Ego Sum Publicado 16 Setembro 2016 Tenho só de deixar aquele vídeo obrigatório... [youtubehd] [youtubehd] Nunca tinha visto, que pérola :lol: Compartilhar este post Link para o post
Stout Publicado 16 Setembro 2016 E agora não tens cortes? :lol: Votei sim senhor, e numa altura em que os resultados estavam a aparecer. Eu sei que te dá jeito não falar disso, mas desde que este governo entrou em funções, quase todos os indicadores económicos pioraram. Mais uma vez, aconselho-te a dar uma vista de olhos à definição de classe média. Classe média, num país com distribuição extremamente assimétrica dos rendimentos, não é quem ganha o rendimento médio. O rendimento médio em Portugal é baixo porque a grande parte da população aufere rendimentos baixos, baixando esse valor. Por isso é que se recorre à mediana, que divide ao meio a metade da população que ganha mais, e a metade da população que ganha menos. E esse valor anda na casa dos 8000 e tal euros. Depois, é como disse atrás, olha à tua volta e faz as contas em relação ao peso do rendimento anual de um agregado familiar em proporção do custo da habitação. Somado a isso, sabes que quanto maiores os rendimentos, maior o stock de riqueza acumulado aka poupança, e portanto maior será o valor da habitação em proporção do rendimento anual do agregado familiar. Umas contas simples: um casal, em que cada um ganha 2500 euros, chega ao final do ano com um rendimento bruto de 70000 euros. Ao fim de 10 anos, se forem capaz de poupar à volta de metade do salário (nem vou meter créditos à habitação ou bónus salariais à mistura), já têm praticamente o suficiente para adquirir um imóvel desses. Como vês, não precisas de ser extraordinariamente rico para poderes ter um imóvel por esses valores. E estou a ser bastante simpático contigo, porque 2500 euros não é tanto quanto isso (só em Portugal é que são vistos como ricos, excepto quando são estivadores a ganhar o dobro), e porque estou a focar-me só no caso de aquisição de um imóvel por esse preço, e a pôr de parte todas as outras formas em que ele te pode parar às mãos. Em salários abaixo de 1000€ acho que não tens muitos cortes e até tiveste algumas devoluções e aumentos. Ou não? Não dá jeito falar porquê? Mas alguém achava que isto ia correr às mil maravilhas? Enquanto a Europa não mudar, não vai acontecer milagre nenhum por cá. Tu votaste em malta que não queria que a Europa mudasse de rumo e ainda baixava as calças para ser açoitado... É um bocado ridículo estares a falar com alguém que acha que a dívida tem de ser reestruturada e mandares a dica de que a economia não funciona. Estás à espera que diga o contrário? Tou-me a cagar para o que achas classe média ou não. Não é a classe média(na sua totalidade) que fica afectada com esta medida, são agregados com casas com mais de meio milhão de VPT. E meio milhão de euros como disse são praticamente 1000 meses de salário mínimo. É muita, muita fruta. É fruta suficiente para comprares uma casa e viveres confortável durante décadas sem trabalhar... Com 2500 euros por mês podes pagar 1000€ mes(ou menos) para ter uma empregada full-time em casa, 500€ para o empréstimo da tal casa de meio milhão, uns 400 paus para carro + gasolina e ainda sobra mais que um salário mínimo para o que quiseres. Não és um Europeu rico, mas não me f*das, se ganhas 2500€ mês em Portugal és rico... Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 16 Setembro 2016 (editado) Em salários abaixo de 1000€ acho que não tens muitos cortes e até tiveste algumas devoluções e aumentos. Ou não? Não dá jeito falar porquê? Mas alguém achava que isto ia correr às mil maravilhas? Enquanto a Europa não mudar, não vai acontecer milagre nenhum por cá. Tu votaste em malta que não queria que a Europa mudasse de rumo e ainda baixava as calças para ser açoitado... É um bocado ridículo estares a falar com alguém que acha que a dívida tem de ser reestruturada e mandares a dica de que a economia não funciona. Estás à espera que diga o contrário? Tou-me a cagar para o que achas classe média ou não. Não é a classe média(na sua totalidade) que fica afectada com esta medida, são agregados com casas com mais de meio milhão de VPT. E meio milhão de euros como disse são praticamente 1000 meses de salário mínimo. É muita, muita fruta. É fruta suficiente para comprares uma casa e viveres confortável durante décadas sem trabalhar... Com 2500 euros por mês podes pagar 1000€ mes(ou menos) para ter uma empregada full-time em casa, 500€ para o empréstimo da tal casa de meio milhão, uns 400 paus para carro + gasolina e ainda sobra mais que um salário mínimo para o que quiseres. Não és um Europeu rico, mas não me f*das, se ganhas 2500€ mês em Portugal és rico... E não tiveste devoluções na fase final do mandato anterior? A única diferença é que as devoluções iriam ser feitas de forma gradual. E eu votei em malta com defeitos e virtudes, e sabia muito bem disso quando fui fazer a cruz. E então? Porque é que levas isso tão a peito? Porque é que um ano depois, com um governo que piorou quase todos os indicadores económicos, ainda usas essa cartada? É que ainda por cima, nada disso afecta a minha capacidade ou moralidade para continuar a comentar o que por cá se vai passando, de bem ou mal. Nem deveria afectar a tua. Não sou eu que acho, é um facto. E tu não consegues conceber a ideia de que há gente que ganha bem, e que o merece, porque investiu e se esforçou para isso. E essas pessoas têm tanto direito como eu e tu a viver à altura das suas possibilidades. Porque é que não vives como sem-abrigo? Com o dinheiro que poupavas em rendas, dava para muita erva e p*tedo, e ainda te sobrava ao final do mês. Editado 16 Setembro 2016 por Visitante Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 16 Setembro 2016 Em salários abaixo de 1000€ acho que não tens muitos cortes e até tiveste algumas devoluções e aumentos. Ou não? Não dá jeito falar porquê? Mas alguém achava que isto ia correr às mil maravilhas? Enquanto a Europa não mudar, não vai acontecer milagre nenhum por cá. Tu votaste em malta que não queria que a Europa mudasse de rumo e ainda baixava as calças para ser açoitado... É um bocado ridículo estares a falar com alguém que acha que a dívida tem de ser reestruturada e mandares a dica de que a economia não funciona. Estás à espera que diga o contrário? Tou-me a cagar para o que achas classe média ou não. Não é a classe média(na sua totalidade) que fica afectada com esta medida, são agregados com casas com mais de meio milhão de VPT. E meio milhão de euros como disse são praticamente 1000 meses de salário mínimo. É muita, muita fruta. É fruta suficiente para comprares uma casa e viveres confortável durante décadas sem trabalhar... Com 2500 euros por mês podes pagar 1000€ mes(ou menos) para ter uma empregada full-time em casa, 500€ para o empréstimo da tal casa de meio milhão, uns 400 paus para carro + gasolina e ainda sobra mais que um salário mínimo para o que quiseres. Não és um Europeu rico, mas não me f*das, se ganhas 2500€ mês em Portugal és rico... Stout mas que raio de contas são essas colega? 1º 2500 por mês equivale a 1500 por mês liquido 2º Se vais gastar os 500 no emprestimo ficas com 1000 disponivel 3º Empregada full-time? Ou vives no Dubai ou andas a ver muitas novelas mexicanas 4º 400 euros + gasolina por mês? Mas gastamos o mesmo num carro mês que numa casa? Epá esse gajo que referes é um desregrado 5º E poupar, nada? f*de-se o dinheiro todo? 6º Eu com mil euros depois de casa paga teria que pagar 100 euros em utilies (no minimo), gasolina 150 euros, comida 250 euros (entre almocar no trabalho e jantar em casa), por de parte 250 para pagar seguro do carro, seguro da casa, condominio, IMI, etc. Poupar o que resta, ou seja os outros 250. Ou seja estou a viver como um rei! :confuso: 7º Se tens o azar de ainda ter filhos onde tens de pagar tudo e mais alguma coisa...tás f*dido! Epá vais me dizer que há gente que vive com 500 euros...ou melhor sobrevive com 500 euros, claro que sim, mas isso é que deve ser o padrão pelo qual se rege a nossa sociedade? Definitivamente quem ganha 2500 euros por mês é classe media, quem ganha os tais 8000 que já foram falados é a media-alta. Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 16 Setembro 2016 Em salários abaixo de 1000€ acho que não tens muitos cortes e até tiveste algumas devoluções e aumentos. Ou não? Não dá jeito falar porquê? Mas alguém achava que isto ia correr às mil maravilhas? Enquanto a Europa não mudar, não vai acontecer milagre nenhum por cá. Tu votaste em malta que não queria que a Europa mudasse de rumo e ainda baixava as calças para ser açoitado... É um bocado ridículo estares a falar com alguém que acha que a dívida tem de ser reestruturada e mandares a dica de que a economia não funciona. Estás à espera que diga o contrário? Tou-me a cagar para o que achas classe média ou não. Não é a classe média(na sua totalidade) que fica afectada com esta medida, são agregados com casas com mais de meio milhão de VPT. E meio milhão de euros como disse são praticamente 1000 meses de salário mínimo. É muita, muita fruta. É fruta suficiente para comprares uma casa e viveres confortável durante décadas sem trabalhar... Com 2500 euros por mês podes pagar 1000€ mes(ou menos) para ter uma empregada full-time em casa, 500€ para o empréstimo da tal casa de meio milhão, uns 400 paus para carro + gasolina e ainda sobra mais que um salário mínimo para o que quiseres. Não és um Europeu rico, mas não me f*das, se ganhas 2500€ mês em Portugal és rico... Boa descrição das despesas mensais. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 16 Setembro 2016 Mas será que tu nao percebes que quem tem casas de 500,000 euros, já paga IMI sobre esse valor? Não percebes que pelo preço das casas como essa que poes ai no Areeiro de 470000 euros, em 1990 quando foi comprada deve ter custado 15,000 contos? Fiz a simulacao na net e mim deu-me 1281 euros, mas tambem a diferenca é 29 euros...e mesmo que recebas mais uns euros do IRS, achas que é normal que uma pessoa seja taxada a esse nivel quando recebe 2000 euros? Gostava de saber de onde vem esse tal "consumo" que o governo tanto quer incentivar Mas a esquerda apluade estas medidas tontas que até vão contra o seu eleitorado, porque quem vota BE está nas grandes cidades e é da classe media, não é de Bragança, Vila Real e outros sitios onde o rendimento medio é mais baixo, mas o padre diz e a malta vota PSD e CDS Peplin eu percebo que tu queiras igualidade, mas isso nao significa que por existirem 70% que vivem na miseria, os outros 30% também tem que viver na miseria. Deveria significar o contrario...mas isso com mais impostos nao vai lá Um ultimo ponto, dizer que 70% vive num T3 para obras a 50km de Lisboa é :biggrin: Percebo, a questão é que este imposto pretende fazer um upgrade em relação ao imposto de selo vigente (e lançado pelo Governo PSD/CDS, já agora), introduzindo um critério de justiça e progressividade. 29 euros são 406 euros ao fim de um ano, se se considerar 14 meses. Se achas pouco, manda vir para o meu lado. :mrgreen: Sinceramente, acho. Até me dei ao trabalho de fazer a simulação de IRS; um contribuinte que receba 2 mil euros/mês, com deduções à colecta em valores modestos (750 € de despesas gerais e familiares, 50 € de saúde e 700 € de gastos com restaurantes, cabeleiros, etc.), recebe 337 €. O seu vencimento líquido é, então, de cerca de 1334 €/mês. Parece-me um valor de impostos/contribuições minimamente ajustado à realidade nacional, tendo em conta a tal situação de estarmos a falar de um ordenado que é mais do dobro do ordenado médio em Portugal. O único problema aqui é se calhar termos Estado Social a menos para o que um contribuinte destes paga de impostos, mas isso são outros quinhentos... Eu não quero igualdade, quero justiça fiscal, apenas isso. E com a distribuição de rendimentos que temos no país, é com este tipo de acções que se tenta alcançar maior justiça fiscal, não com sobretaxas que até ordenados de 700 € afectavam ou cortes nos vencimentos da função pública. Os apartamentos estarem para obras é irrelevante, foram apenas exemplos que eu fui buscar para contrapor o que disseste. 50 km? Reboleira, Almada, Barreiro, Casal de São Brás... tens noção onde são estas localidades ou nem por isso? E é engraçado interessarem os quilómetros. Não falaste em grandes pólos urbanos? Pois bem, estes são os grande pólos urbanos de Lisboa. Entre os concelhos de Amadora, Almada e Barreiro, tens mais de 420 mil habitantes. Se juntares concelhos como o de Loures, Seixal e Odivelas, o número de habitantes sobe para mais de 950 mil. E pá, não são 70 %, aproveitei o teu número erradamente. Mas não tenhas dúvidas que a grande maioria dos tais 70 % vive neste tipo de habitação. E continuamos aqui a falar de valores de mercado; em valor patrimonial tributário, acredito que podemos falar de habitações até aos 80 mil euros. Posso pegar no exemplo da minha. O VPT é de cerca de 31 mil euros e vende-se na boa por 45/50 mil. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 16 Setembro 2016 (editado) E btw, está a custar-me perceber tanto celeuma com um imposto que não afectará assim tanta gente e é sobre o património. Já tivemos aumentos de impostos mais penalizadores com este e o anterior Governo e por vezes não vi por aqui metade da contestação. EDIT: E já agora Elliot, já vi por 2 ou 3 vezes falares nessa mediana de 8 mil euros... por curiosidade, onde foste buscar o valor? Editado 16 Setembro 2016 por Peplin Compartilhar este post Link para o post
Stout Publicado 16 Setembro 2016 E não tiveste devoluções na fase final do mandato anterior? A única diferença é que as devoluções iriam ser feitas de forma gradual. E eu votei em malta com defeitos e virtudes, e sabia muito bem disso quando fui fazer a cruz. E então? Porque é que levas isso tão a peito? Porque é que um ano depois, com um governo que piorou quase todos os indicadores económicos, ainda usas essa cartada? É que ainda por cima, nada disso afecta a minha capacidade ou moralidade para continuar a comentar o que por cá se vai passando, de bem ou mal. Nem deveria afectar a tua. Não sou eu que acho, é um facto. E tu não consegues conceber a ideia de que há gente que ganha bem, e que o merece, porque investiu e se esforçou para isso. E essas pessoas têm tanto direito como eu e tu a viver à altura das suas possibilidades. Porque é que não vives como sem-abrigo? Com o dinheiro que poupavas em rendas, dava para muita erva e p*tedo, e ainda te sobrava ao final do mês. Iam? Claro que iam... E também ninguém ia cortar subsídios, só as gorduras. Depois a campanha acaba e cais na real.... Não sei se levo a peito ou não, mas vires falar em classe média é gozo. Fala no investimento, fala no que quer que seja, mas tem o mínimo de respeito... É um facto que 2500€ por mês é classe média? Que eu saiba não há nenhuma definição de classe média em função de um valor absoluto ou relativo em relação aos teus compatriotas, por isso não é facto nenhum, apenas a tua opinião... Claro que concebo, os meus pais ganham mais que esses 2500€ que tu consideras classe média e até mereciam mais. Ninguém tem altos carrões, ninguém vai fazer férias anuais fora do país, muito menos a destinos exóticos e só por causa da morte da minha madrasta é que o meu pai é vai ser afectado pelo imposto porque senão tinha de ter vendido a casa ... Agora consigo é olhar para o resto do país e ver que uma descida do nível de vida dos meus pais é muito, mas muito mais suportável do que alguém que receba um salário médio... E isso do sem-abrigo vem a propósito de quê? Stout mas que raio de contas são essas colega? 1º 2500 por mês equivale a 1500 por mês liquido 2º Se vais gastar os 500 no emprestimo ficas com 1000 disponivel 3º Empregada full-time? Ou vives no Dubai ou andas a ver muitas novelas mexicanas 4º 400 euros + gasolina por mês? Mas gastamos o mesmo num carro mês que numa casa? Epá esse gajo que referes é um desregrado 5º E poupar, nada? f*de-se o dinheiro todo? 6º Eu com mil euros depois de casa paga teria que pagar 100 euros em utilies (no minimo), gasolina 150 euros, comida 250 euros (entre almocar no trabalho e jantar em casa), por de parte 250 para pagar seguro do carro, seguro da casa, condominio, IMI, etc. Poupar o que resta, ou seja os outros 250. Ou seja estou a viver como um rei! :confuso: 7º Se tens o azar de ainda ter filhos onde tens de pagar tudo e mais alguma coisa...tás f*dido! Epá vais me dizer que há gente que vive com 500 euros...ou melhor sobrevive com 500 euros, claro que sim, mas isso é que deve ser o padrão pelo qual se rege a nossa sociedade? Definitivamente quem ganha 2500 euros por mês é classe media, quem ganha os tais 8000 que já foram falados é a media-alta. Para que é que estão a discutir salários brutos? Isso só dá confusão... Não estamos nas finanças, se estão a falar de valores por mês tenho de assumir que é liquido... O meu cota teve empregada interna quando a minha irmã era pequena. Qual novela mexicana? Se não quiseres pagar impostos como a maior parte das candidatas não quer, com 800€ tens uma empregada Portuguesa e com família. Com menos também arranjas alguém, corres é mais risco de haver raptos ou filmes do género... Tens é de por de parte também uns 100€ para alimentação.. 4 Porque não? 5 Se fuderes, f*des. Se tás a pagar o empréstimo da casa, não me parece assim tão irresponsável. A cada mês que passas ficas em melhor situação que no anterior... Mas faltam aí os subsídios. Podes sempre poupar um dos subsídios... 6 Gasolina já tá nas contas do carro, portanto esses 250 são 350 aos quais ainda acresce 200€ mes de um dos subsidios que assumimos que poupas. Se poupas 5 meses de salário mínimo, pagas casa, empregada, carro, comida, condomínio e ainda ficas com mais que um salário mínimo por mês, não vives como um rei. Mas cá em Portugal para mim és rico... Consideres rico ou não, é uma pessoa que tem uma vida extremamente confortável... Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 16 Setembro 2016 Quem ganha mais que eu é rico e só tem de ser cortado. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 17 Setembro 2016 Iam? Claro que iam... E também ninguém ia cortar subsídios, só as gorduras. Depois a campanha acaba e cais na real.... Não sei se levo a peito ou não, mas vires falar em classe média é gozo. Fala no investimento, fala no que quer que seja, mas tem o mínimo de respeito... É um facto que 2500€ por mês é classe média? Que eu saiba não há nenhuma definição de classe média em função de um valor absoluto ou relativo em relação aos teus compatriotas, por isso não é facto nenhum, apenas a tua opinião... Claro que concebo, os meus pais ganham mais que esses 2500€ que tu consideras classe média e até mereciam mais. Ninguém tem altos carrões, ninguém vai fazer férias anuais fora do país, muito menos a destinos exóticos e só por causa da morte da minha madrasta é que o meu pai é vai ser afectado pelo imposto porque senão tinha de ter vendido a casa ... Stout, tens a tua maneira de ver as coisas e eu respeito. Mas se tu achas que por 2500 euros te parecer muito e que por isso não é classe média quem ganha esse tipo de quantias, então não acha que valha a pena levar muito mais longe esta discussão, fundamentalmente estamos a anos luz um do outro. ;) Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 17 Setembro 2016 É bom que o receio de perder a casa seja um sentimento que abranja todos as classes económicas da sociedade. É um sentimento de m*rda quando a tiram mas se uma pessoa trabalhar no duro e se esforçar muito, compra outra. Empirismo nesta matéria. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 17 Setembro 2016 (editado) Por acaso, na mesma situação que tu e a dizerem-me esse tipo de coisas, ficava bem f*dido, no mínimo. Como se alguém pudesse ir a um quiosque e trazer uma casa :lol: EDIT: Para quem estava curioso sobre o "esquecimento" do Expresso em relação aos Panama Papers: Então e os Panama Papers? Editado 17 Setembro 2016 por Visitante Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 17 Setembro 2016 Documentário do Guardian sobre a cultura das armas nos EUA: Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 17 Setembro 2016 E o Passos Coelho que vai apresentar o livro do Saraiva? Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 17 Setembro 2016 Provavelmente para tentar safar-se duma história dele. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 17 Setembro 2016 Já tinha saudades do KO Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 17 Setembro 2016 O super juiz anda a tentar descalçar uma bota dificil e de uma maneira ridicula. Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 18 Setembro 2016 Estão todos outra vez em alvoroço com as declarações da Mortágua. :lol: "Portugal vai ficar uma Cuba ou Venezuela." "É normal que ela pense assim porque é filha de um assaltante terrorista." "Querem roubar a quem poupa." Lindo. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 18 Setembro 2016 E eis que de repente o ISIS consegue um aliado inesperado, ainda que inadvertidamente, os EUA: http://www.reuters.com/article/us-mideast-crisis-syria-idUSKCN11N062 Há erros e depois há uma barracada deste nível, que vergonha. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 18 Setembro 2016 Os Russos não foram nada simpáticos com isto. Compartilhar este post Link para o post
Osnofa Publicado 18 Setembro 2016 Adorei a americana a dizer que iam investigar e que se fosse verdade lamentavam as mortes..., MAS a Rússia foram uns c*brões e bla bla bla. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 18 Setembro 2016 (editado) Adorei a americana a dizer que iam investigar e que se fosse verdade lamentavam as mortes..., MAS a Rússia foram uns c*brões e bla bla bla. :mrgreen: Sendo que ela cagou completamente na reunião do conselho de segurança da ONU, saindo no inicio para falar com os jornalistas. Sempre uma boa postura. Os EUA não sabem como descalçar a bota da Síria, injectaram milhões de dolares e armamento em grupos que não controlam, que se aliam a quem bem querem e lhes apetece, nomeadamente grupos jihadistas e que o que mais querem é matar outros grupos (Curdos) também apoiados pelos EUA. No meio disto ainda conseguiram perder parte da influência que tinham junto da Turquia que agora até faz o trabalho que o Assad não consegue e evita a partição do país ao impedir a junção dos territórios Curdos. Se a Russia arranja uma solução para Aleppo, como fizeram noutras cidades, com tréguas e dando possibilidade aos grupos armados de se deslocarem para outras regiões e devolvendo a cidade ao regime, então os EUA podem pedir para cagar e sair de vez, percebendo que acabaram de perder a influência que tinham no médio oriente. Editado 18 Setembro 2016 por antifa Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 18 Setembro 2016 Ehlaaaaa o quê? Agressivo. A dizer que considera um insulto se a comunidade afro americana não votar na Clinton. Compartilhar este post Link para o post