Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

[Liga NOS] Benfica 6-2 Braga (RF)

Publicações recomendadas

O pai tem razão num aspeto: o Braga tem alguma espécie de bloqueio mental contra o Benfica. Não será certamente propositado, mas há ali alguma pressão adicional que os jogadores do Braga sentem quando jogam contra o Benfica.

A malta desvaloriza demasiado a vertente psicológica que o histórico recente contra determinado adversário tem nos jogadores. Isso afecta. Muito. Jogar contra uma equipa com a qual é habitual perder acrescenta um nível adicional de pressão nos jogadores. Jogar contra uma equipa com a qual é habitual ganhar acrescenta um certo nível de confiança adicional. Em jogos resolvidos em detalhes, isso pode ser a diferença entre ganhar e perder.

Agora, não sei qual a origem disto. Não sei se os jogadores começaram a sentir na pele a história do Braga B e na ânsia de quererem mostrar que não estão a facilitar acabam por ceder à ansiedade, ou se simplesmente foi algo originado por uma série de derrotas naturais que se foram avolumando, mas que o Braga fica vários patamares abaixo do seu nível habitual quando joga contra o Benfica, fica. Não é por acaso que desde 2015 jogaram 11 vezes e perderam 10, empatando outro e não ganhando uma única vez. Isto é registo de uma equipa do fundo da tabela, não de uma equipa do topo. Já contra o Porto perderam 5 em 10 e contra o Sporting 5 em 11 no mesmo período de tempo, o que já é mais próximo da realidade.

Quanto ao resultado, julgo que ninguém esperava que o Braga sofresse seis golos, mas a verdade é que o Braga deste ano sofre golos com alguma regularidade (no tópico da Taça até brinquei com o facto de o comentador da Sport TV dizer que o Praiense, ao marcar um golo, tinha feito o que poucos tinham feito, quando até aí o mais normal era o Braga sofrer pelo menos um golo por jogo). Aconteceu que às oportunidades que costumam conceder todos os jogos juntou-se uma pouco habital capacidade concretizadora do Benfica e surgiu um resultado incomum. Acontece.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema do comentário anterior, é que ele falou em bloqueio mental, para não chamar outra coisa...

O tal bloqueio mental que o Benfica precisa de perder quando joga contra o Porto, ou na Europa?

E acho que estão a fazer do Braga, uma equipa que ainda não é. Querem fazer à força do Braga um candidato ao título, mas a meu ver não tem essa capacidade ainda, a diferença individual dos jogadores, ainda continua a ser muito grande.

Compartilhar este post

Link para o post

O nosso histórico contra o Braga tem sido favorável na Luz. No entanto, não me esqueço de algumas deslocações que tivemos na pedreira nos últimos anos. Fomos eliminados de uma  meia-final da LE contra eles e já apanhamos nas mãos deles nos primeiros anos do JJ. Não se lembram do Mossoró? Pois...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JonasThern, há 9 horas:

O tal bloqueio mental que o Benfica precisa de perder quando joga contra o Porto, ou na Europa?

Talvez. Conhecendo melhor a realidade do Sporting, lembro-me sempre de um caso clássico que nos afetou que muita malta aqui talvez não se lembre porque são demasiado novos para isso.

Quando o Nacional se tornou presença regular na Liga, a ida à Choupana era o jogo mais difícil da época para o Sporting, à excepção talvez da Luz e do Dragão. Entre 2003 e 2011, o Sporting disputou lá nove jogos e só ganhou uma vez. Esta vitória foi tão rara nesse período que ainda hoje me lembro bem desse jogo, ganho com um golo de um miúdo cheio de talento e potencial que, curiosamente, hoje é capitão do Sporting.

O Sporting não ia lá perder pontos de propósito e o Nacional não estava ao nosso nível, mas havia qualquer coisa entranhada na mente dos jogadores que os fazia parecer acanhados ao jogar lá.

Ao Braga está a acontecer algo parecido contra o Benfica.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 4 horas:

Talvez. Conhecendo melhor a realidade do Sporting, lembro-me sempre de um caso clássico que nos afetou que muita malta aqui talvez não se lembre porque são demasiado novos para isso.

Quando o Nacional se tornou presença regular na Liga, a ida à Choupana era o jogo mais difícil da época para o Sporting, à excepção talvez da Luz e do Dragão. Entre 2003 e 2011, o Sporting disputou lá nove jogos e só ganhou uma vez. Esta vitória foi tão rara nesse período que ainda hoje me lembro bem desse jogo, ganho com um golo de um miúdo cheio de talento e potencial que, curiosamente, hoje é capitão do Sporting.

O Sporting não ia lá perder pontos de propósito e o Nacional não estava ao nosso nível, mas havia qualquer coisa entranhada na mente dos jogadores que os fazia parecer acanhados ao jogar lá.

Era a porcaria do barulho da sirene :4_joy:

Compartilhar este post

Link para o post

Ou o Porto ir a Alvalade, não ganha um jogo lá, talvez desde o livre do Bruno Alves. 

Compartilhar este post

Link para o post

O bloqueio do Braga não é só contra o Benfica, embora seja mais recorrente contra o SLB, é de cada vez que se agigantam e começam a por em causa a habitual superioridade dos grandes. Foi assim com o Domingos, quando disputaram o título até ao fim com o Benfica e levaram 5 no Dragão, num banho de bola memorável, foi assim quando se puseram com conversas que já eram o 3º grande e levaram, imediatamente a seguir, na pá do pior Sporting da história e foi assim no f-d-s passado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 6 horas:

Mas o bloqueio de grandes contra equipas pequenos "tudo bem", ninguém se importa.

Se for um pequeno contra um grande é que é mais grave porque vem logo a bimbalhice toda e as teorias da conspiração.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Reverend, Em 25/12/2018 at 23:15:

É muito graças a parasitas como o Rui Santos que é quase impossível discutir futebol sem um gajo se chatear.

Mas também se entende o seu papel: sem polémicas, ele ia falar do quê?

O Rui Santos diz que aquele perfil não é dele:

Perfil falso no Twitter lança insinuações sobre Benfica-Braga em nome de Rui Santos. Jornalista vai denunciar

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, Em 27/12/2018 at 21:48:

O bloqueio do Braga não é só contra o Benfica, embora seja mais recorrente contra o SLB, é de cada vez que se agigantam e começam a por em causa a habitual superioridade dos grandes. Foi assim com o Domingos, quando disputaram o título até ao fim com o Benfica e levaram 5 no Dragão, num banho de bola memorável, foi assim quando se puseram com conversas que já eram o 3º grande e levaram, imediatamente a seguir, na pá do pior Sporting da história e foi assim no f-d-s passado.

Mesmo na época passada quando ainda podiam ficar em 2º e nós vamos lá empatar com 10.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 3 minutos:

E nós já tínhamos saudades do teu mau feitio.

Tu e poucos mais, o resto já nem se lembra :7_sweat_smile:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...