Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Peripécias do Futebol Português

Publicações recomendadas

Citação de JohnyM, há 4 minutos:

LOL

EDIT: só depois de responder vi de quem era o comentário. Para não vir o modo calimero, ninguém anda no distrital (seja qual for a função para ganhar dinheiro). Isso é de quem nunca lá andou dentro ou de alguém que se andou não tem noção do que fala

Não ter noção do que se fala é de quem acha o contrário.

Há árbitros que vão simplesmente fazer o frete (não digo que seja uma maioria, porque obviamente também não se ganha nada por aí além).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 3 minutos:

Não ter noção do que se fala é de quem acha o contrário.

Há árbitros que vão simplesmente fazer o frete (não digo que seja uma maioria, porque obviamente também não se ganha nada por aí além).

Tu disseste e passo a citar: "A nível Distrital e sobretudo de Inatel, os árbitros vão para ganhar dinheiro, não pelo gosto pela arbitragem". Eu sei que sou um tipo muito limitado mas o que interpreto nesta frase é que, para ti, no distrital os árbitros apitam pelo dinheiro que recebem e não porque gostam de apitar. Tenho dificuldades de leitura e interpretação mas dificilmente aqui será outra coisa que não aquilo que aqui disse.

Os árbitros a nível distrital em Lisboa (dos distritos onde se paga mais) ganham 400 a 500 euros por mês se tiverem sorte e com uma média de 5 a 6 jogos por fins de semana e com jogos sábado de manhã e de tarde e domingo de manhã e de tarde. Para fazer isto não conseguem almoçar em casa em nenhum dos dias porque não há tempo para isso portanto despesas de almoço nos 2 dias mais os km que fazem de um lado para o outro (muitas vezes com portagens). No fim do mês se levam para casa rendimento limpo uns 300 euros já é com muita sorte. Sendo que deste valor, depois há impostos a pagar porque é tudo a recibos verdes. Só um alucinado acha que alguém anda o fim de semana todo a ser enxovalhado, muitas vezes ao frio e chuva para andar a mamar 300 euros ao final do mês.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 5 minutos:

Tu disseste e passo a citar: "A nível Distrital e sobretudo de Inatel, os árbitros vão para ganhar dinheiro, não pelo gosto pela arbitragem". Eu sei que sou um tipo muito limitado mas o que interpreto nesta frase é que, para ti, no distrital os árbitros apitam pelo dinheiro que recebem e não porque gostam de apitar. Tenho dificuldades de leitura e interpretação mas dificilmente aqui será outra coisa que não aquilo que aqui disse.

Os árbitros a nível distrital em Lisboa (dos distritos onde se paga mais) ganham 400 a 500 euros por mês se tiverem sorte e com uma média de 5 a 6 jogos por fins de semana e com jogos sábado de manhã e de tarde e domingo de manhã e de tarde. Para fazer isto não conseguem almoçar em casa em nenhum dos dias porque não há tempo para isso portanto despesas de almoço nos 2 dias mais os km que fazem de um lado para o outro (muitas vezes com portagens). No fim do mês se levam para casa rendimento limpo uns 300 euros já é com muita sorte. Sendo que deste valor, depois há impostos a pagar porque é tudo a recibos verdes. Só um alucinado acha que alguém anda o fim de semana todo a ser enxovalhado, muitas vezes ao frio e chuva para andar a mamar 300 euros ao final do mês.

Estive mal em generalizar, isso reconheço.

Quanto ao resto, os jogadores na sua grande maioria treinam 3 vezes por semana depois de um dia de trabalho, também com frio e chuva e recebem 0. 300€ parece-me melhor.

Mas referia-me especialmente ao Inatel, em que os jogos são todos nas redondezas. A malta que vai para o Distrital procura ter algum brio, embora haja árbitros muito fracos.

Editado por bug

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 16 minutos:

Estive mal em generalizar, isso reconheço.

Quanto ao resto, os jogadores na sua grande maioria treinam 3 vezes por semana depois de um dia de trabalho, também com frio e chuva e recebem 0. 300€ parece-me melhor.

Mas referia-me especialmente ao Inatel, em que os jogos são todos nas redondezas. A malta que vai para o Distrital procura ter algum brio, embora haja árbitros muito fracos.

Não faço ideia dos preços do INATEL mas aí então os preços devem ser miseráveis. Para não falar que vai para aí o pessoal reformado que já não se quer chatear nem mexer portanto é normal que a qualidade seja pior.

E se a comparação for 300€ ou nada os 300 vão ser sempre melhor. Daí a dizer que os árbitros só lá anda por dinheiro diria que vai um passo muito grande. E o treinar 3x por semana diria que deve ser o mínimo para a grande parte dos árbitros (excepto os mais velhos, obviamente)

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, Agora:

Não faço ideia dos preços do INATEL mas aí então os preços devem ser miseráveis. Para não falar que vai para aí o pessoal reformado que já não se quer chatear nem mexer portanto é normal que a qualidade seja pior.

E se a comparação for 300€ ou nada os 300 vão ser sempre melhor. Daí a dizer que os árbitros só lá anda por dinheiro diria que vai um passo muito grande. E o treinar 3x por semana diria que deve ser o mínimo para a grande parte dos árbitros (excepto os mais velhos, obviamente)

Tudo bem que não é uma fortuna nem um part-time de sonho andar a ser enxovalhado em todos os campos, mas eu já vi pessoal sem jeito nenhum para ser árbitro e acima de tudo sem a postura correcta.

Completamente estou-me a cagar para vocês.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 2 minutos:

Tudo bem que não é uma fortuna nem um part-time de sonho andar a ser enxovalhado em todos os campos, mas eu já vi pessoal sem jeito nenhum para ser árbitro e acima de tudo sem a postura correcta.

Completamente estou-me a cagar para vocês.

Tambem já vi treinadores e jogadores sem jeito nenhum para coisa. E então? Se visse no distrital o próximo CR7 é que ficava admirado

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, Agora:

Tambem já vi treinadores e jogadores sem jeito nenhum para coisa. E então? Se visse no distrital o próximo CR7 é que ficava admirado

Eu já vi uma equipa de arbitragem no distrital que me deixou de boca aberta com a qualidade que tinham. Sem autoritarismo e com uma postura extremamente pedagógica.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, Agora:

Eu já vi uma equipa de arbitragem no distrital que me deixou de boca aberta com a qualidade que tinham. Sem autoritarismo e com uma postura extremamente pedagógica.

Já vi mais que uma. Também já vi maus árbitros. E já vi bons e maus jogadores. Curiosamente também já vi bons e maus treinadores, bons e maus dirigentes e até bons e maus pais. Continuo é sem perceber o teu raciocínio mas sinto que tentar perceber é capaz de ser perder tempo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 1 minuto:

Já vi mais que uma. Também já vi maus árbitros. E já vi bons e maus jogadores. Curiosamente também já vi bons e maus treinadores, bons e maus dirigentes e até bons e maus pais. Continuo é sem perceber o teu raciocínio mas sinto que tentar perceber é capaz de ser perder tempo

Não percas o teu tempo então. Escusavas era de me ter citado, mas o escudo habitual falou mais alto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 16 minutos:

Não percas o teu tempo então. Escusavas era de me ter citado, mas o escudo habitual falou mais alto.

Mais uma vez: que classe! Não te canses de ser uma figura tão fraca? Pelo menos uma vez só para variar podias tentar ter uma discussão minimamente saudável. 

E se te faz assim tanta confusão aquilo que aqui escrevo tens bom remédio porque aqui já existe a função de ignorar há algum tempo

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também já fui um bocado assim, felizmente a idade ajudou-me e deixei de dar para esse peditório. Faço o meu melhor e normalmente sou o gajo mais tranquilo que anda lá dentro.

É frustrante ter de levar com injustiças, muitas delas premeditadas, mas depois a escolha sobre aquilo que queremos ser é nossa. Se estamos no limite, vamos para casa e damos a vez a outro.

EDIT: aliás, eu nas últimas 4 ou 5 épocas fui expulso duas vezes e os motivos pelos quais fui expulso foram tão irrelevantes que o CD nem sequer me deu jogos de castigo. No fundo os artistas que me quiseram entalar foram tão fraquinhos que nem o manto protetor lhes deu trela.

Editado por Ibrahimovic_9
  • Like 1
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 15 horas:

Obrigado. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 1 hora:

Obrigado. 

Por acaso foste dos poucos que apanhei a saber a regra do fora de jogo no pontapé de baliza. Mas também devia ser a única coisa boa que tinhas

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 45 minutos:

Por acaso foste dos poucos que apanhei a saber a regra do fora de jogo no pontapé de baliza. Mas também devia ser a única coisa boa que tinhas

Já estou melhor que muitos árbitros😂

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tinha 2 amigos e um conhecido que andavam na arbitragem para fazer dinheiro. Para eles era um part time que tinha a vantagem de não ser extremamente pesado e bem remunerado. Lembro-me de na altura eles até queriam apitar femininos porque ganhavam mais.

Quando iam associação recebiam umas belas quantias (na altura andavam no 11 ano) então para eles era uma loucura. E tinha um conhecido muito mais velho, com trabalho que ia para fazer uns trocos extra.

E os casos de favores e diferença de acolhimento nos balneários não eram assim tão raros.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 4 minutos:

Eu tinha 2 amigos e um conhecido que andavam na arbitragem para fazer dinheiro. Para eles era um part time que tinha a vantagem de não ser extremamente pesado e bem remunerado. Lembro-me de na altura eles até queriam apitar femininos porque ganhavam mais.

Quando iam associação recebiam umas belas quantias (na altura andavam no 11 ano) então para eles era uma loucura. E tinha um conhecido muito mais velho, com trabalho que ia para fazer uns trocos extra.

E os casos de favores e diferença de acolhimento nos balneários não eram assim tão raros.

E no hóquei? Há poucos árbitros e então aquela malta passa o f-d-s inteiro a apitar. 1ª divisão, 2ª divisão, 3ª divisão, femininos, juniores, juvenis, etc.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 minuto:

E no hóquei? Há poucos árbitros e então aquela malta passa o f-d-s inteiro a apitar. 1ª divisão, 2ª divisão, 3ª divisão, femininos, juniores, juvenis, etc.

Embora vá muitas vezes ao hóquei não sei como funciona mas pelo que descreves deve ser similar ao futebol distrital.

Eles também iam apitar jogos ao sábado a tarde e aos domingos por vezes também iam. Chegaram-me a falar de 75€ por jogo já lá vai uns anos.

Eu na altura até fiquei com vontade de ir, até tive uma pequena formação na associação e depois tive a fazer os nacionais de futsal das escolas que havia na altura. Mas desisti da ideia porque não curtia muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Pensava que era só eu que vivia numa realidade paralela.

Compartilhar este post

Link para o post

Fui 2 vezes apitar (fiscal de linha) o Inatel, ganhei 25€ por jogo. Sem qualquer curso (nem sei se era preciso ou não), fui fazer a vez de um moço que estava lesionado. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 10 minutos:

Pensava que era só eu que vivia numa realidade paralela.

Na nossa zona de Santarém os árbitros ganham mais que os treinadores (pelo menos ao nível da formação, e mesmo em algumas equipas de seniores é muito curto), é uma realidade. Aliás 90% dos treinadores recebe 0, literalmente. Eu bem sei, foi um choque quando voltei para cá e andei alguns anos nisto entre tirar o nível 1 e 2. O chamado amor à camisola ainda existe, e a exigência continua alta. Cheguei a receber lenços brancos da bancada (nesse ano foi adjunto), jamais irei esquecer 😅.

Compartilhar este post

Link para o post

Há quem veja na arbitragem uma forma de ganhar algum € extra, claro, mas o meu caso era na AF Bragança, onde dois amigos acabaram por ficar alguns anos e a apitar na distrital (inicialmente eram jogos dos iniciados, para aprender), se fosse em Lisboa não sei se seria tão convidativo devido ao trânsito e tudo isso.

Em Bragança vais apitar um jogo do Mirandês e ganhas também pelos km, e a brincar são 100Km de Bragança a Miranda do Douro. E nem é preciso ir tão longe, basta Mirandela ou Vinhais que já dá algum dinheiro bom. E os jogos na cidade de Bragança também são bons porque é tudo perto e podes ir para o campo a pé.

Eu já namorava no Porto e estava a prazo em trás-os-montes, por isso não avancei. Mas bem fizeram eles.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Fajo, há 4 minutos:

Na nossa zona de Santarém os árbitros ganham mais que os treinadores (pelo menos ao nível da formação, e mesmo em algumas equipas de seniores é muito curto), é uma realidade. 

Sei que o clube da tua terra paga aí se calhar uns 200 ou 300€ (não sei se a todos). Aos brasileiros, pelo menos.

Agora por aqui ninguém recebe nada. Nem em séniores, nem na formação. E este ano conseguimos meter os séniores na Taça de Portugal e vender cara a derrota a uma equipa 2 escalões acima.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 1 hora:

Futebol feminino só é melhor pago se forem como assistentes na federação mas também não me parece que compense. 

No 11o ano imagine que compense agora para alguém que tenha despesas de deslocação duvido que o dinheiro justifique. Ah e até há pouco tempo como era rendimento, os estudantes universitários não tinham direito a bolsa.

Mais uma vez, se há malta que anda pelo dinheiro? Sim. Mas se andam não deve ser o único fator que os motiva certamente porque não deve ser com isso que pagam contas nem o que mete comer na mesa. E eventualmente, vai haver o dia que vão ter chatices (principalmente mais a norte) e aí é que se vê a verdadeira motivação.

Citação de Mica, há 1 hora:

Há quem veja na arbitragem uma forma de ganhar algum € extra, claro, mas o meu caso era na AF Bragança, onde dois amigos acabaram por ficar alguns anos e a apitar na distrital (inicialmente eram jogos dos iniciados, para aprender), se fosse em Lisboa não sei se seria tão convidativo devido ao trânsito e tudo isso.

Em Bragança vais apitar um jogo do Mirandês e ganhas também pelos km, e a brincar são 100Km de Bragança a Miranda do Douro. E nem é preciso ir tão longe, basta Mirandela ou Vinhais que já dá algum dinheiro bom. E os jogos na cidade de Bragança também são bons porque é tudo perto e podes ir para o campo a pé.

Eu já namorava no Porto e estava a prazo em trás-os-montes, por isso não avancei. Mas bem fizeram eles.

O valor por km recebido depende da associação. Há associações onde o valor é pago só ao árbitro de jogo, há outras em que o valor é dividido pelos 3 e há outras em que os KMS estão incluídos no prémio de jogo. Depende de caso para caso

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...