda a não ser as avaliações bancárias que vão reduzir a pique 🤣 Estou a entender. O que eu estou a ver é um prédio de moradia pronto a habitar com 2 fracções T1 a 120k. Não é um valor muito alto. Para depois arrendar ilegalmente os dois apartamentos. Só preciso mesmo que esta lei dê certo. Editado 18 Julho 2024 por Che Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 18 Julho 2024 Citação de Petar Musa, há 9 horas: Eu não estou a pegar na proposta do Chega que é aberrante pelo que dizes no 2° parágrafo. Critico o programa porque, apesar de haver creches, eu não tenho acesso apenas porque tenho emprego. E por isso digo que os critérios têm que ser revistos ou, por outro lado, haver um cheque creche Parvoíce. As creches em que te inscreveste ficaram com vagas livres? Se não ficaram quer dizer que não há creches gratuitas suficientes. Tens a certeza que não existe nenhuma criança filha de pais empregados a frequentar as dezenas de creches em que te inscreveste? Estão todas lotadas com filhos de pais desempregados? Citação de Petar Musa, há 3 horas: Mas as creches privadas têm que aderir a isso e muitas não querem. a Professora da creche explicou-me algumas razões, eu é que já não me recordo. Volto a repetir, na minha opinião, a quem não consegue ter acesso a uma dessas creches, que seja dado um cheque creche. Nem que seja de 200€, mas já ajuda a aumentar o número de creches que um agregado consiga inscrever-se Vou dar-te duas razões para as creches privadas optarem por não aderir: 1. Preços tabelados vs lei da oferta e da procura 2. Acesso seletivo. Dito de outra forma: quem é que quer ficar a tomar conta dos putos ranhosos de imigrantes desempregados pelo preço que o Estado determina existindo procura para os filhos dos Srs. Doutores que não se importam de pagar balúrdios? 2 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 18 Julho 2024 Citação de Descartes, há 1 minuto: Dito de outra forma: quem é que quer ficar a tomar conta dos putos ranhosos de imigrantes desempregados pelo preço que o Estado determina existindo procura para os filhos dos Srs. Doutores que não se importam de pagar balúrdios? É uma boa ilustração para mostrar a parvoíce que é o cheque ensino, proposto no mesmo sentido. Quem são os colégios privados com "filhos dos Srs. Doutores" que vão permitir que os "putos ranhosos de imigrantes desempregados" lá estudem? Poucos ou nenhuns. No fim, gastam-se recursos do estado para financiar privados em vez do estado procurar aumentar/melhorar a oferta pública. 1 2 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 18 Julho 2024 (editado) Citação de Descartes, há 6 minutos: Parvoíce. As creches em que te inscreveste ficaram com vagas livres? Se não ficaram quer dizer que não há creches gratuitas suficientes. Tens a certeza que não existe nenhuma criança filha de pais empregados a frequentar as dezenas de creches em que te inscreveste? Estão todas lotadas com filhos de pais desempregados? Já disse aí para trás, todas as que me inscrevi, só pediam moradas e situação laboral. Citação de Descartes, há 6 minutos: Vou dar-te duas razões para as creches privadas optarem por não aderir: 1. Preços tabelados vs lei da oferta e da procura 2. Acesso seletivo. Dito de outra forma: quem é que quer ficar a tomar conta dos putos ranhosos de imigrantes desempregados pelo preço que o Estado determina existindo procura para os filhos dos Srs. Doutores que não se importam de pagar balúrdios? Deverá haver mais alguma razão, consegui "encontrar" 2 em que as mensalidades são, mais ou menos, o valor das Creches Feliz que a SS comparticipa. Acho que o apoio das Creche Feliz são 450€ e a que fiz a inscrição é abaixo disso. E não sou nem doutor, nem sei se existe algum lá na creche. Citação de HappyKing, há 3 minutos: É uma boa ilustração para mostrar a parvoíce que é o cheque ensino, proposto no mesmo sentido. Quem são os colégios privados com "filhos dos Srs. Doutores" que vão permitir que os "putos ranhosos de imigrantes desempregados" lá estudem? Poucos ou nenhuns. No fim, gastam-se recursos do estado para financiar privados em vez do estado procurar aumentar/melhorar a oferta pública. Porque são só doutores nas creches privadas. Editado 18 Julho 2024 por Petar Musa Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 18 Julho 2024 Afinal metade de Portugal é um país rico só de doutores e a outra metade são "imigrantes com filhos ranhosos". O que se aprende no cmpt Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 18 Julho 2024 O que dava jeito que se aprendesse no CMPT era interpretar metonímias, hipérboles e coisas do estilo. Isso é que dava jeito. 2 5 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 18 Julho 2024 Citação de Petar Musa, há 1 hora: Já disse aí para trás, todas as que me inscrevi, só pediam moradas e situação laboral. E como é que isso responde às duas perguntas que eu coloquei? Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 18 Julho 2024 Na minha altura os pobres n iam à creche, ficavam em casa com a avó Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 18 Julho 2024 Citação de Descartes, há 25 minutos: E como é que isso responde às duas perguntas que eu coloquei? Mas eu nunca disse que estavam cheias com filhos de pais desempregados. O que eu tenho a certeza é que fui excluído por, morar demasiado perto da creche, por estar empregado ou porque não gostaram da t-shirt que eu estava a usar Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 18 Julho 2024 Citação de Petar Musa, há 10 minutos: Mas eu nunca disse que estavam cheias com filhos de pais desempregados. O que eu tenho a certeza é que fui excluído por, morar demasiado perto da creche, por estar empregado ou porque não gostaram da t-shirt que eu estava a usar Mas na app, quando pedes gratuitidade, não tens de fazer login com o NISS? Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 18 Julho 2024 Citação de Petar Musa, há 9 minutos: Mas eu nunca disse que estavam cheias com filhos de pais desempregados. O que eu tenho a certeza é que fui excluído por, morar demasiado perto da creche, por estar empregado ou porque não gostaram da t-shirt que eu estava a usar Claro que disseste. Em todo o caso poderão ainda existir outros critérios mais razoáveis. A ordem de inscrição, por exemplo. Tens conhecimento de casos em que pessoas que se inscreveram depois de ti tiveram os filhos aceites? A data em que ocuparias a vaga é outro. Disseste aí atrás que houve algumas situações em que te recusaram porque a criança ainda não nasceu. A partir de que mês é que irias ocupar a vaga? Havendo excesso de procura ninguém está disposto a reservar-te a vaga desde setembro se a pretendes ocupar apenas em dezembro ou janeiro. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 18 Julho 2024 (editado) Eu e a Maria trabalhamos, ganhamos 'bem' e tivemos direito à creche, da Santa Casa, que aderiu à Creche Feliz. No primeiro ano não tive, tive 1 ano de baixa em casa com o cachopo, no segundo ele entrou, e já recebi a confirmação que o meu mais novo também terá lugar. Nunca paguei um cêntimo. Editado 18 Julho 2024 por Bashir Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 18 Julho 2024 Citação de kareca, há 53 minutos: Mas na app, quando pedes gratuitidade, não tens de fazer login com o NISS? App? Estamos em 2024 ou quê? As candidaturas tiveram que ser quase todas presenciais Citação de Descartes, há 52 minutos: Claro que disseste. Em todo o caso poderão ainda existir outros critérios mais razoáveis. A ordem de inscrição, por exemplo. Tens conhecimento de casos em que pessoas que se inscreveram depois de ti tiveram os filhos aceites? A data em que ocuparias a vaga é outro. Disseste aí atrás que houve algumas situações em que te recusaram porque a criança ainda não nasceu. A partir de que mês é que irias ocupar a vaga? Havendo excesso de procura ninguém está disposto a reservar-te a vaga desde setembro se a pretendes ocupar apenas em dezembro ou janeiro. As creches funcionam por ano letivo. Eu inscrevi-me em janeiro de 24 para as listas de espera do ano letivo em 24/25. Para as creches "públicas" é indiferente o bebe entrar em setembro ou em maio. Conta tudo como o mesmo ano letivo. O mês de entrada só foi realmente importante para a privada, porque de setembro a janeiro, que é quando a miúda vai para lá, pago um valor mais reduzido. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 19 Julho 2024 Citação de Petar Musa, há 43 minutos: App? Estamos em 2024 ou quê? As candidaturas tiveram que ser quase todas presenciais As creches funcionam por ano letivo. Eu inscrevi-me em janeiro de 24 para as listas de espera do ano letivo em 24/25. Para as creches "públicas" é indiferente o bebe entrar em setembro ou em maio. Conta tudo como o mesmo ano letivo. O mês de entrada só foi realmente importante para a privada, porque de setembro a janeiro, que é quando a miúda vai para lá, pago um valor mais reduzido. Expressão chave. Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 19 Julho 2024 No meu caso tivemos creche grátis numa IPSS mas obrigaram a entrar logo em setembro (senão só teria entrado em novembro) por causa, disseram eles, das inspeções da Segurança Social. Compartilhar este post Link para o post