Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sumudica by Night

Incêndio Pedrogão Grande: 64 vítimas mortais confirmadas

Publicações recomendadas

Eu demitia era alguns cidadãos. Pedir discurso populista em momentos destes. Vocês merecem é um Calvão da Silva todos os dias na vossa vida.

Compartilhar este post

Link para o post

Tive a ver algumas fotos da aldeia dos meus avós, e agora o directo da SIC da Pampilhosa da Serra. Tudo negro, até mete dó.

Compartilhar este post

Link para o post

Um bebé, de 1 mês, foi encontrado morto no concelho de Tábua. Os pais estão, também, entre as vítimas mortais.

Compartilhar este post

Link para o post

O Estado tem responsabilidades mas é, em primeiro lugar, em não pôr mão na cáfila (se é que não faz parte dela) que gravita à volta dos bombeiros, da proteção civil, à volta da compra, venda e aluguer de equipamentos, madeiras, etc.

Eu não percebo nada de reforma florestal ou ordenamento da mesma, pelo que não me meto por aí, embora me faça confusão que muita gente o faça a perceber menos que eu, mas duvido seriamente que seja assunto para meia-dúzia de meses ou que seja alguma espécie de solução milagrosa para estes problemas.

Seja como for, não deixa de ser um sinal da impotência do país como um todo. Acontece igual passado uns meses e não há capacidade para dominar ou atenuar as consequências.

Editado por UnReal

Compartilhar este post

Link para o post

Meu deus, como eu odeio esse gajo.

A fazer de porta voz da oposição que já não se pode queimar mais com este assunto.

Compartilhar este post

Link para o post

Cheiro a fumo que não se pode em Leiria. O bloco deve ter sido cancelado de tarde, operámos o último da manhã com um cheiro intenso a queimado lá. De tarde fui à Marinha e fumo durante todo o caminho mas sem qualquer foco visível, nem nada que se parecesse com a foto da última página.

Ao contrário do que li ai para tras, maximo respeito pela resiliência da MAI. O que é que ela pode fazer agora? Demitir-se? Ia ajudar em quê? Se se tivesse demitido depois de Pedrogão, isto não tinha acontecido? E se lá estivesse outro, demitia-se também? Mas qual é o país que consegue combater 500 e tal ignições num dia? Um país da nossa dimensão... Não há meios porque os bombeiros são voluntários, o que eles fazem qualquer um de nós faz se nos derem os equipamentos que eles têm. E não esticam, claro que há falta de meios porque se tiveres 5000 mil para meter em 4 grandes incêndios é uma coisa, para meter em 22 e com tudo em alerta vermelho é outra. É triste mas é real.

Reformar a floresta, reformar a formação de bombeiros a sério (com todo o respeito pelos nossos voluntários) que sejam profissionais e saibam combater o fogo com estratégias diferentes. Rolar cabeças não vai servir para absolutamente nada neste momento...

Compartilhar este post

Link para o post

Reformar a floresta, reformar a formação de bombeiros a sério (com todo o respeito pelos nossos voluntários) que sejam profissionais e saibam combater o fogo com estratégias diferentes. Rolar cabeças não vai servir para absolutamente nada neste momento...

Reformar a Proteção Civil também deve ser levado em linha de conta.

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz uma viagem de Lisboa à Figueira da Foz hoje, a partir de Loures (a8) já se notava um nevoeiro estranho e um cheiro a queimado bastante intenso. Fui vendo no waze a ver se aparecia algum aviso mas nada, lá para a zona de leiria onde houve bastante fogo ontem aquilo tava impossível, um nevoeiro de fumo e cinza, um cheiro a queimado do crl. Só rezava para que não cercasse a estrada :medinho: Mas pelo que ia vendo nas noticias e no facebook o incêndio foi ontem e hoje seria provavelmente os 'restos' de ontem, mas acredito que vi uns 2 ou 3 montes de fumo que seriam partes activas.

Como nunca tinha visto tal coisa, nem sei explicar ou transmitir o que é.

Compartilhar este post

Link para o post

Ao contrário do que li ai para tras, maximo respeito pela resiliência da MAI. O que é que ela pode fazer agora?

Não falar m*rda já era bem bom.

De resto, não podia fazer nada. Estamos na mão de deus.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto na Marinha Grande e Leiria foi demais, nunca vi uma coisa assim.

O Pinhal de Leiria morreu, ardeu tudo. Vocês se calhar não estão a ver bem, mas isto começou na Burinhosa, Alcobaça e lá para a meia noite já estava no praia do Osso da Baleia, são dezenas de quilómetros em menos de 12 horas.

O fogo passou pela Vila da Vieira de Leiria toda, para quem conhece pode calcular. Estiveram umas bombas de gasolina em risco, com pinhal ao lado. Tiveram que chamar um canhão de água da Base Aérea (um monstro, ocupa faixa e meia de estrada) que esteve destacado ao pé das bombas a mandar para lá com o canhão.

O meu irmão esteve a ajudar em casa de um amigo aqui na freguesia e disse-me que só visto. Conseguiram aguentar a casa do amigo, os bombeiros só chegaram já estava quase tudo apagado.

Melhor é que a empresa do meu irmão foi hoje de manhã arranjar o fornecimento de energia à antena do Siresp aqui da zona. Não funcionava desde meio da tarde de ontem. O que deve ter safado é que foi havendo sempre rede e a internet a funcionar.

Compartilhar este post

Link para o post

Ela não tem que se demitir, tem que ser despedida. Ela e quem está encarregue pela ANPC.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de pedrogão não estava a espera que voltasse a acontecer este ano. Não vale a pena culpar o governo ou a ministra, demissões não vão resolver nada. No máximo podemos atribuir culpas à sucessão de governos que contribuiu para chegarmos a este ponto.

O que me passa pela cabeça é como andamos nós a gastar fortuna em exércitos e marinhas e quando chega a estas alturas de nada servem?

Como crlo não vendemos a m*rda do submarinos e investimos o dinheiro em meios para combater os fogos?

Isto tende a ficar pior ano após ano e nós somos apanhados sempre sem capacidade de resposta. Se, depois deste ano, as coisas não mudarem então, podemos meter na cabeça que vamos ter tragédias destas todos os anos. Parecemos os Estados Unidos em relação às armas.

Compartilhar este post

Link para o post

Em Tomar desde a tarde caiu um nevoeiro de fumo que parecia que o sol já se tinha posto. Na rua ao fim de uns minutos custa a respirar e os olhos ficam a arder. Impressionante. Nem com fogos a centenas de metros de minha casa apanhei um fumo tão espesso, não sei se é ser pinhal ou algum impacto meteorológico, mas nunca vi nada assim. Imagino em Leiria, vários amigos meus a mandar os filhos para casa dos avós longe dali só preocupados em ter crianças a respirar aquele veneno.

Do que contando, muitas fábricas de Leiria e Marinha Grande começaram a parar máquinas e os supervisores a ir falar com as pessoas a perguntar quem queria sair e ir para casa.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto no pinhal de Leiria já se previa que mais cedo ou mais tarde ia acontecer... Eu vinha admirando-me de estar a passar ao lado dos incêndios. E quem é daqui da zona sabia que assim que começasse a arder, ia tudo à vida tal era a falta de limpeza.

Dá um aperto no estômago passar por lá e ver aquilo, e vai demorar decadas a recuperar.

Vamos lá ver se quando cortarem os pinheiros não vamos ter a destruição das dunas e o avanço das areias até às localidades vizinhas

Compartilhar este post

Link para o post

Em Tomar desde a tarde caiu um nevoeiro de fumo que parecia que o sol já se tinha posto. Na rua ao fim de uns minutos custa a respirar e os olhos ficam a arder. Impressionante. Nem com fogos a centenas de metros de minha casa apanhei um fumo tão espesso, não sei se é ser pinhal ou algum impacto meteorológico, mas nunca vi nada assim. Imagino em Leiria, vários amigos meus a mandar os filhos para casa dos avós longe dali só preocupados em ter crianças a respirar aquele veneno.

Do que contando, muitas fábricas de Leiria e Marinha Grande começaram a parar máquinas e os supervisores a ir falar com as pessoas a perguntar quem queria sair e ir para casa.

Verdade Giz, nunca vi nada assim aqui por Tomar. É necessário estar em casa com tudo fechado, o ar é mesmo tóxico. Eu hoje tinha de ir para Leiria mas com estas condições fiquei por cá, um gajo agora está sempre cheio de medo.

Compartilhar este post

Link para o post

"Passei a noite nas estradas entre Nelas, Viseu e Seia. Pude testemunhar o seguinte: não havia bombeiros em aldeias totalmente envoltas em chamas. Não havia rede de telemóvel num raio de centenas de quilómetros. Ninguém conseguia contactar com ninguém, incluindo a polícia e os bombeiros. A polícia dava informações erradas às pessoas, que as poderiam levar à morte. Os agentes da GNR, com a voz a tremer como crianças assustadas, pediam desculpa por não saberem nada. Completamente desorientados, cortavam estradas onde não era necessário, e permitiam que automobilistas entrassem em vias envoltas pelas chamas. Foi o caos total. O desespero. A uns 10 quilómetros de Seia, na estrada 231, a polícia deixou-me avançar em direcção a um armazém de pneus a arder à beira da estrada, ao lado de uma bomba de gasolina. Atravessei a massa negra de fumo, entrei num troço de estrada a arder. O asfalto estava em chamas, com vegetação ou outro material combustível incandescente cobrindo toda a faixa de rodagem. Em frente, labaredas colossais erguiam-se no meio do caminho e avançavam na minha direcção, trazidas pelo vento. Se um pneu do carro tivesse rebentado pelo fogo no pavimento, provavelmente não teria conseguido sair dali.

Fiz meia volta, voltei à povoação de Paranhos, onde as pessoas, com as casas, armazéns e carros a arder, esperavam ajuda, em vão. À revelia das indicações que me foram dadas, dirigi-me para Nelas, e consegui chegar a Viseu. Não sei o que aconteceu àquelas pessoas em Paranhos, que ficaram encurraladas entre os vários incêndios. Nos olhos delas, daquela mulher sozinha no seu carro, com os dois cães, daquele homem meio despido, rosto empastado de suor e fuligem, com um balde na mão para tentar salvar a casa e a família, vi total abandono, total impotência, total humilhação.

Como foi possível deixarmos que isto acontecesse outra vez? Como foi possível que, depois de Pedrógão, o país não se tivesse mobilizado, com todos os seus meios, como se se tratasse de uma guerra, de uma verdadeira catástrofe? Talvez por não ter acontecido em Lisboa? Só lá estamos a salvo. Vejam se compreendem: isto não é um fait-divers de Verão. É o fim do mundo."

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10155755352006064&set=a.80186666063.102826.730466063&type=3&theater

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade Giz, nunca vi nada assim aqui por Tomar. É necessário estar em casa com tudo fechado, o ar é mesmo tóxico. Eu hoje tinha de ir para Leiria mas com estas condições fiquei por cá, um gajo agora está sempre cheio de medo.

Tu és meu vizinho? :medinho:

Compartilhar este post

Link para o post

A ministra não se demite porque o Costa não aceita a demissão dela. Por ela ja se tinha metido ao fresco.

E isto não é bitaite, sei mesmo que é verdade.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...