Ticampos Publicado 11 Abril 2020 (editado) https://www.forbes.com/sites/sergeiklebnikov/2020/04/10/jpmorgan-forecasts-20-unemployment-and-40-hit-to-second-quarter-gdp/ Até podia ser o Obama, ou o melhor Presidente de sempre dos States, não há presidente que se aguente com um abanão destes, o Trump vai ser corrido à vassourada em Novembro. Isto ainda é só o princípio... ........................................ Outros mapas temáticos: Despenalização do Aborto: Apoio ao Obamacare e SNS's de acesso tendencialmente gratuito: Editado 11 Abril 2020 por Ticampos Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 11 Abril 2020 Citação de Peplin, há 11 horas: 1h10 sem fumar não está mau! Não estavam a exagerar, ela é bem gira. Compartilhar este post Link para o post
jean-luc godard Publicado 11 Abril 2020 vou lhe já mandar dm pelo linkedin na esperança de um cafézinho a dois na católica Compartilhar este post Link para o post
Simeone Publicado 11 Abril 2020 O gajo dá uns ares de Ben Shapiro ou é de mim? Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 11 Abril 2020 Não sei se meta isto no tópico do Covid ou aqui. É mais uma TED Talk que vi ontem à noite e achei muito interessante, agora com o Ray Dalio (Wikipedia: Raymond Thomas Dalio (born August 8, 1949) is an American hedge fund manager and philanthropist who has served as co-chief investment officer of Bridgewater Associates since 1985. He founded Bridgewater in 1975 in New York. Within ten years, it was infused with a US$5 million investment from the World Bank's retirement fund.[3]) Resumo: Ele acha que o que estamos a passar não é uma recessão como a de 2008, mas sim algo mais severo, uma depressão, cujo paralelo semelhante mais recente é a Grande Depressão de 1929-1932 (mas não necessariamente exactamente igual). Prevê-se números muito altos de desemprego e uma queda acentuada da economia. Este período mais turbulento pode demorar uns 3 anos, e uma recuperação completa económica entre 8 a 10 anos. O que está a acontecer não é apenas uma crise mas sim uma completa reestruturação gigantesca de como a riqueza é distribuída pela sociedade e pelos diversos países. Está em causa a forma como o próprio dinheiro é criado e distribuído por toda a sociedade. São tempos como quais nunca vivemos, por isso as pessoas têm dificuldade em o imaginar, mas há múltiplos exemplos históricos deste género que se repetem, não é uma novidade, apenas se repetem ciclicamente em ciclos muito longos ex. 100 em 100 anos. Historicamente são tempos perigosos, devido às tensões que são causadas, com as várias áreas da sociedade, os vários países a fazer pressão pela sua fatia de riqueza. São criadas as condições para eventualmente poder haver revoluções ou guerras. Consensos políticos internacionais e/ou internos são essenciais para prevenir estas situações e gerir melhor a recuperação económica (por acaso acho que aqui em Portugal estamos surpreendentemente bem graças ao consenso político que rapidamente se formou - não estou tão optimista em relação à situação internacional ex. USA v China). ... apesar de ser uma situação assustadora para todos nós e perigosa no curto prazo, a longo prazo é normal e até saudável para a economia. Permite à economia global e nacional se reinventar de forma mais eficiente, obriga as pessoas a voltarem a se focarem no essencial, a cortar os excessos. Vai premiar a inovação, a criatividade. As forças que podiam levar a uma situação destas já existiam pré-pandemia, a pandemia apenas o acelerou. Já havia começado um processo de desglobalização previamente (como todos sabemos). Em termos de investimento, o que fazer nesta situação, ele apenas aconselha o básico de sempre, ou seja diversificar o investimento tanto em indústrias como em países. Manter as poupanças em dinheiro não é necessariamente mais seguro. Também achei este texto que ele escreveu no Linkedin muito interessante. Aprofunda um pouco mais o mesmo tema: https://www.linkedin.com/pulse/changing-world-order-ray-dalio-1f/ Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 11 Abril 2020 (editado) Citação de noikeee, há 1 hora: Não sei se meta isto no tópico do Covid ou aqui. É mais uma TED Talk que vi ontem à noite e achei muito interessante, agora com o Ray Dalio (Wikipedia: Raymond Thomas Dalio (born August 8, 1949) is an American hedge fund manager and philanthropist who has served as co-chief investment officer of Bridgewater Associates since 1985. He founded Bridgewater in 1975 in New York. Within ten years, it was infused with a US$5 million investment from the World Bank's retirement fund.[3]) Resumo: Ele acha que o que estamos a passar não é uma recessão como a de 2008, mas sim algo mais severo, uma depressão, cujo paralelo semelhante mais recente é a Grande Depressão de 1929-1932 (mas não necessariamente exactamente igual). Prevê-se números muito altos de desemprego e uma queda acentuada da economia. Este período mais turbulento pode demorar uns 3 anos, e uma recuperação completa económica entre 8 a 10 anos. O que está a acontecer não é apenas uma crise mas sim uma completa reestruturação gigantesca de como a riqueza é distribuída pela sociedade e pelos diversos países. Está em causa a forma como o próprio dinheiro é criado e distribuído por toda a sociedade. São tempos como quais nunca vivemos, por isso as pessoas têm dificuldade em o imaginar, mas há múltiplos exemplos históricos deste género que se repetem, não é uma novidade, apenas se repetem ciclicamente em ciclos muito longos ex. 100 em 100 anos. Historicamente são tempos perigosos, devido às tensões que são causadas, com as várias áreas da sociedade, os vários países a fazer pressão pela sua fatia de riqueza. São criadas as condições para eventualmente poder haver revoluções ou guerras. Consensos políticos internacionais e/ou internos são essenciais para prevenir estas situações e gerir melhor a recuperação económica (por acaso acho que aqui em Portugal estamos surpreendentemente bem graças ao consenso político que rapidamente se formou - não estou tão optimista em relação à situação internacional ex. USA v China). ... apesar de ser uma situação assustadora para todos nós e perigosa no curto prazo, a longo prazo é normal e até saudável para a economia. Permite à economia global e nacional se reinventar de forma mais eficiente, obriga as pessoas a voltarem a se focarem no essencial, a cortar os excessos. Vai premiar a inovação, a criatividade. As forças que podiam levar a uma situação destas já existiam pré-pandemia, a pandemia apenas o acelerou. Já havia começado um processo de desglobalização previamente (como todos sabemos). Em termos de investimento, o que fazer nesta situação, ele apenas aconselha o básico de sempre, ou seja diversificar o investimento tanto em indústrias como em países. Manter as poupanças em dinheiro não é necessariamente mais seguro. Também achei este texto que ele escreveu no Linkedin muito interessante. Aprofunda um pouco mais o mesmo tema: https://www.linkedin.com/pulse/changing-world-order-ray-dalio-1f/ Tenho duvidas que em Portugal haja um consenso político assim tão grande. Lembremo-nos que o PS não tem a maioria. Acho que o que vai acontecer vai ser PS a ser apoiado nas medidas duras pelo PSD, até ao dia em que o PSD lhes retira o tapete como em 2011. Já agora, Portugal reagiu bem à Grande Depressão? Não se fala muito da Grande Depressão na História nacional, apenas na Internacional. Editado 11 Abril 2020 por Ticampos Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 11 Abril 2020 Citação de Ticampos, há 45 minutos: Tenho duvidas que em Portugal haja um consenso político assim tão grande. Lembremo-nos que o PS não tem a maioria. Acho que o que vai acontecer vai ser PS a ser apoiado nas medidas duras pelo PSD, até ao dia em que o PSD lhes retira o tapete como em 2011. Já agora, Portugal reagiu bem à Grande Depressão? Não se fala muito da Grande Depressão na História nacional, apenas na Internacional. Não se fala muito da Grande Depressão na história, ponto, a não ser dos corretores de Wall Street que se suicidavam. É um pouco estranho que o que estamos a passar possa ser algo ao mesmo tempo semelhante à Grande Depressão e à pandemia da Gripe Espanhola de 1918, dois eventos super importantes do século passado, mas nem um nem outro são propriamente parte activa do imaginário público, ao contrário doutros eventos do mesmo século como as 2 guerras mundiais. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 11 Abril 2020 Citação de Simeone, há 2 horas: O gajo dá uns ares de Ben Shapiro ou é de mim? Eu não tenho interesse em ver o video, mas se o gajo for o tipo da FEUP que penso que é, é aquele tipo de pessoa com atitude à Shapiro, sim. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 11 Abril 2020 Citação de Ticampos, há 1 hora: Já agora, Portugal reagiu bem à Grande Depressão? Não se fala muito da Grande Depressão na História nacional, apenas na Internacional. http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1341933298W9eCC7mw8Sp95GF9.pdf Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 11 Abril 2020 Citação de Black Hawk, há 2 horas: Não estavam a exagerar, ela é bem gira. Sim é mas sobretudo quando esta calada... Citação de noikeee, há 5 minutos: Não se fala muito da Grande Depressão na história, ponto, a não ser dos corretores de Wall Street que se suicidavam. É um pouco estranho que o que estamos a passar possa ser algo ao mesmo tempo semelhante à Grande Depressão e à pandemia da Gripe Espanhola de 1918, dois eventos super importantes do século passado, mas nem um nem outro são propriamente parte activa do imaginário público, ao contrário doutros eventos do mesmo século como as 2 guerras mundiais. Sinceramente a Gripe espanhola acabou por coincidir com o final da 1a Guerra, por isso economicamente continua a ser um periodo de recuperação. Ou seja o impacto economico sobretudo na Europa onde a 1a Guerra mais se fez sentir é muito dificil de analizar. Em relação a Great Depression, ha que convir que a interdependencia economica, não era tão grande nesta época. Alias muitos paises depois da primeira guerra estabeleceram regimes que fortaleceram a produção interna em detrimento das importações. Claro que os efeitos do que se passou nos Estados Unidos chegaram a Europa, mas com um delay...um dos motivos (sendo que não o mais importante) que levou à ascencao do nazismo na Alemanha é a situacão economica, que tinha recuperado ligeiramente na segunda decada dos anos 20. Basicamente é mais facil contabilizar hoje em dia os efeitos globais das crises, simplesmente porque existe uma grande interdependencia economica, sem grandes paises fechados e sem outros grandes factores externos a nivel de guerra ou conturbacoes sociais/politicas... Btw, isto é uma visão muito basica da coisa e de certeza que alguem formado em historia terá melhores argumentos 1 Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 11 Abril 2020 Citação de Simeone, há 2 horas: O gajo dá uns ares de Ben Shapiro ou é de mim? também dispara argumentos a alta velocidade para que não tenhas tempo para analisar, pensar e responder de modo a que não apanhes os adornos que faz? Compartilhar este post Link para o post
Lleyton Publicado 11 Abril 2020 Eu acho que o Simeone estava a falar de parecenças físicas, porque a cara do rapaz também me fez lembrar o Shapiro. 1 Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 11 Abril 2020 nem vi o vídeo, só o thumbnail. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 11 Abril 2020 Mas vejam, porque é um bom tratado de comédia. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 11 Abril 2020 A comparação com a Grande Depressão até é mais ajustada do que a da WW2, por dois motivos: as indústrias e as cidades continuam a existir, ao contrário da WW2 onde tudo estava destruído, mas sobretudo porque a economia mundial já estava a entrar em recessão. Não nos podemos esquecer que a Alemanha já estava a entrar em recessão, a Itália também e a França estava com crescimentos muito fracos, o COVID apenas foi o trigger da depressão que viria aí. Compartilhar este post Link para o post
Simeone Publicado 11 Abril 2020 Citação de Lleyton, há 30 minutos: Eu acho que o Simeone estava a falar de parecenças físicas, porque a cara do rapaz também me fez lembrar o Shapiro. Sim, estava mesmo a falar da cara dele. Compartilhar este post Link para o post
TukTuk Publicado 11 Abril 2020 Citação de Sandes., há 1 hora: Eu não tenho interesse em ver o video, mas se o gajo for o tipo da FEUP que penso que é, é aquele tipo de pessoa com atitude à Shapiro, sim. Sim, estudou Industrial e Gestão na FEUP 😋 Compartilhar este post Link para o post
Pablo Escobar Publicado 13 Abril 2020 Citação de ascom, Em 09/04/2020 at 21:14: O texto deve sair daqui a pouco mas suponho que para despesas relacionadas com saúde os estados podem pedir o dinheiro que quiserem sem contrapartidas, para o resto devem ter de se comprometer com reformas. Resta saber como vai ficar a questão das ajudas económicas a empresas e cidadãos, pedir emprestado para cobrir esses custos vai exigir esses ajustes económicos? Acho que não, nem faz sentido. Depois ainda fica a questão sobre o tal.plano marshall de que tanto se fala. Vai acontecer eventualmente? Se sim.também não seria hoje que seria decidido, mas seria bom ver alguns sinais. A cena é quem é que vai executar o "plano marshall" quando todos os países vão ser afetados por esta crise? É preciso relembrar que depois da WW2 os EUA não sofreram quaisquer danos nas infraestruturas e até a nível economico ao contrário da europa... o plano marshall não apareceu por magia. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 13 Abril 2020 Estive a ler sobre o caso do ucraniano assassinado às mãos do SEF e aquilo é surreal... E não me cheira que o Director do SEF de Lisboa se safe apenas com a demissão, tendo em conta que, segundo o DN, foi ele que ligou aos 3 inspectores. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 13 Abril 2020 As coisas parecem estar muito difíceis em Chernobyl com o incêndio cada vez mais perto da central nuclear. Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 14 Abril 2020 (editado) PS = 35.3% PSD = 22.7% BE = 9.0% CH = 7.6% CDU = 6.5% PAN = 4.1% CDS = 3.3% IL = 3.1% L = 0.8% A = 0.3% Resultados da minha sondagem, destaque para a IL, que sobe 1.1% Editado 14 Abril 2020 por Ticampos Compartilhar este post Link para o post
Pedro-SCP Publicado 14 Abril 2020 Desemprego a duplicar e descida de 8% do PIB: as previsões do FMI para Portugal O PIB de Portugal deverá encolher 8% em 2020 para depois crescer 5% em 2021 e recuperar parcialmente da recessão deste ano, projeta o Fundo Monetário Internacional. Já a taxa de desemprego deverá mais do que duplicar dos 6,5% com que encerrou 2019 para 13,9% no final do ano em curso. https://www.sabado.pt/dinheiro/detalhe/fmi-ve-economia-portuguesa-a-contrair-8-em-2020-e-desemprego-a-duplicar-para-14?fbclid=IwAR13cqh6HKorepKJsy_3CUn7POh8hjCge-2Yd16wrxt7mBfghgzzwbnk5iY Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 14 Abril 2020 Citação de Mayday, há 19 horas: O FMI já concedeu um perdão de algum significado. Compartilhar este post Link para o post