Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mister Master

Um dia na vida do Sporting - 29/02 - E ao 616º dia, Bruno de Carvalho ressuscita

Publicações recomendadas

Fiz este post ontem por volta das 19 horas. Passaram, portanto, meras 27 horas e parece-me que já foi feito há várias semanas ou meses... Pelo menos já foi há quase 40 páginas atrás... Vamos, então atualizar:

A 60 minutos de terminar o período de votações apetece-me fazer um exercício com os vários cenários e implicações que vão estar "em cima da mesa" a partir de amanhã.

CENÁRIO 1

O Conselho Diretivo é destituído

Implicações:

•  
  • É marcada Assembleia Geral Eleitoral para 8 de setembro para a totalidade dos órgãos sociais do clube.
  • O clube entra oficialmente em período de campanha, com tudo o que isso envolve (candidatos de facto, putativos candidatos, formação de listas, definição de alianças, lavagem de roupa suja, etc...)
  • A Comissão de Gestão tem que entrar em funções a partir de segunda feira. Nem que seja por via da força com a polícia a assegurar a transição.
  • O Bruno, o Vieira e o Caeiro mantêm-se em funções como Comissão Executiva da SAD até 30 de junho. Vai ser uma semana interessante de seguir porque não se espera qualquer sensatez por parte desta Comissão. Prevejo um corropio ao nível de contratos assinados e compra e venda de jogadores com eventuais implicações futuras graves.
  • Tem que ser marcada uma AG para aprovação do Orçamento e Plano de Atividades. A Comissão de Fiscalização já emitiu parecer negativo em relação ao Orçamento do Bruno pelo que há necessidade de fazer um novo.
  • A Comissão de Gestão tem que preparar a nova época (no futebol e restantes modalidades), tem que procurar resolver a questão das rescisões, tem que arranjar 30 Milhões até ao final do mês, tem que falar com os bancos e com a CMVM sobre a reestruturação financeira. Só coisas fáceis de resolver...

CENÁRIO 2

O Conselho Diretivo mantém-se

Implicações:

•  
  • É marcada Assembleia Geral Eleitoral para 8 de setembro para o Conselho Fiscal e Disciplinar e para a Mesa da Assembleia Geral.
  • Não deverá haver grande frissom com essas eleições. O Subtil de Sousa e a Elsa Judas ganham tranquilamente.
  • Tem que ser marcada AG para aprovação do Orçamento e Plano de Atividades. Não será fácil consegui-lo antes das eleições de 8 de setembro. O Sporting arrisca-se a não ter Orçamento aprovado até meados de setembro, o que lhe criará vários embaraços.
  • Tem que levar à Assembleia Geral a alteração dos Estatutos que tinha previsto. O CD não pode continuar a funcionar com 7 elementos até 2021. O Bruno precisa de poderes para substituir os membros que entretanto se demitiram.
  • As relações na SAD vão extremar-se porque a Holdimo, valendo 30%, vai manifestar-se sempre em desacordo face às posições do acionista maioritário.
  • As relações com os bancos e CMVM também vão conhecer novas dificuldades, mas o CD vai ter que trabalhar duro para conseguir materializar os Empréstimos que estavam previstos.
  • Vai iniciar-se a guerra judicial com os 9 jogadores que rescindiram. Chegar a acordos será praticamente impossível. Pelo menos enquanto não houver uma primeira decisão judicial sobre a justa causa.

CENÁRIO 3 - O mais provável

Os resultados da AG são inconclusivos

Impugnações, pedidos de recontagens, providências cautelares... O manancial jurídico disponível é vasto. Ambos os lados podem recorrer à justiça para fazer valer as suas posições.

O clube fica literalmente ingerível. A novela continuará com episódios sucessivos. Ninguém saberá bem quem pode fazer o quê. Quem terá competências para representar o clube. Duas estruturas paralelas alegarão legitimidade. Os Tribunais serão chamados a intervir. As polícias serão chamadas a atuar. O poder político será chamado a meter ordem no clube.

A Federação e a Liga (e até a UEFA) ficam com um grave problema em mãos. Aceitar a inscrição do Sporting nos campeonatos ou não?

É o caos anunciado. Que só é bom para as audiências televisivas, candidatos a comentadores que ganham visibilidade e espaço de antena e para o pessoal das claques que apanham terreno livre para espalhar o seu evangelho...

Falhei em não antecipar um 4º cenário. Um em que os resultados foram conclusivos mas o Bruno continua a resistir. Na prática não é grande falha porque se pode juntar o que antecipei para os cenários 1 e 3. Fica confuso? Bem sei... Diz-se que a realidade ultrapassa a ficção e de facto não há imaginação suficiente num único cérebro para conseguir antecipar os cenários com que a realidade do Sporting nos vai confrontando.

Um reparo apenas em relação à minha lista de implicações: não previ que a Comissão de Gestão avançasse já para a nomeação de uma nova Comissão Executiva da SAD. Acho que não o deviam ter feito. Como essa Comissão Executiva terá que ser aprovada em Assembleia de Acionistas essa nomeação não terá qualquer efeito prático e trata-se apenas de colocar mais lenha na fogueira. Era escusado. Com nomeação do Sousa Cintra ou sem ela, o Bruno é e será presidente da Comissão Executiva da SAD até ao próximo sábado dia 30, data em que termina o seu mandato.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem?

Supostamente o treinador é do ambito da SAD e o BdC estava suspenso apenas no clube, por isso tem legitimadade para contratar este gajo.

Única salvação é se existir algum tempo experimental como existe no mercado de trabalho regular.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem?

Acho que a contratação não tem nada de ilegal. Agora supostamente como o contrato tem 3 anos o período experimental(que neste caso tem outro nome qualquer) é de 30 dias. Mas acho que alguém disse que se ele faz um jogo oficial ou até possivelmente sem o ser o período acaba. Isto fiando num jurista ou advogado que já não me lembro qual que foi comentar à televisão...

Compartilhar este post

Link para o post

Só vai haver paz quando alguém decidir espetar um projéctil no meio daquelas têmporas. Não há volta a dar ...

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem?

Se o treinador vai ser o Sinisa ou não, ninguém sabe. Mas ele assinou um contrato válido. Quem assinou pelo Sporting tinha toda a legitimidade e competência para o fazer. O Bruno nunca foi suspenso da presidência da SAD.

Compartilhar este post

Link para o post

Por falar em reddit fui à sub do Sporting e o comentário mais votado no tópico do "recuo" do BdC:

olinoreddit 39 pontos an hour ago

Opá, não sei se quero uma pessoa que não é sócia nem simpatizante a liderar o meu clube!

Genial! :prayer: :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Só vai haver paz quando alguém decidir espetar um projéctil no meio daquelas têmporas. Não há volta a dar ...

Basta derrotá-lo numas eleições, fazer uma auditoria ao clube e processá-lo por gestão danosa se houver caso disso, ou simplesmente a comunicação social deixar de ser caixa de ressonância do homem pelo nome do clickbait, entre outras coisas.

Espetar um balázio não é uma boa solução, é a solução fácil de quem age no calor do momento e não pensa sobre repercussões.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Fui-me deitar depois de o Bruno ter desistido de ser sportinguista, e agora acordo com esta notícia. O mais engraçado é que nem me apanhou de surpresa, era tão clarinho como a água que isto ia ser assim. Agora falha a impugnação e vai ter de lutar contra a destituição de sócio. E mesmo assim, expulso de sócio,não sei se a história acaba.

Compartilhar este post

Link para o post

Supostamente o treinador é do ambito da SAD e o BdC estava suspenso apenas no clube, por isso tem legitimadade para contratar este gajo.

Única salvação é se existir algum tempo experimental como existe no mercado de trabalho regular.

Acho que a contratação não tem nada de ilegal. Agora supostamente como o contrato tem 3 anos o período experimental(que neste caso tem outro nome qualquer) é de 30 dias. Mas acho que alguém disse que se ele faz um jogo oficial ou até possivelmente sem o ser o período acaba. Isto fiando num jurista ou advogado que já não me lembro qual que foi comentar à televisão...

Se o treinador vai ser o Sinisa ou não, ninguém sabe. Mas ele assinou um contrato válido. Quem assinou pelo Sporting tinha toda a legitimidade e competência para o fazer. O Bruno nunca foi suspenso da presidência da SAD.

Obrigado pelas respostas. Basicamente tamos f*didos...

Compartilhar este post

Link para o post

Ai lol.gif

Eu a pensar que era ele quem dominava, mas afinal é ele o submisso lol.gif

Ela tem todo o ar de quem lhe mete a trela e o passeia pelo quarto com uma laranja na boca.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Obrigado pelas respostas. Basicamente tamos f*didos...

O Sousa Cintra pode rescindir com o treinador porque ainda não passaram os 30 dias de período experimental. Mas sejamos sinceros, o Sousa Cintra vai querer levantar o menor número de ondas possíveis... O Sinisa deve continuar, salvo ter um trufo bastante superior na manga.

Compartilhar este post

Link para o post

Falou-se em auditoria às contas e o homem entrou em pânico.

Julgava que um presidente destituído em Assembleia Geral não se poderia apresentar como candidato no próximo ato eleitoral. Estou enganado ou isto é mais uma liberdade criativa do Brunito na análise aos estatutos?

Também tenho essa ideia. O Marta Soares veio dizer há dias que ele podia recandidatar-se mesmo sendo destituído, mas eu não confio propriamente nessa personagem.

De qualquer forma, ontem foi um bom dia para a subsistência do clube, apesar de tudo. Agora, importa saber algo muito importante: a comissão de gestão pode ou não tomar decisões de relevo?

É que, se a resposta for "sim", então há várias coisas a fazer (que são extensíveis ao futuro presidente, assim ele entre em funções):

- rescindir contrato com aquele pseudo-sujeito que é suposto vir treinar a equipa de futebol. O meu problema com ele nunca foi nem será desportivo, logo nem preciso de saber se é bom, mau ou assim-assim no exercício da sua profissão;

- no seguimento desta decisão, há que fazer tudo o que esteja ao alcance do clube para impedir que o Mário Machado ganhe as eleições para a liderança da Juve Leo. O primeiro combate é ideológico e o Sporting tem a obrigação de o travar, a vários níveis;

- falando da Juve Leo, há mais do que provas de que a claque esteve envolvida no pior incidente da história do clube. Nesse sentido, há que puxar dos testículos de aço e ir até às últimas consequências, mesmo que isso signifique retirar qualquer tipo de apoio à claque por parte do clube. Para além disso, espero pela instituição (acho que ainda não aconteceu) dos processos de expulsão de sócio de todos aqueles já capturados pelas autoridades e do Fernando Mendes, ex-presidente da claque. Futuramente, caso venha a ser provado o envolvimento de outros sócios do clube nesse incidente, de forma directa ou indirecta, espero que a expulsão seja também uma realidade proposta para cada um deles, sem excepção. Estou a incluir aqui toda a gente, até ao próprio Bruno de Carvalho;

- auditoria independente às contas da SAD. Precisamos de conhecer a realidade do que temos em mãos. Não aquela que nos têm vendido;

Muito mais haverá a fazer, mas assim de cabeça estes são os pontos mais importantes a curto prazo. Para além disso, e a título pessoal, o presidente da SAD indicado por esta comissão de gestão (o Sousa Cintra, portanto) ou o futuro presidente eleito ganhariam imensos pontos na minha consideração se convocassem uma conferência de imprensa para apresentar um pedido de desculpas formal e público a todos os atletas e restantes funcionários do Sporting presentes na Academia no dia 15 de Maio, e que foram vítimas daquilo que não mais se poderá repetir. Espero também que todos os jogadores, sem excepção, não recuem na sua intenção de rescindir contrato com o clube, e que o Sporting procure uma resolução o mais amigável possível com cada um deles, de forma a evitar possíveis indemnizações em tribunal e a ainda poder receber a compensação possível. Esta é uma lição que o clube tem de sentir na pele, para que deixe marcas difíceis de apagar e de esquecer.

Compartilhar este post

Link para o post

Mister Master, se quiseres continuar pelos temas musicais, eh pah ...

Van Halen - Can't Stop Loving You (o homem desiste de ser sócio, como a seguir grita juras de amor ao clube)

Ou então tens a (batida) do Extreminador "I'll be back", ou para ser diferente, do The Shinning, "Here's Johnny" mas com a adaptação "Here's Brunny"

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca quis votar a expulsão de alguém de sócio mas começo a ponderar seriamente nisso.

Compartilhar este post

Link para o post

eh pá, até eu já estou farto deste anormal

alguém lhe dê uma sova

Compartilhar este post

Link para o post

Da ultima vez que eu aqui entrei este tópico tinha 30 págs. Era só isto, boa noite e obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

ainda hoje ao almoço saiu-me um "aí ele disse isso? é como quando disse que não havia AG, e depois que não ia lá, entre inúmeras patranhas do género"... ficou tudo a olhar para mim, como se eu fosse o tontinho das conspirações. Já comecei a receber as sms "fdx tinhas razão, isto só acaba lá para o natal" 8-)

edit: btw, só um aparte, como é que ele consegue decidir impugnar a AG e decidir ir a eleições que a mesma AG decidiu? :mrgreen:

Editado por Cabeça de giz

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...