Stout Publicado 21 Setembro 2016 Ao que parece apenas 1% dos contribuintes tem casas com VPT superior a meio milhão. Que ataque sem escrúpulos à classe média... Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 21 Setembro 2016 O que é que o presidente filipino tem a dizer à União Europeia? “Vão-se f****” Sempre em altas :lol: Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 21 Setembro 2016 Ao que parece apenas 1% dos contribuintes tem casas com VPT superior a meio milhão. Que ataque sem escrúpulos à classe média... Imposto "Mortágua" atinge 1% dos proprietários 44 mil, para ser mais preciso. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 21 Setembro 2016 Pena que o valor dos 500 mil possa ser atingido através da acumulação de várias propriedades, mas estou a gostar de ver tanta gente a cair na esparrela :lol: Compartilhar este post Link para o post
Stout Publicado 22 Setembro 2016 A notícia podia ser mais explicita, mas o lead refere que são mesmo 44mil pessoas a serem abrangidas pelo imposto. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 22 Setembro 2016 Quanto aos particulares, já se sabe que a tributação não vai incidir sobre a habitação permanente ou a segunda casa de família (ou seja, que o VPT destes imóveis não contarão para o cálculo do imposto a cobrar). Quem tiver meio milhão de euros em imóveis, seja num ou em vários, parece-me que será alguém com bastante desafogo financeiro, ainda para mais tendo em conta que a habitação permanente e a segunda casa não entram nas contas. Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 22 Setembro 2016 Quem tiver meio milhão de euros em imóveis, seja num ou em vários, parece-me que será alguém com bastante desafogo financeiro, ainda para mais tendo em conta que a habitação permanente e a segunda casa não entram nas contas. Mas não era a classe média? Não percebo nada disto... Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 22 Setembro 2016 Quem tiver meio milhão de euros em imóveis, seja num ou em vários, parece-me que será alguém com bastante desafogo financeiro, ainda para mais tendo em conta que a habitação permanente e a segunda casa não entram nas contas. Epa entao ja concordo, por vamos la ver temos 44,000 pessoas com imoveis nesse valor. A primeira e a segunda casa nao contam, as que estao a ser arrendadas tambem nao...portanto no final este imposto afecta 10 pessoas, mais coisa menos coisa...parece-me que aqui o estado va buscar mais 50,000 euros em impostos... Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 22 Setembro 2016 Epa entao ja concordo, por vamos la ver temos 44,000 pessoas com imoveis nesse valor. A primeira e a segunda casa nao contam, as que estao a ser arrendadas tambem nao...portanto no final este imposto afecta 10 pessoas, mais coisa menos coisa...parece-me que aqui o estado va buscar mais 50,000 euros em impostos... Lá está. Imagino que a TSF não consiga dizer quantos ou quais dessas 44 mil pessoas usam esses imóveis com valor >500m€ como primeira ou segunda habitação. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 22 Setembro 2016 Já agora, "memória curta": Passos Coelho em 2014 vs. Passos Coelho em 2016 Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 22 Setembro 2016 Mas não era a classe média? Não percebo nada disto... Fico genuinamente com pena que após páginas de discussão onde eu (e o Burkina) apresentamos o nosso ponto, que incluía vários argumentos contra o imposto, um user como tu, que tinha como inteligente, ficar-se por essas bocas a la Woyzeck. Quanto aos pontos que enumeraste, a proposta ainda não foi apresentada, mas se o caso 1 se verificar, então o problema não será tão mau assim. Mas claro, vai ainda assim inibir aqueles vêm o sector imobiliário como forma de investimento, perdendo-se aí uma parte da receita. O caso 1 a que o Bruno se referia era precisamente o da primeira habitação (às quais se juntam agora os imóveis arrendados). Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 22 Setembro 2016 Fico genuinamente com pena que após páginas de discussão onde eu (e o Burkina) apresentamos o nosso ponto, que incluía vários argumentos contra o imposto, um user como tu, que tinha como inteligente, ficar-se por essas bocas a la Woyzeck. Calma Elliot. Para ser sincero, li muito pouco da discussão para trás. O comentário foi apenas pela diferença de números que têm sido apresentados, dos dois lados da barricada, na comunicação social. Compartilhar este post Link para o post
nathanwilliams Publicado 22 Setembro 2016 (editado) E o Passos voltou com a palavra atrás e já não apresenta o livro do Saraiva. Aliás, o próprio evento foi cancelado. E a maneira como saiu por cima foi de génio. Btw, toda esta discussão à volta desta nova agravante do IMI é uma grande palhaçada. É algo que não deve afetar grande parte dos contribuintes, e se for acima de 1 milhão só afetará cerca de 8 mil pessoas, pelo que li. Não será para quem tem a corda na garganta, com certeza. Assim que os que têm mais se vêem ameaçados, por mais pequena que seja essa ameaça, é logo o descalabro do país, a Comunicação Social faz disto o que não é. Se forem as Câmaras Municipais a decidir sobre a sua aplicação, já que o IMI é um imposto municipal, então haverá muitas pressões para não se aplicar isto em n lugares. Se isto afasta investimento? Depende do valor a taxar. Editado 22 Setembro 2016 por nathanwilliams Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 22 Setembro 2016 (editado) E a maneira como saiu por cima foi de génio. Eu não voltei atrás na palavra, porque eu nunca volto atrás na palavra. Enviei-lhe um convite a desobrigar-me do compromisso que tinha assumido. :lol: que génio. Nem o Portas se lembraria de uma destas. Editado 22 Setembro 2016 por Enzo Dios Perez Compartilhar este post Link para o post
treinadordebancada Publicado 22 Setembro 2016 Ainda não percebi esse ponto de vista de quem diz que é justo/adequado por afectar pouca gente. Imaginem um casal que se "matou" a vida toda a trabalhar para poder dar todo o conforto a um filho. O filho recebe/herda um terreno e faz todo o tipo de esforços para poder usufruir de alguns luxos com a sua família em sua casa. Porque razão é que terá de pagar mais quando já paga bastante em impostos? Não haverá forma mais justa de aumentar a receita fiscal, de cortar na despesa ou de aumentar no consumo/rendimento em vez do património? Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 22 Setembro 2016 O filho recebe/herda um terreno e faz todo o tipo de esforços para poder usufruir de alguns luxos com a sua família em sua casa. Porque razão é que terá de pagar mais quando já paga bastante em impostos? Não haverá forma mais justa de aumentar a receita fiscal, de cortar na despesa ou de aumentar no consumo/rendimento em vez do património? Já se falou que podem existir algumas cláusulas para "cobrir" situações desse género. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 22 Setembro 2016 Ainda não percebi esse ponto de vista de quem diz que é justo/adequado por afectar pouca gente. Imaginem um casal que se "matou" a vida toda a trabalhar para poder dar todo o conforto a um filho. O filho recebe/herda um terreno e faz todo o tipo de esforços para poder usufruir de alguns luxos com a sua família em sua casa. Porque razão é que terá de pagar mais quando já paga bastante em impostos? Não haverá forma mais justa de aumentar a receita fiscal, de cortar na despesa ou de aumentar no consumo/rendimento em vez do património? Isso é uma insinuação de que alguém que herda um terreno que vale meio milhão de euros é "pobre"? Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 22 Setembro 2016 E é algum crime ter património? Alguém que herda um terreno tem apenas património, não quer dizer que tenha grandes fontes de rendimento. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 22 Setembro 2016 É uma questão de opção. A venda de património seria, nesse caso, uma excelente fonte de rendimento. E olha aí os amigos: FMI exige mais austeridade a Portugal Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 22 Setembro 2016 E o que é que faz ao dinheiro? Tê-lo no no banco a desvalorizar para daqui a 20 ou 30 anos não lhe valer de grande coisa? Pode permitir-lhe uma vida desafogada durante um bom par de anos, a questão é que quando chegar a altura de passar o testemunho à geração seguinte, não vai ter nada de jeito para dar, sendo que a ela passaram-lhe património no valor de 500 mil euros. E assim se estraga o trabalho e esforço de uma geração. Os imóveis são uma boa fonte de investimento para aquelas pessoas que conseguem ir juntando uns trocos sem serem uns Jerónimos Martins da vida, se não for em imóveis vão investir em quê? Vão meter o dinheiro no banco? A posse de imóveis não pode nunca ser algo de pouco atrativo, porque isso será extremamente prejudicial às famílias que pretendem subir na vida. E aqui não estamos a falar de grandes fortunas. Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 22 Setembro 2016 (editado) É uma questão de opção. A venda de património seria, nesse caso, uma excelente fonte de rendimento. E olha aí os amigos: FMI exige mais austeridade a Portugal Sério Ghelthon? Não queria entrar muito nesta discussão. Mas imagina que os teus pais foram para França há 40 anos atrás, trabalharam esses 40 anos para juntar dinheiro sem virem de férias, sem comprar o carro fantástico que poderiam ter comprado, sem irem comer fora, a viver num apartamento apertado para pagar menos renda. E, ao contrário de alguns que deixaram o dinheiro no banco e que o perderam agora com o BES/BANIF/etc o investiram em património. Casas, apartamentos, terrenos. Herdas isso tudo, o orgulho dos teus pais que foram com uma mão atrás e outra à frente e conseguiram ter isso tudo de património. A tua ideia é mal os pais morram, venderes? Estragares tudo o que demorou 40 anos a fazer? Há que pensar.. Quanto ao imposto, vou continuar a esperar para ver até ter a certeza do que aí vem. Todos os dias o imposto vai diminuindo. Primeiro era para quem tinha angariado fortunas (como se fosse um crime, se calhar ir atrás de quem comete crimes para ter fortunas não interessa...), depois passou para quem tinha valor patrimonial de 500 mil euros, depois para 1 milhão, depois não conta a casa em que vive, nem de quem vive de rendimentos, daqui a pouco já não irá haver imposto porque realmente chegasse à conclusão que se calhar seria estúpido. Ir atrás a sério da economia paralela está quieto. Ir atrás das negociatas está quieto. Atrair investimento está quieto. Tornar o país apetecível para atrair indústria está quieto. Arranjar maneira das empresas que trabalham cá mas pagam imposto fora o pagarem cá está quieto. Edit: o Enzo já respondeu por mim. Editado 22 Setembro 2016 por Jimpo Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 22 Setembro 2016 E é algum crime ter património? Alguém que herda um terreno tem apenas património, não quer dizer que tenha grandes fontes de rendimento. Por essa perspetiva ninguém paga impostos. Uns partiram do zero, conquistaram a sua fortuna e mataram-se a trabalhar para ter os imóveis; outros, herdam-nos dos pais que se fartaram de trabalhar para deixarem bens aos filhos. Os portugueses levaram com um brutal golpe nas suas finanças ao longo dos últimos anos. Todos levaram, incluindo a classe média - a verdadeira classe média, não esta que se tentou inventar e só existe na cabeça de meia dúzia de iluminados - e os mais pobres. Ninguém se lembrou deles e todos tiveram de apertar o cinto. Agora que se anuncia um imposto a quem tem imóveis com um valor absurdamente elevado inventam-se as desculpas todas. Não andaremos com as prioridades trocadas? Compartilhar este post Link para o post
treinadordebancada Publicado 22 Setembro 2016 Isso é uma insinuação de que alguém que herda um terreno que vale meio milhão de euros é "pobre"? Não é nenhuma insinuação, é uma mera opinião de quem acha que quem tem um terreno imóvel que vale meio milhão de euros não tem de ser "rico". Imagina que moro num no valor de 300 mil, ganho 20 mil por mês sem fazer quase nenhum e tenho uma vida luxuosa com carros, viagens, etc. Quanto a ti, és um humilde trabalhador, trabalhas que te fartas e ganhas apenas 1500 com o objectivo de proporcionar um bom lar à tua família, indo de encontro ao exemplo que dei. Serei eu o "pobre" e tu o "rico"? Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 22 Setembro 2016 (editado) Eu percebo o que vocês querem dizer, e faz obviamente sentido. Mas esses cenários que vocês colocam são algo fantasiosos, no sentido em que alguém que herda património no valor de meio milhão de euros, acumulado ou não, dificilmente terá dificuldades económicas para pagar este imposto. E fala-se deste imposto como se fosse uma coisa absolutamente gigantesca, quando provavelmente não o será. Apenas para acrescentar uma coisa ao assunto do imposto: fala-se, sempre, em valor patrimonial, e não em preço. O que faz com que ainda menos propriedades entrem nesse escalão dos 500m€. Porque uma casa ou terreno que tenha esse valor patrimonial, vende-se por bem mais que isso. Não é nenhuma insinuação, é uma mera opinião de quem acha que quem tem um terreno imóvel que vale meio milhão de euros não tem de ser "rico". Imagina que moro num no valor de 300 mil, ganho 20 mil por mês sem fazer quase nenhum e tenho uma vida luxuosa com carros, viagens, etc. Quanto a ti, és um humilde trabalhador, trabalhas que te fartas e ganhas apenas 1500 com o objectivo de proporcionar um bom lar à tua família, indo de encontro ao exemplo que dei. Serei eu o "pobre" e tu o "rico"? Eu usei a palavra "pobre" no sentido de "não poder pagar o imposto". Alguém com propriedades nesses valores terá assim tanta dificuldade em pagar o imposto? Não me parece. ____________ Ir buscar coisas às redes sociais vale o que vale, mas: É basicamente isto. Em assuntos bem mais graves e que afectam muito mais gente, não se vê nem metade da celeuma que este hipotético imposto está a dar. Editado 22 Setembro 2016 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 22 Setembro 2016 Apenas para acrescentar uma coisa ao assunto do imposto: fala-se, sempre, em valor patrimonial, e não em preço. O que faz com que ainda menos propriedades entrem nesse escalão dos 500m€. Porque uma casa ou terreno que tenha esse valor patrimonial, vende-se por bem mais que isso. Não sei onde viste isso, mas essa é uma excepção e não a regra actualmente. O sector imobiliário esteve praticamente parado desde que chegou a troika, e só agora mostra sinais de uma ligeira retoma. E uma boa parte dessa retoma está relacionada com as compras de imóveis que foram alvos de penhora por parte do fisco ou da banca, por incumprimentos. Aliado a isso, ainda tiveste as últimas alterações à lei do IMI, que fez disparar em muitos casos o valor patrimonial tributável dos imóveis (e é por isso que ouvimos falar tanto em cláusulas de salvaguarda, para impedir aumentos brutais deste imposto devido a essas alterações). Junta a isso o facto de estar mais difícil obter financiamento e de aqueles que têm mais recursos serem os alvos preferenciais para potenciais novos apertos fiscais e preferirem assim levar o seu dinheiro para fora a ter de o investir por cá (uma das razões para a quebra que se tem vindo a registar na quebra do investimento privado). Há uns 10 anos, era tal e qual como dizias, porque qualquer familia tinha acesso a crédito à habitação e boas perspectivas de futuro para que pudessem investir em imobiliário e assim inflacionar o preço das habitações. Agora não ;) Compartilhar este post Link para o post