Ir para conteúdo
Ticampos

Politica Internacional

Publicações recomendadas

Muito interessante o comunicado do Chelsea/Roman, principalmente por falar em guerra na Ucrânia. Não operações militares, não conflito, mas guerra.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 8 minutos:

sim, certo, a Russia tem avançado, como dá para ver no mapa em baixo. Mas a esta altura ainda não tomou nenhuma capital de provincia (hj caiu Kherson, a primeira). Sumy e Chernihiv no norte andam a ser fustigadas desde quinta e resiste; em Kharkiv foram aparentemente parados mesmo. Kyiv resiste ainda - e a Ucranai tem o azer de ter uma capital a 10 km da fronteira com um inimigo.

2560px-2022_Russian_invasion_of_Ukraine.

ou seja, se a Ucrania tivesse a capital mais ao meio do país - como é tido como o ideal para um país - se fosse ali em Cherkassy, quantas semanas demorariam os Russos a tomá-la?

Longe de mim elogiar os Russo, mas não falamos de uma coisa propriamente pequena. Há um motivo porque os exércitos raramente chegaram em condições a Moscovo, são km e km de estepe que se não tiver gelo está cheia de lama, que só permite andar nas estradas. Para além disso, o grosso da resistência é obviamente na frente de batalha e a Ucrânia levou as tropas para as cidades.

LzxREln.jpg

syvqfbP.jpg

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 3 minutos:

O problema é que neste momento é uma negociação sem que o outro lado dê nada sem ser parar.

Perder os territorios, perder a ligação ao ocidente, perder o governo...a sensação que vai dar aos resistentes é que lutaram para nada.

Já eu acho que os ucranianos fizeram muito bem em tentar resistir. Essa sensação fará com que não sejam dominados tão facilmente pelos russos depois de um cessar fogo. Lembrarão-se sempre das mortes macabras que os russos provocaram. Dificultando a ocupação deles. 

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 1 hora:

Certo

mas vamos analisar.

A Russia é um país - vá dois, com o apêndice Lukashenko. A NATO congrega, sei lá, uma série deles. É diferente haver um país que diz uma coisa, ou uma conjunção de vários a fazê-lo. Como é diferente um país sozinho e isoladamente decidir fazer uma coisa, pq lhe interessa, pq lhe dá na veneta, do que uma acção concertada de uma série de nações. 

Não é que um coisa feita por vários se torne logo boa. Mas haver backing up de várias nações, é bem diferente - em termos de legitimidade - de um orgulhosamente só agir sózinho. 

Não podemos andar a dizer que o que está aqui em causa é a independência e soberania de um Estado para depois andar com malabarismos quando os invasores somos nós.

Citação de antifa, há 43 minutos:
Já eu, apesar de todos os falhanços Russos, cada vez mais concordo com o post deste gajo.

À medida que a destruição se acumula, mais vejo reações emocionais e não racionais ao conflito.

Vejo muita gente com sede de sangue e de vingança, quando honestamente, um cessar fogo acordado, e até digo mais, uma rendição, era o que melhor podia acontecer a todos. Ou melhor, a todos menos aqueles a quem o desequilibro na balança que isto pode gerar dá jeito.

Já se inundou a Síria com armas, tornando os civis em combatentes de vários lados para desequilibrar os equilíbrios já frágeis de poder no Médio Oriente, agora surgiu a oportunidade no Leste Europeu e querem tornar isto interminável.

Se por um lado concordo que já faltou mais para se aplaudir um esquadrão de cavalaria Ucraniana a desfilar por Moscovo, reservo algumas dúvidas relativamente à rendição.

Acho que é tarde demais. Neste momento estamos a apostar tudo na queda do regime russo e na vitória da Ucrânia. Isto porque a situação já não é, nem nunca ficará apenas por aqui. No meu entender, se tal não acontecer, poderemos ter aqui um problema para o futuro, tanto da parte da Rússia como, eventualmente, por parte da própria Ucrânia. A permanência de um sentimento de terem combatido "sozinhos" é um risco enorme, a meu ver.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 1 hora:

Amanhã faz uma semana que escrevi aqui que mais valia capitular e deixar aos Russos o ónus de quererem ou não bater em mortos e hoje mantenho a posição.

Honestamente acho que no contexto internacional a Ucrânia ganharia mais em tentar negociar a tal posição de neutralidade, antes de haver guerra total, do que sair disto politicamente ou militarmente sabe-se lá como e com a infraestrutura civil e industrial toda rebentada, em cima de milhares de mortos.

É f*dido serem outros a decidir o que podes ou não fazer? É. Mas mais f*dido é andares umas décadas para trás em 15 dias e no fundo seres na mesma um proxy.

A questão é: e se os ucranianos não se rendessem? Iríamos mesmo deixar os ucranianos morrer sem possibilidade de resposta? 

Que sinal isso daria ao Putin? Que figura faria a Europa perante o mundo? Iríamos demonstrar que se nos baterem ficamos a pedir mais?

Temos um fantasma do krl que ainda não tem 100 anos e temos outro há 200 (Napoleão). 

Se é justo os ucranianos pagarem por estes fantasmas? Não, mas se eles não demonstram fraqueza porque é que nós deveremos mostrar que somos fracos? É que o fantasma tb é deles e eles estão dispostos a o combater.

A Ucrânia tornou se uma situação impossível. Não existe nenhuma opção minimamente boa.

Talvez esta opção seja mais emocional que racional mas a verdade é que a racionalidade, pragmatismo e diplomacia europeia fez nos chegar aqui e agora ficar impávido perante uma ameaça destas serviria apenas para a acicatar a Rússia a ir mais longe. Talvez não amanhã, no próximo ano mas ia acontecer. Putin esperou anos para ir da Tchetchênia a Geórgia, outros 6 anos da Geórgia a Crimeia\Donbass e outros 8 para ir da Crimeia\Donbass a totalidade da Ucrânia.

Ele sabe esperar e mesmo que fosse outro para o lugar dele, o precedente estava aberto

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 7 minutos:

Longe de mim elogiar os Russo, mas não falamos de uma coisa propriamente pequena. Há um motivo porque os exércitos raramente chegaram em condições a Moscovo, são km e km de estepe que se não tiver gelo está cheia de lama, que só permite andar nas estradas. Para além disso, o grosso da resistência é obviamente na frente de batalha e a Ucrânia levou as tropas para as cidades.

LzxREln.jpg

Reparem que o Porto ainda está dentro da Ucrânia, já Lisboa já foi com o crl.
Como sempre só há uma Invicta. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, Agora:

Mas os russos já desembarcaram em Vila do Conde e estão a fazer um cerco feroz. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 4 minutos:

O coração do rei D. Pedro IV de Portugal - Invicta de Azul e Branco

ai aguenta, aguenta...

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês são malucos se acham que se conquista o Porto.

Compartilhar este post

Link para o post

A China e Taiwan estiveram alinhados aquando... Do bombardeamento da embaixada chinesa na Jugoslávia por parte da NATO. 🤔

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Apocalypse Now, há 1 minuto:

português de bem

Preparar a candidatura para sub do Putin

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 21 minutos:

Já eu acho que os ucranianos fizeram muito bem em tentar resistir. Essa sensação fará com que não sejam dominados tão facilmente pelos russos depois de um cessar fogo. Lembrarão-se sempre das mortes macabras que os russos provocaram. Dificultando a ocupação deles. 

eu não acho que os Ucranianos façam bem ou façam mal em resistir.

O que eu acho é que se eles escolheram colectivamente e em massa resistir - e nota-se que é uma escolha bastante ampla na sociedade ucraniana - a tese do @antifa não vai colher entre aquele povo. Por muito arguta, coerente e mais benéfica para eles que seja a tese, eles escolheram resistir. Heck, até padres andam a recolher garrafas para se fazer cocktails molotov. Se até um padre choses violence, não há "vá, desistam lá, que será melhor para vós" que ressoe naqueles corações.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 14 minutos:

Os russos não duravam 20 minutos de guerrilha nas Caxinas.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 2 minutos:

eu não acho que os Ucranianos façam bem ou façam mal em resistir.

O que eu acho é que se eles escolheram colectivamente e em massa resistir - e nota-se que é uma escolha bastante ampla na sociedade ucraniana - a tese do @antifa não vai colher entre aquele povo. Por muito arguta, coerente e mais benéfica para eles que seja a tese, eles escolheram resistir. Heck, até padres andam a recolher garrafas para se fazer cocktails molotov. Se até um padre choses violence, não há "vá, desistam lá, que será melhor para vós" que ressoe naqueles corações.

Desde quando é que a religião não escolhe a violência quando lhe dá jeito?

Não puxes pelo meu ateísmo e anti-deismo krl!

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 4 minutos:

Os russos não duravam 20 minutos de guerrilha nas Caxinas.

wDxKd5V.jpg

Até te trinco crl! 

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post

Conseguiam imaginar uma estátua ao coronel macaco líder em frente ao dragão em homenagem aos seus feitos na guerra Porto vs Rússia?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, Agora:

Conseguiam imaginar uma estátua ao coronel macaco líder em frente ao dragão em homenagem aos seus feitos na guerra Porto vs Rússia?

Sorte que a do Serginho já está feita. É so mudar para o centro da cidade.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 26 minutos:

Porto e Vigo na mesma nação ❤️

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...