Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Lip McBoatface, há 41 minutos:

Bold 1: Preço de mercado, quem define? Estamos numa situação de cartel?

Bold 2: Usar whataboutism não é um bom sinal quando estou a discutir com alguém, principalmente quando a discussão não implica diferenças de ideologia.


Bold 3: Manda-me link de onde vem essa imagem por favor, porque isso não me ajuda a perceber nada...

De resto vou ler o link aí em cima do DN. Acho muito estranho, no entanto, que uma empresa com a força e o lobby da EDP (e a contribuição que tem para o PIB) se deixasse enrabar nos impostos que o estado cobra durante muito tempo, o que me faz suspeitar que essas perdas são mitigadas algures por outra actividade da mesma, mas isto é uma opinião pouco informada e tendenciosa da minha parte. Se me souberem guiar no que toca a perceber em que consiste a actividade de todos as empresas EDP, agradecia.

Quem paga os impostos és tu.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 11 minutos:

Se tu fores a EDP, me venderes eletricidade e eu não te pagar, tu não perdes dinheiro?

Eu concordo, especialmente com os CTT. Tudo o que o Estado deve fazer neste momento é empatar dinheiro que não tem em negócios ruinosos e que estão a definhar.

chefe, não vou ler o annual report todo da edp, mas a informação está literalmente ao lado desse gráfico. as imparidades são relativas a minas de carvão e as provisões devido à barragem do fridão, que já não vai avançar. não está relacionado com não pagarem a electricidade vendida.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de jean-luc godard, há 3 minutos:

chefe, não vou ler o annual report todo da edp, mas a informação está literalmente ao lado desse gráfico. as imparidades são relativas a minas de carvão e as provisões devido à barragem do fridão, que já não vai avançar. não está relacionado com não pagarem a electricidade vendida.

Só quis mostrar que uma imparidade não é uma coisa muito desfasada do negócio do dia-a-dia. A EDP para vender energia precisa de a ter e de a produzir. Se os investimentos na produção correm mal isso não deve ser expurgado do negócio. Ainda que, reconheça-se, algo como a barragem do Fridão seja algo completamente anormal, podemos perfeitamente concluir que a EDP não é uma empresa especialmente lucrativa, pujante e exploradora no mercado nacional.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de jean-luc godard, há 26 minutos:

chefe, não vou ler o annual report todo da edp, mas a informação está literalmente ao lado desse gráfico. as imparidades são relativas a minas de carvão e as provisões devido à barragem do fridão, que já não vai avançar. não está relacionado com não pagarem a electricidade vendida.

As imparidades significam que já não vou gerar o cash flow que seria esperado. Não são uma perda de dinheiro agora, mas são no futuro (o que é discutível, uma vez que as centrais a carvão tiveram paradas a maior parte do tempo). Anw, a EDP está presente em toda a cadeia de valor de energia, tirando a transmissão e armazenamento no que concerne Gás Natural, portanto analisar simplesmente a parte da comercialização é analisar uma peça do puzzle.

Editado por Elvis

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 32 minutos:

Eu concordo, especialmente com os CTT. Tudo o que o Estado deve fazer neste momento é empatar dinheiro que não tem em negócios ruinosos e que estão a definhar.

Mais uma razão para irmos lá mais cedo do que tarde.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 17 minutos:

Só quis mostrar que uma imparidade não é uma coisa muito desfasada do negócio do dia-a-dia. A EDP para vender energia precisa de a ter e de a produzir. Se os investimentos na produção correm mal isso não deve ser expurgado do negócio. Ainda que, reconheça-se, algo como a barragem do Fridão seja algo completamente anormal, podemos perfeitamente concluir que a EDP não é uma empresa especialmente lucrativa, pujante e exploradora no mercado nacional.

Eu achei o gráfico curioso, porque não tinha noção dos resultados da EDP e fui à procura da situação. De acordo com a conclusão mas também não se pode dizer que a EDP não faz lucro em Portugal e apresentar o resultado liquido com duas situações de montantes avultados que só se reconhecem uma vez. Porém, eles também indicam que no ano passado também não obtiveram um resultado positivo mas não pesquisei a razão. 

Citação de Elvis, há 10 minutos:

As imparidades significam que já não vou gerar o cash flow que seria esperado. Não são uma perda de dinheiro agora, mas são no futuro (o que é discutível, uma vez que as centrais a carvão tiveram paradas a maior parte do tempo). Anw, a EDP está presente em toda a cadeia de valor de energia, tirando a transmissão e armazenamento no que concerne Gás Natural, portanto analisar simplesmente a parte da comercialização é analisar uma peça do puzzle.

obrigado partner, não sabia. 

Compartilhar este post


Link para o post

 

Citação de jean-luc godard, há 9 minutos:

Eu achei o gráfico curioso, porque não tinha noção dos resultados da EDP e fui à procura da situação. De acordo com a conclusão mas também não se pode dizer que a EDP não faz lucro em Portugal e apresentar o resultado liquido com duas situações de montantes avultados que só se reconhecem uma vez. Porém, eles também indicam que no ano passado também não obtiveram um resultado positivo mas não pesquisei a razão. 

obrigado partner, não sabia. 

Boa, assim já podes ensinar os teus colegas.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Peplin, há 44 minutos:

Mais uma razão para irmos lá mais cedo do que tarde.

Então porquê?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de TukTuk, há 3 horas:

A eletricidade tem bastantes componentes e a EDP não recebe a totalidade desses componentes:

Custo da energia: Preço de mercado, não é definido pela EDP Comercial

Acesso às redes: É um custo regulado, mais uma vez não é definido pela EDP Comercial.

Para não falar dos impostos diretos e indiretos. Acho engraçado ninguém se queixar daquela taxa fixa que todos pagam para financiar a RTP. Além dos impostos visíveis há também bastantes invisíveis na parte de acesso às redes, etc.

Relativamente aos resultados em Portugal, o Resultado líquido foi de -98M€. É público.

Screenshot 2020-04-18 at 12.15.15.png

Porque toda a gente sabe que a factura é alta por causa da contribuição audiovisual...

Compartilhar este post


Link para o post

Que foi? Quem suporta os impostos da energia, tirando a CESE, é o cliente final.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Peplin, há 2 horas:

Mais uma razão para irmos lá mais cedo do que tarde.

Mas o problema dos CTT não é de gestão. É do negócio em si. O correio tradicional está a encolher em todo o mundo.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 9 minutos:

Mas o problema dos CTT não é de gestão. É do negócio em si. O correio tradicional está a encolher em todo o mundo.

E porque não aproveitar a transição para os meios digitais e vender os dados dos contribuintes a multinacionais? Tornava o negócio bastante lucrativo. 

Nome, morada, etc. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Che, há 9 minutos:

E porque não aproveitar a transição para os meios digitais e vender os dados dos contribuintes a multinacionais? Tornava o negócio bastante lucrativo. 

Nome, morada, etc. 

Eu percebi mal ou estás a sugerir que o estado venda os dados pessoais dos seus cidadãos a empresas privadas? 

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

Realmente o tráfico de dados pessoais neste momento é mais lucrativo do que o de armas ou droga, não era mal pensado para fundar uma máfia. #CartelLisboa

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 50 minutos:

Mas o problema dos CTT não é de gestão. É do negócio em si. O correio tradicional está a encolher em todo o mundo.

E os accionistas que entraram nos CTT, estando perante um negócio sem perspectivas de futuro, ainda assim tiveram todo o interesse em avançar? Meh, não sei se acredito muito nisso.

Entretanto, os CTT continuam a ter uma relevância no serviço que prestam que não se coaduna com o facto de ser empresa privada.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 3 horas:

Então porquê?

São empresas estratégicas, se, e porque correm esse risco, forem ao charco, o estado terá que as resgatar.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

Mas o problema dos CTT não é de gestão. É do negócio em si. O correio tradicional está a encolher em todo o mundo.

Há quanto tempo é que o negócio dos CTT não é só correio tradicional?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 21 minutos:

Há quanto tempo é que o negócio dos CTT não é só correio tradicional?

No envio de encomendas são das piores empresas a operar em Portugal.

Se isto não é um problema de gestão...

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Che, há 2 horas:

E porque não aproveitar a transição para os meios digitais e vender os dados dos contribuintes a multinacionais? Tornava o negócio bastante lucrativo. 

Nome, morada, etc. 

Parece-me uma excelente ideia. Aliás, cá em Portugal isso é feito com regularidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Che, há 2 horas:

E porque não aproveitar a transição para os meios digitais e vender os dados dos contribuintes a multinacionais? Tornava o negócio bastante lucrativo. 

Nome, morada, etc. 

Exceto a parte dos nomes, já foi feito. Pelo menos bancos, empresas de telecomunicações e de estatísticas/sondagens já têm essa informação (moradas e telefones). Se pagaram muito ou pouco por isso, não sei.

Em relação aos CTT, a partir do momento em que por exemplo em Portalegre chega correio apenas dois dias por semana mas qualquer tabacaria ou mercearia da treta tem parceria com pelo menos uma das grandes transportadoras, incluindo em aldeias com meia dúzia de pessoas... Pá, os CTT não servem para nada.

Ok, CTT não é só cartas/encomendas, mas o Banco CTT também não é mais do que uma brincadeira de marketing e um elevador na carreira profissional para malta jovem de economia/gestão. Se a economia abanar a sério (como se prevê) no pós-COVID-19, rapidamente serão engolidos.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Che, há 2 horas:

E porque não aproveitar a transição para os meios digitais e vender os dados dos contribuintes a multinacionais? Tornava o negócio bastante lucrativo. 

Nome, morada, etc. 

como é que achas que as pessoas às vezes recebem telefonemas a vender seguros e afins?

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

    Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

×
×
  • Criar Novo...