Rōnin Publicado 29 Janeiro 2017 Basta ver o meu comentário antes do jogo, claro que tinha dúvidas, mas acreditava mesmo que ia ganhar o jogo. Acreditar é diferente de analisar. Estamos a misturar vontades com opiniões argumentadas. Também acreditava que ele poderia ganhar, mas é difícil de perceber a existência de cinismo tendo em conta o historial entre os dois? Prever que o Federer ganharia ao Nadal é prever que o Nadal desperdiçaria uma vantagem de 3-1 no quinto set. Alguma vez na vida alguém esperaria que o espanhol desperdiçasse uma vantagem destas frente ao suíço? Nunca na vida! Foi um encontro típico e atípico. Falava da violação que alguns diziam antes do jogo que o Federer ia levar, não falei do torneio em si, obviamente. Alguém escreveu isso? Não reparei. Fosse Roland Garros e até entenderia. Compartilhar este post Link para o post
Joao Pereira Publicado 29 Janeiro 2017 Nunca duvidei que o Federer ganhasse o Australian Open aos 35 anos, vindo de uma lesão, com 2 jogos à melhor de 5 sets, enfrentando o seu pior matchup no circuito. Nunca! 3 jogos Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 29 Janeiro 2017 Curioso falares de prepotência. Antes do jogo davas o Fed como derrotado nesta Final (não foste o único), agora vens com esse tipo de discurso... De que forma é eu dar essa opinião um sinal de prepotência? 3 jogos Estou a falar da análise à final. Compartilhar este post Link para o post
Hugo Jr. Publicado 29 Janeiro 2017 (editado) De que forma é eu dar essa opinião um sinal de prepotência? Nada, é só curioso. Quando chamei a atenção para as hipóteses do Fed mandaste a piada do Gel, e agora nós é que somos prepotentes por falar das antevisões precipitadas que a malta fez para aqui.. Editado 29 Janeiro 2017 por Hugo Jr. Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 29 Janeiro 2017 Acreditar é diferente de analisar. Estamos a misturar vontades com opiniões argumentadas. Também acreditava que ele poderia ganhar, mas é difícil de perceber a existência de cinismo tendo em conta o historial entre os dois? Prever que o Federer ganharia ao Nadal é prever que o Nadal desperdiçaria uma vantagem de 3-1 no quinto set. Alguma vez na vida alguém esperaria que o espanhol desperdiçasse uma vantagem destas frente ao suíço? Nunca na vida! Foi um encontro típico e atípico. Apenas falo antes do jogo, o favoritismo geral era do Nadal, a maioria das pessoas pensavam que o Nadal ganhava, alias, aqui no CMPT o Federer ia ser humilhado praticamente, só ia a jogo por ser obrigado... Eu tal como disse aqui, disse que o Federer ia ganhar, era a minha vontade, era no que eu acreditava e era a minha opinião. Ao contrário da grande maioria do CMPT, eu sempre disse que o Federer ia ganhar, para mim não foi uma surpresa e não compreendi o porque de todos o darem como derrotado. Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 29 Janeiro 2017 Nada, é só curioso. Quando chamei a atenção para as hipóteses do Fed mandaste a piada do Gel, e agora nós é que somos prepotentes por falar das antevisões precipitadas que a malta fez para aqui.. Este discurso de que o Federer já vai entrar derrotado, por favor... Claro que tem hipóteses, mesmo olhando para o historial. Interpretei o teu post de maneira diferente e saltei pronto a morder. Peço desculpa. :compinchas: Apenas falo antes do jogo, o favoritismo geral era do Nadal, a maioria das pessoas pensavam que o Nadal ganhava, alias, aqui no CMPT o Federer ia ser humilhado praticamente, só ia a jogo por ser obrigado... Eu tal como disse aqui, disse que o Federer ia ganhar, era a minha vontade, era no que eu acreditava e era a minha opinião. Ao contrário da grande maioria do CMPT, eu sempre disse que o Federer ia ganhar, para mim não foi uma surpresa e não compreendi o porque de todos o darem como derrotado. Então espero que atribuas a vitória ao Federer em todas as finais futuras que ele jogar. Dá sorte. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 29 Janeiro 2017 Já disseram tudo, mas venho só dizer aqui o seguinte: quem é que estava à rasca fisicamente a partir do terceiro set? O Nadal parecia um morto vivo quando estava por cima no quinto set, era tudo a ir às vantagens e ele a decidir os pontos em 2/3 pancadas. Até as pancadas longas já estavam a ir para o Federer :lol: Roger :heart: :heart: o maior de todos os tempos. Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 29 Janeiro 2017 Interpretei o teu post de maneira diferente e saltei pronto a morder. Peço desculpa. :compinchas: Então espero que atribuas a vitória ao Federer em todas as finais futuras que ele jogar. Dá sorte. :mrgreen: Apenas lhe atribuí a vitória antes da final e só quando soube que o adversário era o Nadal, nunca lhe atribuí a vitória antes do torneio ou antes de chegar à final. Apenas atribuí a vitória no duelo Federer vs Nadal, nada mais. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 29 Janeiro 2017 Eu também acredito em muita coisa, mas isto não se baseia em crenças. Tirando a patetice de comentários a falar em milagres à la Leicester e que ele não devia entrar no court, não estou a ver qual é o espanto de muita gente atribuir claro favoritismo ao Nadal. Vamos lá ver: - 30 anos vs. 35 anos; - Pese embora as inúmeras lesões, o espanhol é mais forte fisicamente; - Fora Wimbledon, o Federer tinha 0 vitórias nos outros 6 duelos entre ambos em finais de GS; - Em jogo jogado, ao longo da carreira, o Federer foi quase sempre comido da mesma maneira pelo Nadal. Direitas muito spinadas na esquerda, prolongamento dos pontos a favor do espanhol ou a qualidade no passing-shot a retirar a confiança ao suíço nas subidas à rede; - Estes dois últimos factores resultaram num bloqueio mental enorme que o Roger só superou a espaços. Em todo o histórico de encontros entre os dois, o Federer nunca conseguiu mais que duas vitórias seguidas e por várias vezes sofreu derrotas pesadas, ainda que não necessariamente reflectidas nos parciais. Lembro-me da final de Roland Garros em 2008 (ainda que com a atenuante da mononucleose), a meia-final de Miami em 2011 ou a final de Roma em 2013. Aliás, ainda que tenha cometido a proeza de recuperar de 1-3 para 6-3 no 5º set, houve ali uma fase no encontro menos boa em que a direita desapareceu, por exemplo. Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 29 Janeiro 2017 Eu também acredito em muita coisa, mas isto não se baseia em crenças. Tirando a patetice de comentários a falar em milagres à la Leicester e que ele não devia entrar no court, não estou a ver qual é o espanto de muita gente atribuir claro favoritismo ao Nadal. Vamos lá ver: - 30 anos vs. 35 anos; - Pese embora as inúmeras lesões, o espanhol é mais forte fisicamente; - Fora Wimbledon, o Federer tinha 0 vitórias nos outros 6 duelos entre ambos em finais de GS; - Em jogo jogado, ao longo da carreira, o Federer foi quase sempre comido da mesma maneira pelo Nadal. Direitas muito spinadas na esquerda, prolongamento dos pontos a favor do espanhol ou a qualidade no passing-shot a retirar a confiança ao suíço nas subidas à rede; - Estes dois últimos factores resultaram num bloqueio mental enorme que o Roger só superou a espaços. Em todo o histórico de encontros entre os dois, o Federer nunca conseguiu mais que duas vitórias seguidas e por várias vezes sofreu derrotas pesadas, ainda que não necessariamente reflectidas nos parciais. Lembro-me da final de Roland Garros em 2008 (ainda que com a atenuante da mononucleose), a meia-final de Miami em 2011 ou a final de Roma em 2013. Aliás, ainda que tenha cometido a proeza de recuperar de 1-3 para 6-3 no 5º set, houve ali uma fase no encontro menos boa em que a direita desapareceu, por exemplo. Isso é tudo verdade, mas era preciso ver os contextos e o que decorreu durante o torneio. Se é certo que 30 anos x 35 anos faz diferença, é uma diferença que é algo atenuada porque o Nadal, nos últimos 2/3 anos, teve uma quebra física absurda. Aliás, até perdeu massa muscular e focou-se mais noutros aspetos do jogo (tornar a direita mais chapada, esquerda mais flexível, serviço mais consistente e rápido, etc), mas perdeu muita da força que o caracterizava e também a capacidade de cobrir o court durante 5 horas seguidas, mesmo que fossem jogos consecutivos. Por outro lado, o Federer mesmo tendo 35 anos, já estava a disputar encontros ao quinto set mas sempre esteve muito forte em termos físicos e mentais nesse momento, algo que não o caracterizava de todo, aliás desde sempre. Sempre foi um tenista para ceder fisicamente no 5º set, mas isso não se estava a verificar aqui em Melbourne, chegava aos 5º sets até bastante fresco e com força mental. O terceiro set e a partir do break do Nadal no quinto (já nos jogos logo após o break esteve fenomenal, o Nadal só se estava a safar nas vantagens) foram de um nível muito elevado. Mesmo o primeiro set, sem grandes brilhantismos, teve uma percentagem de primeiros serviços completamente absurda. Para mim este jogo, como 80% dos jogos entre Federer e Nadal, são de detalhes, mas a chave do jogo foi a capacidade que o Federer deu à sua esquerda cruzada. Muitas vezes, era uma fraqueza (e continua a ser um dos pontos mais fracos do suiço) mas da mesma vieram grandes pancadas e mesmo algum winners que surpreenderam o Nadal. Antes, ia sempre em slice para se defender, mas raramente o vimos fazer isso...houve ali treino e também plano de jogo. Isso e também a percentagem de primeiro serviço que esteve muito boa nos sets que venceu. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 30 Janeiro 2017 Vencedores: - Singulares Masculino: Roger Federer [17] - Singulares Feminino: Serena Williams [2] - Pares Masculinos: Kontinen/Peers [4] - Pares Femininos: Safarova/Mattek-Sands [2] - Pares Mistos: Cabal/Spears - Juniores Singulares Masculino: Zsombor Piros [15] - Juniores Singulares Feminino: Marta Kostyuk [11] - Juniores Pares Masculinos: Hsu/Zhao [4] - Juniores Pares Femininos: Branstine/Andreescu [3] - Cadeira de Rodas Masculino: Gustavo Fernández - Cadeira de Rodas Feminino: Yui Kamiji [2] - Quad: Dylan Alcott [1] Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 30 Janeiro 2017 Isso é tudo verdade, mas era preciso ver os contextos e o que decorreu durante o torneio. Se é certo que 30 anos x 35 anos faz diferença, é uma diferença que é algo atenuada porque o Nadal, nos últimos 2/3 anos, teve uma quebra física absurda. Aliás, até perdeu massa muscular e focou-se mais noutros aspetos do jogo (tornar a direita mais chapada, esquerda mais flexível, serviço mais consistente e rápido, etc), mas perdeu muita da força que o caracterizava e também a capacidade de cobrir o court durante 5 horas seguidas, mesmo que fossem jogos consecutivos. Por outro lado, o Federer mesmo tendo 35 anos, já estava a disputar encontros ao quinto set mas sempre esteve muito forte em termos físicos e mentais nesse momento, algo que não o caracterizava de todo, aliás desde sempre. Sempre foi um tenista para ceder fisicamente no 5º set, mas isso não se estava a verificar aqui em Melbourne, chegava aos 5º sets até bastante fresco e com força mental. O terceiro set e a partir do break do Nadal no quinto (já nos jogos logo após o break esteve fenomenal, o Nadal só se estava a safar nas vantagens) foram de um nível muito elevado. Mesmo o primeiro set, sem grandes brilhantismos, teve uma percentagem de primeiros serviços completamente absurda. Para mim este jogo, como 80% dos jogos entre Federer e Nadal, são de detalhes, mas a chave do jogo foi a capacidade que o Federer deu à sua esquerda cruzada. Muitas vezes, era uma fraqueza (e continua a ser um dos pontos mais fracos do suiço) mas da mesma vieram grandes pancadas e mesmo algum winners que surpreenderam o Nadal. Antes, ia sempre em slice para se defender, mas raramente o vimos fazer isso...houve ali treino e também plano de jogo. Isso e também a percentagem de primeiro serviço que esteve muito boa nos sets que venceu. O contexto é importante, mas não nos diz assim tanto quando se trata de Nadal - Federer, exactamente por todo o histórico de confrontos entre ambos, é aí que quero chegar. Não concordo que a quebra física do Nadal tenha sido absurda nos últimos 2/3 anos. É verdade que já não é o monstro físico que era, mas continua muito bem nesse plano e as mudanças que tem consumado no seu jogo focam-se no objectivo de ter um estilo mais económico por preservação da sua condição, não tanto porque está a perder essa capacidade. Mesmo durante os encontros, nota-se que já não se esfola todo em certos pontos, porque sabe que dispõe de outras armas - como o serviço - que lhe permite ganhar pontos de forma mais rápida e menos nefasta para o seu corpo. Sim, ontem os pontos-chave estiveram a favor do Federer. Muito bem a esquerda, sobretudo cruzada, e bons números no capítulo do serviço (20 ases e 76 % de pontos ganhos com o 1º serviço). Depois ajudou o facto de não ter quebrado muito em termos mentais, principalmente no 5º set. Compartilhar este post Link para o post
Carmelo Anthony Publicado 15 Maio 2017 O Federer está fora de Roland Garros. Compartilhar este post Link para o post
Joao Pereira Publicado 15 Maio 2017 já estava mais do que à espera Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 15 Maio 2017 Vai ganhar Wimbledon e com jeitinho US Open também. Compartilhar este post Link para o post
Joao Pereira Publicado 15 Maio 2017 acaba o ano em número um. nah, o Rafa está a pontuar imenso nesta fase da temporada. a não ser que claudique para xuxu no hard, duvido. Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 15 Maio 2017 Os regressos milagrosos do Nadal costumam perder o seu efeito nessa altura. Compartilhar este post Link para o post
Hugo Jr. Publicado 15 Maio 2017 Os regressos milagrosos do Nadal costumam perder o seu efeito nessa altura. Estás-te a tornar um bocado repetitivo. Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 15 Maio 2017 Estás-te a tornar um bocado repetitivo. Não é só o Nadal, não te preocupes. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 15 Maio 2017 Boa decisão do Federer, na minha opinião. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 22 Maio 2017 O Pedro Sousa começou bem o qualifying de Roland Garros. Ganhou facilmente ao australiano Andrew Whittington por 64 61. Na 2ª ronda defronta o canadiano Steven Diez. Em caso de vitória decide a entrada no quadro principal com o vencedor do jogo entre o Teymuraz Gabashvili e o McKenzie McDonald. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 24 Maio 2017 O Pedro está a servir para seguir em frente. Neste momento está 63 54 E o Gabashvili já está à espera dele... Compartilhar este post Link para o post