Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de TukTuk, há 57 minutos:

O que é que achas que a EDP poderia fazer pelos seus clientes? É curiosidade apenas porque trabalho no setor elétrico e uma das coisas que nos estão a pedir é propor medidas para ajudar os nossos clientes.

Em relação à distribuição de dividendos, o resultado líquido recorrente foi superior aos dividendos distribuidos.

Não cobrar ou reduzir o IVA para 6%, taxa de bens essenciais, e cobrar o dia inteiro como horas de vazio apenas.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 11 horas:

Não cobrar ou reduzir o IVA para 6%, taxa de bens essenciais, e cobrar o dia inteiro como horas de vazio apenas.

Concordo que o IVA da eletricidade devia ser taxado a 6%, mas tem que ser sempre uma decisão do Estado e não da EDP. E acho que podia ser uma decisão articulada com as outras comercializadoras e o governo. Em relação à hora de vazio tenho antes outra sugestão. A EDP acho que poderia cobrar sempre a mais baixa entre simples e bi-horária.

O preço da energia tem muitos componentes. Preço Pool, acesso às redes, margem comercializadora, impostos entre outros. A EDP Comercial como empresa tem uma margem muito pequena. Outra medida interessante seria por exemplo o preço ser indexado ao mercado diário (os preços estão muito baixos mas reconheço que não sei se isso seria possível tecnicamente em Portugal por não termos a infraestrutura necessária).

Agora também acho que é um bocado a hora de desfazer o mito que a EDP Comercial (empresa que vende a energia e tem contrato com o cliente final) é um bando de ladrões. Quando temos impostos diretos com grande peso na fatura, o acesso às redes é regulado e o preço da energia é definido pelo mercado e não pela EDP.

Por ver um caso prático:

Vamos imaginar uma fatura de eletricidade de 50€ por cliente. Não sei quantos clientes a EDP Comercial tem mas deve ser qualquer coisa como 4M.

Se a EDP fizer um desconto de 5% no total fatura são 2,5€. Mas para a empresa representa 10M€. Se a EDP deixasse de cobrar o IVA, continuaria a ter que pagá-lo ao Estado e assumir as perdas e o tombo seria muito grande.

Mesmo que a EDP Comercial deixe de cobrar alguma componente da fatura terá que pagar o acesso às redes de igual forma, o preço da energia ao mercado e os impostos.

Por isso é que não acho justo que tenha que ser uma empresa privada a fazê-lo.

Desculpa o texto longo 😅 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de TukTuk, há 13 horas:

Concordo que o IVA da eletricidade devia ser taxado a 6%, mas tem que ser sempre uma decisão do Estado e não da EDP. E acho que podia ser uma decisão articulada com as outras comercializadoras e o governo. Em relação à hora de vazio tenho antes outra sugestão. A EDP acho que poderia cobrar sempre a mais baixa entre simples e bi-horária.

O preço da energia tem muitos componentes. Preço Pool, acesso às redes, margem comercializadora, impostos entre outros. A EDP Comercial como empresa tem uma margem muito pequena. Outra medida interessante seria por exemplo o preço ser indexado ao mercado diário (os preços estão muito baixos mas reconheço que não sei se isso seria possível tecnicamente em Portugal por não termos a infraestrutura necessária).

Agora também acho que é um bocado a hora de desfazer o mito que a EDP Comercial (empresa que vende a energia e tem contrato com o cliente final) é um bando de ladrões. Quando temos impostos diretos com grande peso na fatura, o acesso às redes é regulado e o preço da energia é definido pelo mercado e não pela EDP.

Por ver um caso prático:

Vamos imaginar uma fatura de eletricidade de 50€ por cliente. Não sei quantos clientes a EDP Comercial tem mas deve ser qualquer coisa como 4M.

Se a EDP fizer um desconto de 5% no total fatura são 2,5€. Mas para a empresa representa 10M€. Se a EDP deixasse de cobrar o IVA, continuaria a ter que pagá-lo ao Estado e assumir as perdas e o tombo seria muito grande.

Mesmo que a EDP Comercial deixe de cobrar alguma componente da fatura terá que pagar o acesso às redes de igual forma, o preço da energia ao mercado e os impostos.

Por isso é que não acho justo que tenha que ser uma empresa privada a fazê-lo.

Desculpa o texto longo 😅 

Mas nestes meses a EDP comercial vai ganhar muito mais do que é o normal. Aplicar essas medidas seria para ir ao encontro da preço da factura normal dos clientes.

Essa factura de 50€ vai ser de 80€ ou 100€. Ou seja, há margem para ajudar os clientes.

Se a EDP fizer um desconto de 5% na factura que em vez de 50€ vai ser 80€ continua a ganhar mais do que perde.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, Em 16/04/2020 at 16:53:

A EDP está-se a cagar. Não fez nada de nada pelos clientes e ainda vai distribuir dividendos superior aos lucros pelos accionistas este ano.

Tanta coisa erra neste post. Primeiro, os lucros foram superiores aos dividendos que vão ser distribuídos e, segundo, não é o RL que define a capacidade ou a falta de de uma empresa distribuir dividendos.

Por fim, se calhar não ajudou os clientes, mas os fornecedores ajudou e muito:

https://www.dinheirovivo.pt/economia/edp-antecipa-em-um-mes-pagamentos-a-fornecedores/

Citação de Mayday, há 41 minutos:

Mas nestes meses a EDP comercial vai ganhar muito mais do que é o normal. Aplicar essas medidas seria para ir ao encontro da preço da factura normal dos clientes.

Essa factura de 50€ vai ser de 80€ ou 100€. Ou seja, há margem para ajudar os clientes.

Se a EDP fizer um desconto de 5% na factura que em vez de 50€ vai ser 80€ continua a ganhar mais do que perde.

 

Dude, a EDP perde dinheiro em Portugal...

Editado por Elvis

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de challenger, Em 16/04/2020 at 17:30:

A malta também se está um bocado a cagar. 

Podia por exemplo mudar de fornecedor de electricidade. E o que nao falta aí agora são fornecedores com preços bem melhores que a EDP. 

Claro que o fornecimento de electricidade não é o único negócio da EDP, mas havendo bastante malta a mudar algum rombo iria causar. 

Muito isto. Mudei-me este mês e o contrato é da EDP Comercial, mas mal receba a factura passo-me ao fresco para outra com melhores preços.

O que acho errado, e isto só é permitido porque a EDP tem muita gente com muito bons contactos, é ser possível manter "EDP" no nome, porque isso ainda engana muita gente.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, Agora:

Muito isto. Mudei-me este mês e o contrato é da EDP Comercial, mas mal receba a factura passo-me ao fresco para outra com melhores preços.

O que acho errado, e isto só é permitido porque a EDP tem muita gente com muito bons contactos, é ser possível manter "EDP" no nome, porque isso ainda engana muita gente.

Estás a confundir a EDP Comercial e a EDP distribuição. A EDP Comercial actua no mercado liberalizado e portanto nada de errado. 

A EDP distribuição é o fornecedor de mercado regulado que até há pouco tempo tinha EDP no nome. Agora foi obrigada a mudar de nome para não causar a tal confusão. Agora é SU electricidade e o logo é verde. 

Btw o preço do mercado regulado é melhor que o da EDP no mercado liberalizado. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de challenger, Agora:

Estás a confundir a EDP Comercial e a EDP distribuição. A EDP Comercial actua no mercado liberalizado e portanto nada de errado. 

A EDP distribuição é o fornecedor de mercado regulado que até há pouco tempo tinha EDP no nome. Agora foi obrigada a mudar de nome para não causar a tal confusão. Agora é SU electricidade e o logo é verde. 

Btw o preço do mercado regulado é melhor que o da EDP no mercado liberalizado. 

Não estou a confundir nada, eu sei o que estou a dizer. Há muita boa gente, especialmente de idades mais avançadas, que pensa que a EDP a quem pagam as facturas é a mesma EDP de outros tempos, quando não tem rigorosamente nada a ver. E é isso que eu estou a dizer.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de challenger, há 9 minutos:

Estás a confundir a EDP Comercial e a EDP distribuição. A EDP Comercial actua no mercado liberalizado e portanto nada de errado. 

A EDP distribuição é o fornecedor de mercado regulado que até há pouco tempo tinha EDP no nome. Agora foi obrigada a mudar de nome para não causar a tal confusão. Agora é SU electricidade e o logo é verde. 

Btw o preço do mercado regulado é melhor que o da EDP no mercado liberalizado. 

Incorrecto. Estás a confundir a EDP Serviço Universal, que actua como comercializadora de electricidade no mercado regulado e que foi obrigada há pouco tempo a alterar o seu nome para SU Electricidade, com a EDP Distribuição.

Compartilhar este post


Link para o post

Mas por acaso era porreiro fazer-se um tópico sobre este assunto, porque hoje em dia há comercializadores bem interessantes de que um gajo nunca ouviu falar.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 10 minutos:

Não estou a confundir nada, eu sei o que estou a dizer. Há muita boa gente, especialmente de idades mais avançadas, que pensa que a EDP a quem pagam as facturas é a mesma EDP de outros tempos, quando não tem rigorosamente nada a ver. E é isso que eu estou a dizer.

Então, o que é a EDP de outros tempos? Quando era uma empresa pública?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Elvis, há 1 minuto:

Então, o que é a EDP de outros tempos? Quando era uma empresa pública?

Sim.

Compartilhar este post


Link para o post

Bem, vamos alterar o nome às empresas todas que foram privatizadas a uma dada altura da sua história. Parece-me bem, já que não há muito pra fazer.

Compartilhar este post


Link para o post

Já é um começo. Ganhem balanço e nacionalizem EDP, Galp, CTT e ANA. Ou melhor, exproprie-se, deve sair mais barato.

  • Like 5

Compartilhar este post


Link para o post

E pf continuem para as auto-estradas, que estas portagens são dos maiores roubos que pode haver.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Elvis, há 34 minutos:

Incorrecto. Estás a confundir a EDP Serviço Universal, que actua como comercializadora de electricidade no mercado regulado e que foi obrigada há pouco tempo a alterar o seu nome para SU Electricidade, com a EDP Distribuição.

Verdade. Daí o SU. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 42 minutos:

Parece que o Governo está a pensar nacionalizar a Efacec.

A Efacec ainda é do grupo da Isabel dos Santos?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Elvis, há 13 horas:

Dude, a EDP perde dinheiro em Portugal...

[JoãoKleber]  Páaaaara tudo!!!  [/JoãoKleber]

Como é que a EDP perde dinheiro em Portugal e o custo de electricidade em Portugal é das mais caras da UE (se não em bulk pelo menos per capita)? Ou é mito?

Editado por Lip McBoatface

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 14 horas:

Mas nestes meses a EDP comercial vai ganhar muito mais do que é o normal. Aplicar essas medidas seria para ir ao encontro da preço da factura normal dos clientes.

Essa factura de 50€ vai ser de 80€ ou 100€. Ou seja, há margem para ajudar os clientes.

Se a EDP fizer um desconto de 5% na factura que em vez de 50€ vai ser 80€ continua a ganhar mais do que perde.

 

A EDP não tem apenas B2C, tem também B2B e aí as perdas são muito grandes. Porque provavelmente já tem energia comprometida para este período e agora as empresas não vão consumir. As perdas são muito grandes.

 

Citação de Elvis, há 14 horas:

Tanta coisa erra neste post. Primeiro, os lucros foram superiores aos dividendos que vão ser distribuídos e, segundo, não é o RL que define a capacidade ou a falta de de uma empresa distribuir dividendos.

Por fim, se calhar não ajudou os clientes, mas os fornecedores ajudou e muito:

https://www.dinheirovivo.pt/economia/edp-antecipa-em-um-mes-pagamentos-a-fornecedores/

Dude, a EDP perde dinheiro em Portugal...

True, perde e muito.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lip McBoatface, há 28 minutos:

[JoãoKleber]  Páaaaara tudo!!!  [/JoãoKleber]

Como é que a EDP perde dinheiro em Portugal e o custo de electricidade em Portugal é das mais caras da UE (se não em bulk pelo menos per capita)? Ou é mito?

Metade do teu custo de electricidade são impostos.

https://www.google.com/amp/s/www.dn.pt/dinheiro/amp/quase-metade-da-fatura-eletrica-dos-portugueses-sao-impostos-11554810.html

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lip McBoatface, há 19 minutos:

[JoãoKleber]  Páaaaara tudo!!!  [/JoãoKleber]

Como é que a EDP perde dinheiro em Portugal e o custo de electricidade em Portugal é das mais caras da UE (se não em bulk pelo menos per capita)? Ou é mito?

A eletricidade tem bastantes componentes e a EDP não recebe a totalidade desses componentes:

Custo da energia: Preço de mercado, não é definido pela EDP Comercial

Acesso às redes: É um custo regulado, mais uma vez não é definido pela EDP Comercial.

Para não falar dos impostos diretos e indiretos. Acho engraçado ninguém se queixar daquela taxa fixa que todos pagam para financiar a RTP. Além dos impostos visíveis há também bastantes invisíveis na parte de acesso às redes, etc.

Relativamente aos resultados em Portugal, o Resultado líquido foi de -98M€. É público.

Screenshot 2020-04-18 at 12.15.15.png

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de TukTuk, há 13 minutos:

A eletricidade tem bastantes componentes e a EDP não recebe a totalidade desses componentes:

Custo da energia: Preço de mercado, não é definido pela EDP Comercial

Acesso às redes: É um custo regulado, mais uma vez não é definido pela EDP Comercial.

Para não falar dos impostos diretos e indiretos. Acho engraçado ninguém se queixar daquela taxa fixa que todos pagam para financiar a RTP. Além dos impostos visíveis há também bastantes invisíveis na parte de acesso às redes, etc.

Relativamente aos resultados em Portugal, o Resultado líquido foi de -98M€. É público.

Screenshot 2020-04-18 at 12.15.15.png

ya

94 milhões de imparidades e 59 milhões de provisões 

não é literalmente perder dinheiro na venda da electricidade lol

e porque haveria de me queixar da rtp? 

Editado por jean-luc godard

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de TukTuk, há 45 minutos:

A eletricidade tem bastantes componentes e a EDP não recebe a totalidade desses componentes:

Custo da energia: Preço de mercado, não é definido pela EDP Comercial

Acesso às redes: É um custo regulado, mais uma vez não é definido pela EDP Comercial.

Para não falar dos impostos diretos e indiretos. Acho engraçado ninguém se queixar daquela taxa fixa que todos pagam para financiar a RTP. Além dos impostos visíveis há também bastantes invisíveis na parte de acesso às redes, etc.

Relativamente aos resultados em Portugal, o Resultado líquido foi de -98M€. É público.

Screenshot 2020-04-18 at 12.15.15.png

Bold 1: Preço de mercado, quem define? Estamos numa situação de cartel?

Bold 2: Usar whataboutism não é um bom sinal quando estou a discutir com alguém, principalmente quando a discussão não implica diferenças de ideologia.


Bold 3: Manda-me link de onde vem essa imagem por favor, porque isso não me ajuda a perceber nada...

De resto vou ler o link aí em cima do DN. Acho muito estranho, no entanto, que uma empresa com a força e o lobby da EDP (e a contribuição que tem para o PIB) se deixasse enrabar nos impostos que o estado cobra durante muito tempo, o que me faz suspeitar que essas perdas são mitigadas algures por outra actividade da mesma, mas isto é uma opinião pouco informada e tendenciosa da minha parte. Se me souberem guiar no que toca a perceber em que consiste a actividade de todos as empresas EDP, agradecia.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de jean-luc godard, há 1 hora:

ya

94 milhões de imparidades e 59 milhões de provisões 

não é literalmente perder dinheiro na venda da electricidade lol

e porque haveria de me queixar da rtp? 

Se tu fores a EDP, me venderes eletricidade e eu não te pagar, tu não perdes dinheiro?

Citação de Peplin, há 14 horas:

Já é um começo. Ganhem balanço e nacionalizem EDP, Galp, CTT e ANA. Ou melhor, exproprie-se, deve sair mais barato.

Eu concordo, especialmente com os CTT. Tudo o que o Estado deve fazer neste momento é empatar dinheiro que não tem em negócios ruinosos e que estão a definhar.

  • Like 3

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

    Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

×
×
  • Criar Novo...