Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Estive a ver um conjunto de sondagens atuais do mês de Agosto para países diferentes em relação às últimas eleições:

Espanha:

PP - 33.8% (+0.8%)

PSOE - 22.1% (-0.5%)

PODEMOS - 20.7% (-0.5%)

Reino Unido:

CON - 41.0% (+3.2%)????? Alguém sabe explicar??? Achei este resultado um pouco estranho.

LAB - 27.0% (-4.2%)

UKIP - 13.0% (+0.1%)

Alemanha:

CDU/CSU - 34.0% (-7.5%)

SPD - 22.0% (-3.7%)

GRUNE - 12.0% (+3.5%)

Grécia: (Sondagem mais Antiga, não consegui arranjar de Agosto, a Tendência de Evolução, a não ser revertida, é para o Syriza possivelmente já não chegar aos 20% neste momento)

ND - 35.0% (+6.9%)

SYRIZA - 21.0% ( -14.5%)

Aurora - 10.0% (+3.0%)

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Banco CTT para ter uma conta poupança durante um ano. O que acham disso? Estão informados? Seguro ou não? Pelo que vi tem garantia de capital, e não podemos fazer reforço, apenas colocamos lá o dinheiro e ele capitaliza. No fim do período acordado ou renegociamos ou transferimos o dinheiro para outra conta.

As taxas são relativamente interessantes e, apesar de como em qualquer banco, não se ganhar muito, está uns quantos euros por ano acima do que podemos sacar nos nossos bancos individuais. Mas tenho algumas dúvidas quanto à segurança da coisa...

Se o banco falir, todos os depósitos estão protegidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos, até ao limite de 100.000€ por titular. Portanto sim, é seguro. As taxas são mais altas do que as dos restantes bancos, como já o foram no Montepio e no Novo Banco (não sei se continuam ou não a sê-lo), por serem bancos em situações delicadas, e por isso terem uma maior necessidade de captar recursos.

Não te deixes é "enganar" e no fim do prazo aplicares o dinheiro num seguro qualquer que "é como se fosse um depósito", pois esses já não estão protegidos pelo FGD, e por esse motivo têm risco (de falência do banco).

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Banco CTT para ter uma conta poupança durante um ano. O que acham disso? Estão informados? Seguro ou não? Pelo que vi tem garantia de capital, e não podemos fazer reforço, apenas colocamos lá o dinheiro e ele capitaliza. No fim do período acordado ou renegociamos ou transferimos o dinheiro para outra conta.

As taxas são relativamente interessantes e, apesar de como em qualquer banco, não se ganhar muito, está uns quantos euros por ano acima do que podemos sacar nos nossos bancos individuais. Mas tenho algumas dúvidas quanto à segurança da coisa...

Aposta nisso. Como deves imaginar, o Banco CTT não propõe taxas de rentabilidade mais altas devido ao risco de falência, mas apenas para captar capital, uma vez que o banco ainda não é lucrativo à dimensão actual. Ainda assim, não dispensaria uma eventual vista de olhos às condições, só para ter mesmo a certeza de que o capital está assegurado ;)

Já agora, por curiosidade, alguém por aqui opta por canalizar as suas poupanças para um portfólio de acções/obrigações, em alternativa aos depósitos a prazo? :)

Foi o Sócrates, pá.

Por acaso dá uma imagem muito má a um partido que está à frente de um país. É esperar que sejam mais competentes nesse âmbito do que a gerirem o próprio partido.

Gostava de poder dizer que foi ele mesmo, mas desconfio que os outros dois estarolas estarão numa situação semelhante :mrgreen:

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Se o banco falir, todos os depósitos estão protegidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos, até ao limite de 100.000€ por titular. Portanto sim, é seguro. As taxas são mais altas do que as dos restantes bancos, como já o foram no Montepio e no Novo Banco (não sei se continuam ou não a sê-lo), por serem bancos em situações delicadas, e por isso terem uma maior necessidade de captar recursos.

Não te deixes é "enganar" e no fim do prazo aplicares o dinheiro num seguro qualquer que "é como se fosse um depósito", pois esses já não estão protegidos pelo FGD, e por esse motivo têm risco (de falência do banco).

Aposta nisso. Como deves imaginar, o Banco CTT não propõe taxas de rentabilidade mais altas devido ao risco de falência, mas apenas para captar capital, uma vez que o banco ainda não é lucrativo à dimensão actual. Ainda assim, não dispensaria uma eventual vista de olhos às condições, só para ter mesmo a certeza de que o capital está assegurado ;)

Já agora, por curiosidade, alguém por aqui opta por canalizar as suas poupanças para um portfólio de acções/obrigações, em alternativa aos depósitos a prazo? :)

Obrigado a ambos. A ideia é rentabilizar algum dinheiro que temos poupado a taxas melhores que em qualquer outro banco em Portugal. Agora só consegues, numa conta poupança normal do BCP ou da CGD cerca de 0,05% de TANB, salvo erro. O que é pouqíssimo. Aqui na Áustria conseguimos uma taxa de 0,8% (que não é má atendendo ao panorama de Portugal), mas no banco CTT a TANB é de 1%. Não permite reforços, mas também a ideia não é aplicar o dinheiro no fim do prazo, é apenas tê-lo a render. Por pouco que seja, é sempre algum. E o meu banco austríaco não dá garantias de capital na conta à ordem e tem um limite relativamente baixo de quanto podes ter na conta poupança, então queria espalhar o mal pelas aldeias.

Compartilhar este post

Link para o post

O que teoria da ferradura pariu. Lovely stuff. A história repete-se mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado a ambos. A ideia é rentabilizar algum dinheiro que temos poupado a taxas melhores que em qualquer outro banco em Portugal. Agora só consegues, numa conta poupança normal do BCP ou da CGD cerca de 0,05% de TANB, salvo erro. O que é pouqíssimo. Aqui na Áustria conseguimos uma taxa de 0,8% (que não é má atendendo ao panorama de Portugal), mas no banco CTT a TANB é de 1%. Não permite reforços, mas também a ideia não é aplicar o dinheiro no fim do prazo, é apenas tê-lo a render. Por pouco que seja, é sempre algum. E o meu banco austríaco não dá garantias de capital na conta à ordem e tem um limite relativamente baixo de quanto podes ter na conta poupança, então queria espalhar o mal pelas aldeias.

Porque não os Certificados de Tesouro Poupança Mais? São 5 anos, a TANB média é de 2,25 % e no 4º ano e 5º ano podes receber um prémio consoante o crescimento médio real do PIB português nesse período. E tens também garantia até 100 mil euros.

Compartilhar este post

Link para o post

Porque não os Certificados de Tesouro Poupança Mais? São 5 anos, a TANB média é de 2,25 % e no 4º ano e 5º ano podes receber um prémio consoante o crescimento médio real do PIB português nesse período. E tens também garantia até 100 mil euros.

Podes tirar o dinheiro quando quiseres? Qual o risco disso?

Eu costumo utilizar os certificados de aforro, o risco é quase nulo, a taxa é superior à dos bancos e posso levantar o dinheiro quando quiser.

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

Podes, perdes apenas os juros a partir do ano em que resgatas. O risco é menor do que o dos depósitos a prazo convencionais da banca, porque isto é um instrumento de poupança do Estado, portanto só num caso extremo de falência é que podes ficar a arder.

Editado por Peplin

Compartilhar este post

Link para o post

Corrige-me se estiver enganado, mas existir um haircut da dívida soberana, os detentores de certificados não são também afetados? Tenho ideia que sim... A TANB é muito boa, mas a TANL não acaba por ficar baixa para montantes reduzidos, devido às comissões cobradas pelos bancos?

Compartilhar este post

Link para o post

Num cenário hipotético de haircut da dívida, os particulares seriam os últimos a serem atingidos.

Não há comissão alguma, este instrumento é até subscrito nos balcões dos CTT.

Editado por Peplin

Compartilhar este post

Link para o post

Estive a ler e parece realmente um produto excelente. Obrigado pela sugestao. Acho que sou gajo para apostar nisso. Vou ler mais um pouco, mas parece mesmo muito bom, e melhor que qualquer conta poupanca.

Só uma errata, eles garantem a totalidade do capital investido.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostava de poder dizer que foi ele mesmo, mas desconfio que os outros dois estarolas estarão numa situação semelhante :mrgreen:

essa notícia tem mais que um ano. O PSD anda lá perto com cerca de 11 ou 12 milhões de passivo, depois vem o pcp com uns 4. O PP andava no 1,5 ou 2 milhões e o BE andava pelos 500 mil euros.

Compartilhar este post

Link para o post

Estive a ler e parece realmente um produto excelente. Obrigado pela sugestao. Acho que sou gajo para apostar nisso. Vou ler mais um pouco, mas parece mesmo muito bom, e melhor que qualquer conta poupanca.

Só uma errata, eles garantem a totalidade do capital investido.

Ah ok, por acaso pensava que só garantiam os tais 100 mil euros.

essa notícia tem mais que um ano. O PSD anda lá perto com cerca de 11 ou 12 milhões de passivo, depois vem o pcp com uns 4. O PP andava no 1,5 ou 2 milhões e o BE andava pelos 500 mil euros.

Tenho quase a certeza que o passivo do PCP é bem maior que esse.

Compartilhar este post

Link para o post

Tinha lido em qualquer lado que era superior, mas estou a ver que não. Thanks. :)

Btw, que artista é este que é agora Presidente das Filipinas? Hoje chamou filho da p*ta ao Obama. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

"Custa mais a Portugal ficar no Euro do que sair"

"Temos de perceber que o euro foi criado num momento particular do tempo, em que uma ideologia económica era predominante, uma ideologia que agora sabemos que está errada e que muitos de nós já sabíamos que estava errada antes. A ideologia era que se os governos fizessem as coisas bem - manter os défices em baixo e manter a inflação baixa - o setor privado trataria disto. Teríamos estabilidade económica, crescimento económico, eficiência económica. Se o euro tivesse começado sete anos depois, depois da crise asiática, veriam que esses países tinham orçamentos excedentários e baixa inflação. Não tinham qualquer problema do lado público, foi totalmente um problema do setor privado. E se o euro tivesse criado um bocado depois, após a crise de 2008, vemos agora que os mercados privados não são eficientes, nem estáveis. O que precisamos é de estrita e forte regulação por parte dos Governos. A única falha dos Governos foi não regular o suficiente." - Joseph Stiglitz

Mais, no serviço público

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Tinha lido em qualquer lado que era superior, mas estou a ver que não. Thanks. :)

Btw, que artista é este que é agora Presidente das Filipinas? Hoje chamou filho da p*ta ao Obama. :lol:

Rodrigo Duterte, ex-mayor de uma cidade qualquer onde praticamente acabou com o crime através de esquadrões da morte, ou seja, fazia justiça pelas próprias mãos. Como era uma superstar lá do sítio, conseguiu ser eleito Presidente das Filipinas para aplicar a mesma receita. Na altura das eleições houve um post qualquer sobre ele a falar das suas façanhas, e o próprio Duterte foi lá responder e mandar postas a quem o criticava (no 9gag) :lol:

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

<br>Tem boas intenções mas há uma linha ténue que separa o civismo da barbárie.

<div><br></div><div>edit - Ah, o Duterte quer alinhar-se com a China e está-se marimbando-ish para o mar do sul. O anterior presidente das Filipinas foi quem apresentou queixa no tribunal de Haia. </div><div><br></div><div>É uma questão complicada.</div>

Editado por Fidel Castro

Compartilhar este post

Link para o post

Parti-me a rir, mas acabado o vídeo fica aquele sabor amargo de te estares a rir de alguém que parece estar ali no limite da doença.

E não acho nada que a miúda esteja ali a fazer pela vida. É mesmo amor ao PSD... :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda sobre esse Duterte, o que vale é que o nosso rectângulo nunca desilude quando é preciso opinar.

25hlftg.png

:heart:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...