Mayday Publicado 16 Abril 2020 Citação de TukTuk, há 57 minutos: O que é que achas que a EDP poderia fazer pelos seus clientes? É curiosidade apenas porque trabalho no setor elétrico e uma das coisas que nos estão a pedir é propor medidas para ajudar os nossos clientes. Em relação à distribuição de dividendos, o resultado líquido recorrente foi superior aos dividendos distribuidos. Não cobrar ou reduzir o IVA para 6%, taxa de bens essenciais, e cobrar o dia inteiro como horas de vazio apenas. Compartilhar este post Link para o post
TukTuk Publicado 17 Abril 2020 Citação de Mayday, há 11 horas: Não cobrar ou reduzir o IVA para 6%, taxa de bens essenciais, e cobrar o dia inteiro como horas de vazio apenas. Concordo que o IVA da eletricidade devia ser taxado a 6%, mas tem que ser sempre uma decisão do Estado e não da EDP. E acho que podia ser uma decisão articulada com as outras comercializadoras e o governo. Em relação à hora de vazio tenho antes outra sugestão. A EDP acho que poderia cobrar sempre a mais baixa entre simples e bi-horária. O preço da energia tem muitos componentes. Preço Pool, acesso às redes, margem comercializadora, impostos entre outros. A EDP Comercial como empresa tem uma margem muito pequena. Outra medida interessante seria por exemplo o preço ser indexado ao mercado diário (os preços estão muito baixos mas reconheço que não sei se isso seria possível tecnicamente em Portugal por não termos a infraestrutura necessária). Agora também acho que é um bocado a hora de desfazer o mito que a EDP Comercial (empresa que vende a energia e tem contrato com o cliente final) é um bando de ladrões. Quando temos impostos diretos com grande peso na fatura, o acesso às redes é regulado e o preço da energia é definido pelo mercado e não pela EDP. Por ver um caso prático: Vamos imaginar uma fatura de eletricidade de 50€ por cliente. Não sei quantos clientes a EDP Comercial tem mas deve ser qualquer coisa como 4M. Se a EDP fizer um desconto de 5% no total fatura são 2,5€. Mas para a empresa representa 10M€. Se a EDP deixasse de cobrar o IVA, continuaria a ter que pagá-lo ao Estado e assumir as perdas e o tombo seria muito grande. Mesmo que a EDP Comercial deixe de cobrar alguma componente da fatura terá que pagar o acesso às redes de igual forma, o preço da energia ao mercado e os impostos. Por isso é que não acho justo que tenha que ser uma empresa privada a fazê-lo. Desculpa o texto longo 😅 1 Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 17 Abril 2020 Citação de TukTuk, há 13 horas: Concordo que o IVA da eletricidade devia ser taxado a 6%, mas tem que ser sempre uma decisão do Estado e não da EDP. E acho que podia ser uma decisão articulada com as outras comercializadoras e o governo. Em relação à hora de vazio tenho antes outra sugestão. A EDP acho que poderia cobrar sempre a mais baixa entre simples e bi-horária. O preço da energia tem muitos componentes. Preço Pool, acesso às redes, margem comercializadora, impostos entre outros. A EDP Comercial como empresa tem uma margem muito pequena. Outra medida interessante seria por exemplo o preço ser indexado ao mercado diário (os preços estão muito baixos mas reconheço que não sei se isso seria possível tecnicamente em Portugal por não termos a infraestrutura necessária). Agora também acho que é um bocado a hora de desfazer o mito que a EDP Comercial (empresa que vende a energia e tem contrato com o cliente final) é um bando de ladrões. Quando temos impostos diretos com grande peso na fatura, o acesso às redes é regulado e o preço da energia é definido pelo mercado e não pela EDP. Por ver um caso prático: Vamos imaginar uma fatura de eletricidade de 50€ por cliente. Não sei quantos clientes a EDP Comercial tem mas deve ser qualquer coisa como 4M. Se a EDP fizer um desconto de 5% no total fatura são 2,5€. Mas para a empresa representa 10M€. Se a EDP deixasse de cobrar o IVA, continuaria a ter que pagá-lo ao Estado e assumir as perdas e o tombo seria muito grande. Mesmo que a EDP Comercial deixe de cobrar alguma componente da fatura terá que pagar o acesso às redes de igual forma, o preço da energia ao mercado e os impostos. Por isso é que não acho justo que tenha que ser uma empresa privada a fazê-lo. Desculpa o texto longo 😅 Mas nestes meses a EDP comercial vai ganhar muito mais do que é o normal. Aplicar essas medidas seria para ir ao encontro da preço da factura normal dos clientes. Essa factura de 50€ vai ser de 80€ ou 100€. Ou seja, há margem para ajudar os clientes. Se a EDP fizer um desconto de 5% na factura que em vez de 50€ vai ser 80€ continua a ganhar mais do que perde. Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 17 Abril 2020 (editado) Citação de Mayday, Em 16/04/2020 at 16:53: A EDP está-se a cagar. Não fez nada de nada pelos clientes e ainda vai distribuir dividendos superior aos lucros pelos accionistas este ano. Tanta coisa erra neste post. Primeiro, os lucros foram superiores aos dividendos que vão ser distribuídos e, segundo, não é o RL que define a capacidade ou a falta de de uma empresa distribuir dividendos. Por fim, se calhar não ajudou os clientes, mas os fornecedores ajudou e muito: https://www.dinheirovivo.pt/economia/edp-antecipa-em-um-mes-pagamentos-a-fornecedores/ Citação de Mayday, há 41 minutos: Mas nestes meses a EDP comercial vai ganhar muito mais do que é o normal. Aplicar essas medidas seria para ir ao encontro da preço da factura normal dos clientes. Essa factura de 50€ vai ser de 80€ ou 100€. Ou seja, há margem para ajudar os clientes. Se a EDP fizer um desconto de 5% na factura que em vez de 50€ vai ser 80€ continua a ganhar mais do que perde. Dude, a EDP perde dinheiro em Portugal... Editado 17 Abril 2020 por Elvis Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 17 Abril 2020 Citação de challenger, Em 16/04/2020 at 17:30: A malta também se está um bocado a cagar. Podia por exemplo mudar de fornecedor de electricidade. E o que nao falta aí agora são fornecedores com preços bem melhores que a EDP. Claro que o fornecimento de electricidade não é o único negócio da EDP, mas havendo bastante malta a mudar algum rombo iria causar. Muito isto. Mudei-me este mês e o contrato é da EDP Comercial, mas mal receba a factura passo-me ao fresco para outra com melhores preços. O que acho errado, e isto só é permitido porque a EDP tem muita gente com muito bons contactos, é ser possível manter "EDP" no nome, porque isso ainda engana muita gente. Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 17 Abril 2020 Citação de Ghelthon, Agora: Muito isto. Mudei-me este mês e o contrato é da EDP Comercial, mas mal receba a factura passo-me ao fresco para outra com melhores preços. O que acho errado, e isto só é permitido porque a EDP tem muita gente com muito bons contactos, é ser possível manter "EDP" no nome, porque isso ainda engana muita gente. Estás a confundir a EDP Comercial e a EDP distribuição. A EDP Comercial actua no mercado liberalizado e portanto nada de errado. A EDP distribuição é o fornecedor de mercado regulado que até há pouco tempo tinha EDP no nome. Agora foi obrigada a mudar de nome para não causar a tal confusão. Agora é SU electricidade e o logo é verde. Btw o preço do mercado regulado é melhor que o da EDP no mercado liberalizado. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 17 Abril 2020 Citação de challenger, Agora: Estás a confundir a EDP Comercial e a EDP distribuição. A EDP Comercial actua no mercado liberalizado e portanto nada de errado. A EDP distribuição é o fornecedor de mercado regulado que até há pouco tempo tinha EDP no nome. Agora foi obrigada a mudar de nome para não causar a tal confusão. Agora é SU electricidade e o logo é verde. Btw o preço do mercado regulado é melhor que o da EDP no mercado liberalizado. Não estou a confundir nada, eu sei o que estou a dizer. Há muita boa gente, especialmente de idades mais avançadas, que pensa que a EDP a quem pagam as facturas é a mesma EDP de outros tempos, quando não tem rigorosamente nada a ver. E é isso que eu estou a dizer. Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 17 Abril 2020 Citação de challenger, há 9 minutos: Estás a confundir a EDP Comercial e a EDP distribuição. A EDP Comercial actua no mercado liberalizado e portanto nada de errado. A EDP distribuição é o fornecedor de mercado regulado que até há pouco tempo tinha EDP no nome. Agora foi obrigada a mudar de nome para não causar a tal confusão. Agora é SU electricidade e o logo é verde. Btw o preço do mercado regulado é melhor que o da EDP no mercado liberalizado. Incorrecto. Estás a confundir a EDP Serviço Universal, que actua como comercializadora de electricidade no mercado regulado e que foi obrigada há pouco tempo a alterar o seu nome para SU Electricidade, com a EDP Distribuição. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 17 Abril 2020 Mas por acaso era porreiro fazer-se um tópico sobre este assunto, porque hoje em dia há comercializadores bem interessantes de que um gajo nunca ouviu falar. Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 17 Abril 2020 Citação de Ghelthon, há 10 minutos: Não estou a confundir nada, eu sei o que estou a dizer. Há muita boa gente, especialmente de idades mais avançadas, que pensa que a EDP a quem pagam as facturas é a mesma EDP de outros tempos, quando não tem rigorosamente nada a ver. E é isso que eu estou a dizer. Então, o que é a EDP de outros tempos? Quando era uma empresa pública? Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 17 Abril 2020 Citação de Elvis, há 1 minuto: Então, o que é a EDP de outros tempos? Quando era uma empresa pública? Sim. Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 17 Abril 2020 Bem, vamos alterar o nome às empresas todas que foram privatizadas a uma dada altura da sua história. Parece-me bem, já que não há muito pra fazer. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 17 Abril 2020 Parece que o Governo está a pensar nacionalizar a Efacec. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 17 Abril 2020 Já é um começo. Ganhem balanço e nacionalizem EDP, Galp, CTT e ANA. Ou melhor, exproprie-se, deve sair mais barato. 5 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 17 Abril 2020 E pf continuem para as auto-estradas, que estas portagens são dos maiores roubos que pode haver. Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 17 Abril 2020 Citação de Elvis, há 34 minutos: Incorrecto. Estás a confundir a EDP Serviço Universal, que actua como comercializadora de electricidade no mercado regulado e que foi obrigada há pouco tempo a alterar o seu nome para SU Electricidade, com a EDP Distribuição. Verdade. Daí o SU. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 17 Abril 2020 Citação de Ghelthon, há 42 minutos: Parece que o Governo está a pensar nacionalizar a Efacec. A Efacec ainda é do grupo da Isabel dos Santos? Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 18 Abril 2020 (editado) Citação de Elvis, há 13 horas: Dude, a EDP perde dinheiro em Portugal... [JoãoKleber] Páaaaara tudo!!! [/JoãoKleber] Como é que a EDP perde dinheiro em Portugal e o custo de electricidade em Portugal é das mais caras da UE (se não em bulk pelo menos per capita)? Ou é mito? Editado 18 Abril 2020 por Lip McBoatface Compartilhar este post Link para o post
TukTuk Publicado 18 Abril 2020 Citação de Mayday, há 14 horas: Mas nestes meses a EDP comercial vai ganhar muito mais do que é o normal. Aplicar essas medidas seria para ir ao encontro da preço da factura normal dos clientes. Essa factura de 50€ vai ser de 80€ ou 100€. Ou seja, há margem para ajudar os clientes. Se a EDP fizer um desconto de 5% na factura que em vez de 50€ vai ser 80€ continua a ganhar mais do que perde. A EDP não tem apenas B2C, tem também B2B e aí as perdas são muito grandes. Porque provavelmente já tem energia comprometida para este período e agora as empresas não vão consumir. As perdas são muito grandes. Citação de Elvis, há 14 horas: Tanta coisa erra neste post. Primeiro, os lucros foram superiores aos dividendos que vão ser distribuídos e, segundo, não é o RL que define a capacidade ou a falta de de uma empresa distribuir dividendos. Por fim, se calhar não ajudou os clientes, mas os fornecedores ajudou e muito: https://www.dinheirovivo.pt/economia/edp-antecipa-em-um-mes-pagamentos-a-fornecedores/ Dude, a EDP perde dinheiro em Portugal... True, perde e muito. Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 18 Abril 2020 Citação de Lip McBoatface, há 28 minutos: [JoãoKleber] Páaaaara tudo!!! [/JoãoKleber] Como é que a EDP perde dinheiro em Portugal e o custo de electricidade em Portugal é das mais caras da UE (se não em bulk pelo menos per capita)? Ou é mito? Metade do teu custo de electricidade são impostos. https://www.google.com/amp/s/www.dn.pt/dinheiro/amp/quase-metade-da-fatura-eletrica-dos-portugueses-sao-impostos-11554810.html Compartilhar este post Link para o post
TukTuk Publicado 18 Abril 2020 Citação de Lip McBoatface, há 19 minutos: [JoãoKleber] Páaaaara tudo!!! [/JoãoKleber] Como é que a EDP perde dinheiro em Portugal e o custo de electricidade em Portugal é das mais caras da UE (se não em bulk pelo menos per capita)? Ou é mito? A eletricidade tem bastantes componentes e a EDP não recebe a totalidade desses componentes: Custo da energia: Preço de mercado, não é definido pela EDP Comercial Acesso às redes: É um custo regulado, mais uma vez não é definido pela EDP Comercial. Para não falar dos impostos diretos e indiretos. Acho engraçado ninguém se queixar daquela taxa fixa que todos pagam para financiar a RTP. Além dos impostos visíveis há também bastantes invisíveis na parte de acesso às redes, etc. Relativamente aos resultados em Portugal, o Resultado líquido foi de -98M€. É público. Compartilhar este post Link para o post
jean-luc godard Publicado 18 Abril 2020 (editado) Citação de TukTuk, há 13 minutos: A eletricidade tem bastantes componentes e a EDP não recebe a totalidade desses componentes: Custo da energia: Preço de mercado, não é definido pela EDP Comercial Acesso às redes: É um custo regulado, mais uma vez não é definido pela EDP Comercial. Para não falar dos impostos diretos e indiretos. Acho engraçado ninguém se queixar daquela taxa fixa que todos pagam para financiar a RTP. Além dos impostos visíveis há também bastantes invisíveis na parte de acesso às redes, etc. Relativamente aos resultados em Portugal, o Resultado líquido foi de -98M€. É público. ya 94 milhões de imparidades e 59 milhões de provisões não é literalmente perder dinheiro na venda da electricidade lol e porque haveria de me queixar da rtp? Editado 18 Abril 2020 por jean-luc godard Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 18 Abril 2020 Citação de TukTuk, há 45 minutos: A eletricidade tem bastantes componentes e a EDP não recebe a totalidade desses componentes: Custo da energia: Preço de mercado, não é definido pela EDP Comercial Acesso às redes: É um custo regulado, mais uma vez não é definido pela EDP Comercial. Para não falar dos impostos diretos e indiretos. Acho engraçado ninguém se queixar daquela taxa fixa que todos pagam para financiar a RTP. Além dos impostos visíveis há também bastantes invisíveis na parte de acesso às redes, etc. Relativamente aos resultados em Portugal, o Resultado líquido foi de -98M€. É público. Bold 1: Preço de mercado, quem define? Estamos numa situação de cartel? Bold 2: Usar whataboutism não é um bom sinal quando estou a discutir com alguém, principalmente quando a discussão não implica diferenças de ideologia. Bold 3: Manda-me link de onde vem essa imagem por favor, porque isso não me ajuda a perceber nada... De resto vou ler o link aí em cima do DN. Acho muito estranho, no entanto, que uma empresa com a força e o lobby da EDP (e a contribuição que tem para o PIB) se deixasse enrabar nos impostos que o estado cobra durante muito tempo, o que me faz suspeitar que essas perdas são mitigadas algures por outra actividade da mesma, mas isto é uma opinião pouco informada e tendenciosa da minha parte. Se me souberem guiar no que toca a perceber em que consiste a actividade de todos as empresas EDP, agradecia. Compartilhar este post Link para o post
Jpa Publicado 18 Abril 2020 https://www.dinheirovivo.pt/economia/ppp-rodoviarias-sem-direito-a-compensacao-por-perda-de-receitas/?amp=1&__twitter_impression=true Ou seja, o Estado até pode não pagar agora, mas mais tarde ou mais cedo terá de o fazer uma vez que está contratualizado? Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 18 Abril 2020 Citação de jean-luc godard, há 1 hora: ya 94 milhões de imparidades e 59 milhões de provisões não é literalmente perder dinheiro na venda da electricidade lol e porque haveria de me queixar da rtp? Se tu fores a EDP, me venderes eletricidade e eu não te pagar, tu não perdes dinheiro? Citação de Peplin, há 14 horas: Já é um começo. Ganhem balanço e nacionalizem EDP, Galp, CTT e ANA. Ou melhor, exproprie-se, deve sair mais barato. Eu concordo, especialmente com os CTT. Tudo o que o Estado deve fazer neste momento é empatar dinheiro que não tem em negócios ruinosos e que estão a definhar. 3 Compartilhar este post Link para o post