Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Alexis Ren

Catedral de Notre Dame em Paris está a arder

Publicações recomendadas

Citação de IlidioMA, há 2 minutos:

@Stout rendo-me. Leva lá tu a bicicleta, não tenho pachorra para ler isso tudo, muito menos para responder. 

e tempo para te aperceberes das barbaridades que dizes?

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de Stout, há 3 horas:

Fiquei a saber que 200 milhões de euros são 0.025% de 96 mil milhões de dólares 😂 já para não falar que a família tem 35 mil milhões de dólares, a doação vem da parte de apenas um membro e que, obviamente, quase tudo o que eles têm é património ilíquido a preços de mercado e que não tem comparação com cash para gastar

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

As pessoas que doam esses milhões para a reconstrução da Notre Dame são reconhecidos mecenas da cultura.

Não é uma coisas pontual, é um costume.

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post

Mas vale a pena? Já hoje li pessoas a perguntar se os que doaram para Notre Dame também irão doar para a Madeira.

É deixar que sejam assim. Muitos são os mesmos que se indignaram com os refugiados porque também há pobres em Portugal, embora não mexam uma palha por estes.

É deixar. Wtv.

Editado por Black Hawk
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje em dia não é difícil escolher entre doar dinheiro a humanos ou outra coisa.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade seja dita, só se chega a bilionário dessa magnitude estando a cagar-se para certas moralidades da vida. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 44 minutos:

Verdade seja dita, só se chega a bilionário dessa magnitude estando a cagar-se para certas moralidades da vida. 

Ou herdando.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 3 horas:

Quanto à questão da vida vs história, eu continuo a achar que sim. Não é algo que se possa deixar arder de forma descuidada, portanto acarreta algum risco - e sim, eu acho que vale o risco, e de certeza absoluta que os bombeiros que lá estiveram te diriam o mesmo. Mas no fundo isto é uma questão de opinião, não há uma resposta certa.

Relativamente a questão do dinheiro, estás a focar-te demasiado nos números. É absolutamente irrelevante se a pessoa é bilionária ou não, não existe qualquer obrigação de ser solidária. Além disso, ninguém tem o direito de julgar as dádivas dos outros.

O que eu quero destacar com o exemplo do iPhone, que claramente não percebeste, é destacar a hipocrisia da coisa: dizem que o X não ajuda Moçambique, mas provavelmente não ajudaram também ninguém. Se for preciso, são pessoas que fogem dos sacos do Banco Alimentar nos supermercados. Se for preciso, dizem que não têm dinheiro para ajudar, mas têm o tal iPhone de mil euros, o tal carro de 30 e tal mil euros, etc. Portanto, a maioria das pessoas não tem posição moral para julgar esse tipo de coisas - a não ser que estejamos a falar de missionários franciscanos.

Pá eu não consigo dizer que uma coisa vale mais que uma vida. Para ti o bombeiro não tem a mesma importância que Notre Dame....

E o Ilidio vale o quê? Uns Jerónimos? Uma pedra do Stonehenge? Cum crl como é que conseguem por as coisas nestes termos?

Os bombeiros que estavam lá escolheram estar lá. Se eles arriscaram a vida deles foi uma decisão que eles tomaram. Eu não me sinto em condições de dizer que uma coisa vale mais que uma vida, de fazer comparações ou cálculos...

Não, não é irrelevante se a pessoa é bilionária. Achas que quem chegou a bilionário não explorou ninguém para conseguir esse estatuto? Os milhões que estão no terceiro mundo a trabalhar em condições de quase escravatura e que ajudam a formar estes bilionários não contam? Achas que é possível chegar a bilionário sem passar por cima de ninguém?

Sim não percebi o exemplo do Iphone. Nem é um bitaite que li centenas de vezes na net, nem gera memes nem nada....

https://knowyourmeme.com/memes/capitalism-made-your-iphone

protests-capitalism-resist-capitalism-us

Tão genial o argumento do iphone que nem entrou no meu cérebro...

Pá desculpa lá.. falas no whataboutism e depois vens com essa do Iphone...

Não sabes se eu tenho um Iphone ou não. Não fazes puto ideia de como vivo a minha vida. Mas vens com a conversa do Iphone para descredibilizar o argumento que eu estou a fazer. Porquê? Não valia se fosse do Iphone? Do meu ZTE de ecrã partido vale? Se eu Stout estou a falar para ti para que é que me vens falar de Iphones? Whataboutism?

Se for um monge budista a dizer que é errado haver alguém que pode dar 200 milhões para recuperar um edifício enquanto tens pessoas a morrer à fome tu dizes-lhe o quê? Esse chão que dormes é muito liso! Essa fatiota é feita de seda e estás aí a falar nos pobres!!  Ou dizes-lhe que há gente a dizer a mesma coisa num iphone de 1000 euros e por isso o que ele diz não conta?

Citação de IlidioMA, há 3 horas:

@Stout rendo-me. Leva lá tu a bicicleta, não tenho pachorra para ler isso tudo, muito menos para responder. 

Excelente Ilídio. Para mim vales mais que qualquer coisa Ilidio. Espero que também te sintas com mais valor do que qualquer objecto inanimado...

Citação de ElliotReid13, há 2 horas:

Fiquei a saber que 200 milhões de euros são 0.025% de 96 mil milhões de dólares 😂 já para não falar que a família tem 35 mil milhões de dólares, a doação vem da parte de apenas um membro e que, obviamente, quase tudo o que eles têm é património ilíquido a preços de mercado e que não tem comparação com cash para gastar

Ah pronto. Como me enganei numa virgula e é 0.25% já destrói o argumento todo...

Pá eu digo que segundo a Forbes a familia tem 92.6B USD, se tu sabes mais já não sei, mas acredito....hoje até dizem que valem 93.7B ...

E a conversa do liquido e ilíquido.... mais ou menos liquido arranjaram 200M para um edifício que ia ser restaurado por um governo rico, mas no dia anterior não quiseram mandar para Moçambique...

Vai-se a ver e a família se calhar nem tem 35 mil milhões!! Vê lá bem isso! E quase não têm liquidez os coitadinhos! Aquilo sim é que é uma vida de sofrimento e trabalho!

Mas pronto isto quase nem vale a pena. Só respondo mesmo porque há mais a ler, só para ti não tinha paciência...

Citação de Rōnin, há 1 hora:

Errado. O Elliot vai-te explicar como é que eles trabalham milhões de vezes mais duro, merecem milhões de vezes mais que o comum dos mortais e como é que e justo que haja quem não tenha para comer e para quem seja virtualmente indiferente limpar o cú a notas ou papel higiénico.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JorgeFerreira, Em 16/04/2019 at 15:31:

Provavelmente não soube dos polícias. O post dele foi bem antes aquele que também refere os dois polícias feridos. Vamos tentar não criar conflitos desnecessários, era importante que o bom senso imperasse no tópico.

Bem boa, ia lá na descontra

Compartilhar este post

Link para o post

Digam-me um user que tenha lido os posts do Stout. DIGAM-ME UM!

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de Stout, há 5 horas:

A forma como te "enganaste" numa vírgula para servir o teu argumento diz o suficiente do contorcionismo que estás disposto a fazer para levar o debate à exaustão. Mas o pessoal vai-te conhecendo, Stout... Aliás, esse último parágrafo cheira a frustração e falta de ideias ao longe! 😁

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bruno2, há 5 horas:

Enfim, que comentário tão indecoroso. Refletindo um pouco, não te dá vergonha teres escrito essa porcaria?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JorgeFerreira, há 1 hora:

Enfim, que comentário tão indecoroso. Refletindo um pouco, não te dá vergonha teres escrito essa porcaria?

Não, abraço! 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Wincing Hálldor, Em 16/04/2019 at 23:26:

- O tuga gosta de, no fundo, mostrar indignação com coisas, mostrando alternativas a essas, que, por não terem sido as opções tomadas, ficaram na cabeça deles como as mais adequadas. Há sempre um motivo de discórdia em qualquer coisa e ter uma opinião diferente demonstra inteligência e que não se é cordeiro.

Parece a liga pipoca não é, wincing? 😁

Compartilhar este post

Link para o post

@Stout, o facto de achares que eu estava a falar de ti explica muita coisa da tua argumentação, mas... não é o caso. Estava a generalizar, não a falar de ti.

E acho que não vale a pena continuar, se não consegues entender onde eu quero chegar com o exemplo do iPhone ou do carro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Wincing Hálldor, Em 16/04/2019 at 23:26:

A minha ideia é que a tese do "E Moçambique?" vem de dois fatores essenciais:

- O tuga é xenófobo e tem um complexo de inferioridade para com alguns países e as suas populações, entre os quais a França, mas também a Alemanha, a Espanha, por vezes a Itália, os Países Baixos ou os britânicos também. Em outros casos, o tuga é racista e não quer cá pessoas pintadas com uma tinta diferente.

- O tuga gosta de, no fundo, mostrar indignação com coisas, mostrando alternativas a essas, que, por não terem sido as opções tomadas, ficaram na cabeça deles como as mais adequadas. Há sempre um motivo de discórdia em qualquer coisa e ter uma opinião diferente demonstra inteligência e que não se é cordeiro.

Citação de Mayday, Em 16/04/2019 at 23:31:

O tuga é ignorante em relação a estas situações. Não entende a importância de um monumento e a sua perda.

Citação de UnReal, Em 16/04/2019 at 23:36:

A minha ideia é que os tugas gostam de achar que os tugas são isto e aquilo como se fossem únicos só para poderem dizer mal de outros tugas e insinuar que alguns tugas são melhores que outros tugas. Isso e tugas que se indignam porque outros tugas não se sentiram indignados com a mesma coisa.

Citação de Mo Salah, Em 16/04/2019 at 23:37:

Ate ao respirar os tugas incomodam. 

Incomoda-me bastante que se utilize o termo "tuga" de forma tão natural. Já me irritei mais com o assunto, depois deixei andar, tornei-me indiferente, e agora regressou em absoluto o meu incómodo. Por isto, que o Wincing escreveu.: O tuga é xenófobo

Percebo que as gerações mais novas não partilhem este meu incómodo. Eu explico-o assim:

Citação

Tuga(s) em tempo foi utilizado como termo depreciativo para designar o(s) portugues(es).

O termo tuga popularizou-se durante os anos 1960, no decurso da dita "Guerra Colonial", como expressão para designar os portugueses por parte dos guerilheiros e oposição independentista africana em geral. Tinha como contraponto o termo turra (para terrorista, influenciada por gíria turra ["andar às turras"], usado pelos portugueses para designar os guerrilheiros independentistas). Ambas as expressões foram, nessa época, entendidas como depreciativas, por serem usadas pelo inimigo.

Um exemplo adicional numa obra mais recente que releva a conotação depreciativa do termo, in : " (…) Ma-Tuga no mato. Imagens sobre os portugueses em discursos rurais moçambicanos * (…) * «Tuga» é um termo algo depreciativo utilizado, em especial nos contextos urbanos, para definir portugueses.(…)"

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tuga

Citação

A palavra «tuga» é de facto pejorativa.
Surgiu em contraponto à palavra «turra» («terrorista») que os colonos portugueses em África usavam para designar os que, com armas, se opunham ao colonialismo.
Surgiu na década de 60, já em plena luta armada de libertação nacional.
Eu próprio a usava, já inserido na luta clandestina do MPLA em Luanda, para falar dos «soldados portugueses em Ángola». «Turra-Tuga» é uma dicotomia que faz parte integrante da luta anticolonial e que, já se vê, define o «lado mau» da luta.
Por isso eu desde o início considerei que a palavra tinha sido muito mal escolhida para a selecção portuguesa devido à carga guerreira, colonial e incivilizada, porque parece homenagear um dos períodos mais tristes da História de Portugal.
Em sentido mais amplo temos a expressão «pula» (os imigrantes africanos tratam, invariavelmente, os brancos por esta palavra).

https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tuga/10062

Coisas de outros tempos que, aparentemente, retirámos demasiado depressa da nossa consciência coletiva.

Citação de Mayday, há 15 horas:

Digam-me um user que tenha lido os posts do Stout. DIGAM-ME UM!

O Stout é, neste momento, o candidato nº 1 a estrear a minha lista de ignore. É que não há sequer paciência...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bruno2, há 20 horas:

Citação de JorgeFerreira, há 14 horas:

Citação de bruno2, há 13 horas:

Não, abraço! 

LOL

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 12 horas:

Incomoda-me bastante que se utilize o termo "tuga" de forma tão natural. Já me irritei mais com o assunto, depois deixei andar, tornei-me indiferente, e agora regressou em absoluto o meu incómodo. Por isto, que o Wincing escreveu.: O tuga é xenófobo

Percebo que as gerações mais novas não partilhem este meu incómodo. Eu explico-o assim:

Coisas de outros tempos que, aparentemente, retirámos demasiado depressa da nossa consciência coletiva.

Percebo o porquê do teu incómodo, da mesma maneira que percebo que para a malta mais nova não seja. Fui a Angola 3 vezes e nos dias hoje por vezes referem tugas sem qualquer sentido depreciativo.

Paralalemente compreendo que um africano que tenha vivido esses tempos se sinta ofendido se lhe chamarem preto, enquanto que para os mais novos é um bocado indiferente, sendo até normal os amigos o chamarem de preto.

Para mim tuga e preto é o que é, uma caraterística. Sei que há muita gente que discorda disto e prefere prolongar as dores do passado, mas eu não tenho de carregar as conotações todas do passado, prefiro carregar a minha contemporaneidade.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 1 hora:

Percebo o porquê do teu incómodo, da mesma maneira que percebo que para a malta mais nova não seja. Fui a Angola 3 vezes e nos dias hoje por vezes referem tugas sem qualquer sentido depreciativo.

Paralalemente compreendo que um africano que tenha vivido esses tempos se sinta ofendido se lhe chamarem preto, enquanto que para os mais novos é um bocado indiferente, sendo até normal os amigos o chamarem de preto.

Para mim tuga e preto é o que é, uma caraterística. Sei que há muita gente que discorda disto e prefere prolongar as dores do passado, mas eu não tenho de carregar as conotações todas do passado, prefiro carregar a minha contemporaneidade.

Tenho um colega meu que é preto e quando se refere a outros nao gosta de dizer a palavra preto entao diz "black". Ja lhe perguntei porque é que noutra lingua é menos ofensivo :4_joy:

Compartilhar este post

Link para o post

para dar aqui um pouco de perspectiva sobre o que estava a querer dizer (e não, não fui mal interpretado, disse o que quis dizer), vamos fazer uma viagem no tempo e no espaço.

Em 1690 (por aí, estou a contar isto de cor) dá-se uma revolta naquilo que hoje em dia é a Grécia, que na altura fazia parte do Império Otomano, que foi apoiada pelas potências Europeias. Aliás, a coisa até se deu ao contrário: no contexto de guerra já existente entre as potências europeias e o Império Otomano, os gregos aproveitarem para lançar uma rebelião para atingir a independência. Uma das potências que se lançou sobre a Grécia para socorrer os gregos/derrotar os turcos foi a República de Veneza, à época uma grandiosa potência naval (se bem que já em declínio), e que séculos antes fora detentora de vário territórios, insulares ou não, da actual Grécia e ainda se via como legítima clamante da sua recuperação.

Como a revolta ganhasse terreno, a guarnição turca da cidade de Atenas recuou para a Acrópole (basicamente o Partenon) barricou-se lá, fortificou-o, encheu-o de armamento e munições, pronta a resistir até à morte (ou até chegarem reforços enviados pela Porta, o que chegasse primeiro). Nessa ocasião grande parte dos civis que eram etnoreligiosamente turcos também se refugiaram no Partenon, temendo um pogrom. 

Pois bem, durante a batalha, a marinha veneziana disparou um morteiro que veio a acertar nos paióis de munições turcos, causando uma explosão monumental. Essa explosão teve com dupla causa imediata a destruição quase total do Partenon, transformando-o na ruína que hoje vemos (sim, o Partenon estava em bom estado de conservação até essa data); e ao mesmo tempo morreram cerca de 300 pessoas, entre soldados e civis. A batalha, essa, ficou praticamente decidida.

O meu ponto: a humanidade, volvidos que estão três séculos e picos, hoje em dia chora mais a destruição do Partenon ou a morte dessas trezentas pessoas?

E deixo já a resposta - não apareçam metafísicos com boas teorias e melhores intenções a responder de contrário  - chora-se mais o Partenon. As trezentas pessoas já ninguém sequer se lembra delas. Passaram à história, sem deixar rodapé (como genericamente todos nós o faremos); Biblicamente se diria que voltaram ao pó de onde vieram. 

Está certo? Está errado? É triste? É cruel? É frio? É inumano? Talvez seja isso tudo. Mas é a inescapável condição da voracidade dos tempos que a todos nos apaga, sem deixar rasto. Mas os Partenons, as Notre Dames, as Pirâmides de Gizé, os Coliseus, esses sim resistem a essa voracidade. São firmes testemunhos do que somos, do que construímos, do que podemos alcançar, da nossa identidade. Sem eles não temos memória, não temos história, não temos nada superior ao hoje, ao pão nosso de cada dia, ao efémero. Seriamos pouco mais que macacos sem pêlo, que nada deixam atrás de si para os ligar às gerações vindouras.

Quem não entende que a Notre Dame é mais importante que si, está cheio de si próprio, pleno de efemeridade, repleto de quotidiano, vazio de tudo mais. 

• Like 2
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...