Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Tibraco, há 11 minutos:

Quais são os problemas do Cacém? É uma zona mais pobre do que o Parque das Nações? Claro que sim. Mas isso é normal. Eu, pelo menos, tive zero problemas durante o ano que lá trabalhei nem nunca tive medo de ir ali ou acolá.

Este mano ontem desejou a morte aos policias. Hoje chama-me burro desta forma. O gajo faz isto porque a Moderação permite e depois vem um Moderador qualquer apelar ao bom senso. 

Porque talvez viver =/= trabalhar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de André Sousa, há 6 minutos:

Aliás, não deixo de achar enternecedor o comentário que fizeste. O que a minha experiência me ensinou é que os ciganos na sua maioria não têm emprego porque são discriminados. 

E o que eu disse vai exatamente de encontro a essa tese. Nunca disse que estava de acordo com essa mentalidade. Pelo contrário, escrevi que era urgente tomar-se medidas que visassem a integração dos ciganos na sociedade.

Citação de Almeno, há 3 minutos:

Porque talvez viver =/= trabalhar.

Então e quais são os problemas de viver no Cacém? E, realmente, não tenho nada essa ideia de ser uma zona "mal vista" em Lisboa. Uma zona pobre, sim, mas não como se fosse uma zona cheia de problemas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, Agora:

E o que eu disse vai exatamente de encontro a essa tese. Nunca disse que estava de acordo com essa mentalidade. Pelo contrário, escrevi que era urgente tomar-se medidas que visassem a integração dos ciganos na sociedade.

Integrar os ciganos na sociedade?

Mas como é que tu queres integrar pessoas na sociedade que não têm qualquer para tal? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 21 minutos:

Queria só pegar nisto para dizer que é uma pena a força excessiva não ter sido utilizada para te dar uma cacetada na cabeça e ouvirmos a tua massa cinzenta tilintar como o eco do sino de uma igreja numa aldeia remota.

Morreu uma pessoa, uma vida como a tua. Realmente, podem colocar uma camisa num jagunço que não deixa de o ser.

Um Moderador escrever isto é qualquer coisa de impressionante. 

Citação de André Sousa, Agora:

Integrar os ciganos na sociedade?

Mas como é que tu queres integrar pessoas na sociedade que não têm qualquer para tal? 

"Não tem qualquer"? Faltou-te aí uma palavrita qualquer, não? Porque não estou a apanhar o sentido da frase.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 2 minutos:

"Não tem qualquer"? Faltou-te aí uma palavrita qualquer, não? Porque não estou a apanhar o sentido da frase.

Já viste como o mundo é injusto. Que achas de eu fazer uso do meu poder e aplicar a minha força excessiva contigo ? 

• Like 4
  • Haha 25

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 3 minutos:

"Vontade".

Editei para não repetir o verbo "integrar" mas faltou-me a palavra no post.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 1 minuto:

Já viste como o mundo é injusto. Que achas de eu fazer uso do meu poder e aplicar a minha força excessiva contigo ? 

Ok, manda-me lá de BO ou expulsa-me. Assim todos os outros que vierem depois de mim já sabem que ou alinham na linha oficial ou são banidos

• Triste 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de André Sousa, há 1 minuto:

"Vontade".

Editei para não repetir o verbo "integrar" mas faltou-me a palavra no post.

Tens aí malta muito mais apropriada do que eu para fazer a apologia dos ciganos.

No entanto, acho que isso é mesmo um loop de m*rda. Eles não têm vontade de se integrar e nós não abrimos as portas para que eles se integrem. E uma coisa vai alimentando a outra.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, Agora:

Tens aí malta muito mais apropriada do que eu para fazer a apologia dos ciganos.

No entanto, acho que isso é mesmo um loop de m*rda. Eles não têm vontade de se integrar e nós não abrimos as portas para que eles se integrem. E uma coisa vai alimentando a outra.

Como assim "nós não abrimos as portas para que eles se integrem"?

Era suposto fazer mais o quê? Porque é que temos que ter especiais cuidados com uma etnia que está, na sua maioria, à margem da lei? Não percebo.

Quantos mais casos são necessários de comunidades que dominam por completo certas zonas de algumas localidades e fazem daquilo seu sem pegarem qualquer valor que seja? Porque é que eles têm direito a terem casas da câmara e afins numa altura em que a habitação está a preços completamente absurdos?

O mesmo é válido para os moradores da Cova da Moura e de outros bairros problemáticos. A tolerância devia ser sempre zero, porque juntá-los todos no mesmo sítio também faz parte da receita para o desastre que se tem visto. Isto não significa que a solução seja entrar de arma em punho e alvejar quem se coloque à frente. Agora não se deve compactuar com este tipo de paz podre que se passa na maior parte do tempo "nós não vos chateamos mas vocês fazem o que quiserem aí dentro do bairro sem que isso tenha grande repercussão cá fora". 

Não, não pode ser. 

• Like 1
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de André Sousa, há 22 minutos:

Morreu uma pessoa em circunstâncias que se desconhecem. Se se provar que foi morto por erro da polícia, então que se apurem os responsáveis.

Desde aí, assistimos a dois (ou três?) autocarros e uma série de carros incendiados, pessoas esfaqueadas, um motorista em estado grave por queimaduras, equipas de reportagem agredidas, tentativas de fogo posto a bombas de gasolina e provavelmente mais um par de situações que desconheço.   

Aparecer com ladainha do "são pessoas como tu" é... coise. 

Pessoas como tu ? Não vinha cá desde 2023, mas já estamos na fase em que se lê o que não está escrito? 

Citação de Tibraco, há 7 minutos:

Ok, manda-me lá de BO ou expulsa-me. Assim todos os outros que vierem depois de mim já sabem que ou alinham na linha oficial ou são banidos

Fica descansado que sou tão moderador como tu.

Repara, o CMPT é como o bairro do Zambujal. Está numa auto-gestão autónoma completamente pífia, eu pedi a demissão de moderador em 2022 para aí, não ponho cá os pés desde 2023 e como vês, continuo ali com o cargo. 
Mas ao contrário do que acontece no bairro do Zambujal, eu não vou fazer uso disso para disparar 2 tiros e punir-te, não seria justo para ti. Lá está, eu respeito esse poder (que já não devia ter) ao contrário de quem tem uma arma de fogo na mão e matou alguém desarmado.

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post

E agora peço desculpa que vou ausentar-me novamente até 2025 que tenho uma consulta às 17h00 e não posso faltar.

• Like 8
  • Haha 9

Compartilhar este post

Link para o post

Sinto-me como se tivesse a assistir ao regresso do Hulk Hogan aos ringues na WCW e a realizar o seu heel turn

Editado por SAS_Robben
  • Like 8
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 22 minutos:

giphy.webp

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 2 minutos:

Pessoas como tu ? Não vinha cá desde 2023, mas já estamos na fase em que se lê o que não está escrito? 

Fica descansado que sou tão moderador como tu.

Repara, o CMPT é como o bairro do Zambujal. Está numa auto-gestão autónoma completamente pífia, eu pedi a demissão de moderador em 2022 para aí, não ponho cá os pés desde 2023 e como vês, continuo ali com o cargo. 
Mas ao contrário do que acontece no bairro do Zambujal, eu não vou fazer uso disso para disparar 2 tiros e punir-te, não seria justo para ti. Lá está, eu respeito esse poder (que já não devia ter) ao contrário de quem tem uma arma de fogo na mão e matou alguém desarmado.

Estamos na fase em que cada um deve ser responsável pelo que diz. "Uma vida como a tua" legitima uma série de argumentos que decerto não darão muito jeito para a tua retórica mas também não me parece que valha a pena ir por aí.

Ainda assim, a lógica está lá e é fácil de perceber. Entrar em questões de semântica para tentar pescadinhas de rabo na boca também é infrutífero. 

E o engraçado disto, que não tem graça nenhuma na verdade, é vermos os acontecimentos que referi, e passar-se isso para segundo plano, quase como se a morte de um indivíduo legitimasse o que se tem passado, quando no fundo as pessoas só precisam de um pretexto para fazerem a m*rda que têm feito. 

Outra coisa: a analogia que fizeste também é absurda. O que não falta também nas forças de segurança é gente que quer arranjar um pretexto para abusar do poder que tem, mas negar a dificuldade do seu trabalho neste tipo de casos e o stress a que estão sujeitos, é... coise. Isto não significa que tenham autoridade para sair a disparar sobre quem querem, mas nos tempos que correm os maiores interessados em evitar este tipo de situações até são os próprios polícias desde que claro não sintam a sua vida em risco. 

• Like 1
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de André Sousa, há 6 minutos:

Como assim "nós não abrimos as portas para que eles se integrem"?

Era suposto fazer mais o quê? Porque é que temos que ter especiais cuidados com uma etnia que está, na sua maioria, à margem da lei? Não percebo.

Quantos mais casos são necessários de comunidades que dominam por completo certas zonas de algumas localidades e fazem daquilo seu sem pegarem qualquer valor que seja? Porque é que eles têm direito a terem casas da câmara e afins numa altura em que a habitação está a preços completamente absurdos?

O mesmo é válido para os moradores da Cova da Moura e de outros bairros problemáticos. A tolerância devia ser sempre zero, porque juntá-los todos no mesmo sítio também faz parte da receita para o desastre que se tem visto. Isto não significa que a solução seja entrar de arma em punho e alvejar quem se coloque à frente. Agora não se deve compactuar com este tipo de paz podre que se passa na maior parte do tempo "nós não vos chateamos mas vocês fazem o que quiserem aí dentro do bairro sem que isso tenha grande repercussão cá fora". 

Não, não pode ser. 

Porque se usarmos a força e o argumento do "Vocês estão mal e nós estamos bem" eles vão continuar à margem da lei e amanhã são os nossos filhos que são assaltados. É imperativo parar-se com esse loop e somos "nós" que temos as ferramentas para o fazer.

Aqui em Peniche, o Presidente da Câmara pôs em prática um plano que visa precisamente a integração dos ciganos na comunidade. Têm-lhes oferecido casas, algo que tive dificuldade em aceitar ao principio mas depois percebi a ideia, e "pedido" em troca a normalização do comportamento deles no dia-à-dia. A verdade é que a criminalidade dos ciganos diminuiu bastante e a convivência entre ciganos e não-ciganos nas escolas, por exemplo, é muito mais saudável do que há 10 anos.

Eu percebo o que dizes, acho que a tua opinião é válida, não acho que eles sejam uns "coitadinhos" como muita malta daqui defende mas acho que se deve procurar soluções para os problemas ao invés de fingir que os problemas não existem.

Por fim, esse foi um post corajoso e que muita falta faz ao CMPT. Só podia vir de um grande Benfiquista, claro 🙂

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz uma pesquisa rápida e encontrei isto:

"Os oitenta mil habitantes da Cidade de Agualva-Cacém fazem com que seja a décima maior cidade portuguesa e a quinta maior cidade da Área Metropolitana de Lisboa"

Parece-me, apesar de tudo, abusivo comparar com o bairro do Zambujal ou com Chelas, nem que seja pela escala. Lidei ao longo dos anos com pessoas de classe média e com relativo privilégio daquela zona. Duvido que existam muitos assim na Cova da Moura.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 6 minutos:

Sinto-me como se tivesse a assistir ao regresso do Hulk Hogan aos ringues na WCW e a realizar o seu heel turn

Ou o Vegeta na saga do Boo? 🤣

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de André Sousa, há 12 minutos:

Estamos na fase em que cada um deve ser responsável pelo que diz. "Uma vida como a tua" legitima uma série de argumentos que decerto não darão muito jeito para a tua retórica mas também não me parece que valha a pena ir por aí.

Ainda assim, a lógica está lá e é fácil de perceber. Entrar em questões de semântica para tentar pescadinhas de rabo na boca também é infrutífero. 

E o engraçado disto, que não tem graça nenhuma na verdade, é vermos os acontecimentos que referi, e passar-se isso para segundo plano, quase como se a morte de um indivíduo legitimasse o que se tem passado, quando no fundo as pessoas só precisam de um pretexto para fazerem a m*rda que têm feito. 

Outra coisa: a analogia que fizeste também é absurda. O que não falta também nas forças de segurança é gente que quer arranjar um pretexto para abusar do poder que tem, mas negar a dificuldade do seu trabalho neste tipo de casos e o stress a que estão sujeitos, é... coise. Isto não significa que tenham autoridade para sair a disparar sobre quem querem, mas nos tempos que correm os maiores interessados em evitar este tipo de situações até são os próprios polícias desde que claro não sintam a sua vida em risco. 

Tu é que estás a relacionar os acontecimentos, ninguém aqui minimizou o acontecimentos que houve depois da morte. Nem sequer foi assunto, basicamente. Falou-se apenas da morte.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 1 minuto:

Porque se usarmos a força e o argumento do "Vocês estão mal e nós estamos bem" eles vão continuar à margem da lei e amanhã são os nossos filhos que são assaltados. É imperativo parar-se com esse loop e somos "nós" que temos as ferramentas para o fazer.

Aqui em Peniche, o Presidente da Câmara pôs em prática um plano que visa precisamente a integração dos ciganos na comunidade. Têm-lhes oferecido casas, algo que tive dificuldade em aceitar ao principio mas depois percebi a ideia, e "pedido" em troca a normalização do comportamento deles no dia-à-dia. A verdade é que a criminalidade dos ciganos diminuiu bastante e a convivência entre ciganos e não-ciganos nas escolas, por exemplo, é muito mais saudável do que há 10 anos.

Eu percebo o que dizes, acho que a tua opinião é válida, não acho que eles sejam uns "coitadinhos" como muita malta daqui defende mas acho que se deve procurar soluções para os problemas ao invés de fingir que os problemas não existem.

Por fim, esse foi um post corajoso e que muita falta faz ao CMPT. Só podia vir de um grande Benfiquista, claro 🙂

A leviandade com que se diz "têm-lhes oferecido casas", é algo que me causa uma certa repulsa, admito. Basicamente, premeia-se a bandidagem. É a tal paz podre que falo. "Nós fazemos isto e como prémio vocês deixam-se estar aí quietinhos mediante o possível".

Eu acredito que se eles fossem colocados de forma "aleatória" no meio da sociedade acabassem por se integrar, mas isso não passa de uma utopia. Qual é a nossa legitimidade para pedirmos a um empregador para olhar para um currículo de um cigano de forma totalmente imparcial com tudo aquilo que isso pode implicar? O empregador não vai estar a procurar defender os seus interesses da melhor forma? Claro que sim. Se pode ser acusado de preconceito? Também. Mas é injustificado? Quantos de nós é que não somos preconceituosos todos em dias em situações diferentes, dependendo do nosso contexto? Se assumirmos que os ciganos são uma etnia que se comporta, na sua maioria, à parte das regras da sociedade, será mais fácil assumir o tal preconceito, que considero legítimo. Agora, não acho que a solução passe por andar a fazer os meninos felizes, quando eles só têm que cumprir com as leis que vigoram. Como é que eles sobrevivem se a maior parte não tem qualquer rendimento declarado? Como é que se compreende que existam comunidades que dominam certas zonas, em que é basicamente impossível entrar para um comum cidadão? Como é que se concede que destruam esses mesmo património que nem sequer é deles?

E falo disto sem nunca ter passado por alguma situação complicado com ciganos, mas o meu contacto direto com eles também nunca fui muito. Joguei à bola com familiares do Quaresma que viviam numa zona da linha de Sintra, num apartamento como muitos outros, e nunca houve problemas de maior. Por isso, sim, há ciganos que são boas pessoas, ou pessoas ditas normais, nunca disse o contrário, antes que apareça aí algum paladino dos bons costumes. 

Compartilhar este post

Link para o post

Porra sim senhora, nunca pensei ver uma discussão de dois users sendo um deles o Tibraco e este ser o menos racista.

• Like 12
  • Haha 7
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post

Soltaram o Sousa da gruta em que vive e agora temos um troll a circular.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de André Sousa, há 5 minutos:

Se pode ser acusado de preconceito? Também. Mas é injustificado? Quantos de nós é que não somos preconceituosos todos em dias em situações diferentes, dependendo do nosso contexto? Se assumirmos que os ciganos são uma etnia que se comporta, na sua maioria, à parte das regras da sociedade, será mais fácil assumir o tal preconceito, que considero legítimo.

Isto é brilhante. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...