Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Alexis Ren

Catedral de Notre Dame em Paris está a arder

Publicações recomendadas

Citação de Black Hawk, há 11 minutos:

A teoria do "mas e Moçambique?" está a alastrar.

Mas onde quer alguém chegar com esta conversa? É que se formos por aí, se quisermos estabelecer graus de importância a desgraças, nenhuma desgraça o é, verdadeiramente.

Notre Dame ardeu? E depois, Pedrogão foi pior. Pedrogão? Isso nem tragédia foi, viram os incêndios na Califórnia? Califórnia? E os incêndios em XPTO? Isso na Califórnia não foi nada...

Bataclan? Que foi isso comparado com as Torres Gémeas? Pfff, e que foram as Torres Gémeas comparadas com o Boko Haram? Boko Haram? Que é isso comparado com o Ruanda?

E isso tudo comparado com o Holocausto?

Vai-se a ver e só existiu uma grande tragédia na história da Humanidade, todas as outras não o são porque pecam em proporção...

A malta tem de deixar de querer ser pseudointelectual e querer estabelecer graus de tragédia. O incêndio de Notre Dame é uma tragédia para a história social e coletiva de toda a civilização ocidental, assim como o são os atentados terroristas, os surtos de Ébola, os desastres naturais e as guerras espalhadas pelo mundo.

Nesta altura já considero que há gente que apenas faz isto para parecerem inteligentes e darem uma ideia de superioridade sobre os outros porque têm conhecimento de desgraças que os outros desconhecem.

Pobres almas.

Com o holocausto? Mas e os mortos dos gulag? O COMUNISMO MATOU MAIS DO QUE O NAZISMO!!

Compartilhar este post

Link para o post

A minha ideia é que a tese do "E Moçambique?" vem de dois fatores essenciais:

- O tuga é xenófobo e tem um complexo de inferioridade para com alguns países e as suas populações, entre os quais a França, mas também a Alemanha, a Espanha, por vezes a Itália, os Países Baixos ou os britânicos também. Em outros casos, o tuga é racista e não quer cá pessoas pintadas com uma tinta diferente.

- O tuga gosta de, no fundo, mostrar indignação com coisas, mostrando alternativas a essas, que, por não terem sido as opções tomadas, ficaram na cabeça deles como as mais adequadas. Há sempre um motivo de discórdia em qualquer coisa e ter uma opinião diferente demonstra inteligência e que não se é cordeiro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Wincing Hálldor, há 4 minutos:

A minha ideia é que a tese do "E Moçambique?" vem de dois fatores essenciais:

- O tuga é xenófobo e tem um complexo de inferioridade para com alguns países e as suas populações, entre os quais a França, mas também a Alemanha, a Espanha, por vezes a Itália, os Países Baixos ou os britânicos também. Em outros casos, o tuga é racista e não quer cá pessoas pintadas com uma tinta diferente.

- O tuga gosta de, no fundo, mostrar indignação com coisas, mostrando alternativas a essas, que, por não terem sido as opções tomadas, ficaram na cabeça deles como as mais adequadas. Há sempre um motivo de discórdia em qualquer coisa e ter uma opinião diferente demonstra inteligência e que não se é cordeiro.

O tuga é ignorante em relação a estas situações. Não entende a importância de um monumento e a sua perda.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 2 minutos:

O tuga é ignorante em relação a estas situações. Não entende a importância de um monumento e a sua perda.

E isto é verdade e entra na teoria do "Era só um edifício".

Compartilhar este post

Link para o post

para mim, o momento em que a cabeça da junta do meu fiat punto queimou é mais importante que o momento em que se queimaram os paus de madeira do notre dame

o mosteiro dos jerónimos estava em pior aspeto antes da manutenção

Compartilhar este post

Link para o post

A minha ideia é que os tugas gostam de achar que os tugas são isto e aquilo como se fossem únicos só para poderem dizer mal de outros tugas e insinuar que alguns tugas são melhores que outros tugas. Isso e tugas que se indignam porque outros tugas não se sentiram indignados com a mesma coisa.

• Like 5
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post

A tacanhez humana não conhece nacionalidades

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Siul, há 8 horas:

Tendo a concordar contigo. Mas e se o bombeiro fosse um familiar teu?

está aí o que disse depois.

Citação de IlidioMA, há 10 horas:

a não ser para a família do bombeiro, tem mais importância para a humanidade como um todo a Notre Dame que uma pessoa.

Não estou a dizer que não tenho pena do homem, longe disse, mas se tiver de fazer uma escala, a Notre Dame dá-me mais pena que uma pessoa. Pode ser frio, mas a Notre Dame estava ali há 800 anos, conta a história da humanidade como um todo. Sem estes testemunhos do nosso percurso evolutivo, o que somos? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 8 horas:

eu não fazia ideia que o corcunda de Notre Dame se chamava Quasimodo

Quasimodo é também um bar/discoteca bastante agradável 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, Em 16/04/2019 at 14:57:

a não ser para a família do bombeiro, tem mais importância para a humanidade como um todo a Notre Dame que uma pessoa.

A não ser para a família,...

E para os amigos do bombeiro? Namoradas? Ex? Para quem foi à mesma escola que ele? Para quem ele conhecia de vista? Para quem participava no mesmo fórum de internet que ele? Os vizinhos? Colegas? Quem ele ajudou durante o trabalho? ….

A que distância se tem de estar do homem para Notre Dame ser mais importante?

Pode ser frio

Diz que sim...

E se quiseres continuar, quantas pessoas importam mais para a humanidade que Notre Dame? Chuta forte.

Se uma pessoa não é mais importante para a humanidade como um todo é porque haverá um número de pessoas que será. Certamente que não são todas. Que número tens em mente? Ou que intervalo te parece razoável?

Sem estes testemunhos do nosso percurso evolutivo, o que somos? 

O que somos não sei. Agora quantos? Éramos os mesmos.

Mais um, menos um...

Somos mais de 7 mil milhões que diferença faz um ou menos um?

Se num cenário pós-apocalíptico a humanidade fossem 1000 pessoas que vivem em Paris, houvesse uma mangueira e tivesse a arder Notre Dame e uma pessoa ao lado o que seria mais importante para a humanidade? Quantos é que é temos de ser para uma vida ser mais ou menos importante que algo que não respira?

Se daqui a 100000 anos a humanidade se expandiu para fora deste mundo e somos tipo 7 mil milhões x 7 mil milhões pessoas. Será que 7 mil milhões de pessoas vão ser menos importantes que Notre Dame?

Citação de Ghelthon, Em 16/04/2019 at 15:05:

Concordo com o @IlidioMA, por acaso. A escala das coisas é incomparável. A história e legado da humanidade e da civilização são mais importantes do que uma pessoa. Mas claro, ainda bem que não aconteceu nada de grave.

Se também sabes fazer essas contas de x pessoas = 1 Notre Dame, mete aí a fórmula...

Citação de Black Hawk, há 16 horas:

A teoria do "mas e Moçambique?" está a alastrar.

Eu não faço ideia do que está a alastrar, mas parece-me que a questão é valida. Eu também digo. E Moçambique? E os milhões de pessoas que vão morrer de fome este ano? Quem tem dificuldades no acesso a agua? Quem tem falta de medicamentos? Quem passa uma vida de miséria no terceiro mundo a ser um escravo moderno enquanto bilionários enriquecem à custa do trabalho deles?

O senhor Bernard Arnault e família que estão no número 4 da Forbes com um Net Worth de 92.600.000.000 $ doaram 200 000 000€ para ajudar a reconstrução da catedral. Os 200 milhões nem são 0.025% do net worth do senhor e família. Estas pessoas acordaram um dia antes e podiam ter tentado ajudar pessoas que mal têm para comer com os 200 milhões. Podiam ter aumentado alguns dos trabalhadores deles a quem eles com certeza pagam o mínimo possível. Podiam ter tentado fazer a diferença na vida de alguém que vive num país de terceiro mundo onde as pessoas lutam todos os dias para chegar ao próximo e têm um governo corrupto que não faz nada por eles. Mas não...

Este senhor preferiu dar 200M para recuperar um edifício que iria sempre obviamente ser recuperado por um dos países mais ricos do mundo. Porquê? Boa publicidade? Vão meter uma placa com o nome dele lá perto? Aparece no jornal?

O homem estava a guardar os 200M para quê? O Iate tá a fazer um barulho estranho? Estava a pensar comprar uma ilha ? Uma startup?

Tu tendo 200M para ser um filantropo ias ajudar a recuperar um edifício que iria acabar a ser recuperado à mesma sem a tua intervenção?

Este senhor e família podem limpar o rabinho com notas até morrerem sem que isso faça alguma diferença no estilo de vida que levam. Estas pessoas preferiram ajudar a recuperar um objecto inanimado do que tentar salvar vidas. Porquê? Será que vêm a catedral do prédio de luxo deles? Será que o marketing da Louis Vuitton achou que era uma boa ideia? Quanto será que vale de publicidade a doação? O cliente da Louis Vuitton vai consumir mais se o dono doar 200M para ajudar quem tem pouco para comer ou se recuperar a Notre Dame? O que ia aparecer mais nos jornais? Dá para deduzir fiscalmente? Vai impressionar o amigo dele, o Sir Knight Lord Baron the third?

Eu acho que ninguém quer que não se recupere Notre Dame. Acho é que as pessoas não querem que haja tipos para quem 200M não fazem diferença nenhuma no estilo de vida que levam a decidir se dão o dinheiro para recuperar um objecto inanimado ou se tentam ajudar as mulheres que são forçadas a ter sexo em troca de ajuda humanitária em Moçambique.

Peço desculpa por ser um bronco do crl e pseudo-intelectual, mas para mim há graus de tragédias. É trágico que Notre Dame tenha ardido. É muito mais trágico que haja quem vai morrer hoje de fome. Para ti vai dar ao mesmo ou há diferenças? É o mesmo grau de tragédia arder carne como a tua ou pedra e madeira?

"Mas onde quer alguém chegar com esta conversa? É que se formos por aí, se quisermos estabelecer graus de importância a desgraças, nenhuma desgraça o é, verdadeiramente."

Mas que raio? Então é tudo a mesma coisa? Tem a mesma importância morrerem milhares de pessoas ou um edifício ser destruído?

Falas do Holocausto. Se durante o Holocausto houvesse um bilionário que tivesse 200M que podia ter doado perfeitamente à vontade sem fazer diferença no estilo de vida dele, não esperavas que o fizesse? Se um dia depois do Holocausto algum gajo decide aparecer e dar 200M para recuperar um edifício eu se pudesse perguntava: e o Holocausto? O edifício é mais importante que quem morria gaseificado num forno?

Para mim há dinheiro para tudo. Recuperar Notre Dame, ajudar Moçambique, quem não sabe o que vai comer ou beber hoje, todos aqueles que não levam uma vida digna... é só nos querer-mos ir busca-lo...

Eu acho que a grande maioria da humanidade dá mais importância a quem respira como nós do que a objectos inanimados. Eu gostava que o dinheiro fosse gasto de acordo com isso e acho que a maior parte de nós também preferia isso. Mas quem vive do seu trabalho não consegue fazer grande diferença... já quem vive do trabalho dos outros pode dar 200M com mais facilidade do que se calhar tu pedes uma entrada para o almoço. A maior parte das pessoas levantam-se, fazem o seu trabalho honesto e o que fica para elas mal lhes chega quanto mais para ajudar outros. É normal que a senhora Joana que está triste porque não tem dinheiro para fazer as férias que queria e vai para o Algarve pela 20ª vez, deu 5kg de arroz para o banco alimentar e mandou 10€ para Moçambique queira perguntar ao Bernardo que paga mais por qualquer refeição do que a Joana recebe num mês: e Moçambique? É normal que todos nós que pensamos "não tenho dinheiro para isso" a todas as horas do dia e mesmo assim abdicamos de algo que nos fazia falta para dar a quem ainda mais falta fazia, queira-mos perguntar ao senhor Bernardo que tem dinheiro para tudo e mais alguma coisa: e Moçambique?

Mas pronto isto é só demagogia e loucura de alguém de esquerda. Qualquer pessoa decente, ponderada, com juízo sabe que têm de existir bilionários e que eles é que devem decidir com a carteira deles se ajudam Moçambique ou reconstroem Notre Dame. Eles é que fazem o mundo andar para a frente, eles é que são homens a sério, cheios de mérito e sabedoria e podem e portanto são eles que devem escolher se é mais importante ajudar Moçambique ou um edifício. Obrigado aos nossos overlords por trabalharem mais que milhões de pessoas, levarem o mundo para a frente, criarem empregos, deterem jornais, televisões, publicações de internet, comprarem governos, explorarem pessoas...

Obrigado aos nossos overlords por fazerem de tudo para preservar este sistema onde eles vivem completamente à grande enquanto milhões estão na miséria. Obrigado por financiarem traidores de classe a defender a agenda deles, obrigado por comprarem políticos, instituições, países....

Obrigado por ajudarem a preservar a história social e coletiva de toda a civilização ocidental. O que seria de Notre Dame sem os nossos benevolentes overlords? Será que a Catedral tinha de levar na c*na para continuar a existir como as pessoas em Moçambique? Felizmente não temos que nos preocupar com isso porque o senhor Bernardo tinha 200M para a catedral...

Dispenso que expliquem a importância de Notre Dame que com certeza se devem estar a espumar para fazer. Em termos absolutos é obviamente muito importante e não quero minimizar de alguma forma. Gostava é que comparassem a importância relativamente a todas as injustiças que se passam hoje no mundo...

Expliquem porque é que é mais importante um marco da história social e colectiva da civilização ocidental do que as mulheres em Moçambique que hoje dão a c*na para poder comer. O senhor Bernardo escolheu ajudar a indefesa catedral de um dos países mais ricos do mundo que seria com certeza reconstruída do que essas mulheres. Quando eu gasto o meu dinheiro a comprar comida e não um whisky é porque a comida é mais importante para mim. Quando o senhor Bernardo gasta o dinheiro na catedral é porque para ele a catedral importa mais que quem dá a c*na para comer.

A vida é feita de escolhas. Este senhor escolheu ajudar a reconstrução de Notre Dame em vez de quem dá o corpo para comer, quem tem fome, quem não tem acesso a água... Vocês escolhiam o mesmo? Se tivessem a doar 200M para uma catedral que iria ser reconstruída sem a vossa doação, não eram capazes de pensar: E Moçambique? Como é possível não pensar e Moçambique?

Eu acho que ninguém diz que quer viver num mundo onde haja bilionários e não se repare a Notre Dame. Eu não quero é viver num onde há bilionários e estes prefiram reparar um edifício de um país rico da Europa que iria sempre acabar por ser restaurado do que alguém que tem fome. E não digam que o Benardo contribuiu com não sei quantos biliões para acabar com a fome. O Bernardo tinha 200M com que podia ajudar alguém a comer ou um edifício. O Bernardo escolheu ajudar o edificio que ia ser restaurado à mesma. Só isto...

Compartilhar este post

Link para o post

Pá queria editar o outro e desligar as notificações que recebi logo mail com a resposta do Gustavo. Não dá para tirar isto?

Editado por Stout

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje uma milf conhecida minha foi à biblioteca requisitar o corcunda de Notre dame. Como não ter tesão 

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém me pode explicar qual é a importância da Notre Dame para a humanidade?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Stout, há 55 minutos:

Se também sabes fazer essas contas de x pessoas = 1 Notre Dame, mete aí a fórmula...

Como é óbvio, as coisas não se põem nesses termos. E como é óbvio, não sou um robô insensível ao dizer isso.

Mas pá, no caso específico de incêndios, acho que é bastante fácil de entender que se arrisque mais para salvar um marco da humanidade, porque não é algo que se possa simplesmente "deixar arder" de forma leviana.

Quanto à questão do "gastar dinheiro na reconstrução vs pessoas a morrer à fome", normalmente isso é uma hipocrisia pegada, até porque normalmente as pessoas escrevem isso a partir de iPhones de 1000 euros. É muito fácil ser solidário com o dinheiro dos outros do que com o nosso, não é? As pessoas é que sabem como hão-de gastar o seu dinheiro, e como é óbvio isto vai dar-lhes benefícios (fiscais até, acho eu).

Este whataboutism é ridículo, é tapar o Sol com a peneira. Em vez de dizerem "gastar dinheiro num edifício quando há pessoas a morrer à fome", porque não dizem "vamos gastar dinheiro no edifício E ajudar quem está a morrer à fome"? As duas coisas não são exclusivas, penso eu.

Citação de Dominator, há 37 minutos:

É um pedaço importante da nossa História. Isso é mais do que suficiente.

Citação de Black Hawk, há 19 horas:

Nesta altura já considero que há gente que apenas faz isto para parecerem inteligentes e darem uma ideia de superioridade sobre os outros porque têm conhecimento de desgraças que os outros desconhecem.

Nem há pachorra. Pegam no que disse o parvo do Nilton e pronto, nem pensam no assunto. Provavelmente 90% do pessoal que diz isso nem dá um euro que seja para uma qualquer acção de solidariedade, mas são os primeiros a virar keyboard warriors - repito, enquanto escrevem nos seus iPhones de mil euros.

Hoje em dia critica-se tudo. O bom, o mau, o assim-assim... Tudo.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Dominator, há 1 hora:

Bom tema para a minha tese, muito obrigado pela ignorância ou indiferença. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 42 minutos:

Como é óbvio, as coisas não se põem nesses termos. E como é óbvio, não sou um robô insensível ao dizer isso.

"A história e legado da humanidade e da civilização são mais importantes do que uma pessoa " Valem quantas? Dizes esta m*rda e depois fazes que é insensível por as coisas nestes termos? Mas estamos a brincar? Não fui eu que pus as coisas nesses termos. Foste tu. Tu é que foste capaz de dizer que o "A história e legado da humanidade e da civilização são mais importantes do que uma pessoa" e agora não és um robô insensível para dizer quantas pessoas vale Notre Dame? Deixa-me rir....

Citação de Ghelthon, há 44 minutos:

Mas pá, no caso específico de incêndios, acho que é bastante fácil de entender que se arrisque mais para salvar um marco da humanidade, porque não é algo que se possa simplesmente "deixar arder" de forma leviana.

Claro que sim, também entendo. Entendo que o bombeiro ferido se sacrifique para salvar a Catedral.

Agora não entendo é que tu digas que a catedral que representa parte da história e legado da humanidade e da civilização é mais importante que a vida dele. Não sei como é que foste fazer esse cálculo, nem tu pareces saber. Se soubesses dizias quantas pessoas vale Notre Dame.

Citação de Ghelthon, há 48 minutos:

Quanto à questão do "gastar dinheiro na reconstrução vs pessoas a morrer à fome", normalmente isso é uma hipocrisia pegada, até porque normalmente as pessoas escrevem isso a partir de iPhones de 1000 euros. É muito fácil ser solidário com o dinheiro dos outros do que com o nosso, não é? As pessoas é que sabem como hão-de gastar o seu dinheiro, e como é óbvio isto vai dar-lhes benefícios (fiscais até, acho eu).

Portanto vens com a história dos iphones de mil euros quando eu tenho um HTC de 100 e pouco com o ecrã todo partido. Estás-me a perguntar what about quem tem um iphone de 1000 euros?

Claro que é muito fácil ser solidário com o dinheiro dos outros. Agora quando vais passar uma noite com os teus amigos, levas comida que ias comer e dás ao sem abrigo que te pediu alguma coisa? É fácil dares algo que ias comer dentro de 1 hora ou duas a um gajo que se calhar queria era 50 cêntimos para meter mais 0.01 na veia? Se calhar não é...

E se calhar para mim é mais difícil dar aquilo que eu ia comer quando não tenho dinheiro para viver como vivo durante mais 4 ou 5 meses do que a um gajo com 92.6 biliões de doláres dar 1 bilião. Eu não comi uma coisa que paguei porque achei que houvesse quem precisasse mais. Que diferença fez ao Bernardo dar 200 M? O que é que ele deixou de fazer com os 200M dele?

Citação de Ghelthon, há 58 minutos:

Este whataboutism é ridículo, é tapar o Sol com a peneira. Em vez de dizerem "gastar dinheiro num edifício quando há pessoas a morrer à fome", porque não dizem "vamos gastar dinheiro no edifício E ajudar quem está a morrer à fome"? As duas coisas não são exclusivas, penso eu.

Do post a que estás a responder:

"Para mim há dinheiro para tudo. Recuperar Notre Dame, ajudar Moçambique, quem não sabe o que vai comer ou beber hoje, todos aqueles que não levam uma vida digna... é só nos querer-mos ir busca-lo... " Passou ao lado? Estás a dizer-me isso para quê? Achas que eu acho que há dinheiro para haver quem beba moet, vista vuitton, ande de jacto privado e que não há guito para reparar Notre Dame?

Claro que as duas coisas não são exclusivas. Agora os 200M que o Bernardo tinha podiam podiam ser aplicados numa das duas causas ou distribuídos. Ele preferiu gastar o dinheiro todo para reconstruir um objecto inanimado num dos países mais ricos do mundo(que obviamente o ia reparar) do que a ajudar alguém a comer.

Devo ser eu que ponho tabaco a menos e não vejo como isto faz sentido...

Citação de Ghelthon, há 1 hora:

É um pedaço importante da nossa História. Isso é mais do que suficiente.

Nem há pachorra. Pegam no que disse o parvo do Nilton e pronto, nem pensam no assunto. Provavelmente 90% do pessoal que diz isso nem dá um euro que seja para uma qualquer acção de solidariedade, mas são os primeiros a virar keyboard warriors - repito, enquanto escrevem nos seus iPhones de mil euros.

Hoje em dia critica-se tudo. O bom, o mau, o assim-assim... Tudo.

Basicamente os bilionários fazem isto:

2yu2mu.jpgvia Imgflip Meme Generator

E tu what about iphones de 1000 euros? E quem não dá para solidariedade? Pá genial Ghelton. Genial....

e61.png

Iphones de 1000 euros? 1000 euros? Estás a brincar com isto? p*ta que pariu...

Um gajo não tem legitimidade para criticar um overlord porque tem um iphone de 1000 euros??

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto à questão da vida vs história, eu continuo a achar que sim. Não é algo que se possa deixar arder de forma descuidada, portanto acarreta algum risco - e sim, eu acho que vale o risco, e de certeza absoluta que os bombeiros que lá estiveram te diriam o mesmo. Mas no fundo isto é uma questão de opinião, não há uma resposta certa.

Relativamente a questão do dinheiro, estás a focar-te demasiado nos números. É absolutamente irrelevante se a pessoa é bilionária ou não, não existe qualquer obrigação de ser solidária. Além disso, ninguém tem o direito de julgar as dádivas dos outros.

O que eu quero destacar com o exemplo do iPhone, que claramente não percebeste, é destacar a hipocrisia da coisa: dizem que o X não ajuda Moçambique, mas provavelmente não ajudaram também ninguém. Se for preciso, são pessoas que fogem dos sacos do Banco Alimentar nos supermercados. Se for preciso, dizem que não têm dinheiro para ajudar, mas têm o tal iPhone de mil euros, o tal carro de 30 e tal mil euros, etc. Portanto, a maioria das pessoas não tem posição moral para julgar esse tipo de coisas - a não ser que estejamos a falar de missionários franciscanos.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu finalmente compreendi o porquê de Palmira me traumatizar e este não me afectar assim tanto.

Em Palmira os idiotas partiam aquilo com malícia, para apagar a história, e essa intenção, esse reconhecimento da importância dos monumentos e consequente destruição enraiveceu-me.

Isto foi um acidente, em Paris. Um efeito colateral. Custa mas não me traumatiza.

Compartilhar este post

Link para o post

@Stout rendo-me. Leva lá tu a bicicleta, não tenho pachorra para ler isso tudo, muito menos para responder. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...