Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Visitante

Pelo conteúdo da entrevista parece-me que o processo não vai dar em nada. Só assim se compreende aquela postura.

Só assim se compreende o tempo que levou a formular uma acusação. Também ficaria frustrado se não pudesse julgar alguém claramente culpado (basta ouvir as escutas) e, por a investigação não ter sido bem conduzida, não puder julgar. E acho que esta entrevista se deve a essa frustração.

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar de incorrecto parece que ele não tem base legar para avançar com o processo mas procura mostrar que o considera culpado e corrupto.

Ou seja, importante é vir cá para fora lançar ruído. Efectivamente é para isso que serve o poder judicial. :mrgreen:

Meanwhile...

De acordo com uma notícia divulgada m«na noite deste domingo pelo Expresso e pelo "Financial Times", Durão Barroso deixará de ser recebido em Bruxelas como ex-presidente da Comissão Europeia e terá ainda de dar explicações ao executivo europeu sobre a sua relação contratual com a Goldman Sachs Internacional, na qual assumirá funções de presidente não-executivo.

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Mas por essa perspectiva, então ainda mais valor tem a trajectória da Assunção. Não era sequer afiliada ao CDS, e em poucos anos foi ministra, é líder do partido (e as condições em que o conseguiu, "contra" o Nuno Melo), e parece ter uma hipótese real em conseguir a Câmara, se tiver o apoio do PSD. É um percurso bastante interessante conseguido em poucos anos e uma rede partidária a sustenta-la (se bem que o Portas era muito fã dela, e só isso bastou).

A Assunção Cristas pode ser militante do partido há apenas 9 anos mas ela tem praticamente os valores todos do CDS. É mãe de 5 filhos, é cristã convicta e foi uma acérrima defensora do Não no referendo do aborto em 2007 (creio que foi nesse ano que ela foi recrutada pelo Portas para o partido). Acho que o único ponto onde vai contra o partido é no casamento gay, embora tenha votado contra na altura da votação no parlamento.

Pode ter algum carisma que a ajudou a subir no partido e a ganhar apoios dos mais influentes mas no geral ela esteve sempre alinhada com aquilo que o partido é (mesmo antes de ter entrado lá) portanto a subida dela não é muito surpreendente.

Compartilhar este post

Link para o post

14225504_1179961635397711_5914338256200902584_n.jpg?oh=3ec1b27a805477cdfca012f4e912e6e8&oe=584598D4

Recordemos hoje o verdadeiro 11 de Setembro. UK, USA e Pinochet levam a cabo um golpe de Estado no Chile e põem termo à vida de Salvador Allende.

Ni perdón, ni olvido!

Que comedia este companheiro... :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

A Assunção Cristas pode ser militante do partido há apenas 9 anos mas ela tem praticamente os valores todos do CDS. É mãe de 5 filhos, é cristã convicta e foi uma acérrima defensora do Não no referendo do aborto em 2007 (creio que foi nesse ano que ela foi recrutada pelo Portas para o partido). Acho que o único ponto onde vai contra o partido é no casamento gay, embora tenha votado contra na altura da votação no parlamento.

Pode ter algum carisma que a ajudou a subir no partido e a ganhar apoios dos mais influentes mas no geral ela esteve sempre alinhada com aquilo que o partido é (mesmo antes de ter entrado lá) portanto a subida dela não é muito surpreendente.

É surpreendente na medida em que chegou longe muito rapidamente. O facto de ela estar identificada com o partido é o normal.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas por essa perspectiva, então ainda mais valor tem a trajectória da Assunção. Não era sequer afiliada ao CDS, e em poucos anos foi ministra, é líder do partido (e as condições em que o conseguiu, "contra" o Nuno Melo), e parece ter uma hipótese real em conseguir a Câmara, se tiver o apoio do PSD. É um percurso bastante interessante conseguido em poucos anos e uma rede partidária a sustenta-la (se bem que o Portas era muito fã dela, e só isso bastou).

Sem dúvida que ela tem mérito em ter conseguido chegar à liderança do partido e até a acho uma pessoa decente para o standard do político português, mas não acho que tenha qualquer hipótese para ganhar a Câmara de Lisboa, nem com o apoio do PSD que tenho a certeza absoluta que não consegue.

Lisboa não é cascais ou uma cidade lá de vila real ou bragança onde uma mãe de 5 filhos contra o aborto é particularmente apelativo, Lisboa é uma capital e como quase todas as capitais europeias tem uma visão mais à esquerda e liberal em termos sociais, óbvio que há excepções mas só para dar alguns exemplos olhem para Copenhaga(governada por Social Democratas desde os anos 30 para aí), Berlim, Paris(O PS pode estar uma miséria mas continua à frente daquilo), NY, S.Francisco, Chicago, até as maiores cidades na Suiça que é um país super conservador são governadas por Social Democratas, até Munique numa das regiões mais de direita da Europa é governada por Social Democratas!

Mas não me entendas mal, acho que Lisboa não foge a este trend, mas o Medina e o PS aqui não são invencíveis, pode perfeitamente um tipo carismático de centro direita que organize bem uma campanha ganhar, mas parece-me que tem de ser uma pessoa que seja mais liberal e que fale de outras coisas do que alguém do CDS.

acho que esta candidatura da Cristas é dar a câmara de mão beijada ao medina, acho que o Medina não é propriamente odiado pelos Lisboetas mas também não é amado, um tipo do do PSD em coligação com o CDS podia ganhar.

Editado por ascom

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

ascom, quando eu falei em hipótese real, era no sentido de poder vir a disputar a câmara de forma equilibrada (tendo em conta que irá concorrer com um presidente em exercicio), não de ganhar as eleições (porque também acho que o Medina vai ficar). E não digo isto pelo perfil da Cristas, mas sim pela transformação que a cidade está a sofrer e que não parece ser do agrado dos mais velhos, ou assim me parece - quer pelo aumento brutal do turismo e descaracterização da cidade, quer pelo entupimento que a cidade está a sofrer por via das mil e uma obras a decorrer ao mesmo tempo, nem todas elas populares, como o caso do Saldanha ou a reabilitação da Segunda Circular. Se ela conseguir o apoio do PSD, ganha por defeito uma parte importante do eleitorado, e terá mais capacidade que o Santana Lopes, de que as pessoas já estão fartas, para capitalizar uma outra parte ainda indecisa.

Já agora, porque é que achas que não irá conseguir o apoio do PSD? É que a reacção pública do Passos à notícia pareceu ter sido de satisfação. Apresentar outro candidato, seria dividir o eleitorado de centro-direita e aí sim, dar a Câmara de mão beijada ao Medina. Para além de que Santana Lopes ou Moreira da Silva... nenhum destes valeria a pena correr esse risco, parece-me.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Que comedia este companheiro... icon_mrgreen.gif

icon_mrgreen.gif

Um post sobre a Burkina e o Sankara chegarão. Aí é que vai haver pagode.

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, porque é que achas que não irá conseguir o apoio do PSD? É que a reacção pública do Passos à notícia pareceu ter sido de satisfação. Apresentar outro candidato, seria dividir o eleitorado de centro-direita e aí sim, dar a Câmara de mão beijada ao Medina. Para além de que Santana Lopes ou Moreira da Silva... nenhum destes valeria a pena correr esse risco, parece-me.

Vencer em Lisboa é o grande trunfo do PSD para traçar o caminho das proximas legislativas. Para Lisboa vai sair um nome grande, figura conhecida e carismática. É disso que o PSD anda à procura. Tentar reanimar a imagem do partido que está bastante gasta com uma grande vitória. Por isso é que a Cristas se antecipou também. Para forçar a PSD a apoiá-la e barrar o caminho a uma possivel figura grande do PSD.

Mesmo com o apoio do PSD, se a Cristas vence, a vitória é sempre do CDS. O PSD não se pode dar a esse luxo de entregar uma vitória destas a outro partido.

Compartilhar este post

Link para o post

ascom, quando eu falei em hipótese real, era no sentido de poder vir a disputar a câmara de forma equilibrada (tendo em conta que irá concorrer com um presidente em exercicio), não de ganhar as eleições (porque também acho que o Medina vai ficar). E não digo isto pelo perfil da Cristas, mas sim pela transformação que a cidade está a sofrer e que não parece ser do agrado dos mais velhos, ou assim me parece - quer pelo aumento brutal do turismo e descaracterização da cidade, quer pelo entupimento que a cidade está a sofrer por via das mil e uma obras a decorrer ao mesmo tempo, nem todas elas populares, como o caso do Saldanha ou a reabilitação da Segunda Circular. Se ela conseguir o apoio do PSD, ganha por defeito uma parte importante do eleitorado, e terá mais capacidade que o Santana Lopes, de que as pessoas já estão fartas, para capitalizar uma outra parte ainda indecisa.

A direita vai ter um trabalho dificil para ganhar Lisboa. É que eles são os principais responsaveis pelo aumento do turismo no país (Paulo Portas a vender o país no estrangeiro) e fizeram disso bandeira durante muito tempo.

E é também isso que pode ser usado contra o Medina. Os maleficios do aumento do turismo na cidade é o que mais chateia os lisboetas neste momento. A maneira como se está a desfigurar a cidade para atrair e satisfazer os turistas. De resto, não vejo que oposição é que se pode fazer ao Medina, sinceramente. Ele anda a arranjar todas as ruazinhas e passeios. Quando a Cristas for fazer os passeios de conveniência já os moradores estão contentes por causa da calçada nova que ela anda a pisar. Não vai ser nada fácil.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Pois é, acho que um dos pontos a favor do Medina é o de poder chegar a alturas de eleições e já ter praticamente todas as obras concluídas (pelo menos, creio que é esse o objectivo dele). E nessa altura, o principal argumento que se poderia usar contra ele é perdido, e aí a direita perde algum do poder de luta.

Compartilhar este post

Link para o post

Ele está a fazer obras muito importantes, também. Na altura mais apropriada, é verdade, mas basicamente ele apostou as fichas todas. Mas importante de forma mais abrangente, como o Cais Sodré, bem como o mais importante em zonas centrais das freguesias mais pequenas. Da zona ocidental à zona oriental não esquecendo a zona norte (zona muito importante).

Neste momento só a 2ª circular é que nao está a correr bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei a razão de se colocar tão em causa a eleição do Medina na câmara de Lisboa, para mim parece-me mais ou menos óbvio que irá acontecer.

Concordo com o que o Ascom disse, basicamente as grandes metrópoles/capitais costumam votar mais à esquerda que as pequenas cidades. Quanto à Assunção Cristas, é a típica pessoa do CDS, não me espanta a ascensão dela.

Compartilhar este post

Link para o post

Ao que parece, as taxas de juro subiram significativamente na emissão de dívida desta manhã.

Compartilhar este post

Link para o post

Costa declarou que "quem anda à procura de encontrar o diabo mais vale dedicar-se à caça de pokémons, porque caçar pokémons é mais fácil do que encontrar o diabo".

:lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Em resposta à insistência do Passos num possivel novo resgate.

Uma jornalista perguntou ao Mário Centeno se este estava empenhado em evitar um novo resgate, o homem, coitado, respondeu que sim, claro. Os jornais portugueses noticiaram coisas como: "Evitar novo resgate "é a minha principal tarefa, diz Centeno".

O Passos, claro, aproveitou a boleia da CS.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Com as pressões a que está sujeito, é bom que evitar o resgate seja no mínimo a principal tarefa dele, já que melhorar a situação financeira do país não vai conseguir :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Carlos%2BAlexandre%2Bout.JPG

Bingo!

Este caso é tão idiota que vamos acabar a dar razão ao Socrates.

Compartilhar este post

Link para o post

Bingo! Este caso é tão idiota que vamos acabar a dar razão ao Socrates.

Sacode.

Espanta-me a CS não ter dado maior cobertura à subida das taxas de juro na emissão de hoje e para o facto de não terem mencionado que essa mesma emissão ficou aquém do esperado.

Emissão de dívida aquém do previsto com juros a pesar

Estado conseguiu apenas o mínimo de financiamento previsto, de 750 milhões de euros, quando o objetivo era arrecadar até 1.000 milhões. Um dos empréstimos, nada comum, a 20 anos, teve uma taxa acima de 4%

Um leilão aquém das expectativas. Mesmo com a turbulência dos mercados, desiludidos com a inação do BCE, que este mês manteve as taxas de juro inalteradas, o Estado português arriscou uma emissão de dívida de longo prazo. E com duas linhas, uma delas nada comum: um empréstimo para pagar só daqui a 20 anos. Apenas conseguiu o financiamento previsto, de 750 milhões de euros.

O objetivo era arrecadar até 1.000 milhões e a procura até superou a oferta em ambas as linhas, a 7 e 20 anos, mas os juros pesaram. Daí o Tesouro não ter contraído o empréstimo total pretendido.

No praxo mais longo, foram colocados apenas 250 milhões de euros em Obrigações do Tesouro. A taxa subiu bastante, de 3,23% na última emissão com as mesmas características, para 4,04%.

Na operação com vencimento daqui a sete anos, o financiamento obtido foi de 500 milhões. O mesmo cenário nos juros a pagar, com um agravamento de 2,355% para 2,817%.

A procura superou a oferta em ambos os caos: 2,65 vezes a 20 anos (vs. 1,85 vezes na última emissão); 1,68 vezes (vs. 1,46 vezes em julho, quando foi realizada uma emissão semelhante).

No mercado secundário, os juros da dívida a 10 anos, aqueles que são tidos como referência, tem estado a rondar os 3,3%, ainda sem grande alteração depois de conhecidos estes resultados.

Os fatores de risco que pesam

Este leilão de dívida acontece a dois dias da revisão de rating por parte da Standard & Poors, que ainda mantém Portugal no chamado lixo.

Também a Moody's dá nota negativa ao país, desaconselhando o investimento, mas ainda ontem veio dizer que o risco de um segundo resgate é baixo. Isto numa altura em que há alguma especulação à volta de o assunto, que levou o ministro das Finanças a ser questionado pela CNBC. Mário Centeno deu garantias de que está a fazer tudo para que não venha a acontecer.

Apenas a agência DBRS dá nota positiva ao rating de Portugal, mas já avisou que a parca expansão do Produto Interno Bruto (PIB) está a colocar pressão sobre a avaliação do país. Um veredicto que será conhecido em outubro.

Desde a passada quinta-feira, quando Mario Draghi se absteve de anunciar ou indicar qualquer alteração da actual política monetária, que o comportamento das yields [taxas de juro] soberanas tem apresentado uma tendência de subida generalizada. Simultaneamente, os receios em torno da avaliação da agência de rating DBRS em Outubro também consiste num factor de algum risco presente na evolução das yields portuguesas", destaca à TVI24 Marisa Cabrita, gestora de activos da Orey Financial.

"Comparativamente a anteriores leilões das mesmas linhas, embora se tenha verificado uma procura mais robusta, as yields foram superiores, registando ambas as maturidades valores não observados desde Junho deste ano no mercado secundário".

@TVI24

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Carlos%2BAlexandre%2Bout.JPG

Bingo!

Este caso é tão idiota que vamos acabar a dar razão ao Socrates.

Sempre achei este juiz um attention whore e esta entrevista só veio confirmar isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...