Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Thierry Henry, há 11 minutos:

Como raio é que pode passar pela cabeça de alguém que vota BE, passar para a IL ou Chega? É que nem se trata de mudar de opinião sobre um ou outro assunto, são partidos em pontos do espectro político totalmente opostos.

Não digas ''alguém'' como se fosse uma excepção, eu diria que a maioria das pessoas vota sem se preocupar muito questões programáticas. Votam por questões de tradição(acontece muito com pessoas mais velhas) e também por impulsos. Por exemplo, há uns anos quando as Mortáguas iam para o parlamento rasgar banqueiros, políticos e gestores fracassados isso despertava nas pessoas um sentimento grande de que alguém estava a lutar por eles contra um sistema que os prejudica, agora por exemplo, o Bloco está mais reservado, e o Ventura faz mais esse papel e evoca esses mesmos sentimentos. É um exemplo. 

 

Eu conheço muitas pessoas que votaram, votam  e vão sempre votar PS mas nem querem ouvir falar de refugiados, ciganos ou casamento gay.

Editado por ascom

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de ascom, Agora:

Não digas ''alguém'' como se fosse uma excepção, eu diria que a maioria das pessoas vota sem se preocupar muito questões programáticas. Votam por questões de tradição(acontece muito com pessoas mais velhas) e também por impulsos. Por exemplo, há uns anos quando as Mortáguas iam para o parlamento rasgar banqueiros, políticos e gestores fracassados isso despertava nas pessoas um sentimento grande de que alguém estava a lutar por eles contra um sistema que os prejudica, agora por exemplo, o Bloco está mais reservado, e o Ventura faz mais esse papel e evoca esses mesmos sentimentos. É um exemplo. 

Eu sei, estou perfeitamente ciente disso e é uma batalha que travo em casa e com os meus amigos. Perguntar o porquê e votarem X e não Y e desmistificar certas coisas. Agora, continua a não me entrar na cabeça que malta informada votar BE hoje e IL daqui a quatro anos. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 1 hora:

O adiamento de reunião magna dos socialistas para depois de janeiro de 2021, anunciado por Carlos César já depois das declarações de Costa sobre Marcelo, deixaram-na "indignada". E garante que não terá sido a única. Depois de Francisco Assis ter dito ao Expresso que "António Costa não está acima da legalidade partidária no PS", outras personalidades já terão manifestado a Ana Gomes o seu incómodo.

Ana Gomes, Francisco Assis, só falta falar o Pedroso.
É a ala creepy do PS.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 2 horas:

Tenho televisão, tenho internet e noção até. Tiveste o caso de Moura em que o acampamento se recusou a ser testado (um direito, por muito que custe) e onde a Autoridade de Saúde local teve a atitude correcta na resposta ao problema:

tens também o caso daquele professores de Vizela que recusaram ser testados (não sei se depois aceitaram ou não), mas não o viste a pedir quarentena ou outro tipo de medida.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de jean-luc godard, há 29 minutos:

Pois eu sei, gente atraída pela comunicação dos memes e por políticos jovens e radicais. Agora não me faz é sentido nenhum pelo menos não ter uma noção do que os partidos defendem e oscilar livremente entre os opostos do espectro político só porque viram cartazes e videos no youtube tipo cotrim esmaga antonio costa.

Mas estou farto de ter esta conversa no cmpt ahaha

São 2 partidos com ideologias semelhantes a nível social.

São completamente opostos a níveis económicos, daí ter dito que com aquele programa IL fica fora de questão. Percebo que seja a ideologia do partido, mas há coisas extremamente exageradas e que só servem para beneficiar os mesmos de sempre.

Sempre fui tendencialmente de esquerda, este bichinho da IL só surgiu porque olha, comecei a ganhar mais e os impostos também estão a subir para crl. É egoísmo, eu sei, mas é o que é. Faz-me comichão estar a pagar IRS sem ter capacidade financeira para sair de casa da mãe, faz-me confusão ter recebido 600€ no mês passado e ter descontado 1200€ (recebi um prémio em acções que não quero vender para já, mas still). Devo ter recorrido ao SNS 3x na vida, as contribuições para a SS também não me trazem nada. Talvez um dia vá precisar de recorrer ao SNS, ou de subsídios da SS. Mas na vida que idealizo tal não vai acontecer, e facilmente punha esse dinheiro de lado a render alguma coisa. Na conjectura actual, a SS para mim não passa de um imposto (sei que não é, apesar de certos debates).

 

Um partido com esta ideologia vai sempre captar uns quantos votos da malta, os cartazes cheios de memes também. Nem todos lêem o programa político para votar. Eu li certas coisas e como disse, não vou votar neles, mas é um partido atrativo.

O voto no Chega, para tristeza minha, tenho alguns amigos que fizeram esse salto. E a justificação que vejo é a que o @ascomdeu, a Mortágua desapareceu do mapa e agora o Ventura é que representa o anti-sistema. 

 

Basicamente é isso, existisse um partido mais ao centro com ideologia social + liberal e tinham o meu voto. Mas não vejo que partido se encaixe no que pretendo, mas continuar a votar BE para apanharem pancada constantemente não me parece útil.

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 47 minutos:

Como raio é que pode passar pela cabeça de alguém que vota BE, passar para a IL ou Chega? É que nem se trata de mudar de opinião sobre um ou outro assunto, são partidos em pontos do espectro político totalmente opostos.

o oposto do IL é o PCP, não é o BE. Tal como o oposto do BE é o Chega.

Tanto o IL como o BE são liberais a nível social, sendo que a diferença entre um e outro é no aspecto económico. A política é feita principalmente a nível económico e social.

  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post

https://resultadoseleitoraisprevistos.blogspot.com/?m=1

Deixo aqui o meu blog onde faço a análise e tentativa de previsão de diversas eleições ao redor do mundo. O foco será EUA, Portugal, Reino Unido, Espanha, Itália, Alemanha, mas também irei tentar prever outras eleições. Neste caso particular têm na capa a previsão atual para Espanha. Espero que gostem de ver. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 6 minutos:

o oposto do IL é o PCP, não é o BE. Tal como o oposto do BE é o Chega.

Basta ver as bocas constantes do João Oliveira quando o Cotrim fala. 🤣

A minha favorita:

 

Ay lmao, "É o nosso momento Zen", "Para liberal é mais avançado que o Mouzinho da Silveira" 🤣

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 48 minutos:

o oposto do IL é o PCP, não é o BE. Tal como o oposto do BE é o Chega.

Tanto o IL como o BE são liberais a nível social, sendo que a diferença entre um e outro é no aspecto económico. A política é feita principalmente a nível económico e social.

Eu sei, mas apesar de terem em comum esse progressismo a nível social, o plano económico é tão distante que não me faz sentido na mesma.

Compartilhar este post


Link para o post

tudo depende do motivo pelo qual votas num partido destes. O Bloco era conhecido como o partido das causas fracturantes, ou como diz o Louçã: unificantes, que parece ter abandonado como afirmaram o Gil Garcia e outros. O progressismo que antes estava quase limitado às jotas passou a estar marcadamente na agenda de um partido e isso chamou muito gente. Hoje esta visão está em muitos partidos, mas sem depender de alas é algo que está marcadamente no BE, IL e Livre (para indicar partidos com ou que tiveram assento parlamentar há pouco tempo.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de paladino77, há 2 horas:

São 2 partidos com ideologias semelhantes a nível social.

São completamente opostos a níveis económicos, daí ter dito que com aquele programa IL fica fora de questão. Percebo que seja a ideologia do partido, mas há coisas extremamente exageradas e que só servem para beneficiar os mesmos de sempre.

Sempre fui tendencialmente de esquerda, este bichinho da IL só surgiu porque olha, comecei a ganhar mais e os impostos também estão a subir para crl. É egoísmo, eu sei, mas é o que é. Faz-me comichão estar a pagar IRS sem ter capacidade financeira para sair de casa da mãe, faz-me confusão ter recebido 600€ no mês passado e ter descontado 1200€ (recebi um prémio em acções que não quero vender para já, mas still). Devo ter recorrido ao SNS 3x na vida, as contribuições para a SS também não me trazem nada. Talvez um dia vá precisar de recorrer ao SNS, ou de subsídios da SS. Mas na vida que idealizo tal não vai acontecer, e facilmente punha esse dinheiro de lado a render alguma coisa. Na conjectura actual, a SS para mim não passa de um imposto (sei que não é, apesar de certos debates).

 

Um partido com esta ideologia vai sempre captar uns quantos votos da malta, os cartazes cheios de memes também. Nem todos lêem o programa político para votar. Eu li certas coisas e como disse, não vou votar neles, mas é um partido atrativo.

O voto no Chega, para tristeza minha, tenho alguns amigos que fizeram esse salto. E a justificação que vejo é a que o @ascomdeu, a Mortágua desapareceu do mapa e agora o Ventura é que representa o anti-sistema. 

 

Basicamente é isso, existisse um partido mais ao centro com ideologia social + liberal e tinham o meu voto. Mas não vejo que partido se encaixe no que pretendo, mas continuar a votar BE para apanharem pancada constantemente não me parece útil.

Entendo a percepção mas de facto é egoismo. Ainda agora na pandemia do Covid 19 o SNS e a Segurança Social estão a demonstrar que são mais valias essenciais para que o país não deixe cair a sua população na miséria absoluta. Não me consigo também identificar ao dizeres que não idealizes recorrer ao SNS. Acho que de facto ninguém idealiza mas posso-te contar sucintamente o meu caso pessoal. Com certeza que a minha mãe não idealizaria que um dia iria ter cancro. Um dia ocorreu. Foi operada, fez quimioterapia e radioterapia no IPO. Nós não vivemos mal, mas com certeza não teríamos posses para pagar o tratamento num hospital privado. A doença seria uma certidão de morte se não fosse o SNS gratuito. Amanhã vai ser operada novamente, no SNS. Nunca escolhemos o momento em que precisamos e é bom saber que, em ocorrências deste tipo, temos uma saúde decente, gratuita, que funciona e que é um dos maiores factores de coesão social e de subida da esperança média de vida em Portugal.

Na pandemia do covid-19 também temos observado o mecanismo de layoff a que muitas empresas recorreram. Apesar do decréscimo na renumeração, parte da mesma é assegurada pela Segurança Social para que as empresas possam sobreviver e as pessoas possam continuar a ter dinheiro para comer, para pagar as suas casas, para poderem fazer uma vida digna enquanto isto não passa. Poderia falar em todos os tipos de subsídios que existem para que as pessoas possam continuar a ter uma subsistência enquanto procuram melhorar as suas vidas, mas acho que não vale a pena.

Podia-te falar também da defesa ou da cultura, mas não vale a pena. Os impostos são a única forma de mantermos coesão social e de funcionarmos como uma comunidade. O egoísmo não nos leva a lado nenhum.

  • Like 14
  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 3 horas:

tens também o caso daquele professores de Vizela que recusaram ser testados (não sei se depois aceitaram ou não), mas não o viste a pedir quarentena ou outro tipo de medida.

Confinamento especial para professores JÁ!

 

Citação de paladino77, há 3 horas:

São 2 partidos com ideologias semelhantes a nível social.

Eu ainda estou com a pulga atrás da orelha com a ideia social da IL. Não me parece que o partido do Cotrim tenha necessariamente a mesma ideia progressiva que o do CGP.

 

Citação de Lebohang, há 4 horas:

O BE já apoiou o Manuel Alegre em 2011, não duvido que vá fazer o mesmo se a Ana Gomes se candidatar.

O BE de 2011 e o de 2021 são bichos muito diferentes.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de jean-luc godard, há 48 minutos:

 

E bem, é por tudo isto que referiste que sou tendencialmente de esquerda. No entanto, aqueles argumentos que deixei em cima são o exemplo de onde podem ir buscar os votos. Eu não voto IL porque considerar demasiadas coisas extremamente exageradas.

Na realidade o sistema liberal depende também do próprio controlo orçamental de cada um. Eu sei que daria melhor uso, para mim mesmo, ao dinheiro que vai para a SS. Mas eu poupo +/- (depende do mês) 70% do meu ordenado líquido. O dinheiro da SS era apenas para poupar e por a render, nada mais. A maioria se calhar ainda poupava alguma coisa mas estourava logo a maior parte do dinheiro.

Temos aqui uma questão simples. Devemos de votar no melhor para nós, ou no melhor para o país e a sua população? Acho que a resposta é óbvia, mas não tenho problemas em admitir que parte de mim é egoísta e pensa na outra opção.

 

Já agora, as melhoras para a tua mãe, espero que corra tudo pelo melhor.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Sei que isto não está a ser noticiado muito nas notícias porque foi abafado pelo Covid, ainda não estou muito por dentro, mas ao que parece os deputados pro-democracia de HK foram expulsos do parlamento, e os pro-beijing elegeram os candidatos que queriam com voto unânime. E deu confusão. 

https://www.google.com/amp/s/pt.euronews.com/amp/2020/05/18/batalha-campal-no-parlamento-de-hong-kong

Editado por Ticampos

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de paladino77, há 6 horas:

São 2 partidos com ideologias semelhantes a nível social.

São completamente opostos a níveis económicos, daí ter dito que com aquele programa IL fica fora de questão. Percebo que seja a ideologia do partido, mas há coisas extremamente exageradas e que só servem para beneficiar os mesmos de sempre.

Sempre fui tendencialmente de esquerda, este bichinho da IL só surgiu porque olha, comecei a ganhar mais e os impostos também estão a subir para crl. É egoísmo, eu sei, mas é o que é. Faz-me comichão estar a pagar IRS sem ter capacidade financeira para sair de casa da mãe, faz-me confusão ter recebido 600€ no mês passado e ter descontado 1200€ (recebi um prémio em acções que não quero vender para já, mas still). Devo ter recorrido ao SNS 3x na vida, as contribuições para a SS também não me trazem nada. Talvez um dia vá precisar de recorrer ao SNS, ou de subsídios da SS. Mas na vida que idealizo tal não vai acontecer, e facilmente punha esse dinheiro de lado a render alguma coisa. Na conjectura actual, a SS para mim não passa de um imposto (sei que não é, apesar de certos debates).

 

A SS não é um imposto, é um direito que te é atribuído e pelo qual as pessoas só o choram quando realmente precisam do mesmo.
Na vida que idealizas não precisarias de SNS porque serias extremamente rico e portanto não precisavas de um serviço público para ires ao hospital mas nessa mesma vida não existindo SNS em vez de pagares um valor irrisório por uma consulta andavas a pagar milhares de euros.

Eu ganho bem, desconto bem e não há um dia em que me arrependa dos descontos que faço para a SS e IRS porque eu tenho o passado e o presente de saber que preciso de um estado que me ajude na minha vida.
Eu também nunca tinha ido ao SNS, era atleta federado e sem qualquer problema de saúde e do dia para a noite acordei paralisado da perna direita, fui internado no hospital 2 semanas, tive de estar de baixa 9 meses e a fazer fisioterapia maior parte desse tempo e todos os mesmos tenho de tomar medicação no valor de 700€.
Eu também achava que descontava para algo que não usaria até ter precisado de o usar por isso é que desconto o meu com toda  a alegria e satisfação, para que as pessoas que realmente precisam não possam ficar descalças do dia para a noite sem quaisquer rendimentos frutos de um azar qualquer que não se controla.
Eu só sei que sem estado social, sem impostos e sem SNS, os privados tinham-me mandado mamar na quinta pata do cavalo quando tivesse de pagar milhares de euros por 2 semanas de internamento, tinha de deixar de pagar os meus compromissos porque não tinha baixa médica e provavelmente nem sequer dinheiro para pagar a medicação teria porque a medicação em Portugal custa 700€ mas nos EUA onde o SNS é algo inexistente custa 7k por mês, já para não falar das Ressonâncias Magnéticas anuais que tenho de fazer e de todas as análises das quais sou isento de pagamento.
Nunca desdenhem o SNS e os impostos que pagam, esperemos que não vá um dia o azar bater-vos à porta.

E já agora isto não é para ti, é para todos os que aqui passem e não entendam a dádiva que é ter um SNS. Eu também não o sabia e descurava até sentir na pele. E se puder mudar uma opinião que seja sobre o mesmo com base na experiência de merda que eu tive, já fico contente.
 

  • Like 15
  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 15 horas:

Eu sei, mas apesar de terem em comum esse progressismo a nível social, o plano económico é tão distante que não me faz sentido na mesma.

Não é obrigatório conhecer o programa dos partidos e a sua habitual agenda para votar neles, daí estas mudanças radicais. As pessoas que passam do BE para o IL gostavam mais do que a Catarina dizia e agora gostam mais do que o Cotrim diz.

Em vez de nos encherem a caixa de correio com panfletos era de valor um pequeno livro como se fosse um menu de um restaurante com todos os tópicos que cada partido defende. Era ler, ver o que vai mais de encontro ao que defendemos e votar. Para mim e para ti que proativamente vamos atrás da informação não é preciso, mas nem toda a gente vai e isso não deveria ser ignorado.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de paladino77, há 17 horas:

Sempre fui tendencialmente de esquerda, este bichinho da IL só surgiu porque olha, comecei a ganhar mais e os impostos também estão a subir para crl. É egoísmo, eu sei, mas é o que é. Faz-me comichão estar a pagar IRS sem ter capacidade financeira para sair de casa da mãe, faz-me confusão ter recebido 600€ no mês passado e ter descontado 1200€ (recebi um prémio em acções que não quero vender para já, mas still). Devo ter recorrido ao SNS 3x na vida, as contribuições para a SS também não me trazem nada. Talvez um dia vá precisar de recorrer ao SNS, ou de subsídios da SS. Mas na vida que idealizo tal não vai acontecer, e facilmente punha esse dinheiro de lado a render alguma coisa. Na conjectura actual, a SS para mim não passa de um imposto (sei que não é, apesar de certos debates).

Tens que ter em conta o conceito de estado social e solidariedade social. Os descontos para o SNS e para a SS não são só para ti, eles servem para que pessoas com menos capacidades tenham acesso a direitos fundamentais como a saúde ou algum rendimento caso fiquem desempregados. Um indivíduo que ganhe o ordenado mínimo sem a contribuição de pessoas que ganham mais nunca teria a possibilidade de ter cuidados médicos se não fosse o SNS. Se estivesses dependente só dos teus descontos para receber o subsídio de desemprego só o irias receber um par de meses.

Muitas vezes limitamo-nos a ver as coisas como só para nós, mas também temos que ter em conta os outros.

Também é necessário ter em conta que a IL, pelo que entendo, não é o fim do estado social. O que eles defendem é a ideia de o estado saber quanto custa atender um utente ou aluno no público e dar às pessoas esse valor em cheque para que usem no privado. Assim podes optar entre o público e o privado, se no privado tiveres que pagar mais esse valor sai do teu bolso.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 4 minutos:

Tens que ter em conta o conceito de estado social e solidariedade social. Os descontos para o SNS e para a SS não são só para ti, eles servem para que pessoas com menos capacidades tenham acesso a direitos fundamentais como a saúde ou algum rendimento caso fiquem desempregados. Um indivíduo que ganhe o ordenado mínimo sem a contribuição de pessoas que ganham mais nunca teria a possibilidade de ter cuidados médicos se não fosse o SNS. Se estivesses dependente só dos teus descontos para receber o subsídio de desemprego só o irias receber um par de meses.

Muitas vezes limitamo-nos a ver as coisas como só para nós, mas também temos que ter em conta os outros.

Também é necessário ter em conta que a IL, pelo que entendo, não é o fim do estado social. O que eles defendem é a ideia de o estado saber quanto custa atender um utente ou aluno no público e dar às pessoas esse valor em cheque para que usem no privado. Assim podes optar entre o público e o privado, se no privado tiveres que pagar mais esse valor sai do teu bolso.

Sim mas depois também propõem a taxa de imposto fixa a 15% para todos. É impossível manter o SNS, a educação e todas as funções do estado a funcionar com uma taxa de imposto assim. 

Na minha visão queriam aplicar um Starve the beast à Reagan.

Compartilhar este post


Link para o post

Já tem a exposição mediática que precisa na AR e agora tem o plus de já não ficar mais associado ao Benfica.

Profit

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 2 minutos:

curiosamente foi dispensado depois de exporem a hipocrisia dele.

qualquer altura em que fosse dispensado teria grande probabilidade de ser uma altura posterior a terem exposto a hipocrisia dele

Compartilhar este post


Link para o post

"À decisão do grupo liderado editorialmente por Octávio Ribeiro não foi alheia a crescente radicalização de direita que Ventura tem vindo a protagonizar, com discursos racistas anti-ciganos e, ainda, em defesa da prisão perpétua."

DN

 

Citação

 

CMTV dispensa André Ventura: "Recentemente foram ultrapassadas algumas linhas vermelhas"
 

19.05.2020 às 19h13

ANTÓNIO COTRIM

Direção da CMTV considera que as recentes posições do deputado do Chega colocam em causa os direitos previstos na Constituição. Era colunista do jornal e da televisão do grupo há vários anos. "Chegou uma altura em que considerámos que as suas posições colocavam em causa direitos previstos na Constituição", diz agora o diretor, Octávio Ribeiro

O deputado do Chega, André Ventura, vai deixar o seu espaço de comentário desportivo na CMTV, assim como a coluna que assinava no jornal "Correio da Manhã". A notícia foi avançada pela Visão e entretanto confirmada pelo Expresso por Octávio Ribeiro, diretor geral editorial do grupo Cofina.

"Foi uma decisão editorial. Acho que enquanto comentador fez a sua parte e foi sempre muito fiel ao projeto. Mas considero que recentemente foram ultrapassadas algumas linhas vermelhas e também já era altura de repensar os painéis", diz Octávio Ribeiro.

Garantindo que não está em causa qualquer tipo de censura, o diretor geral editorial da CMTV e do CM recusa adiantar quais os motivos específicos que levaram ao afastamento do líder do Chega da estação, mas deixa nas entrelinhas o que terá motivado a dispensa. "Eu nem sequer leio os artigos de opinião antes de saírem. Não se trata de censura, mas chegou uma altura em que considerámos que as suas posições colocavam em causa direitos previstos na Constituição, como o direito à vida e a igualdade dos cidadãos perante a lei", justifica.

Ainda de acordo com Octávio Ribeiro, Ventura reagiu de forma "muito civilizada" à decisão que foi tomada nos últimos dias pela direção e que foi comunicada ao deputado pelo diretor-executivo. Ao Expresso, André Ventura admite que foi feliz enquanto esteve a colaborar com o grupo, recusando-se a fazer mais comentários. "Saí a bem, é o que importa", afirma.

Embora a direção da CMTV e do CM recuse especificar as situações que conduziram à dispensa de André Ventura, fontes contactadas pelo Expresso dizem que a gota de água foi a proposta de confinamento para ciganos apresentada pelo deputado do Chega e que foi alvo de várias críticas por parte de Ricardo Quaresma nas redes sociais, assim como por várias associações e grupos parlamentares.

 

Expresso

 

 

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

×
×
  • Criar Novo...