Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

Citação de AriGold76, há 1 hora:

Ainda ninguém disse Keizerball? :61_sob:

A forma como os jogadores se arrastam em campo é vergonhosa, por muito que queiram correr com o Treinador, com o presidente, com os dois ou com quer que seja há algo de que nunca deviam abdicar: Profissionalismo.

E depois olhamos para a "estrutura" e descobrimos nomes como Beto ou Hugo Viana... Isto sempre foi um desastre anunciado.

Olá

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 4 horas:

Deixem-me tentar fazer um texto estruturado (e a esta hora, depois de um dia de trabalho e no final da semana com os balanços do autocarro não será nada fácil) que responda aos quotes ao mesmo tempo que me permita explicar o meu ponto de vista.

Começando pelos casos particulares:

- O Montero estava em fim de linha no Sporting. Todos gostávamos muito dele, era uma espécie de coqueluche da nossa malta no CMPT. No entanto, é um avançado prestes a fazer 32 anos, em claro declínio na carreira, com várias lesões e que nem consensual era entre os adeptos. Deveria receber bem (se os rumores forem corretos, mais de um milhão de euros limpos anuais), pelo que assim se poupa perto de meio milhão de euros por um jogador que o mais provável era nem voltar a jogar, dado que anda lesionado desde Novembro.

- O Nani tem dois problemas: o desportivo e o económico.

Em termos desportivos já falei lá para trás, evidencia claras perdas nas suas faculdades físicas, eu próprio já tinha comentado durante um jogo que o Nani já nem pique tinha para disputar os lances divididos, e tem andado comido pelas lesões desde há uns três ou quatro anos. Poderia ter um papel importante enquanto líder pela sua experiência e para transmitir a mística do Sporting, não fosse o outro problema...

Que é a parte financeira. Já ouvi referidos vários valores para o seu vencimento anual, mas seja qual, anda sempre acima dos três milhões limpos anuais e pode ir até aos cinco. Acredito que a realidade ande algures pelo meio.

E é aqui que reside o problema: não podemos ter jogadores a receber isto. Seja o Nani, o Bas Dost ou o Messi. Não temos como suportar isto. Simplesmente não dá. Muito menos quando falamos de um jogador que já só ajuda desportivamente aos poucos e que a tendência é ajudar cada vez menos. Isto parece-me por demais evidente.

Quanto ao timing, pah, eu tenho uma teoria: em Janeiro estávamos em quatro frentes e ainda com chances legítimas de as vencer a todas. No final de Janeiro já tínhamos vencido uma, fomos arrumados de outra, e agora ficámos com pé e meio de fora da terceira. Chegados a este ponto, provavelmente o Varandas decidiu que era hora de arrumar a trouxa e começar a limpar a casa, porque é evidente que já não sacamos nada mais - a não ser a Taça, mas isso também é só um jogo e, convenhamos, a Taça de Portugal não é assim tão importante para nos levar a adiar a preparação da nova temporada.

O primeiro passo, aparentemente, está a ser aliviar a pauta salarial do plantel. Pah, Montero e Nani de falhar pagam os salários anuais de quatro ou cinco reforços, mais jovens e com potencial de retorno financeiro em futuras vendas.

Não esquecer que o Sporting está numa posição delicada em termos financeiros. Não dá para querer investir em jovens talentos enquanto se mantém uma pauta salarial elevada. Há escolhas a fazer. Na relação qualidade/custo, decidiu-se que o Nani não justifica o balúrdio que recebe. E sabem que mais? Concordo totalmente. Para muita pena minha, que até ia comprar uma camisola dele a próxima vez que fosse a Alvalade. Sempre foi dos meus jogadores favoritos. Como disse há uns posts, já o defendi muitas vezes neste fórum. Mas emoções à parte...

Quanto ao Acuña, enquadra-se o que disse há pouco: provavelmente, o Varandas não quis enfraquecer o plantel numa fase em que ainda estávamos em todas as frentes. Arriscou. Agora já não dá para o vender, acredito que seja no Verão.

Mas quem é que ia pagar por esses dois? Meu...

por norma ou hábito, costumamos ter uma certa tendência a discordar nos "pormenores" mesmo que nos "pormaiores" estejamos em linha, e é raro eu estar em linha com alguém, sinto-me o Jef do cmpt 🙂

desta vez tenho que dizer que o texto parece escrito por mim, só que em versão "bom".

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Fajo, há 9 horas:

Portanto fizeram um all in tipo Bdc? Top. É horrível como repetimos os mesmos erros em meses, sem palavras. Já vinhamos em queda há vários jogos, portanto a mim essa ideia não cola. Mais, se for isso pior ainda porque acreditaram na carochinha e arriscaram ao máximo. Desta forma, vão fazer cair o treinador e eles próprios. Brilhante.

Mas qual all in? Sequer acreditas no que escreveste?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 15 horas:

Nem sempre o rendimento desportivo ou financeiro é a única coisa a ter em conta num plantel de 25 jogadores, existem certos equilíbrios que só são alcançáveis com a presença de determinadas características, e se o Montero nesse aspeto é dispensável, o Nani não.

Das partes que mais se ignora por aqui.

Editado por El Shafto

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Syn, há 1 hora:

Essa do andar no clube errado se não se gosta de outros desportos para além do futebol lol

Agora vais dizer onde é que isso foi escrito.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso do ecletismo é tudo lindo e tal. Mas no final da época o que traz lucro (ou não) a um clube é o futebol. Um clube como o Sporting sem futebol não se conseguiria suster ao mesmo nível contudo o oposto seria perfeitamente possível financeiramente. Focar-se quase exclusivamente no futebol Já que 99% da massa associativa dos sócios e adeptos prefere ver o Sporting em futebol a ser em exclusivo campeão nacional do que ser campeão de tudo o resto e ficar em 4© no campeonato. Os troféus ficam bonitos na fotografia e no museu do Sporting mas não interessam muito em termos do que realmente importa ao adepto e ao clube que é o retorno financeiro. Futebol! 

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duluoz-, há 14 horas:

No sporting a bandeira é o ecletismo. Se só acordaste para isso hoje lamento mas andas no clube errado.

Quanto ao resto, o BlackHawk disse tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Continuo à espera que me mostres onde foi dito o que tu disseste.

Citação de Ticampos, há 4 minutos:

Isso do ecletismo é tudo lindo e tal. Mas no final da época o que traz lucro (ou não) a um clube é o futebol. Um clube como o Sporting sem futebol não se conseguiria suster ao mesmo nível contudo o oposto seria perfeitamente possível financeiramente. Ao Focar-se quase exclusivamente no futebol. Já que 99% da massa associativa dos sócios e adeptos prefere ver o Sporting em futebol a ser em exclusivo campeão nacional do que ser campeão de tudo o resto é ficar em 4© no campeonato. Os troféus ficam bonitos na fotografia e no museu do Sporting mas não interessa muito em termos do que realmente importa ao adepto e ao clube em termos de retorno financeiro. Futebol! 

Essa conversa do lucro é giro, principalmente quando é o futebol que afunda os clubes e suga todos os cêntimos das outras modalidades. Além disso o futebol é da SAD e o seu dinheiro não pode ser directamente usado nas outras modalidades que são do clube. Bem estaria o sporting se não tivesse o futebol e o seu buraco negro a sugar tudo.

Eu sei o que o adepto prefere e eu até dou preferência ao futebol. Mas se sou do sporting também tenho que ter a minima noção da sua génese e do seu ADN. E fingir que o ecletismo não conta para nada é simplesmente querer um clube que não é o sporting.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duluoz-, há 19 minutos:

O futebol é que afunda os clubes? Queria ver o Sporting com metade dos sócios se o futebol acabasse... E noutros clubes nem quero imaginar tal cenário. Toda a gente sabe que os sócios é que dão lucro e é o futebol que atrai os sócios. Isto sem contar com vendas de camisolas, direitos de transmissão, prémios de competição, etc... Etc... Ou tu acreditas que é o andebol ou o corta mato que vai suportar os salários do plantel de futebol? 

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duluoz-, há 1 hora:

Continuo à espera que me mostres onde foi dito o que tu disseste.

Essa conversa do lucro é giro, principalmente quando é o futebol que afunda os clubes e suga todos os cêntimos das outras modalidades. Além disso o futebol é da SAD e o seu dinheiro não pode ser directamente usado nas outras modalidades que são do clube. Bem estaria o sporting se não tivesse o futebol e o seu buraco negro a sugar tudo.

Eu sei o que o adepto prefere e eu até dou preferência ao futebol. Mas se sou do sporting também tenho que ter a minima noção da sua génese e do seu ADN. E fingir que o ecletismo não conta para nada é simplesmente querer um clube que não é o sporting.

Em teoria não pode, mas achas mesmo que o investimento que se fez nas modalidades foi feito só com patrocínios, quotas dos sócios e os seus próprios lucros? 

Compartilhar este post

Link para o post

As modalidades não aguentam sozinhas, pelo menos da forma como as conhecem em Alvalade. O futebol é que sustenta todo o universo das modalidades. Basta olhar para os outros clubes a nível nacional, ou são clubes relevantes a nível nacional no futebol, ou então são modalidades amadoras. Não há volta a dar, as modalidades nunca vão dar dinheiro a um clube, só prejuízo, isto se quisermos manter o nível competitivo suficiente.

O futebol tem de gerar receita para alimentar a sua modalidade e as outras, e não há mal nenhum nisto. 

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que há conferência da direção marcada para sexta feira, para fazer um balanço à situação do clube. Será interessante até para ver se o varandas reafirma a sua confiança no keizer, se este chegar lá 

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, se chegar lá. Não sei até que ponto um outro resultado que não seja a vitória amanhã não sentenciará o futuro do treinador.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ComiC, há 16 minutos:

Pois, se chegar lá. Não sei até que ponto um outro resultado que não seja a vitória amanhã não sentenciará o futuro do treinador.

só se perdermos amanhã e depois com o braga. caso contrário não acredito.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Cabeça de giz, há 1 minuto:

só se perdermos amanhã e depois com o braga. caso contrário não acredito.

és mesmo cabeça de giz pah

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 1 minuto:

és mesmo cabeça de giz pah

hoje estou com as minhas capacidades cognitivas algo debilitadas...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Cabeça de giz, há 1 minuto:

hoje estou com as minhas capacidades cognitivas algo debilitadas...

E nem editaste pah? amanhã já é com o braga crl 😄

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JGabriel, há 3 horas:

Em teoria não pode, mas achas mesmo que o investimento que se fez nas modalidades foi feito só com patrocínios, quotas dos sócios e os seus próprios lucros? 

Eu sei que não foi e isso pode dar chatice da grossa pois é desviar dinheiro dos accionistas.

Citação de Pickle Rick, há 1 hora:

As modalidades não aguentam sozinhas, pelo menos da forma como as conhecem em Alvalade. O futebol é que sustenta todo o universo das modalidades. Basta olhar para os outros clubes a nível nacional, ou são clubes relevantes a nível nacional no futebol, ou então são modalidades amadoras. Não há volta a dar, as modalidades nunca vão dar dinheiro a um clube, só prejuízo, isto se quisermos manter o nível competitivo suficiente.

O futebol tem de gerar receita para alimentar a sua modalidade e as outras, e não há mal nenhum nisto. 

Em teoria, o clube devido ao que ganha com o futebol providencia estruturas e condições às modalidades. E em teoria elas arranjam maneira de se tornarem auto-sustentáveis. Claro que isto é inconcebível quando se quer ganhar no imediato em vez de contruir bases.

Também é preciso ter noção que durante anos o futebol sorveu o dinheiro de diversas modalidades, ia literalmente às suas contas sacar o dinheiro que conseguiam angariar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 45 minutos:

E nem editaste pah? amanhã já é com o braga crl 😄

só reparei quando citaste, "tá fêto, tá fêto".

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Cabeça de giz, há 19 horas:

por norma ou hábito, costumamos ter uma certa tendência a discordar nos "pormenores" mesmo que nos "pormaiores" estejamos em linha, e é raro eu estar em linha com alguém, sinto-me o Jef do cmpt 🙂

desta vez tenho que dizer que o texto parece escrito por mim, só que em versão "bom".

Ora, lá encontrámos um tema em que estamos completamente alinhados. Bem, em tantos anos de casa que já lhes perdi a conta, alguma vez haveria de ser, ó Mosquito.

E já agora, para complementar o post anterior e porque fiquei com a ideia que dá a sensação de estar a defender o Varandas, quando não é isso que estou a fazer, uma nota sobre o nosso presidente.

Julgo que ele falhou. Falhou feio. Mas não na questão do Keizer ou do Peseiro, isso acaba por ser um pormenor na grande escala das coisas. Onde julgo que ele falhou, e temo que continue a falhar, é na abordagem à gestão do Sporting.

Ele foi eleito com o lema "Unir o Sporting" e é precisamente isso que ele está a fazer. O problema, grande, é que está a tentar fazê-lo agradando a todos. Está a tentar unir os sportinguistas agradando a toda a gente. Custa-me acreditar que um gajo como ele não saiba de antemão que é impossível agradar a todos. Isto até é de senso comum.

Olhando em retrospetiva, julgo que até teria sido melhor para ele que à data da tomada de posse estivéssemos já atrasados na luta pelo título. Assim ele poderia chegar e dizer que esta temporada seria difícil e que se iria trabalhar para tornar a equipa competitiva nos próximos anos, sem ser logo queimado pelo universo sportinguista. Só que até começámos a época com bons resultados e, seja por isso ou para não ser logo criticado, não o assumiu.

Teria sido muito melhor que o tivesse feito. Tirava pressão da equipa e baixava as expectativas dos adeptos, mas principalmente era desde logo assumido que este ano não tínhamos chances de atacar o título. Não tenho dúvidas que seria massacrado por uma parte dos adeptos e que não o fez precisamente por isso, para não alienar logo o apoio desses adeptos na tal tentativa de unir os sportinguistas, mas ele enquanto presidente tem é de ser fiel ao seu projeto e implementá-lo de facto, independentemente das críticas dos adeptos.

Ele há de aprender, se não o aprendeu até agora, que não vai unir os adeptos tentando agradar a todos. Ele vai unir os adeptos no dia em que o seu projeto desportivo começar a dar títulos. Para o seu projeto desportivo dar títulos, ele tem de lhe ser fiel e dizer abertamente quais os planos para lá chegar. Se os adeptos o criticarem, que critiquem. Um presidente do Sporting tem de estar preparado para ser criticado. Se até neste pequeno universo de sportinguistas que temos no CMPT há opiniões tão extremadas, nos milhões que existem pelo mundo fora haverá sempre quem não goste, quem não concorde e quem critique. Ele tem de aprender a lidar com isso, a dizer o que tem a dizer por mais que haja quem não goste, e a tomar as decisões que tem de tomar para levar adiante o seu projeto por mais que surjam críticas.

Até porque quem hoje o criticar estará cá para celebrar eventuais conquistas. Tudo depende do sucesso da sua gestão e esta não pode andar ao sabor das críticas.

Tldr: críticas. Nunca havia repetido este substantivo tantas vezes num só texto.

• Like 2
  • Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...