Che Publicado 27 Setembro 2022 A DPR official confirmed to me that Russia is likely to elevate its special military operation to an anti-terrorist operation following the results of the referendums for Russian realignment and warned the Kiev regime may be labeled a terrorist state if it launches attacks on the regions. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 27 Setembro 2022 Citação de IlidioMA, há 18 minutos: Mas seja como for, nem o Irão nem a Arábia Saudita entraram por ali adentro, e muito menos o fizeram com intensão declarada de anexar partes do Iemen para si. A Arábia Saudita, com cinismo, até pode alegar uma coisa muito lógica de "não podemos ter um vizinho nosso completamente de pantanas, isto desestabiliza as nossas fronteiras". Ui, isso foi causus belli desde que existe guerra. A AS e um conjunto de países árabes (com os estados unidos na retaguarda) invadiram e bombardearam o Iémen (2015?) com a justificativa de que o governo do Iémen recebia apoio do Irão. Como com as armas químicas no Iraque nunca houve prova disso. Não anexaram territórios, mas substituíram um governo por via do belicismo. Os xiitas eram perigosos para as fronteiras sauditas, por isso colocaram fantoches sunitas. E para manterem as suas fronteiras seguras financiam eles, agora. Para os EUA está ok. Ficou uma guerra civil? Está ok desde que não seja o Irão a ter influência no território. Enfim, eu entendo a posição da Alemanha. Vai comprar o gás a quem o tiver neste momento disponível e comprá-lo-á até ter uma solução melhor e menos sujeita a realpolitiks. O importante é amenizar o impacto da guerra na Ucrânia e garantir reservas porque ninguém sabe quando é que isto acaba. Depois logo se vê. Sines com o gás Americano? Energia nuclear? Agora, é incoerente? É. Tal como já tinha sido o negócio da Von der Leyen com os Cazaques. Citação de IlidioMA, há 41 minutos: Desde a ditadura, à corrupção, à pobreza, à fome, a haver duas comunidades etnoreligiosas distintas, a o Iemen do Sul estar muito desiludido com a reunificação de 1990, primavera árabe, Presidente - o antigo - que estava lá desde 1978, jogadas des bastidores da Arábia Saudita e do Irão, drones americanos a bombadearem campos de treino des islamistas, enfim, o Iemen, como a Síria, não de explica de um só jorro. Certo que não mas falamos da influência saudita no território do Iémen pós 2015. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 27 Setembro 2022 Citação de Mayday, há 2 horas: A Rússia anexou a Crimeia em 2014 e a Alemanha continou a aquecer o país e a fazer funcionar a industria com gás Russo. Por isso, claro que é incoerência e hipocrisia. A Alemanha tem um problema interno grave em mãos e está-se a cagar para a o Iémen. A Alemanha se pudesse já tinha arranjado maneira de concertar as coisas com a Rússia. Tanto é que hoje lhes tiraram grande parte da motivação para isso. 1 Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 28 Setembro 2022 (editado) Desculpa só responder hoje mas entre trabalho, cansaço e também querer pensar um pouco e dar uma resposta estruturada só consigo agora. Tenho várias ideias na mente e provavelmente a escrever vou até me esquecer metade delas mas aqui vai. Se me permitires, dividiria a minha respostas em duas partes e vou apenas agora tratar de uma. Citação de Pavel, há 21 horas: Queria relacionar o teu ponto da quebra da economia russa com o moralmente certo/errado. A economia russa não quebrou como expectável mas para lá caminha, assim como a UE por arrasto. A questão do moralmente certo ou errado acaba por entrar aqui. É moralmente correto ajudar a Ucrânia, claro. Ao mesmo tempo, não será moralmente errado (em específico para países como os EUA) países com problemas internos infinitos, que mesmo antes da guerra (EUA) já tinham problemas que hoje em dia são associados a países em desenvolvimento (health care, homelessness, mesmo a questão das prisões), atirarem dinheiro para, inevitavelmente, alimentar uma guerra (mesmo estando correto a 100% defender um estado soberano cujo território foi invadido) na qual nem sequer partilham do mesmo sentimento que é natural existir na Europa. A proximidade e solidariedade com um país vizinho. Se alguém colocar a moralidade como um dos mottos dos EUA nesta guerra, só precisa de olhar para o seu passado, nos últimos 20, 30, 50 anos (é indiferente lol) comprovar que esse nunca foi o objetivo. Isto resume a envolvência a interesses geopolíticos e financeiros. Se isto é óbvio? Provavelmente. Se está certo? Para mim não. E ainda faz menos sentido, ainda que estando do mesmo lado, andar à boleia de um país que (agora voltando ao gás) até tem interesses completamente opostos aos idealizados, em especial pela Alemanha. Com isto critico não as sanções mas a associação (que acaba por ser intrínseca com a existência da NATO e a influência exercida pelos EUA através da mesma) com um estado que não está em nada disto pelo mesmo que "nós". Não seria possível ter agido, dentro do interesse comum europeu (que apesar de cada vez mais divergências claramente existe nem que seja com a energia), em nome próprio e acautelando para aqueles que vivem em países da EU e não têm capacidade para suportar constantes aumentos do custo de vida? Creio que já entraríamos em complexidades que mesmo eu não consigo desenvolver ou entender a sua viabilidade, contudo, parece-me ter sido (e ainda ser e ainda será, porque tendo em conta a não mudança de postura, é bastante possível que mesmo depois da Ucrânia voltem a estalar conflitos por aí) mais por aí que a UE falhou. Também concordo que a complacência não seria solução outra vez. Nenhum pais, nação, federação ou aliança politico-militar é desinteressada seja em que ação for. Creio que podemos todos trabalhar dentro deste framework. Todo o ser humano funciona por interesse, todo o ser humano é falso, todo o ser humano esconde parte da sua natureza para continuar a ser aceite na sociedade onde vive. Dai que é impossível fugir à hipocrisia que o Jimpo falava. Exatamente por isto a esmagadora maioria europeus preocupam-se mais com a Ucrânia do que com a Siria. Por isso a Europa rompe com a Russia e faz acordos com o Uzebequistão e com a Arábia Saudita. Por isso a Europa continua a comprar bens em quantidades industriais à China. Por isso a Europa continua a tirar proveito da desflorestação da Amazónia por muita retórica que tenha. Agora isto não funciona só para a Europa. Funciona para os USA, para a China, para a Russia, para a India, para o Japão, para a Arabia Saudita, para Cuba, etc... Tudo o que se pode legitimamente acusar a Europa de fazer todos os outros fazem e não, a Europa não é a única instituição\nação\whatever que faz isto e que ao mesmo tempo diz ao mundo que é quem está mortalmente certa. A China utiliza o comércio e as redes sociais para propagar os seus interesses económicos e (sim, também) morais, tal como a Russia e (por exemplo) o Irão acusam o Ocidente de serem moralmente decadentes e de que as suas respetivas versões de sociedade é que são as boas e puras (tal como a Europa apregoa os valores "ocidentais", seja isso o que for). Sobre os USA acho que nem é preciso falar. Posso expandir mais sobre este tema se quiseres mas acreditando que estamos ambos de acordo com a generalidade deste framework, creio podermos prosseguir com a conversa. Neste caso a questão moral para mim pode ser vista de duas formas: 1º A hipocrisia subjacente à humanidade e suas organizações cívicas\politicas perante todo e qualquer evento torna a utilização do fator moral e humanitário como algo entre o ingénuo e o mal intencionado perante atos que englobem a violência fisica, moral e cultural de um lado contra um outro. Neste caso não vejo como valerá a pena tentar mudar seja o que for. O mundo é como é, é uma m*rda e vivemos nisto. 2º A hipocrisia subjacente à humanidade e suas organizações cívicas\politicas perante todo e qualquer evento torna a utilização do fator moral e humanitário como uma obrigação, uma oportunidade para referenciar e denunciar essa hipocrisia e exigir que se faça algo, mesmo que se tenha de o fazer caso a caso. Uma boa ação não apaga de todo as más mas pode servir de alavanca para que as más possam ser cada vez mais pequenas. Acredito que muitos dos avanços sociais que temos hoje foram conseguidos com a segunda visão. Durante séculos foi aceite socialmente tratar os negros como gado e agora esta visão não é aceite pela maioria, mesmo que o racismo seja um facto da nossa e qualquer outra sociedade moderna. Esta tirada filosófica de algibeira foi escrita por mim para chegar ao seguinte simples ponto: Olhando para o caso da Ucrânia, é para mim uma boa ação apoiar um povo que foi invadido, chacinado e ocupado. Claro que esta ação não apaga de todo todas as outras más ações que foram e ainda são feitas mas eu critico as más e não as boas. No que concerne à questão de se é moralmente certo apoiar um pais\povo estrangeiro enquanto o nosso (uso a palavra nosso no sentido geral e não para me referir especificamente a nós europeus) passa por dificuldades e tem problemas é um argumento que, podendo fazer sentido, não sei como o se pode coadunar com o uma visão de esquerda internacionalista e muito menos com o de uma esquerda revolucionária. Não estou de todo a dizer que é o teu caso ou o de outros aqui porque me pareces claramente alguém que tem boas intenções (sem qualquer paternalismo) mas esse é o argumento que costuma ser usado pela direita, nomeadamente a mais radical\extremista. Peço desculpa por basicamente provar a lei de Godwin mas é o mesmo tipo de discurso que se ouvia nos USA nos anos 30 com o apoio do America's First Committee do Lindbergh. Os USA tinham era de olhara para dentro, não gastar dinheiro a fornecer armas ao UK e à URSS e que pedia o fim de sanções ao Terceiro Reich. É o mesmo tipo de discurso que o Trump usou com os mexicanos e que o fez abandonar a Ásia e é o mesmo tipo de discurso que os faschistas na Europa usam para deixar imigrantes a morrer no mediterrâneo. Nós primeiro, eles que se f*dam. Mais uma vez, não acho que a tua motivação seja essa, porque o dilema moral de facto é lógico considerando a condição humana mas para mim uma das bases do pensamento de esquerda é o internacionalismo e o apoio\cooperação entre povos. Isto tanto serve para a Ucrânia, como para a Palestina ou os índios do amazonas. É me difícil de compreender como se pode olhar para figuras como Garibaldi, Che e (por exemplo) todos os que lutaram pelos republicanos na guerra civil de Espanha com admiração e ao mesmo tempo achar que agora o que é verdadeiramente moralmente correto é não fazer nada e olhar só para o nosso canto. E sim, estou também a referenciar os eventos dos Balcãs nos anos 90. Eu compreendo que é uma m*rda difícil de engolir este apoio à Ucrânia tenha como base um pais que é ele também imperialista (podemos discutir a definição de imperialista mas para mim, creio que os USA têm várias marcas de uma nação imperial) e que está a o fazer pelo seu próprio interesse. É também verdade que se tal acontece é porque toda a gente cometeu erros, especialmente a Europa ao se tornar dependente da energia russa e da capacidade militar americana mas a realidade bate de frente. Ou não fazemos nada e arriscamos a dar carta branca ao vizinho do lado para fazer o que quiser e continuar a financiar fachos aqui (coisa que os states até fizeram por exemplo em Itália nos anos 50 para combater os comunistas) ou fazemos algo e para confrontar o vizinho a realidade é que de momento não conseguimos o fazer sozinhos pelos motivos já amplamente discutidos. Se isto significa vender a alma ao Diabo? Diria que ou vendemos a um ou vendemos a outro. E se não vendermos? Não vender é a mesma coisa que o fazer de forma indireta. A decisão está é em vender a alma a um diabo ao mesmo tempo que se o faz com boa intenção ou se o faz deixando um povo morrer. E sim, por enquanto ainda também acho que é mais fácil rasgar o "contrato" com o Diabo americano do que com o Diabo ali do lado. Boa parte da problemática vem da polarização que nasceu da guerra fria e que as pessoas têm dificuldade em ultrapassar. Ou estamos totalmente ao lado dos USA ou estamos totalmente ao lado do que sobrou do ideal soviético. Eu acho que é possível olhar caso a caso e compreender que por vezes temos de aceitar que um lado que é "menos mau" naquele caso em especifico. Eu não gosto do Lula mas fdx, voto mil vezes no Lula para o Bolsonaro não ganhar. Achava a Hillary uma péssima opção mas ao é do Trump? pqp... Vamos ao limite e os uzebeques começam a chacinar arménias a torto e a direito? Estou me a cagar para quem apoia uns ou outros. Vou defender quem defende os arménios. Várias figuras que são amadas por uma fação mais à esquerda (e que são no minimo controversas para mim) tiveram em determinados momentos históricos se aliar a forças mais reacionárias do que o revolucionarismo que estas figuras apregoavam. A própria URSS foi também vencedora da WWII com a ajuda do land lease americano tal como os ucranianos estão a beneficiar de um land lease dos USA. Dito isto, eu compreendo perfeitamente a questão moral levantada por ti e eu também tenho reservas e algum incerteza na minha posição e diria que ainda bem que tenho. Compreendo perfeitamente que se possa apresentar hipocrisia e incoerência em alguns momentos ao meu discurso mas é como dizes, a complexidade destes temas é imensa. O caso da Europa se virar para dois regimes detestáveis para comprar energia e combater outro é um exemplo disso mesmo. O equilíbrio entre fazer o moralmente certo e o que é do interesse mais próximo é um dilema quase impossivel e sem duvida demonstra a hipocrisia. Editado 28 Setembro 2022 por SAS_Robben 2 Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 28 Setembro 2022 A Liz Tuss está à beira de implodir com o UK, pqp 1 Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 28 Setembro 2022 Citação de SAS_Robben, há 2 minutos: A Liz Tuss está à beira de implodir com o UK, pqp Os conservadores estão a precisar de passar 10 aninhos fora do governo para ver se arejam as ideias. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 28 Setembro 2022 Citação de SAS_Robben, há 31 minutos: A Liz Tuss está à beira de implodir com o UK, pqp Qual é o record de um PM passar menos tempo no cargo? Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 28 Setembro 2022 Citação de antifa, há 5 minutos: Qual é o record de um PM passar menos tempo no cargo? Segundo a Wiki, George Canning, 119 dias em 1827. No século XX foi Alec Douglas-Home com 363 dias. Vamos ver se ela chega aos 100 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 28 Setembro 2022 Não tenho acompanhado, o que é que a Tuss tem feito para as coisas estarem assim? Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 28 Setembro 2022 A embaixada americana em Moscovo enviou um alerta a pedir que todos os cidadãos americanos abandonem de imediato a Rússia, indicando que as fronteiras serão fechadas em breve Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 28 Setembro 2022 Citação de SAS_Robben, há 1 hora: Nós primeiro, eles que se f*dam. 15 Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 28 Setembro 2022 Citação de SAS_Robben, há 16 minutos: Segundo a Wiki, George Canning, 119 dias em 1827. No século XX foi Alec Douglas-Home com 363 dias. Vamos ver se ela chega aos 100 Punha moeda em como ganha de goleada Compartilhar este post Link para o post
JGabriel Publicado 28 Setembro 2022 Citação de SAS_Robben, há 1 hora: A Liz Tuss está à beira de implodir com o UK, pqp Não estou a par e os nossos jornais não dizem nada e não tenho paciência para procurar nos jornais do UK. Que se passa? Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 28 Setembro 2022 Citação de SAS_Robben, há 56 minutos: indicando que as fronteiras serão fechadas em breve Não admira, devem andar mortinhos para parar a fuga daqueles que supostamente seriam mobilizados. Compartilhar este post Link para o post
a.lopes Publicado 28 Setembro 2022 Citação de JGabriel, há 43 minutos: Não estou a par e os nossos jornais não dizem nada e não tenho paciência para procurar nos jornais do UK. Que se passa? Por acaso não tenho lido/visto grande coisa sobre esse topico, fiquei surpreendido por ler aqui Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 28 Setembro 2022 (editado) https://www.publico.pt/2022/09/28/economia/noticia/banco-inglaterra-compra-divida-evitar-crise-mercados-2022128 Citação Em resposta à queda da libra face ao dólar e principalmente à escalada das taxas de juro da dívida que se seguiu ao anúncio das medidas económicas do novo Governo, o Banco de Inglaterra viu-se nesta quarta-feira forçado a intervir nos mercados. A autoridade monetária britânica anunciou que irá comprar, entre esta quarta-feira e o próximo dia 14 de Outubro, todos os títulos de dívida pública que for necessário para estabilizar os mercados financeiros. “Se as disfunções neste mercado [da dívida pública inglesa] persistissem ou piorassem, haveria um risco material para a estabilidade financeira do Reino Unido”, diz o comunicado do Banco de Inglaterra, assinalando o risco de se verificar “um indesejado aperto das condições financeiras e uma redução dos fluxos de crédito à economia real”. Nesta quarta-feira de manhã, a taxa de juro a 30 anos da dívida pública britânica subiu acima dos 5%, algo que já não acontecia desde 2002. Ao mesmo tempo, a libra tem estado, nos últimos dias, em forte queda face ao dólar, atingindo mesmo um novo mínimo histórico. Estes dois fenómenos têm como causa principal o anúncio, na passada sexta-feira, do plano económico do Governo agora liderado por Liz Truss. A nova primeira-ministra decidiu apostar numa redução de impostos muito significativa, principalmente no que diz respeito aos rendimentos mais elevados, e na introdução de incentivos ao investimento empresarial. Várias entidades, como o Fundo Monetário Internacional ou a agência internacional de rating Standard & Poor’s, criticaram abertamente o plano por desequilibrar as contas públicas, agravar a desigualdade de rendimentos e criar potencialmente ainda mais inflação. Os mercados parecem estar preocupados com aquilo que este plano pode significar para a sustentabilidade das contas públicas, tendo agravado as taxas de juro que exigem para conceder crédito ao Tesouro britânico, através da compra de títulos de dívida. O Banco de Inglaterra, que tal como a generalidade dos bancos centrais mundiais tem vindo nos últimos meses a subir taxas de juro e terminar as compras de dívida pública para controlar a inflação, vê-se agora, pelo menos de forma temporária, obrigado a dar um passo atrás, para evitar uma crise abrupta na capacidade de o Estado se financiar nos mercados internacionais. Editado 28 Setembro 2022 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 28 Setembro 2022 Malta, é Truss, não Tuss. Aprendam a escrever o apelido antes que ela baze. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 28 Setembro 2022 Citação de Jamarcus, há 9 minutos: Malta, é Truss, não Tuss. Aprendam a escrever o apelido antes que ela baze. Ela destrói o UK, nós damos-lhe cabo do nome. É justo. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 28 Setembro 2022 (editado) A seleção masculina de futebol do Irão solidarizou-se com os protestos. O avançado Sardar Azmoun do Leverkusen escreveu mesmo que, se os policiais e líderes do país são muçulmanos, então ele prefere ser infiel. O Taremi tb colocou um logo negro nas suas redes sociais. Os jogadores correm todos o risco de serem afastados. Citação de HappyKing, há 3 horas: https://www.publico.pt/2022/09/28/economia/noticia/banco-inglaterra-compra-divida-evitar-crise-mercados-2022128 O engraçado é que ela anunciou cortes nos impostos dos mais ricos e empresas no valor de 48 Biliões de libras nos próximos 5 anos e os mercados reagiram muito mal. Até o capital rejeitou o conceito de Trickle Down Economics Citação de Jamarcus, há 3 horas: Malta, é Truss, não Tuss. Aprendam a escrever o apelido antes que ela baze. Por este caminho, ela dura tão pouco tempo que nunca vou decorar Editado 28 Setembro 2022 por SAS_Robben Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 28 Setembro 2022 A economia dos superávits está a colapsar na bolsa de valores após a sabotagem do gás natural. Cuidado que eles são mimados. Genocídios incoming. 1 Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 28 Setembro 2022 (editado) está bonito, está... o Dollar vale tanto quanto o Euro e a Libraa afundar como nunca. Editado 28 Setembro 2022 por HIM Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 28 Setembro 2022 Nem o crl de uma semana passou. Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 28 Setembro 2022 Citação de HappyKing, há 3 minutos: Nem o crl de uma semana passou. uma amostra do que acontecerá caso o Ventura consiga algo. Isso e cortar nos impostos dos ricos. A verdade é que a extrema direita atual não passa de uma mascara para muitos sem escrúpulos que querem chegar ao poder para enriquecer e enriquecer quem os "alimentou". Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 28 Setembro 2022 Fascism is capitalism in decay 😔 1 Compartilhar este post Link para o post